Autor Tópico: Revista Super Interessante  (Lida 2723 vezes)

Offline Novag

• Nível 11
  • *
  • Aqui, agora. Eis o real sentido da vida.
Revista Super Interessante
« Online: 24 de Março de 2013, 08:26:30 »
Sempre que leio alguma matéria relacionada a Deus na revista Super Interesante, tenho uma impressão de que puxam um pouquinho para o ceticismo, mas com o devido cuidado de não ofender os leitores teístas.
Seria somente uma impressão minha, ou fato?
Eis parte de uma matéria lançada na edição 316:

Deus existe?

O Unicórnio é um cavalo com barbicha, chifre na testa e supostos poderes mágicos. Ele não existe, claro, é uma invenção. Só que isso é impossível de provar. Da mesma forma, não temos nenhum indício objetivo da existência de Deus – que pode perfeitamente ser uma criação humana. Mas isso também é impossível de provar. É que a única maneira de provar definitivamente uma coisa é usar o chamado Método Científico que foi proposto por Galileu no séc 16 e tem quatro etapas. Primeira: Observar um fato concreto. Segunda: Fazer uma pergunta sobre ele. Terceira: elabora uma hipótese, ou seja, uma resposta à pergunta. Fazer uma experiência controlada para negar ou confirmar a hipótese.  Com o unicórnio, tropeçamos já na primeira etapa – porque não existe nenhum elemento concreto, como um pedaço de cabelo ou qualquer outra pista deixada por um unicórnio.  Com Deus, você consegue passar pelas primeiras fases. É possível observar um fato concreto (o universo existe) formular uma pergunta a respeito (foi deus quem o Criou?) e elaborar uma hipótese (sim ou não). Mas como vencer a quarta etapa – e criar uma experiência cientifica que pudesse negar ou confirmar a existencia de Deus? É difícil até de imaginar. Isso ajuda a explicar porque a existência de Deus divide a opinião dos cientistas. Um estudo feito nos EUA pelo Instituto PEW  revelou que 51% deles admitem a existência de alguma forma de poder divino (contra 95% na população em geral)...

... Para Stenger, é possível provar que nada depende de Deus, e a partir daí inferir que ele não existe. Mas mostrar que ele não existe, felizmente para uns e infelizmente para outros, continua impossível.

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
Re:Revista Super Interessante
« Resposta #1 Online: 24 de Março de 2013, 08:33:32 »
E provar que ele existe... então...

Mas esta revisteca, chuta muito em tudo, toda vez que leio algo que eu entendo, vejo que há erros ou explicações fajutas. Uma delas foi quando responderam porque a pipoca estoura, passou bem longe de uma explicação correta.
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 24 de Março de 2013, 10:00:43 »
Por que a pipoca estoura?

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 24 de Março de 2013, 10:02:33 »
Sempre que leio alguma matéria relacionada a Deus na revista Super Interesante, tenho uma impressão de que puxam um pouquinho para o ceticismo, mas com o devido cuidado de não ofender os leitores teístas.
Seria somente uma impressão minha, ou fato?
Eis parte de uma matéria lançada na edição 316:

Deus existe?

O Unicórnio é um cavalo com barbicha, chifre na testa e supostos poderes mágicos. Ele não existe, claro, é uma invenção. Só que isso é impossível de provar. Da mesma forma, não temos nenhum indício objetivo da existência de Deus – que pode perfeitamente ser uma criação humana. Mas isso também é impossível de provar. É que a única maneira de provar definitivamente uma coisa é usar o chamado Método Científico que foi proposto por Galileu no séc 16 e tem quatro etapas. Primeira: Observar um fato concreto. Segunda: Fazer uma pergunta sobre ele. Terceira: elabora uma hipótese, ou seja, uma resposta à pergunta. Fazer uma experiência controlada para negar ou confirmar a hipótese.  Com o unicórnio, tropeçamos já na primeira etapa – porque não existe nenhum elemento concreto, como um pedaço de cabelo ou qualquer outra pista deixada por um unicórnio.  Com Deus, você consegue passar pelas primeiras fases. É possível observar um fato concreto (o universo existe) formular uma pergunta a respeito (foi deus quem o Criou?) e elaborar uma hipótese (sim ou não) . Mas como vencer a quarta etapa – e criar uma experiência cientifica que pudesse negar ou confirmar a existencia de Deus? É difícil até de imaginar. Isso ajuda a explicar porque a existência de Deus divide a opinião dos cientistas. Um estudo feito nos EUA pelo Instituto PEW  revelou que 51% deles admitem a existência de alguma forma de poder divino (contra 95% na população em geral)...

... Para Stenger, é possível provar que nada depende de Deus, e a partir daí inferir que ele não existe. Mas mostrar que ele não existe, felizmente para uns e infelizmente para outros, continua impossível.

Não entendi porque a primeira pergunta, observar um fato concreto, necessariamente implica em Deus. A existência do universo pode implicar na existência de um deus por quê?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 24 de Março de 2013, 10:10:50 »
Citação de: Superinteressante???
[...]
Com o unicórnio, tropeçamos já na primeira etapa – porque não existe nenhum elemento concreto, como um pedaço de cabelo ou qualquer outra pista deixada por um unicórnio.  Com Deus, você consegue passar pelas primeiras fases. É possível observar um fato concreto (o universo existe) formular uma pergunta a respeito (foi deus quem o Criou?) e elaborar uma hipótese (sim ou não).
[...]

Na parte supra há pelo menos dois erros crassos. O primeiro é a indefinição (proposital) sobre qual deus está se discutindo, embora esteja claro que o autor queira se referir ao deus escolástico-cristão. O segundo é uma petição de princípio, a de que o Universo foi criado.

Foto USGS

Offline Novag

• Nível 11
  • *
  • Aqui, agora. Eis o real sentido da vida.
« Resposta #5 Online: 24 de Março de 2013, 10:44:14 »
[...]
Com o unicórnio, tropeçamos já na primeira etapa – porque não existe nenhum elemento concreto, como um pedaço de cabelo ou qualquer outra pista deixada por um unicórnio.  Com Deus, você consegue passar pelas primeiras fases. É possível observar um fato concreto (o universo existe) formular uma pergunta a respeito (foi deus quem o Criou?) e elaborar uma hipótese (sim ou não).
[...]

Na parte supra há pelo menos dois erros crassos. O primeiro é a indefinição (proposital) sobre qual deus está se discutindo, embora esteja claro que o autor queira se referir ao deus escolástico-cristão. O segundo é uma petição de princípio, a de que o Universo foi criado.

Tenho notado que essa revista vem, com o tempo, perdendo qualidade em seus textos. Não sei se isso é algo proposital (talvez com o intuito de alcançar um público maior – menos seleto) ou mero esculacho mesmo. 

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #6 Online: 24 de Março de 2013, 13:45:58 »
PQP! "Perdendo qualidade em seus textos"???? Não dá para perder o que não se tem!

Mas que diabo de abordagem indutiva/sobre indução é essa?! "É que a única maneira de provar definitivamente uma coisa é usar o chamado Método Científico que foi proposto por Galileu no séc 16 e tem quatro etapas." Essa resvista está prestando mais um desserviço à uma sociedade que, com qualquer grau de formação, já está cada vez mais burra e ignorante, nesse paradoxo desse tempo!

Devia haver previsão legal para isso, PÔ!

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #7 Online: 24 de Março de 2013, 18:50:32 »
Também sempre achei a Super Interessante um lixo, aquela Mundo Estranho que é mais voltada para o amplo público é ainda pior.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #8 Online: 24 de Março de 2013, 23:25:08 »
A muito tempo a Super deixou de ser uma revista comprometida com a informação. A Galileu é melhor.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 24 de Março de 2013, 23:30:38 »
As únicas revistas, no Brasil, que trazem informações científicas com elevada qualidade para o público leigo, embora não sejam de modo algum 'infalíveis', são a Ciência Hoje, a Pesquisa Fapesp e a Scientific American Brasil.

O resto...
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 24 de Março de 2013, 23:37:19 »
superinteressante é uma revista de entretenimento não científica.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #11 Online: 25 de Março de 2013, 01:10:25 »
As únicas revistas, no Brasil, que trazem informações científicas com elevada qualidade para o público leigo, embora não sejam de modo algum 'infalíveis', são a Ciência Hoje, a Pesquisa Fapesp e a Scientific American Brasil.

O resto...

Para o público leigo Ciência Hoje até que vai, mas a Pesquisa Fapesp e a SciAm... tenho minhas dúvidas se servem ao público leigo.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 25 de Março de 2013, 02:13:48 »
Acho essas revistas muito importantes para aguçar a curiosidade e despertar interesses de aprofundamento futuro em outras fontes principalmente quando isso acontece com as crianças e adolescentes.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 25 de Março de 2013, 08:35:30 »
Talvez seja pela SuperInteressante que hoje leio a Sciam.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #14 Online: 25 de Março de 2013, 08:37:41 »
Eu tenho uma edição da Super Interessante que detalha a origem o conceito de Deus judaico-cristão.

Essa aqui:

http://super.abril.com.br/religiao/deus-biografia-610975.shtml

Na época, assinei por 2 anos esta revista.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 25 de Março de 2013, 15:35:48 »
Eu assinei a SI no início. Tinha o número 0 até uns dez anos depois (ou um pouco mais), mas a qualidade daquela época era muito diferente da de hoje (a começar que não era tão ilustrada quanto hoje... transformou-se em um grande infográfico).

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #16 Online: 25 de Março de 2013, 16:28:41 »
Acho essas revistas muito importantes para aguçar a curiosidade e despertar interesses de aprofundamento futuro em outras fontes principalmente quando isso acontece com as crianças e adolescentes.

Concordo.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 25 de Março de 2013, 18:36:20 »
Eu gostava muito dos textos de Flávio Dieguez sobre fisica, astronomia e evolução.Depois que ele saiu, degringolou de vez.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #18 Online: 25 de Março de 2013, 22:26:48 »
[...]
[...]

Ola Geo,

Nao é uma petição de princípio, é apenas uma hipótese.
Abs
Felipe

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 25 de Março de 2013, 22:57:01 »
[...]
[...]

Ola Geo,

Nao é uma petição de princípio, é apenas uma hipótese.
Abs
Felipe

Não, meu caro Feliperj.

Da maneira que foi redigido o texto está claro que é uma petição de princípio, pois já parte do pressuposto que o Universo foi criado: "foi deus quem o Criou?" (sic)

Para ser considerada uma hipótese, o autor deveria ter escrito algo como "O Universo sempre existiu, de alguma forma, ou passou a existir do nada?". Supondo que fosse adotada a segunda hipótese, aí sim caberia a pergunta "foi deus quem o Criou?"
« Última modificação: 26 de Março de 2013, 22:52:56 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 26 de Março de 2013, 13:45:46 »

O resto...
Gosto muito da Scientific American... costumo acessar a página deles tambem, mas ela é mais "resumida"
http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 07 de Abril de 2013, 11:02:45 »
Na edição especial Os Grandes Mistérios da Ciência da Superinteressante de 2003, p.18, é possível ler isto na matéria "Deus existe?":

"Um dos grandes debates em torno da existência de uma força criadora inteligente e consciente tenta dar compatibilidade a duas teorias aparentemente contrárias: a segunda lei da termodinâmica e a teoria da evolução de Darwin."   :histeria:  :histeria:  :histeria:

« Última modificação: 07 de Abril de 2013, 11:11:26 por -Huxley- »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 07 de Abril de 2013, 11:24:21 »
O tipo de coisa que escreveria alguém que foi ver o assunto pela primeira vez, e deu uma pesquisada rápida na internet, e tentou ser imparcial.

Eu assinei a SI no início. Tinha o número 0 até uns dez anos depois (ou um pouco mais), mas a qualidade daquela época era muito diferente da de hoje (a começar que não era tão ilustrada quanto hoje... transformou-se em um grande infográfico).

Gostava mais do design gráfico deles nessa época. Acho curioso como o desenvolvimento da tecnologia de foi facilitando designs menos rígidos, mas a tendência (ou não, sei lá... palpite/opinião minha) foi acabar esculhambando, fazendo algo menos organizado/funcional, e até esteticamente inferior.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #23 Online: 07 de Abril de 2013, 13:33:29 »
Na edição especial Os Grandes Mistérios da Ciência da Superinteressante de 2003, p.18, é possível ler isto na matéria "Deus existe?":

"Um dos grandes debates em torno da existência de uma força criadora inteligente e consciente tenta dar compatibilidade a duas teorias aparentemente contrárias: a segunda lei da termodinâmica e a teoria da evolução de Darwin."   :histeria:  :histeria:  :histeria:

Touché, evolucionistas.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #24 Online: 07 de Abril de 2013, 13:46:02 »
O tipo de coisa que escreveria alguém que foi ver o assunto pela primeira vez, e deu uma pesquisada rápida na internet, e tentou ser imparcial.

Gostava mais do design gráfico deles nessa época. Acho curioso como o desenvolvimento da tecnologia de foi facilitando designs menos rígidos, mas a tendência (ou não, sei lá... palpite/opinião minha) foi acabar esculhambando, fazendo algo menos organizado/funcional, e até esteticamente inferior.

Concordo. Gostava muito das ilustrações das revistas de divulgação mais antigas, que eram literalmente pinturas. Basta comparar a capa da primeira edição da Superinteressante

com uma mais recente:

Essa última parece algo feito por um amador usando photoshop.

Por sinal, tenho boas lembranças de ler pela primeira vez essa primeira edição da Super. A matéria sobre a viagem próximo da velocidade da luz deixou este garoto de 14 anos boquiaberto.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!