Autor Tópico: Por que acreditamos (ou não) em Deus?  (Lida 3726 vezes)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re:Por que acreditamos (ou não) em Deus?
« Resposta #25 Online: 11 de Maio de 2013, 16:44:23 »
Sim: existe uma tendência, principalmente entre certos intelectuais, a impôr o relativismo moral como norma, de maneira informal. Isso surgiu como uma reação à atitude imperialista do passado de imposição de certa moralidade vitoriana.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #26 Online: 11 de Maio de 2013, 19:32:20 »
Se você "não acredita" no relativismo moral deve ter uma boa forma de demonstrar que a moral é absoluta e existe uma forma de conhecer essa moral.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 11 de Maio de 2013, 20:04:46 »
Se você "não acredita" no relativismo moral deve ter uma boa forma de demonstrar que a moral é absoluta e existe uma forma de conhecer essa moral.

Não existe moral absoluta, no sentido de que ela é só existe no contexto da humanidade. Porém, existe empatia. E existe uma unidade na experiência humana: o meu sofrimento e o meu prazer não são essencialmente diferentes, nem melhores nem piores que o prazer e o sofrimento de alguém com outro background. Uma maneira mais precisa de expressar o que penso seria dizer que não aceito - me recuso a aceitar, a imobilidade diante do sofrimento desnecessário* imposto a um outro ser humano, mesmo que uma cultura específica o justifique. É por isso que citei o utilitarismo: ele tem os seus defeitos, mas é a moral que é tacitamente aceita, mesmo imperfeitamente, atualmente no ocidente, e com a qual me identifico.

*Antes que essa palavra seja mal entendida: um sofrimento necessário seria a dor da picada de uma injeção, por exemplo. Situações onde um desconforto temporário é o preço a se pagar para um bem maior.**

**Outra palavra minada: Esse bem maior tem que ser um resultado claro e objetivo, que possa ser percebido por qualquer pessoa de qualquer cultura, como a cura de uma doença. Uma vida após a morte com um harém de virgens não entra nessa conta.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 11 de Maio de 2013, 20:17:13 »
Acho que se poderia dizer que algo próximo a uma "moral absoluta" (não exatamente) existiria em um "denominador comum"* de várias perspectivas morais de diversas culturas/correntes. Acho que se aproximiaria do utilitarianismo, mas sem aquela coisa de ser o certo a fazer matar um cara aleatório qualquer para pegar os órgãos dele para duas ou mais pessoas. Seja lá como for que se esquematizasse a coisa toda coerentemente naqueles símbolos lógicos/matemáticos que se usa. Talvez calhasse de nem ser um sistema internamente coerente, de qualquer forma.

* tirando "outliers" e talvez fazendo alguns outros ajustes do tipo, para não ficar um denominador comum muito "mínimo."

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #29 Online: 11 de Maio de 2013, 21:30:39 »
Não existe moral absoluta, no sentido de que ela é só existe no contexto da humanidade. Porém, existe empatia.
Se não existe moral absoluta, existe o relativismo moral. E a empatia também é relativa.

E existe uma unidade na experiência humana: o meu sofrimento e o meu prazer não são essencialmente diferentes, nem melhores nem piores que o prazer e o sofrimento de alguém com outro background. Uma maneira mais precisa de expressar o que penso seria dizer que não aceito - me recuso a aceitar, a imobilidade diante do sofrimento desnecessário* imposto a um outro ser humano, mesmo que uma cultura específica o justifique. É por isso que citei o utilitarismo: ele tem os seus defeitos, mas é a moral que é tacitamente aceita, mesmo imperfeitamente, atualmente no ocidente, e com a qual me identifico.
Se recusar a aceitar tais praticas não torna a moral por trás delas inválida, incorreta, pior do que a sua e muito menos inexistente. Você não provou que sofrimento desnecessário é algo errado; apenas crê nisso( levando em conta apenas suas postagens nesse tópico) da mesma forma que grande parte da populacao crê na bíblia.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 11 de Maio de 2013, 21:40:25 »
Citação de: Ricardo
Você não provou que sofrimento desnecessário é algo errado

Não seria auto-evidente? E como seria esta "prova"?

Citação de: Ricardo
apenas crê nisso( levando em conta apenas suas postagens nesse tópico) da mesma forma que grande parte da populacao crê na bíblia.

Não é a mesma coisa. O sofrimento é real e palpável, vemos seus efeitos no nosso dia a dia, e até o experimentamos, em diferentes graus. Não condenamos o sofrimento desnecessário apenas porque um livro qualquer diz que ele é errado.

"Deus prefere os ateus"

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #31 Online: 11 de Maio de 2013, 22:33:14 »
Não é auto-evidente para mim. Não sei como provar e justamente por isso não acredito que seja errado.

Tais características que você citou não justificam o condenamento; você apenas acha que sofrimento desnecessário alheio é algo ruim e por isso o condena, assim como eu posso achar que prazer desnecessário alheio é algo ruim e o condenar.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #32 Online: 11 de Maio de 2013, 23:44:43 »
Também não acredito no relativismo moral e nem numa moral absoluta ou perfeita, mas acredito numa moral superior, baseada na reciprocidade.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 12 de Maio de 2013, 15:07:58 »
Não existe moral absoluta, no sentido de que ela é só existe no contexto da humanidade. Porém, existe empatia.
Se não existe moral absoluta, existe o relativismo moral. E a empatia também é relativa.

Creio que não fui muito claro antes: o relativismo moral a que me referi é uma atitude específica de não-interferência e de suspensão de juízos frente a ações que possamos julgar moralmente repreensíveis, para evitar uma suposta imposição cultural. Note que concordo com um aspecto desse tipo de relativismo: não fazer juízos de valor acerca de quem realiza a ação. Por exemplo: eu tentaria impedir um índio de cometer infanticídio de uma criança com lábio leporino, mas não consideraria esse índio uma pessoa essencialmente má.

E existe uma unidade na experiência humana: o meu sofrimento e o meu prazer não são essencialmente diferentes, nem melhores nem piores que o prazer e o sofrimento de alguém com outro background. Uma maneira mais precisa de expressar o que penso seria dizer que não aceito - me recuso a aceitar, a imobilidade diante do sofrimento desnecessário* imposto a um outro ser humano, mesmo que uma cultura específica o justifique. É por isso que citei o utilitarismo: ele tem os seus defeitos, mas é a moral que é tacitamente aceita, mesmo imperfeitamente, atualmente no ocidente, e com a qual me identifico.
Se recusar a aceitar tais praticas não torna a moral por trás delas inválida, incorreta, pior do que a sua e muito menos inexistente. Você não provou que sofrimento desnecessário é algo errado; apenas crê nisso( levando em conta apenas suas postagens nesse tópico) da mesma forma que grande parte da populacao crê na bíblia.

Mas é isso justamente o que tentei expressar antes: a falta de crenças religiosas não significa a ausência total de crenças. A minha crença, no caso, é a convicção de que a experiência consciente dos outros é fundamentalmente semelhante à minha: creio que as outras pessoas são tão humanas quanto eu. Essa é uma das bases da moralidade. Isso parece óbvio, mas na verdade não pode ser provado. Não é à toa que o primeiro passo que grupos ou governos tomam antes de iniciar um genocídio é tentar desumanizar seus alvos - eles são descritos por caricaturas, tratados como menos que humanos, rotulados (kulaks, não-arianos, muggles), tratados como não totalmente conscientes. Essa é uma forma de tentar neutralizar a empatia natural dos humanos. O interessante é que hoje em dia podemos ver exemplos de situações onde essa uniformidade da experiência humana Não se aplica! Por exemplo, em certos jogos de computador existem PCs (sigla em inglês para personagens de jogadores, controlados por humanos) e NPC (personagens não-jogadores, controlados pela IA do jogo). É comum ver jogadores saindo massacrando NPCs só por diversão, ao ponto de certos jogos penalizarem jogadores que fazem isso. Por outro lado, no mundo real só existem PCs, só que não é possível provar isso.

Como disse antes, a vantagem desse tipo de crença em relação às religiões não está na crença em si, mas na atitude acerca da crença: ter sempre em mente que crenças são construtos mentais, criados a partir de um diálogo constante entre nossa mente e a realidade física, e assim passíveis de revisões. 

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!