Autor Tópico: Immanuel Kant  (Lida 2109 vezes)

Offline Israel Azevedo

• Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
Immanuel Kant
« Online: 24 de Fevereiro de 2013, 19:43:22 »
Alguém aqui conhece um pouco da obra de Kant?
Eis uma das frases que sintetizam uma das críticas de kant:
"Só a crítica pode cortar pela raiz o materialismo, o fatalismo, o ateísmo, a incredulidade dos espíritos fortes, o fanatismo e a superstição, que se podem tornar nocivos a todos e, por último, também o idealismo e o cepticismo, que são sobretudo perigosos para as escolas e dificilmente se propagam no público."
O que vocês pensam sobre isso?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re:Immanuel Kant
« Resposta #1 Online: 25 de Fevereiro de 2013, 00:06:34 »
Típica frase que parece importante, mas não diz absolutamente nada.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2013, 00:10:35 »
"Só a crítica pode cortar pela raiz o materialismo, o fatalismo, o ateísmo, a incredulidade dos espíritos fortes, o fanatismo e a superstição, que se podem tornar nocivos a todos e, por último, também o idealismo e o cepticismo, que são sobretudo perigosos para as escolas e dificilmente se propagam no público."

De qual obra de Kant, tal frase foi extraída?
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 25 de Fevereiro de 2013, 00:29:04 »

Crítica da Razão Pura.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 25 de Fevereiro de 2013, 00:32:15 »

Crítica da Razão Pura.

Interessante.

Eu li o livro supra há muito tempo e não lembrava deste trecho.
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 25 de Fevereiro de 2013, 00:36:46 »
Será mesmo que alguém se atreve a julgar e crucificar Kant apenas pelo sentido literal de uma frase, sem ter lido ou entendido patavina do trabalho ao qual dedicou uma vida inteira?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 25 de Fevereiro de 2013, 00:59:17 »
Será mesmo que alguém se atreve a julgar e crucificar Kant apenas pelo sentido literal de uma frase, sem ter lido ou entendido patavina do trabalho ao qual dedicou uma vida inteira?

Exatamente isto é que eu estava pensando, porque no Crítica da Razão Pura não há um ressalto negativo nem ao materialismo, nem ao ceticismo e nem ao ateísmo. Pelo contrário, ela lançou, em certa medida, as bases do moderno agnosticismo e ateísmo.
Foto USGS

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #7 Online: 18 de Abril de 2013, 23:00:16 »
Exatamente isto é que eu estava pensando, porque no Crítica da Razão Pura não há um ressalto negativo nem ao materialismo, nem ao ceticismo e nem ao ateísmo. Pelo contrário, ela lançou, em certa medida, as bases do moderno agnosticismo e ateísmo.
A frase diz exatamente o que está literalmente escrito. Kant também disse mais isso aqui, no prefácio da 2a edição da Crítica da Razão Pura:

"Tive pois de suprimir o saber para encontrar lugar para a crença, e o dogmatismo da metafísica, ou seja, o preconceito de nela se progredir, sem crítica da razão pura, é a verdadeira fonte de toda a incredulidade, que está em conflito com a moralidade e é sempre muito dogmática." (B XXX)

A má compreensão da obra de Kant é tão grande que alguns até achavam que ele era ateu, como o medíocre do Dawkins e um tal AC Grayling:

http://rationalist.org.uk/articles/996/reasonable-bounds

É preciso haver entendido muito mal a obra kantiana para dizer uma asneira dessas. Típico do Dawkins e desse outro.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #8 Online: 18 de Abril de 2013, 23:05:44 »
Vinicius de Figueiredo em "Kant e a Crítica da Razão Pura" trata indiretamente sobre estas alegações acerca da religiosidade de Kant. Não entendo porque pessoas perdem tempo com detalhes tão irrelevantes para o estudo da obra kantiana.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 18 de Abril de 2013, 23:14:06 »
Leafar!!!!!! :)

Tantas saudades...

Quanto tempo será necessário para associar o "K" de Kant ao "K" de Kardec?

Satisfação em vê-lo de volta. :)

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #10 Online: 18 de Abril de 2013, 23:28:42 »

Tantas saudades...

Na verdade eu já fiz isso, pois tenho estudado bastante a filosofia kantiana nos últimos 3 anos. Na verdade hoje me considero um kantiano tanto quanto me considero kardequiano, e penso que o Espiritismo poderia ganhar bastante ao se associar (submetendo-se) ao criticismo kantiano.

E cuidado com Kant. Ele não refuta apenas os dogmáticos teístas, mas refuta também o ateísmo (que é sempre dogmático) assim como o ceticismo. Eu iniciei recentemente um Blog sobre filosofia. Está convidado a visitar:

http://filosofia-filosofisma.blogspot.com.br/

:wink:
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 18 de Abril de 2013, 23:37:49 »

Tantas saudades...

Na verdade eu já fiz isso, pois tenho estudado bastante a filosofia kantiana nos últimos 3 anos. Na verdade hoje me considero um kantiano tanto quanto me considero kardequiano, e penso que o Espiritismo poderia ganhar bastante ao se associar (submetendo-se) ao criticismo kantiano.

E cuidado com Kant. Ele não refuta apenas os dogmáticos teístas, mas refuta também o ateísmo (que é sempre dogmático) assim como o ceticismo. Eu iniciei recentemente um Blog sobre filosofia. Está convidado a visitar:

http://filosofia-filosofisma.blogspot.com.br/

:wink:

Comecei a ler bastante impressionado pelo texto e pela apresentação visual mas parei quando ví a mesma farofa requentada espiritóide de sempre.

Que pena.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 18 de Abril de 2013, 23:49:37 »
Para quem não está entendendo, associar Kant a Kardec é um dos passatempos favoritos na cultura espiritóide. Assim como Isaak Newton se dedicou a calcular o diâmetro do inferno, Kant também deu uma derrapada ao escrever "Sonhos de um vidente de espíritos explicados pelos sonhos da metafísica" (*) antes de amadurecer e publicar sua produção filosófica. Então, ficou assim como uma espécie de ídolo pré-Kardec.

(*) Título encontrado nos sites espiritóides. E sites sérios aparece como "Sonhos de um visionário explicados pelos sonhos da metafísica"
« Última modificação: 19 de Abril de 2013, 00:02:41 por Gigaview »

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #13 Online: 19 de Abril de 2013, 00:25:02 »
Para quem não está entendendo, associar Kant a Kardec é um dos passatempos favoritos na cultura espiritóide. Assim como Isaak Newton se dedicou a calcular o diâmetro do inferno, Kant também deu uma derrapada ao escrever "Sonhos de um vidente de espíritos explicados pelos sonhos da metafísica" (*) antes de amadurecer e publicar sua produção filosófica. Então, ficou assim como uma espécie de ídolo pré-Kardec.

(*) Título encontrado nos sites espiritóides. E sites sérios aparece como "Sonhos de um visionário explicados pelos sonhos da metafísica"

Esse título espiritóide eu só achei nuns 5 sites e todos espíritas.  :hihi:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!