Autor Tópico: Quais são os embasamentos bíblicos para as supostas ações do(s) demônio(s)?  (Lida 4740 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Os religiosos, acho que geralmente evangélicos, vivem dizendo que o diabo está solto por aí aprontando. Mas segundo a bíblia, ele não estaria preso no inferno? Esse aprisionamento não o impede de agir telecineticamente? Existem mais demônios, estes soltos?

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
Re:Quais são os embasamentos bíblicos para as supostas ações do(s) demônio(s)?
« Resposta #1 Online: 01 de Março de 2013, 16:33:50 »
Só assistir o filme Constantine que já sabe a resposta ué... :lol:

"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #2 Online: 01 de Março de 2013, 18:18:58 »
Os religiosos, acho que geralmente evangélicos, vivem dizendo que o diabo está solto por aí aprontando. Mas segundo a bíblia, ele não estaria preso no inferno? Esse aprisionamento não o impede de agir telecineticamente? Existem mais demônios, estes soltos?

No NT tem a história do homem possuído pelo demônio chamado Legião, "pois eram muitos", e Jesus os enviou à uma manada de porcos que cairam de um precipício.

Offline eddie

• Nível 11
  • *
« Resposta #4 Online: 01 de Março de 2013, 21:51:00 »

Meteram o diabo na prisão de segurança máxima.
O advogado levou um celular escondido.
Os anjos não bloquearam o sinal do celular.
O diabo odena aos subalternos, que se crie o inferno na terra.
Toques de recolher, queima de onibus, atentados e assassinato de anjos fardados, e por ai vai...  :stunned:
« Última modificação: 01 de Março de 2013, 22:17:04 por Eddie »

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 01 de Março de 2013, 22:29:00 »
Ah é... mas foi só esse caso ou houve outros incidentes?
De modo geral, eplepsia, convulsões e similares eram tomados como posseções demoníacas pela tradição popular, não?
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 01 de Março de 2013, 22:34:39 »
Inferno - O Diabo é um agente de Deus?
Imagine esta conversa entre eu [Vanda] e você:

Vanda: Podemos analisar outro detalhe sobre o ensino do inferno.

Você: Ah, é? Que detalhe?

Vanda: Bem, quem as pessoas normalmente dizem que “manda” no inferno? Quem elas dizem que pune aqueles que vão para o inferno?

Você: O Diabo

Vanda: Mas veja: O Diabo é o pior inimigo de Deus. Se Deus mandasse as pessoas para o inferno para serem atormentadas pelo Diabo, isso não indicaria uma certa cooperação entre Deus e o Diabo?

Você: Hum. Eu nunca pensei nisso dessa forma.

Vanda: Para ilustrar esse ponto — você é pai/mãe, não é?

Você: Sou, sim. Tenho um filho que acabou de fazer 15 anos.

Vanda: Imagine se ele se tornasse muito rebelde e fizesse um monte de coisas erradas que deixassem você triste. O que você faria?

Você: Eu tentaria corrigi-lo.

Vanda: Tenho certeza de que você tentaria de todas as maneiras possíveis ajudá-lo a voltar para o caminho certo.

Você: Claro, sem dúvida.

Vanda: Mas digamos que, apesar de todos os seus esforços, ele não mudasse nada. Com o tempo, você talvez achasse necessário puni-lo de alguma forma, não é?

Você: É.

Vanda: E se você descobrisse que um homem maldoso havia influenciado seu filho a fazer todas aquelas coisas erradas?

Você: Eu ficaria furioso com esse homem.

Vanda: É nesse ponto que eu gostaria de ouvir sua opinião. Sabendo que esse homem perverso havia colocado seu filho contra você, pediria a esse homem para punir seu filho?

Você: É claro que não. Isso não faria nenhum sentido.

Vanda: Então, se é Satanás quem influencia os maus, será que faz sentido Deus pedir a ele para punir essas mesmas pessoas?

Você: Não, acho que não.

Vanda: E, se Deus quisesse que os maus fossem punidos no inferno, acha mesmo que o Diabo — o maior inimigo de Deus — aceitaria colaborar com Deus, atormentando os maus?

Você: Sabe que eu nunca tinha parado para pensar nisso?

Vanda: E você que leu esta simulação já parou para pensar nisso?

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20121129153526AAH6pQ3
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline eddie

• Nível 11
  • *
« Resposta #7 Online: 02 de Março de 2013, 04:30:23 »
De modo geral, eplepsia, convulsões e similares eram tomados como posseções demoníacas pela tradição popular, não?

Mas existem muitos relatos de que xamãs, mães/pais-de-santo, oráculos, médiuns  e similares (não sei dizer sobre profetas bíblicos), também costumavam/costumam apresentar reações semelhantes antes de entarem em transe, com ou sem auxilio de substâncias. E nesse estado também podem falar coisas desconexas que podem ser interpretadas a bel prazer por todos, ou como mensagens boas ou de mau presságio, como palavras de deuses, demônios, espíritos brincalhões e enganadores etc...

Acho que se um desconhecido que estivesse fora de uma igreja, templo ou solo sagrado, tivesse uma convulsão e suas falas desconexas fossem manipuladas interpretadas favoráveis a um líder ou governante, seria considerada mensagem divina, se fosse ruim achariam que era coisa do demo.

Então como diferenciar quem está lá dentro?  Pedindo documento de identidade ou cartão de visita?  :hihi:
« Última modificação: 02 de Março de 2013, 10:04:31 por Eddie »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 02 de Março de 2013, 08:22:18 »
No NT tem a história do homem possuído pelo demônio chamado Legião, "pois eram muitos", e Jesus os enviou à uma manada de porcos que cairam de um precipício.

Ou seja, outros seres se f... porque o deus-filho não conseguiu acabar com eles.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 02 de Março de 2013, 08:25:12 »
[...]

Eu apreciaria que um cristão nos explicasse, mesmo que dentro da 'lógica cristã', as implicações teológicas desta 'entrevista'.
Foto USGS

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #10 Online: 02 de Março de 2013, 09:19:39 »

Ou seja, outros seres se f... porque o deus-filho não conseguiu acabar com eles.

O fenômeno "religiosidade humana" é tudo menos algo simples de ser explicado.

Tem uma frase que eu não lembro de quem é que diz:

"5% das pessoas pensam, 10% pensam que pensam e 85% preferem morrer a pensar."

Não dá para ser mais verdade.

O mais intrigante é que o núcleo de todas as religiões, não só as abraâmicas, é composto de um código de ética extremamente similar e, na minha opnião, altamente válido, mas os religiosos mais espertos e oportunistas desenvolveram toda uma periferia ao redor do centro que tem como utilidade invalidar o próprio núcleo ético. Essa invalidação tem como objetivo fazer a pessoa se sentir "salva" (no caso das abraâmicas) sem necessitar fazer todo o esforço que o código de ética implica. É como o evangélico que paga o dízimo, não fala palavrões, diz que ama Jesus mas seus atos não correspondem ao cristianismo.

Não há lógica cristã para explicar a entrevista. Os cristãos não amam a Jesus (você amaria quem nunca viu?), eles dizem que Deus é amor, misericórdia e perfeito da mesma forma que um empregado fala bem do chefe no ambiente de trabalho.

Puxa-saquismo metafísico.

Qual a lógica de rezar se não puxar o saco do onipotente?

Se exige adoração não é divino.

O Deus é um ser criado pelos medos e defeitos do ser humano. O ser humano é medroso e mau-carater, mas que ele quer ir para o ceu. Então ele inventa um amigo imaginário que é perfeito e com o poder de prover quem o idolatra com a vida eterna e perfeita. Só que o ser humano não quer abrir mão dos benefícios terrenos, não quer seguir o núcleo da mensagem, então ele projeta no amigo imaginário todos as características repulsivas que ele possui. E o amigo imaginário com as características repulsivas projetadas é um ser perfeito então as características repulsivas são divinas e corretas.

"Eu odeio bichas porque Deus as odeia."

Outra cooperação Deus/Diabo foi a história de Jó.

Offline eddie

• Nível 11
  • *
« Resposta #11 Online: 02 de Março de 2013, 10:44:51 »

Caraca! Os judeus e os cristãos dessas épocas odiavam mesmo os porcos, ein?
"Não comer porcos, pois é abominação", "Não jogar Pérolas aos porcos...", e agora essa ai. Por acaso eles achavm que o porco foi criação do diabo ou um erro da criação divina? Se foi, porque não foi extinto no dilúvio universal?

Me desculpem pelo off-topic, mas achei isso intrigante.
« Última modificação: 02 de Março de 2013, 18:22:30 por Eddie »

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #12 Online: 02 de Março de 2013, 13:31:01 »
[...]

Eu apreciaria que um cristão nos explicasse, mesmo que dentro da 'lógica cristã', as implicações teológicas desta 'entrevista'.

Do ponto de vista que fui criado, é a pessoa que segue o caminho para o inferno através de suas atitudes. Não Deus que manda. A não ser que seja perdoado/salvo por boas condutas, daí sim tem acesso livre pra "cima"...
Mas evangélicos pensam diferentes disto. Alguns católicos também.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 02 de Março de 2013, 13:43:45 »
[...]

Do ponto de vista que fui criado, é a pessoa que segue o caminho para o inferno através de suas atitudes. Não Deus que manda. A não ser que seja perdoado/salvo por boas condutas, daí sim tem acesso livre pra "cima"...
Mas evangélicos pensam diferentes disto. Alguns católicos também.

Não manda diretamente, mas deixa bem claro o que acontece com quem não segue suas diretrizes.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 02 de Março de 2013, 16:44:19 »
Não manda diretamente, mas deixa bem claro o que acontece com quem não segue suas diretrizes.

Depois não tem como reclamar.

Não sei, o meu interesse é somente se há fundamentos literários para essas coisas. Pois por exemplo, parece que para toda aquela coisa de "arrebatamento" da série de livros, não há. São crenças apócrifas que foram sendo largamente aceitas. Tenho um pouco de impressão que talvez isso de ação de demônios também seja. Não é a posição oficial da ICAR que não há ações de demônios?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 02 de Março de 2013, 17:30:17 »
Não sei, o meu interesse é somente se há fundamentos literários para essas coisas. Pois por exemplo, parece que para toda aquela coisa de "arrebatamento" da série de livros, não há. São crenças apócrifas que foram sendo largamente aceitas. Tenho um pouco de impressão que talvez isso de ação de demônios também seja. Não é a posição oficial da ICAR que não há ações de demônios?

Não. A posição oficial da ICAR não é esta, pois ela reconhece casos de possessões e há padres "especializados" em exorcismo, como o Gabriele Amorth.
« Última modificação: 03 de Março de 2013, 01:33:39 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 02 de Março de 2013, 17:45:18 »
Em todo caso, o inferno é um local de sofrimento temporário porque vale até o dia da ressurreição das almas no juízo final.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 02 de Março de 2013, 20:59:36 »

Não. A posição oficial da ICAR não é esta, pois esta reconhece casos de possessões e há padres "especializados" em exorcismo, como o Gabriele Amorth.

Achava que fossem ambas as coisas, e esses caras fossem uma espécie de CIA da ICAR.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #18 Online: 02 de Março de 2013, 22:31:23 »

Segundo a Bíblia, ele está na terra, e será enviado para o inferno quando o apocalipse acontecer. Acho.

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #19 Online: 03 de Março de 2013, 00:37:32 »
São Raul deixou claro a presença do demo em textos apócrifos, apesar de que o apóstolo Paulo Coelho o converteu-o e ele foi cantar na Globo.

Me dê um porco vivo
Para eu encher minha pança
Três quilos de alcatra
com muqueca de esperança

Diabo, o diabo usa capote
É rock é um toque é forte
Diabo foi ele mesmo que
me deu um toque

Enquanto Freud explica as coisas
O diabo fica dando os toques
Existe dois diabos só que um
parou na pista um deles é do toque

O outro é aquele do exorcista diabo
Diabo foi ele mesmo que
me deu um toque
O diabo fica dando toques

Mamãe disse a Zequinha,
nunca pule aquele muro
Zequinha respondeu

Mamãe aqui tá mais escuro
Diabo, o diabo usa capote
É rock é forte é toque
Diabo foi ele mesmo que
me deu um toque

O diabo fica dando toques
O diabo é o pai do rock
O diabo é o pai do rock

Então é everybody rock
O diabo é o pai do rock
Enquanto Freud explica
o diabo da os toques

Explicado :hihi:

.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 03 de Março de 2013, 01:37:49 »

Não. A posição oficial da ICAR não é esta, pois ela reconhece casos de possessões e há padres "especializados" em exorcismo, como o Gabriele Amorth.

Achava que fossem ambas as coisas, e esses caras fossem uma espécie de CIA da ICAR.

Eu tenho a impressão que a parte mais intelectualizada da ICAR sente um certo constrangimento com a ação dos padres exorcistas porque, em uma certa oportunidade conversei com um padre franciscano muito erudito e ele me informou que não há nenhum consenso sobre a questão teológica do mal personificado.
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 03 de Março de 2013, 03:07:18 »
Não sei não.

A Vatican-backed college is launching a new course for exorcists - Roman Catholic priests who cast out evil spirits from the possessed.

Lessons at the prestigious Athenaeum Pontificium Regina Apostolorum will include the history of Satanism and its context in the Bible.

Practical lessons in psychology and the law will also feature.

Concern is high in Italy about the influence of Satanic cults - especially among the young and impressionable.

And there will also be seminars at the Athenaeum, or Upra as it is known, on the spiritual, liturgical and pastoral work involved in being an exorcist.

http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/4272689.stm

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 03 de Março de 2013, 08:08:50 »
[...]

[...]

Um crente medianamente esperto diria que o diálogo contém raciocínios errados, só para começo de conversa ele diria que a pessoa não foi obrigada a escolher o mau caminho, que ela escolheu foi por livre escolha/livre arbítrio  ( é por isso que essa crença de livre arbítrio é tão importante em certas ideologias).

Outra desculpa/saída que ele poderia dar é que os desígnios de de Deus, ou os pensamentos de Deus  (do deus cristão) são diferentes dos desígnios/pensamentos do homem, e por isso não podemos compreendê-lo. Também poderia dizer que Deus é soberano/absoluto  (pode tudo)  e que nós não somos nada para questioná-lo ( talvez até já usando um tom de ameaça ).  E por aí seguiria.

.
« Última modificação: 03 de Março de 2013, 08:19:48 por JJ »

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #23 Online: 03 de Março de 2013, 08:29:47 »
[...]

[...]

Um crente medianamente esperto diria que o diálogo contém raciocínios errados, só para começo de conversa ele diria que a pessoa não foi obrigada a escolher o mau caminho, que ela escolheu foi por livre escolha/livre arbítrio  ( é por isso que essa crença de livre arbítrio é tão importante em certas ideologias).

Outra desculpa/saída que ele poderia dar é que os desígnios de de Deus, ou os pensamentos de Deus  (do deus cristão) são diferentes dos desígnios/pensamentos do homem, e por isso não podemos compreendê-lo. Também poderia dizer que Deus é soberano/absoluto  (pode tudo)  e que nós não somos nada para questioná-lo ( talvez até já usando um tom de ameaça ).  E por aí seguiria.

.

A primeira desculpa é a que eles usariam nessa situação, mas quando convém a eles eles usam a desculpa de que é o diabo que influi. É a beleza de multiplas interpretações, a mesma pessoa não precisa se prender a uma só linha de pensamento para o mesmo assunto. Se forçá-los eles usam as duas desculpas (livre-arbítrio/influência do diabo) no mesmo parágrafo.

E o Martuchelli matou a questão do tópico. O demônio tá solto na terra, na parusia ele será preso por mil anos e, após mil anos, ele será solto por pouco tempo porque assim convém.

http://www.bibliaonline.com.br/acf/ap/20

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #24 Online: 19 de Março de 2013, 00:06:35 »

Caraca! Os judeus e os cristãos dessas épocas odiavam mesmo os porcos, ein?
"Não comer porcos, pois é abominação", "Não jogar Pérolas aos porcos...", e agora essa ai. Por acaso eles achavm que o porco foi criação do diabo ou um erro da criação divina? Se foi, porque não foi extinto no dilúvio universal?

Me desculpem pelo off-topic, mas achei isso intrigante.

porcos na época transmitiam muitas doenças. mesmo que indiretamente os judeus perceberam isso e pararam de ingerir a carne suína. por isso ela é meio que "demonizada".
If you don't live for something you'll die for nothing.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!