Autor Tópico: 'Religião não é fonte da moral, mas eliminá-la é temerário', diz primatólogo  (Lida 3685 vezes)

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
Re:'Religião não é fonte da moral, mas eliminá-la é temerário', diz primatólogo
« Resposta #25 Online: 02 de Maio de 2013, 22:23:55 »
que é a maneira pós modernista de falar e não dizer nada
Vou ter que concordar, doravante não gostar de faze-lo e Como diria La Rochefoucalt, "é prova de inteligência,saber ocultar a nossa inteligência". Ou como diria JC "Graças te dou ó pai pois ocultasse dos sábios e revelasse aos humildes".
Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 02 de Maio de 2013, 22:25:29 »
mas não devemos ocultar demais, né? :-)
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #27 Online: 02 de Maio de 2013, 23:13:58 »
Sem problemas. Não entendi essencialmente nada desse conceito de "alienação" (acho que o meu conceito era "de segunda mão", dando uma lida cursiva na wikipédia, vi que é bem mais abrangente), e como se encaixa com o "mito do bom selvagem". Para eu conseguir entender alguma coisa você teria que escrever como faria para explicar para um homem das cavernas, e evitar essas coisas como, "assim , a subjetividade, no sentido Fulianiano, está desconexa do âmago da realidade, no sentido Beltraniano, e de certa forma, é exterior à própria a humanidade, no sentido Ciclianiano".
Vamus ver se eu consigo desta vez:
Mito do bom selvagem-a crença que eliminando da sociedade todas forças opressoras irracionais, que estão assim alienando o homem ou atrapalhando a humanidade e o ser humano. O homem se tornaria bom, cordial fraterno bla,bla,bla...
O que Marx fala - Homem foi tirado de rumo de sua natureza pelas condições de trabalho à ele impostas no sistema capitalista. Ele esta alienado nesta condição, pois esta condicionado há uma afastamento de sua natureza, retirando esta condição que é externa a ele pronto fica mais clara a conexão com o mito do bom selvagem. Vamus ver pra se ficou mais claro, pois quase tive um nó no cérebro.

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #28 Online: 02 de Maio de 2013, 23:14:33 »
mas não devemos ocultar demais, né? :-)
Tipo ocultar da gente mesmo?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 03 de Maio de 2013, 00:00:07 »
concordo. É como uma visão endo-marxista feita por Adorno da perspectiva niilista encontrada em Nietzsche.
[...]

Acionou o 'gerador de lero-lero marxista'?
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 03 de Maio de 2013, 00:16:39 »
sim,   e o bacana é que quem lê tem que fazer uma pesquisa para verificar se de Poe ou o texto existe. pois os textos sérios são tão toscos quanto os toscos aloprados.

doido para achar aqueles americanos que fizeram sucesso como filósofos franceses falando merda deliberada.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 03 de Maio de 2013, 00:29:04 »
sim,   e o bacana é que quem lê tem que fazer uma pesquisa para verificar se de Poe ou o texto existe. pois os textos sérios são tão toscos quanto os toscos aloprados.

doido para achar aqueles americanos que fizeram sucesso como filósofos franceses falando merda deliberada.

No ano em que concluí a graduação, encontrei uma grande 'leva' de jovens marxistas leitores de cartilhas e que usavam este tipo de linguagem, aparentemente rebuscada e 'intelectual', mas que era apenas um tipo de esnobismo sem fundamento.

Eu lembro que perguntei a um deles se era possível correlacionar o sofrimento imposto a Gramsci pelo regime fascista italiano nas décadas de 20 e 30, como ele descreve nos seus livros Escritos Políticos, com as penúrias impostas aos dissidentes do Stalinismo em sua fase inicial, que era mais amena.

A maioria nunca tinha lido uma só linha de Gramsci.
Foto USGS

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #32 Online: 04 de Maio de 2013, 22:23:57 »
Ou como diria JC "Graças te dou ó pai pois ocultasse dos sábios e revelasse aos humildes".

Em outras palavras, quem tem um pouco de sabedoria, não vai dar ouvidos a essa bobagem, mas aqueles que vivem na corda bamba, uma palavra de consolo, mesmo absurda, mas com esperança de um mundo mágico, longe da realidade que os castiga, terá algum efeito e vai servir de consolo. (ainda que tolo)
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #33 Online: 06 de Maio de 2013, 15:02:36 »
Ou como diria JC "Graças te dou ó pai pois ocultasse dos sábios e revelasse aos humildes".

Em outras palavras, quem tem um pouco de sabedoria, não vai dar ouvidos a essa bobagem, mas aqueles que vivem na corda bamba, uma palavra de consolo, mesmo absurda, mas com esperança de um mundo mágico, longe da realidade que os castiga, terá algum efeito e vai servir de consolo. (ainda que tolo)
E quem não precisa de consolo?por acaso vc não toma ou nunca tomou analgésicos? É difícil olhar o sol sem perdar a visão.
Eu vejo no que JC falou algo próximo da Máxima socrática "Só sei que nada sei". Voltada para um sentimento de interioridade, ou melhor autoconhecimento. Muitas pessoas podem se vangloriar de ter um conhecimento muito extenso, mas são de sí mesmo ilustres desconhecidos.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 06 de Maio de 2013, 19:57:33 »
falsa dicotomia.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!