Autor Tópico: A "hora do planeta" e auto-licenciamento moral  (Lida 1310 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
A "hora do planeta" e auto-licenciamento moral
« Online: 25 de Março de 2013, 15:22:25 »

A Hora do Planeta (ou Earth Hour) é um movimento anti-aquecimento global da ONG WWF para mobilizar a sociedade em torno da luta contra o aquecimento global, realizada desde 2007. Em um período de 60 minutos (correspondente a 1 hora) do último sábado de março de cada ano, governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a apagar as luzes para demonstrar sua preocupação com o aquecimento global.
No primeiro ano, apenas a cidade de Sydney (Austrália) participou. Já em 2008, o movimento contou com a participação de 50 milhões de pessoas, de 400 cidades em 35 países. Simultaneamente apagaram-se as luzes do Coliseu, em Roma, da ponte Golden Gate, em São Francisco e da Opera House, em Sidney, entre outros ícones mundiais. Já em 2009, foram 3922 cidades em 88 países do globo.

[...]

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hora_do_Planeta

Self-licensing
From Wikipedia, the free encyclopedia
Self-licensing (aka moral self-licensing, moral licensing, licensing effect) is a term used in social psychology and marketing to describe the subconscious phenomenon whereby increased confidence and security in one’s self-image or self-concept tends to make that individual worry less about the consequences of subsequent immoral behavior and, therefore, more likely to make immoral choices and act immorally.[1][2][3][4][5] In simple terms, self-licensing occurs when people allow themselves to indulge after doing something positive first; for example, drinking a diet soda with a cheeseburger can lead one to subconsciously discount the negative attributes of the meal’s high caloric and cholesterol content.
Self-licensing can have negative societal consequences since it has a permissive effect on socially unacceptable or otherwise problematic behaviors, such as racial prejudice and discrimination, selfishness, poor dietary and health habits, and excessive energy consumption.

[...]

Energy use
Researchers have invoked the self-licensing effect to explain why consumers who opt for energy-efficient products increase their energy usage so as to offset any potential gains. Energy economist Lucas Davis published a study showing that after getting high-efficiency washers, consumers increased clothes washing by nearly 6 percent.[18] Other studies have shown that people leave energy-efficient lights on longer than conventional lights, and that many people who make their homes more energy efficient turn their heating up and ultimately see no reduction in energy costs.[8][9]

http://en.wikipedia.org/wiki/Self-licensing#Energy_use

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re:A "hora do planeta" e auto-licenciamento moral
« Resposta #1 Online: 25 de Março de 2013, 15:29:08 »
Por aqui abriram uma centena de lojas que vendem vitaminas, como uma alternativa mais saudável ao fast food, virou uma febre e todo mundo agora substituindo almoço por vitaminas.

Então o mesmo sujeito dono da franquia de vitaminas, abriu pequenas lanchonetes que vendem mini-salgadinhos (coxinhas, empadinhas, quibes, etc.) em copos como se fosse pipoca. Resultado, o povo compra uma vitamina e toma junto com 3 copos de salgadinhos porque aparentemente a vitamina absorve todas as calorias dos salgadinhos fritos. :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #2 Online: 25 de Março de 2013, 15:42:54 »
Considero uma boa inicativa por tentar mostrar para as pessoas o quão importante é se preocupar com o meio ambiente, e uma iniciativa hipócrita por incentivar a redução no consumo de energia (assim como, naquelas outras situações, um dia sem usar carro, um dia sem comer comida ruim, um dia sem dar o cu) somente por somente um dia. Acho que com um dia somente, só se muda o mundo utilizando armas de destruição em massa.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 25 de Março de 2013, 15:51:16 »
Resultado, o povo compra uma vitamina e toma junto com 3 copos de salgadinhos porque aparentemente a vitamina absorve todas as calorias dos salgadinhos fritos. :lol:

Realmente já ouvi falar de estudos que mostravam que pessoas, até pessoas entendidas em dietas/calorias e tal, avaliavam que sanduiche + salada era algo menos calórico do que o mesmo sanduíche sozinho, como se a salada tivesse "calorias negativas" (idéia que até realmente existe, mas acho que não era levada em consideração na avaliação das calorias por essas pessoas).

Outra coisa curiosa é que se no menu de uma lanchonete tiver uma opção saudável, a tendência é as pessoas abusarem mais das coisas mais calóricas/menos saudáveis. A explicação psicológica imaginada é que a presença desse item "positivo"/"bom" dá uma espécie de "desculpa futura" para as pessoas, as faz pensar, "oh, que bom, uma opção saudável, fazia falta... um dia eu como, com certeza, hoje eu vou ficar só com as fritas e o hambúrguer mesmo".

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #4 Online: 25 de Março de 2013, 15:56:42 »
Outra coisa curiosa é que se no menu de uma lanchonete tiver uma opção saudável, a tendência é as pessoas abusarem mais das coisas mais calóricas/menos saudáveis. A explicação psicológica imaginada é que a presença desse item "positivo"/"bom" dá uma espécie de "desculpa futura" para as pessoas, as faz pensar, "oh, que bom, uma opção saudável, fazia falta... um dia eu como, com certeza, hoje eu vou ficar só com as fritas e o hambúrguer mesmo".

Isso me embra do Habbib´s e a esfiha de espinafre...
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #5 Online: 25 de Março de 2013, 22:09:20 »
Considero uma boa inicativa por tentar mostrar para as pessoas o quão importante é se preocupar com o meio ambiente, e uma iniciativa hipócrita por incentivar a redução no consumo de energia (assim como, naquelas outras situações, um dia sem usar carro, um dia sem comer comida ruim, um dia sem dar o cu) somente por somente um dia. Acho que com um dia somente, só se muda o mundo utilizando armas de destruição em massa.

Price, um dia sem dar o cu não mata ninguém, né? Larga a mão de ser ranzinza e adere a causa.  :biglol:

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 26 de Março de 2013, 07:05:10 »

Price, um dia sem dar o cu não mata ninguém, né? Larga a mão de ser ranzinza e adere a causa.  :biglol:

:histeria:
"Deus prefere os ateus"

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #7 Online: 26 de Março de 2013, 08:09:20 »

Um dia sem defender o PT também. :P
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 26 de Março de 2013, 14:21:18 »

Ok, eu fico um dia sem defender o PT pra te ajudar a criar coragem.  :hihi:

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #9 Online: 26 de Março de 2013, 14:47:49 »
O Agnóstico pira!
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 26 de Março de 2013, 17:05:03 »

Ok, eu fico um dia sem defender o PT pra te ajudar a criar coragem.  :hihi:

:histeria: :histeria:

"Deus prefere os ateus"

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #11 Online: 26 de Março de 2013, 17:08:07 »
O Juca ficar um dia sem defender o PT é até possível, embora improvável.

Impossível mesmo é o Arcanjo ficar meia hora sem odiar o PT.

Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 26 de Março de 2013, 17:25:08 »
O Agnóstico pira!

Comigo ou com o Price?  :|

:biglol:

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #13 Online: 26 de Março de 2013, 17:28:14 »
O Agnóstico pira!

Com o Price ele pira negativamente. Porque...bem..um dia sem opções para agnosticar.... :lol:

- Skid Row

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #14 Online: 26 de Março de 2013, 18:14:34 »
O Agnóstico pira!

Eu tava pensando só na parte política :lol:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 27 de Março de 2013, 22:13:02 »
A campanha da Hora do Planeta tem, por meio do Self-Licencing, aumentado o consumo de energia elétrica? Ou é só uma possibilidade levantada por você?
A campanha, per si, se de alguma forma auxilia na conscientização das pessoas, não vejo porque seria uma coisa ruim. É uma campanha promocional que visa a conscientização, tão somente.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 02 de Abril de 2013, 14:24:44 »
É só uma possibilidade embasada nesses achados de psicologia, mas não pensei em algo restrito ao consumo de energia, mas algo mais generalizado a questões ambientais. Se bem que agora que parei para pensar nem tenho certeza se haveria grande/qualquer especificidade de "área" ou se o efeito seria simplesmente "geral".

Campanhas/ações terem boas intenções não significa que de fato vão ter o efeito desejado, ou sejam livres de efeitos colaterais possivelmente piores.

http://www.cracked.com/article_17224_5-retarded-health-campaigns-that-backfired-hilariously_p2.html

http://www.cracked.com/article_20122_6-ill-advised-marketing-campaigns-that-backfired-hilariously.html

Mas de qualquer forma existe sim a possibilidade de 'conscientização" e até das pessoas tenderem a fazer sacrifícios maiores que esse por se perceberem com uma "identidade" diferente, de alguém que "faz coisas pelo ambiente".

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 03 de Abril de 2013, 16:24:45 »

Pior? O pior dessa campanha é ela ser completamente ignorada. O que você tá imaginando de pior?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 03 de Abril de 2013, 18:26:16 »
Conforme o primeiro post, auto-licenciamento moral, pelas pessoas que "aderem".

Seria legal se fizessem algum estudo, acompanhamento cuidadoso do comportamento de uma parte dessas pessoas. Talvez fosse possível até algo "retroativo", se as pessoas se voluntariarem a relatar compras/gastos que fizeram num período anterior e posterior.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 03 de Abril de 2013, 19:20:25 »
Hum...
Que resultado você espera dessas campanhas?

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 03 de Abril de 2013, 19:54:11 »
 :lol:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!