Na verdade, este é um dos segredos da genialidade.
Esqueçam o que já ouviram sobre Ouvido Absoluto, Memória Fotográfica... É tudo bullshit.
O segredo se encontra nas informações retidas na memória de longo prazo após excessivas jornadas de repetições de padrões específicos. Evidentemente, quando mais cedo se trabalhar com estes processos, mais vantajoso será o resultado, o que explica os ''fenômenos'' prodígios como Mozart e Magnus Carlsen.
No caso de Mozart, o Lá diapasão da época dele não é o mesmo da nossa, e sabe-se que o do bebê não é o mesmo do adulto. Cai por terra o mito do Ouvido Absoluto. O que aconteceu com Mozart* é que ele trabalhou com tantos padrões sonoros desde bebezinho que, para o cérebro dele, decorar melodias intrincadas após uma única audição se tornou extremamente banal. O mesmo pode-se dizer da Susan Polgar. Aliás, tocar piano no nível de peças de Liszt e Rachmaninoff não é tão diferente quanto a jogar xadrez de nível de campeonato mundial. Após um longo estudo disciplinado e metódico, as partituras, com seus padrões harmônicos, acordes e arpejos, vào se tornando uma coisa tão natural e corriqueira que o executante acaba ganhando a cobiçada habilidade da leitura à primeira vista. É como uma bailarina clássica que estuda desde criança, ela demonstra tanta facilidade uma vez adulta, impressionando com sua leveza, naturalidade e facilidade ao executar movimentos dos mais árduos, mas só porque seus músculos se tornaram perfeitamente adaptados para isso, em detrimento de alguém que se arrisca a estudar balé na fase adulta. Aí, só mesmo um baile de cãibras. É quase impossível.
(*Notem que neste ensaio não está sendo considerada a superdotação, nem o QI, as altas habilidades, predisposição genética, talento natural, dom divino, presente de deus, fenômeno da natureza, mahatmas, avatares, autistas savant, iluminados, enfim, tudo o que pode dar um empurrãozinho para que um simples mortal se eleve para a categoria de... gênio. hahahahaha)
Então, se vocês querem se tornar feras no xadrez, lege lege lege labora ora et relege, ou seja, leiam tudo que puderem de xadrez e executem na prática todos os ''padrões modelísticos'' de estratégias e jogadas e, principalmente, se dediquem só a isso, senão, a menos que tenham nascidos um gênio como o Lord Terry, desencanem. hahahahahahahahahaha