A aprovação da PEC é um claro exemplo de como a imprensa influencia a opinião pública.
Como assim? A PEC foi reprovada. Estava falando de outra coisa?
A imprensa influencia sim a opinião pública, mas os manifestos recentes mostraram que existe um limite e às vezes o contrário ocorre, vide as tentativas iniciais dos grandes canais da TV aberta (Globo principalmente) de desmoralizá-los.
Com o o julgamento do mensalão e o Gurgel na mídia, compraram a luta contra a PEC 37 pra atacar o partido do PT e propagandear as estultices de sempre (ignorando que o apoio no congresso à PEC vinha de vários partidos).
Desculpe-me, mas aqui você defecou pelo teclado. A PEC 37 é um absurdo e uma completa excrescência por si mesma. Não é necessária nenhuma grande motivação por trás ou filosofismo para que qualquer pessoa "comum" (não beneficiária) veja o quão hediondo é a tentativa de manietar a principal instituição atual com capacidade de investigar e processar pessoas muito importantes da elite política. Não importa se foi o PT (que tem maioria e não fez nada para impedir a aprovação da PEC, se era essa mesmo a sua intenção) ou o diabo a quatro quem tentou aprová-la, embora o caso do mensalão sinalize à opinião pública que o PT seja o principal interessado em evitar futuros "problemas" com o MP.
No final os anonymous sem pauta precisavam de um tema pra colocar nas plaquinhas, e colocaram esse. E a horda protestou contra a "PEC da impunidade" sem nenhuma noção do seu conteúdo.
A PEC 37 foi um dos muitos estopins que se juntaram para fazer o povo "acordar". As manifestações não surgiram "por nada" e depois ficaram buscando motivos. Os motivos eram tantos que daria pra ficar protestando o ano todo.
E eu sempre fui contra a PEC 37. Acho que o congresso queria aprová-la por um misto de vingança da crescente judicialização das questões políticas(E nesse sentido a justiça tb é objeto do mesmo sentimento),
Explique essa questão da judicialização da política e dê exemplos.
e também para se resguardarem quanto a futuras investigações(quanto menos uderem investigar, melhor). Mas sei que nem de longe a opinião dos juristas era unânime a respeito. Pelo contrário, criminalistas e constitucionalistas totalmente divididos.
Que não era unânime, claro, mas que as opiniões estavam "completamente divididas", isso é outra história que me parece falsa vendo daqui de onde estou.
Sem entrar em detalhes e "picuinhas" jurídicas, o MP vem atuando há mais de 20 anos sem nenhum problema. Não existe absolutamente NADA de bom a ser ganho com a proibição do MP investigar. Se existe alguma vírgula na CF que permita interpretar que o MP não deva investigar, a CF deve ser corrigida e não o contrário. Apenas 4 países do mundo (Uganda, Indonésia e outros 2 que não lembro agora) impedem os seus ministérios públicos de investigarem.