Os religiosos, acho que geralmente evangélicos, vivem dizendo que o diabo está solto por aí aprontando. Mas segundo a bíblia, ele não estaria preso no inferno? Esse aprisionamento não o impede de agir telecineticamente? Existem mais demônios, estes soltos?
No NT tem a história do homem possuído pelo demônio chamado Legião, "pois eram muitos", e Jesus os enviou à uma manada de porcos que cairam de um precipício.
Ou seja, outros seres se f... porque o deus-filho não conseguiu acabar com eles.
O fenômeno "religiosidade humana" é tudo menos algo simples de ser explicado.
Tem uma frase que eu não lembro de quem é que diz:
"5% das pessoas pensam, 10% pensam que pensam e 85% preferem morrer a pensar."
Não dá para ser mais verdade.
O mais intrigante é que o núcleo de todas as religiões, não só as abraâmicas, é composto de um código de ética extremamente similar e, na minha opnião, altamente válido, mas os religiosos mais espertos e oportunistas desenvolveram toda uma periferia ao redor do centro que tem como utilidade invalidar o próprio núcleo ético. Essa invalidação tem como objetivo fazer a pessoa se sentir "salva" (no caso das abraâmicas) sem necessitar fazer todo o esforço que o código de ética implica. É como o evangélico que paga o dízimo, não fala palavrões, diz que ama Jesus mas seus atos não correspondem ao cristianismo.
Não há lógica cristã para explicar a entrevista. Os cristãos não amam a Jesus (você amaria quem nunca viu?), eles dizem que Deus é amor, misericórdia e perfeito da mesma forma que um empregado fala bem do chefe no ambiente de trabalho.
Puxa-saquismo metafísico.
Qual a lógica de rezar se não puxar o saco do onipotente?
Se exige adoração não é divino.
O Deus é um ser criado pelos medos e defeitos do ser humano. O ser humano é medroso e mau-carater, mas que ele quer ir para o ceu. Então ele inventa um amigo imaginário que é perfeito e com o poder de prover quem o idolatra com a vida eterna e perfeita. Só que o ser humano não quer abrir mão dos benefícios terrenos, não quer seguir o núcleo da mensagem, então ele projeta no amigo imaginário todos as características repulsivas que ele possui. E o amigo imaginário com as características repulsivas projetadas é um ser perfeito então as características repulsivas são divinas e corretas.
"Eu odeio bichas porque Deus as odeia."
Outra cooperação Deus/Diabo foi a história de Jó.