0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.
Se me permitem uma contribuição, nada obstante o longo tempo que nao posto neste fórum, vale um esclarecimento técnico.Agnóstico não é quele que está em dúvida se deus existe ou não. A pergunta "Deus existe", aliás, é álea de distinção entre os extremos "teísmo" e "ateísmo".A palavra "agnóstico", é uma contração, estabelecida por Huxley, do prefixo "a" (de anti) e da palavra grega para "conhecimento" (gnose), e o termo exprime alguém que reputa que um determinado tipo de conhecimento (não precisa nem ser sobre deus) está para sempre além do alcance, que é inatingível. Assim, um "agnóstico" pode ter uma fortíssima convicção de que deus existe (e para todos os fins práticos ser um teísta), ou no outro pólo, que deus não existe (e para fins práticos ser ateu) e ainda assim, por reputar impossível por princípio que um convencimento definitivo venha a ser formado, reputar que para sempre nenhuma posição assertiva jamais poe ser alcançada.A descrição que você, caro Antônio de Lima, trouxe, não exprime as idéias de um Agnóstico, pois nada nas suas razões afirma que você reputa impossível chegar a uma opinião; apenas, você ainda não encerrou seu processo de convecimento.Isso não impede que você seja agnóstico, é claro. De reprente você é, mas isso não se extrai do que foi postado até agora. Eu diria que você ainda é um teísta, mas com a crença abalada por uma análise da pobreza dos argumentos. Para que lado essa dúvida vai pender é uma questão personalíssima que só você pode responder, mas o simples fato de que você questionou e abraçou a dúvida é uma vitória. Se você retornar à fé, certamente será uma fé mais fortalçecida e consciente.Dito isso, eu aponto que embora eu não seja o que se chama de Ateu "forte" (que afirma categoricamente que deus não existe), pois embora minha dúvida seja em termos estritamente filosóficos (o reconhecimento da possibilidade em tese de errar), eu tampouco sou agnóstico, pois eu acho que é, sim, possível formar uma posição definitiva sobre o assunto. Acho que o conceito de divindades é suficientemente inconsistente para merecer uma conclusão dismissiva, salvo, reitero, no âmbito da filosofia da gnose. Ou simplificando como minha "catch phrase" favorita do assunto, para me colocar em uma posição de dúvida, eu preciso de uma incertesa com maiores virtudes.Att. FredLC.
A cada dia me convenço mais do meu ateísmo... embora eu gostaria de que Deus existisse...
Então faça como todos os crentes. Invente um deus para sí e seja ateu em relação aos deuses dos outros e, principalmente, seja feliz.
Citação de: Gigaview em 15 de Maio de 2013, 22:04:50Então faça como todos os crentes. Invente um deus para sí e seja ateu em relação aos deuses dos outros e, principalmente, seja feliz.A graça está em não saber que foi inventado, né.
Citação de: Antônio de Lima em 15 de Maio de 2013, 21:41:19A cada dia me convenço mais do meu ateísmo... embora eu gostaria de que Deus existisse... Tente Deus sive Natura
Citação de: Pagão em 16 de Maio de 2013, 07:28:46Citação de: Antônio de Lima em 15 de Maio de 2013, 21:41:19A cada dia me convenço mais do meu ateísmo... embora eu gostaria de que Deus existisse... Tente Deus sive Natura Lembrei da figuraça do Lusitano.
Citação de: Gigaview em 16 de Maio de 2013, 22:55:54Citação de: Pagão em 16 de Maio de 2013, 07:28:46Citação de: Antônio de Lima em 15 de Maio de 2013, 21:41:19A cada dia me convenço mais do meu ateísmo... embora eu gostaria de que Deus existisse... Tente Deus sive Natura Lembrei da figuraça do Lusitano.
Citação de: _Juca_ em 17 de Maio de 2013, 15:08:20Citação de: Gigaview em 16 de Maio de 2013, 22:55:54Citação de: Pagão em 16 de Maio de 2013, 07:28:46Citação de: Antônio de Lima em 15 de Maio de 2013, 21:41:19A cada dia me convenço mais do meu ateísmo... embora eu gostaria de que Deus existisse... Tente Deus sive Natura Lembrei da figuraça do Lusitano. Já que tocaram no assunto, vou perguntar mais uma vez (é que eu já perguntei em outro tópico, mas pelo jeito ninguém notou) : o que aconteceu com o Portuga? Nem na lista de foristas ele se encontra mais? Foi banido mesmo ou pediu para sair? Confesso que eu me divertia com as viagens do Lusitano e as porradas alfinetadas que ele levava da turma, principalmente do Giga e do Agnóstico. E era, no geral, muito cortês e simpático, apesar das viagens...
Obrigado pela resposta, Fabrício. Eu só posso lamentar, pois me divertia muito com o Portuga e suas viagens aos universos paralelos... Fazer o que? Agora é se contentar com a próxima (4ª?, 5ª?) volta do Erivelton...
Citação de: Mahul em 27 de Maio de 2013, 17:44:16Obrigado pela resposta, Fabrício. Eu só posso lamentar, pois me divertia muito com o Portuga e suas viagens aos universos paralelos... Fazer o que? Agora é se contentar com a próxima (4ª?, 5ª?) volta do Erivelton... Nunca, nunca repita aquele que é inominável.