Não consigo dar algum exemplo específico, mas TV e cinema me passam a impressão de que talvez nos EUA as crianças acreditem em papai Noel até quando já são meio bem grandinhas demais para isso (coisa como 10 anos)*. Eu não me lembro de ter realmente acreditado em papai Noel. Acho que a idéia me pareceu meio mal contada desde o princípio. Não me lembro exatamente como concluí isso, mas me lembro de um diálogo com uma coleguinha cética no pré-primário, com uns 5-6 anos, falando sobre como era absurdo crer nisso. Então fiquei curioso com médias/modas/margens e etc.
Também me pergunto se haveria alguma correlação com ateísmo, com ateus tendendo a ser anoelistas mais cedo, ou vice-versa. Poderia ainda ser a correlação contrária, claro, o que seria bastante contra-intuitivo.
Tem outras crenças papai-noelescas? Coelho da páscoa é algo que alguém crê como sendo "de verdade"? Fora isso, o mais parecido que imagino é crença em fantasmas (para não-espíritas) e bicho-papão. E "lendas urbanas", do tipo loira do banheiro, talvez também dê para contar aí. Jogo do compasso. Novamente, espíritas talvez fiquem fora da questão toda por nunca abandonarem essas crenças.
* nos EUA parece também ser muito mais comum aquela coisa de "amigo imaginário". Acho que nunca ouvi falar de alguém que tivesse tido um de verdade, e durante um bom tempo achava que fosse algo meio fictício. Também me pergunto o quanto é comum terem "casas na árvore", apesar de não ter nada a ver com o tema.