Autor Tópico: Até que idade as crianças costumam acreditar em papai Noel e coisas do tipo?  (Lida 1800 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Não consigo dar algum exemplo específico, mas TV e cinema me passam a impressão de que talvez nos EUA as crianças acreditem em papai Noel até quando já são meio bem grandinhas demais para isso (coisa como 10 anos)*. Eu não me lembro de ter realmente acreditado em papai Noel. Acho que a idéia me pareceu meio mal contada desde o princípio. Não me lembro exatamente como concluí isso, mas me lembro de um diálogo com uma coleguinha cética no pré-primário, com uns 5-6 anos, falando sobre como era absurdo crer nisso. Então fiquei curioso com médias/modas/margens e etc.

Também me pergunto se haveria alguma correlação com ateísmo, com ateus tendendo a ser anoelistas mais cedo, ou vice-versa. Poderia ainda ser a correlação contrária, claro, o que seria bastante contra-intuitivo.

Tem outras crenças papai-noelescas? Coelho da páscoa é algo que alguém crê como sendo "de verdade"? Fora isso, o mais parecido que imagino é crença em fantasmas (para não-espíritas) e bicho-papão. E "lendas urbanas", do tipo loira do banheiro, talvez também dê para contar aí. Jogo do compasso. Novamente, espíritas talvez fiquem fora da questão toda por nunca abandonarem essas crenças.

* nos EUA parece também ser muito mais comum aquela coisa de "amigo imaginário". Acho que nunca ouvi falar de alguém que tivesse tido um de verdade, e durante um bom tempo achava que fosse algo meio fictício. Também me pergunto o quanto é comum terem "casas na árvore", apesar de não ter nada a ver com o tema.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
Re:Até que idade as crianças costumam acreditar em papai Noel e coisas do tipo?
« Resposta #1 Online: 21 de Maio de 2013, 01:06:39 »
Sei lá, minha filha(6 anos)acredita na fantasia mas , quando falo tipo sério, ela tira onda da minha cara. Quando aconselho minha piquerruxa a comer verduras alegando que as winks tem asas por isto, ela simplesmente diz que fadas não existem! Daí eu peço para ela bater palmas, é claro, não quero dormir pensando que uma fada morreu graças a descrença da minha filhota né!?  :wink:
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 21 de Maio de 2013, 06:52:51 »
Pelo que me lembro e minha mae fala eu acreditei até uns 5 - 6 anos. Meu sobrinho tem 6 anos a acredita, mas dá para ver que ele não pensa muito no assunto, só assume que o papai noel deixa presentes e pronto.

Aliás, se for para ganhar presente, ele faz ou acredita em qualquer coisa  :hihi:... moleque interesseiro.
"Deus prefere os ateus"

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #4 Online: 21 de Maio de 2013, 11:22:48 »
Meu neto tem 7 e é meio agnóstico. Fica em cima do muro... Se não acreditar completamente, vai que não ganha mais presentes.... :biglol:

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 21 de Maio de 2013, 15:05:30 »
acho que cinco-seis anos. Mas não é bem acreditar, é meio que curtir a brincadeira. Não acho que pararam para realmente questionar.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 21 de Maio de 2013, 19:39:40 »
os meus já acreditaram em papai noel mas nunca em Cristo ou deus.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 21 de Maio de 2013, 19:44:57 »
Criação típica de ateus fanáticos. Podem acreditar até em Saci, lobisomem, vampiro, fantasma, ferraduras e trevos da sorte, astrologia... mas se a criança chega em casa e pergunta, "pai... quem foi Jesus? As outras crianças me falaram sobre ele", é capaz de tomar um tapa na cara com as costas das mãos, "NUNCA MAIS FALE ESSE NOME AQUI EM CASA, MOLEQUE! Está de castigo! Sem televisão, internet, video-game e sem sair para a casa dos amigos por um mês!!! Vá já para o seu quarto ler Nietzsche/Marx/Dawkins!"

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #9 Online: 22 de Maio de 2013, 10:45:25 »
O Agnóstico tem bem cara de ser assim mesmo :hihi: (só que se chegar em casa dizendo que as outras crianças falaram de um barbudo alemão ele muda a filha de colégio e deixa sete dias de castigo sem poder tomar café da manhã e sem dinheiro de merenda)

Mas poxa vida, coitadas das crianças ateazinhas, privadas de conhecerem os contos de fadas mais divertidos :|
« Última modificação: 22 de Maio de 2013, 10:48:35 por Donatello van Dijck »

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 22 de Maio de 2013, 12:44:17 »
O Agnóstico tem bem cara de ser assim mesmo :hihi: (só que se chegar em casa dizendo que as outras crianças falaram de um barbudo alemão ele muda a filha de colégio e deixa sete dias de castigo sem poder tomar café da manhã e sem dinheiro de merenda)

Mas poxa vida, coitadas das crianças ateazinhas, privadas de conhecerem os contos de fadas mais divertidos :|

Mas não precisa ser tão exagerado, deixa a molecada acreditar, depois de crescidas a coisa muda.
"Deus prefere os ateus"

Offline nikita

• Nível 13
  • *
« Resposta #11 Online: 22 de Maio de 2013, 21:31:08 »
Não consigo dar algum exemplo específico, mas TV e cinema me passam a impressão de que talvez nos EUA as crianças acreditem em papai Noel até quando já são meio bem grandinhas demais para isso (coisa como 10 anos)*. Eu não me lembro de ter realmente acreditado em papai Noel. Acho que a idéia me pareceu meio mal contada desde o princípio. Não me lembro exatamente como concluí isso, mas me lembro de um diálogo com uma coleguinha cética no pré-primário, com uns 5-6 anos, falando sobre como era absurdo crer nisso. Então fiquei curioso com médias/modas/margens e etc.

Também me pergunto se haveria alguma correlação com ateísmo, com ateus tendendo a ser anoelistas mais cedo, ou vice-versa. Poderia ainda ser a correlação contrária, claro, o que seria bastante contra-intuitivo.

Tem outras crenças papai-noelescas? Coelho da páscoa é algo que alguém crê como sendo "de verdade"? Fora isso, o mais parecido que imagino é crença em fantasmas (para não-espíritas) e bicho-papão. E "lendas urbanas", do tipo loira do banheiro, talvez também dê para contar aí. Jogo do compasso. Novamente, espíritas talvez fiquem fora da questão toda por nunca abandonarem essas crenças.

* nos EUA parece também ser muito mais comum aquela coisa de "amigo imaginário". Acho que nunca ouvi falar de alguém que tivesse tido um de verdade, e durante um bom tempo achava que fosse algo meio fictício. Também me pergunto o quanto é comum terem "casas na árvore", apesar de não ter nada a ver com o tema.

Meu irmão tem uma teoria de que pessoas que acreditaram em Papai Noel qdo crianças têm mais tendência a acreditar em deuses quando adultos. Eu até ia fazer uma enquete aqui para ter uma idéia. Ele me diz que nunca acreditou. Eu acho que acreditava mas nao consigo lembrar bem qdo deixei de acreditar. Meu filho, se alguma vez acreditou, acho que foi por muito pouco tempo, talvez até 5 anos.
É capaz de existir mesmo uma relação.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 22 de Maio de 2013, 21:49:02 »
A relação também poderia ser inversa, nos moldes do temor daquela mãe ou pai que eu citei. A mentira do papai Noel, ao ser percebida, talvez fizesse com que a criança deixasse de ter o mesmo grau de confiança inabalável que tem nos pais (e nas pessoas em geral), aumentando uma tendência a questionar aquilo que é apresentado como fato. Pode ser que descobrir isso mais tardiamente ainda ajudasse no processo, aumentando as chances de ser algo lembrado pelo resto da vida, enquanto que ocorrendo mais cedo talvez tendesse a ser esquecido e a confiança reestabelecida. Mas talvez independesse disso também. É tudo "talvez".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 22 de Maio de 2013, 23:12:47 »
Talvez o fato de a criança deixar de acreditar em papai noel tenha mais significado para os pais do que para a própria criança. Deixar de acreditar em papai noel pode ser como o toque no monolito negro de Arthur Clark.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 23 de Maio de 2013, 21:59:02 »

bad bad ;-)

Amigos

Minha filha tem 4 anos e meio. E desde pequena ensinei-a a questionar as coisas. Por exemplo, nunca falei que o coelhinho da páscoa não existe, mas quando ela me contou que o coelhinho foi para escola e que viu as pegadinhas dele e me perguntou se era de verdade, eu pedi para que ela investigasse e me dissesse o que achava. E ela veio com uma teoria muito boa sobre a distancia entre as pegadas, que o coelhinho não tinha a chave da sala, etc...

Só que agora ela me veio com a questão de deus. Um dia ela começou a falar para minha esposa que tem certeza que deus não existe. Eu nunca disse isso para ela.

A única coisa de prático que acho que uma criança tem com deus é em uma morte dos país. Se acontece algo comigo, a noção de deus iria ajudar muito ela, com aquela expectativa de me tornar a ver, de eu ser um anjo que vai seguir a vida dela, etc.. Nessa idade não sei como minha filha iria reagir a minha morte e acho que sem deus iria ficar pior. Ela já havia me questionado sobre o que acontece quando agente morre.

O que respondi sobre deus foi:
- O papai nunca viu
- Tem muita gente que acredita
- Nunca fale "não acredito em deus" na frente dos amiguinhos, pois eles podem ficar chocados
- Nós não sabemos uma série de coisas
- Se alguém algum dia te falar que sabe a resposta, não acredite.
- deus existir ou não tem nada a ver com agente se tornar um anjinho ou não quando morre (o que ela quer que aconteça)

Bom, como vcs viram, não fui categórico, deixei a dúvida....

O que vcs acham??

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #15 Online: 19 de Junho de 2013, 21:20:58 »
Acreditei piamente em papai noel até os 27 anos;  hoje já não creio tanto, tenho algumas dúvidas. O caso é que todo ano o presente aparece em minha meia natalina. Se não for ele quem é que põe?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 19 de Junho de 2013, 22:49:17 »
Acreditei piamente em papai noel até os 27 anos;  hoje já não creio tanto, tenho algumas dúvidas. O caso é que todo ano o presente aparece em minha meia natalina. Se não for ele quem é que põe?

Eu 'acredito' até hoje porque eu o vejo todo final de ano.
Foto USGS

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #17 Online: 20 de Junho de 2013, 18:35:35 »

Quem bom encontrar quem comungue a mesma fé: achei que fosse o último crente vivo...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 21 de Junho de 2013, 00:57:06 »
Quem bom encontrar quem comungue a mesma fé: achei que fosse o último crente vivo...

Esqueci de mencionar que confio no Coelhinho da Páscoa também. Porque todo ano ele traz chocolates, incluindo os com elevado teor de cacau a partir deste ano.
Foto USGS

Offline NandoR

• Nível 11
  • *
« Resposta #19 Online: 27 de Junho de 2013, 10:50:35 »
Confesso que até aos 7 anos ainda acreditava, mas deixei de acreditar quando escrevi uma carta a pedir um carrinho e o Papai Noel não trouxe!!! E sim, podem caçoar!! :histeria: agora eu também rio muito.

Mas acho que cada vez mais as crianças acreditam menos e acho ridículo quando os pais tentam fazer com que eles acreditem, é que não faz sentido nenhum.
Sou jovem! Sou cetico! E adoro jogar nas slots!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!