Autor Tópico: Lugar-comum  (Lida 2213 vezes)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Lugar-comum
« Online: 28 de Fevereiro de 2013, 12:16:30 »
(Aviso: teclado sem acentos)

Quais sao os cliches recentes mais irritantes que tem infestado o discurso politico?

Ja houve epoca em que o bacana era falar sobre sustentabilidade, houve tambem o tempo do agregar valor - nao importa se voce plantava milho ou se vendia maria-mole nas ruas: era preciso Agregar Valor ao seu produto. Um pouco mais atras todos falavam do terrivel fantasma da globalizaco. Esse era o verdadeiro bicho-papao da esquerda festiva. Para os filhos dos anos 80, havia a famosa desindexacao da economia. E atualmente, quais sao os chavoes mais usados para dar um verniz de intelectualidade ao seu discurso? Muita gente tem agredido nossos ouvidos usando a palavra republicano como adjetivo. Ainda ontem, o Grande Guia dos Povos falou que a interlocutores que o governo Dilma era um governo popular*. Outros exemplos?

*http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2013/02/28/lula-campos-reaproximacao-por-ilimar-franco-487979.asp
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re:Lugar-comum
« Resposta #1 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 13:02:28 »
Social...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 14:09:05 »
tinha o "em nivel de". De uma certa maneira, aquecimento global também foi um belo exemplo, pegaram no pé até de peido de vaca.

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 14:12:37 »
"politicamente correto", "climate change", "bipolaridade", "coalizão"
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 14:14:00 »
melhores práticas
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 14:15:49 »
Governabilidade. Ilacoes.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 14:34:59 »
Neoliberal, capitalista, agroindústria, transgênicos, agrotóxicos, indústria [farmacêutica], grandes corporações, inclusão/exclusão, crescimento sustentável.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 14:39:21 »
De uma certa maneira, aquecimento global também foi um belo exemplo, pegaram no pé até de peido de vaca.

O que significa "pegar no pé"? E exatamente como deveria ser feito para evitar fazê-lo ao mesmo tempo em que se "mantém"/não se omite/ignora/abafa a realidade científica?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 15:47:38 »
Não sei quanto o peido da vaca contribui para o aquecimento global. É relevante?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #9 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 16:04:10 »
Pluralização, soma, co-criação, coletivização...
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 16:13:54 »
Não sei quanto o peido da vaca contribui para o aquecimento global. É relevante?

Também não sei exatamente, apenas me parece teoricamente possível e daí será discutido por cientistas. Como é, bem, "peido de vaca", soa como algo irrelevante/bobagem "por definição", mas simplesmente pode ser que não seja o caso, que seja só uma reação meio "Beavis and Butthead", "hehehe, they're talking about cattle fart, hehehe heheh. Cool... now we can say, hey chick, let's do anal, my dick is going to help saving the world from your global warming gases, hehehe...hehe... hehe... cool".

Um pouco como "ah, tudo faz mal para a saúde, até os brinquedinhos chineses baratinhos que a gente compra para a criançada". Novamente eu não me lembro de detalhes, mas me parece que podem ser sim responsáveis por um grau de contaminação por chumbo que baixa (estatisticamente) o QI das crianças.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 16:21:05 »

Falando em peido, a mocinha do avatar do Price não parece estar soltando um peido sólido?
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 16:31:44 »

Falando em peido, a mocinha do avatar do Price não parece estar soltando um peido sólido?

Para mim ela estah cheirando o peido gasoso de outrem.

Alan Watts

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 18:00:39 »
(Aviso: teclado sem acentos)

Quais sao os cliches recentes mais irritantes que tem infestado o discurso politico?

Ja houve epoca em que o bacana era falar sobre sustentabilidade, houve tambem o tempo do agregar valor - nao importa se voce plantava milho ou se vendia maria-mole nas ruas: era preciso Agregar Valor ao seu produto. Um pouco mais atras todos falavam do terrivel fantasma da globalizaco. Esse era o verdadeiro bicho-papao da esquerda festiva. Para os filhos dos anos 80, havia a famosa desindexacao da economia. E atualmente, quais sao os chavoes mais usados para dar um verniz de intelectualidade ao seu discurso? Muita gente tem agredido nossos ouvidos usando a palavra republicano como adjetivo. Ainda ontem, o Grande Guia dos Povos falou que a interlocutores que o governo Dilma era um governo popular*. Outros exemplos?

*http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2013/02/28/lula-campos-reaproximacao-por-ilimar-franco-487979.asp

Em que sentido? No de um tema que se torna recorrente ou em uma palavra que é retirada do contexto e utilizada para qualquer coisa? Nesse último caso seria "republicano" (pelo menos é o que mais me incomoda). Republicano É um adjetivo, mas o sentido utilizado está totalmente fora de seu sentido original.

Offline cavecanem

• Nível 10
  • *
  • festina lente
« Resposta #14 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 18:11:53 »

Peido sólido é aquele que, segundo Marx, desmancha no ar.  :lol:

No Paraná, um lugar-comum dos mais persistentes e com alto índice de aprovação é, além de tudo, tirado da bíblia: "perdoar o pecador, mas não o pecado". Vem sendo repetido há muitos anos no poder.

"Por necessidade de recolhimento, livrei-me de Deus, desembaracei-me do último chato." Cioran

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 19:10:35 »
"Sem educação não adianta nada". "Prioridade é a educação".

Offline Filosofo Superficial

• Nível 14
  • *
  • Só vemos o que queremos ver
« Resposta #16 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 21:55:36 »
Se dizer de "Centro-Esquerda", sendo extrema direita...
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

"Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível"

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #17 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 23:40:53 »
O que ficou mais batido nos na década passada foi "nunca antes na história desse país..."

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #18 Online: 01 de Março de 2013, 00:44:39 »
A nova ou o aumento da classe média.
A ascensão da classe C.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #19 Online: 01 de Março de 2013, 09:29:08 »
"os senhores não têm o monopólio da sensibilidade social" (dito recorrente de políticos de "direita" a políticos de "esquerda").
"os partidos do arco do governo" (dito para diminuir o eventual valor das propostas de partidos que supostamente nunca governarão).
"reestruturação, sustentabilidade, racionalização, gorduras, flexibilidade laboral, emagrecimento...," quando se quer dizer apenas "despedir fácil e barato").   

Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #20 Online: 01 de Março de 2013, 10:06:23 »
Um que nunca sai de moda e é como uma "calça jeans dos chavões" é a "má distribuição de renda no país".
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 01 de Março de 2013, 11:33:24 »
Um que nunca sai de moda e é como uma "calça jeans dos chavões" é a "má distribuição de renda no país".

Acho que esse so vai sair de moda depois que distribuicao de renda melhorar mais! Vai ser como a globalizacao: algumas pessoas tratavam como um bicho-papao, mas depois se viu que nao era bem assim.

Alan Watts

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 01 de Março de 2013, 13:40:32 »
Acho que durante um bom tempo foi, talvez ainda seja, falarem de "conteúdo", "produzir conteúdo", especialmente no contexto de internet, onde "conteúdo" tem um duplo-significado 1984-orwelliano de ser ao mesmo tempo "bom conteúdo" e "qualquer coisa mesmo, só para encher lingüiça e dizer que tem 'conteúdo'".

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #23 Online: 01 de Março de 2013, 14:36:38 »
Acho que durante um bom tempo foi, talvez ainda seja, falarem de "conteúdo", "produzir conteúdo", especialmente no contexto de internet, onde "conteúdo" tem um duplo-significado 1984-orwelliano de ser ao mesmo tempo "bom conteúdo" e "qualquer coisa mesmo, só para encher lingüiça e dizer que tem 'conteúdo'".

Buckaroo, seu avatar está perfeito.  :lol:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 01 de Março de 2013, 15:25:47 »
Alguem lembra dos descamisados? :)

Agora tem tambem o PIG e a Midia Golpista.

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!