Bom dia a todos.
[/font]
Faz alguns anos, comecei a entrar aqui no forum, inicialmente por curiosidade e vontade de "debater" minhas idéias e minhas crenças. Perdí feio, pois normalmente meus argumentos teístas eram facilmente refutados pelos colegas, o que me fazia ficar um tanto frustrado...rs.
Bem, o tempo foi passando, eu dei um tempo do forum e depois passei a entrar apenas pra dar uma olhadinha ou outra... passei a me questionar mais sobre muitas coisas, ver mais os dois lados da moeda, e cheguei a algumas conclusões e MUITAS dúvidas e indecisões, a saber:
1. Religiões como o catolicismo e o protestantismo realmente não me convencem nem um pouquinho, menos ainda agora do que alguns anos atrás;
2. Minha crença na D.E. foi ficando fortemente abalada a medida em que passei a ser mais crítico sobre o que considerava "verdades", a medida em que tentei e tento ao máximo me colocar em uma posição neutra e questionadora;
3. A cada dia que passa me coloco em uma posição mais de negação (a Deus e espíritos) do que de aceitação;
4. É ainda muito difícil pra mim negar por completo a existência de Deus ou espíritos, por questão quem sabe de criação, e também por algumas experiências que já tive e que não sei ainda como negar, tipo, é difícil admitir que alguém de sua família e que vc confia cegamente "enganava" uma suposta mediunidade, ou então devia ter algum problema mental ou algo assim;
5. Ao mesmo tempo, a cada dia fica mais difícil crer em um Deus que realmente NUNCA se mostrou verdadeiramente. "Graças a Deus" quando acontece algo de bom em nossa vida, e quando acontece algo de ruim? Foi porque "Ele" quís? Mesmo o lance de reencarnação e expiação não me convencem mais como antes, não consigo mais ver tanta "justiça" nisso;
6. Quando ia dormir tinha o hábito de rezar/orar por alguns minutos, e ao sair de casa pela manhã pro trabalho também, hj em dia não consigo mais fazer isso, me sinto hipócrita ao tentar;
7. Muitas vezes me pego ainda falando "vai com Deus", ou "graças a Deus", e ao dizer isso, me sinto mal, como se estivesse "mentindo"...rs. Tipo eu desejo tudo de bom a pessoa pra quem digo isso, mas me sinto hipócrita por dizer algo em que não sei se acredito mais. É muito estranhho.
Gente, peço desculpas pelo desabafo, mas não aguento mais ficar em silêncio, preciso compartilhar isso com pessoas que podem quem sabe me compreender. Minha mulher não é religiosa, apesar de acreditar em Deus. Tentei conversar um pouco com ela a respeito, lançar algumas dúvidas, ela não foi muito a favor mas também não "loprou"... tenho certeza que respeitará o que eu quiser acreditar ou desacreditar, embora não necessariamente venha a concordar comigo... tipo acho que pra ela é mais cômodo acreditar (pra mim também, mas meu lado questionador está muito forte ultimamente).
Minhas dúvidas:
1. Estarei eu me tornando um ateu? Ou agnóstico seria o correto no meu caso?
2. Esse processo é irreversível?
Aceito conselhos e opiniões.
Grato e perdão pelos erros de digitação.[/pre]