Autor Tópico: O que respondo para minha filha?  (Lida 8757 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
O que respondo para minha filha?
« Online: 28 de Julho de 2008, 21:58:18 »
Amigos

Minha filha tem 4 anos e meio. E desde pequena ensinei-a a questionar as coisas. Por exemplo, nunca falei que o coelhinho da páscoa não existe, mas quando ela me contou que o coelhinho foi para escola e que viu as pegadinhas dele e me perguntou se era de verdade, eu pedi para que ela investigasse e me dissesse o que achava. E ela veio com uma teoria muito boa sobre a distancia entre as pegadas, que o coelhinho não tinha a chave da sala, etc...

Só que agora ela me veio com a questão de deus. Um dia ela começou a falar para minha esposa que tem certeza que deus não existe. Eu nunca disse isso para ela.

A única coisa de prático que acho que uma criança tem com deus é em uma morte dos país. Se acontece algo comigo, a noção de deus iria ajudar muito ela, com aquela expectativa de me tornar a ver, de eu ser um anjo que vai seguir a vida dela, etc.. Nessa idade não sei como minha filha iria reagir a minha morte e acho que sem deus iria ficar pior. Ela já havia me questionado sobre o que acontece quando agente morre.

O que respondi sobre deus foi:
- O papai nunca viu
- Tem muita gente que acredita
- Nunca fale "não acredito em deus" na frente dos amiguinhos, pois eles podem ficar chocados
- Nós não sabemos uma série de coisas
- Se alguém algum dia te falar que sabe a resposta, não acredite.
- deus existir ou não tem nada a ver com agente se tornar um anjinho ou não quando morre (o que ela quer que aconteça)

Bom, como vcs viram, não fui categórico, deixei a dúvida....

O que vcs acham??

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: O que respondo para minha filha?
« Resposta #1 Online: 28 de Julho de 2008, 22:03:18 »
Eu acho que você é um excelente pai :ok:

EDIT:

Ah, mas desculpe perguntar: a sua esposa, o que acha disso?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 28 de Julho de 2008, 22:08:04 »
Obrigado Dbohr, isso é a coisa mais importante para minha vida.

Minha esposa vai mais ou menos no que penso, mas é mais enfática na questão dos "Anjos existem"
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #3 Online: 28 de Julho de 2008, 22:10:29 »
Não ficou muito claro: ela acredita em anjos ou não?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 28 de Julho de 2008, 22:14:22 »
Sim, ela fala: Mamãe acredita em anjos...

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 28 de Julho de 2008, 22:18:21 »
Cada caso é um caso:

Sou o único ateu de minha família, por outro lado, procuro ser uma pessoa íntegra* e exigo isso de minhas filhas. Minha filha foi até a mercearia e recebeu uma quantidade de dinheiro (troco) maior do que seria o correto, eu fiz com que ela fosse devolver esse dinheiro. Nunca bati nelas, sou justo, coloco de castigo, privo de algumas coisas, mas não as castigo fisicamente. Elas podem negociar o castigo e tentarem me convencer do contrário, às vezes elas conseguem, às vezes meus argumentos vencem. De qualquer maneira elas aceitam a decisão e eu também.

Problemas: TODA minha família é religiosa, minhas filhas são doutrinadas com histórinhas lindas sobre um monte de coisas. Quando elas vem perguntar para mim, sou prático:

- Duzentas mil pessoas morreram num Tsunami, mas sua tia rezou e curou as frieiras... se você fosse Deus, o que você faria?
- Um homem que nunca fez mal a alguém pede em oração pela vida do filho recém-nascido, mesmo assim ele morre. O Fernandinho Beira-Mar se converte e desce do avião algemado com uma bíblia na mão e diz que foi salvo? Legal, né?
- O pai da mãe de vocês (meu sogro...  :nojo:), nunca deu um tostão para sua mãe e nem a reconheceu como filha, agora virou evangélico e vêm aqui dizer que não quer que sua filha caia em danação, devido a ser casada com um ateu. Lindo, né? O ateu aqui perdeu a conta das noites que passou acordado por estar preocupado com seus filhos, e o infeliz que nunca deu bola para a filha, agora está com dor na consciência por que ela vai para o inferno, e ele será julgado por isso.

Minha frase preferida:

"Minhas filhas, se Deus existir e o papai morrer e for levado a presença Dele para ser julgado.. com toda a certeza eu estarei fudido, porém... enquanto eu estiver aqui darei minha vida por vocês duas, independente de minhas crenças."

* não estou dizendo que os ateus não são íntegros mas, para muitos, somos servos do mal.
« Última modificação: 28 de Julho de 2008, 22:22:51 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 28 de Julho de 2008, 22:23:26 »
Quantos anos suas filhas tem Dodo?
Você tem receio de que se acontecer algo contigo (morte) elas possam ficar desesperadas ou você acha que falando assim elas irão se preparar de uma maneira mais prática?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 28 de Julho de 2008, 22:38:51 »
Você tem receio de que se acontecer algo contigo (morte) elas possam ficar desesperadas ou você acha que falando assim elas irão se preparar de uma maneira mais prática?

Uma tem onze e a outra tem seis anos, até o final do ano elas terão 12 e 6.
Olha, eu tento educá-las de uma maneira bem diferente da que EU fui educado, o motivo de diversas neuroses atuais.
Procure ser o mais realista possível, mesmo que isso signifique ser um pouco cruel. Elas são as princesinhas aqui de casa, mas para fora dos portões serão apenas mais duas meninas.
Alfred E. Newman

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #8 Online: 28 de Julho de 2008, 22:44:02 »
Well, não tenho filhos e acho que não vou ter... mas se tivesse diria que tem gente que acredita, mas que eu não... não colocaria nenhum empecilho a que acreditasse, mas sempre deixaria clara a minha posição e as razões dela (mesmo que tivesse menos que quatro anos)... e teria problemas sérios (entendam problemas sérios como quiserem) se a mãe resolvesse obrigá-lo (ou induzir com ameaças, chantagens ou algo do gênero) a ir a igreja ou a agradecer a deus pelo almoço ou a qualquer coisa do tipo.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 28 de Julho de 2008, 22:50:21 »
A questão da minha esposa é esse receio de acontecer algo com algum de nós dois. Minha filha não reza, nós não resamos em casa, nem falamos graças a deus.

Não fosse isso, seria mais enfático: "Não acredito e a probabilidade é mínima", mas tem esse receio que te disse. Tá explicado de onde surgiu deus hehe

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #10 Online: 28 de Julho de 2008, 23:01:16 »
Acho que o mais importante é o que ela percebeu:

- deus existir ou não tem nada a ver com agente se tornar um anjinho ou não quando morre (o que ela quer que aconteça)

Ela já é um anjinho ! :)
Eu diria que se ela gostar de pensar que vai virar anjinho, não tentaria demover crenças nessa idade. É um pouco cedo para isso, e ela já parece bastante descrente 'naturalmente' (o que para mim é normal de uma familia sem dogmas, eu também sou um 'ateu natural'). Se ela achar importante,  ou você achar importante, eu deixaria claro que sempre a protegeria, que você estaria sempre com ela. O que não é uma mentira, você estaria nos seus pensamentos, na casa, em tudo que fez por ela.

Aliás, acho que o verdadeiro amor filial seria amá-la embora tivesse crenças diferentes das suas, o que parece que não vai acontecer.

Desculpe se não ajudei... estou chegando lá, o Gui ainda nem fala. Mas a minha filhota que esta semana passa dos 21 nunca acreditou em anjos, duendes, deuses, e a minha influencia tem sido questionar. São outros exemplos (os das nossas atitudes, mais ou menos por onde o Dodo está falando) que dizem aos nosos filhos quem realmente somos.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 28 de Julho de 2008, 23:15:18 »
Agnostico, eu também não tenho filhos, não quero tê-los tão cedo, e também não sei muito sobre a psicologia infantil, mas minha opinião é a seguinte: você já ensinou ela a pensar criticamente, você a ensinou que nada é sagrado demais para não ser questionado, isso é o que importa. Sua filha ainda é muito novinha para decidir se vai acreditar em Deus e vida após a morte ou não, ela vai fazer seu juízo sobre isso mais tarde, na adolescência provavelmente. Sendo assim eu acho que você deve deixá-la bem à vontade para acreditar no que quer que seja por enquanto. Quando ficar mais velha, naturalmente, ela vai avaliar melhor suas opiniões.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #12 Online: 28 de Julho de 2008, 23:34:51 »
O que respondi sobre deus foi:
- O papai nunca viu
- Tem muita gente que acredita
- Nunca fale "não acredito em deus" na frente dos amiguinhos, pois eles podem ficar chocados
- Nós não sabemos uma série de coisas
- Se alguém algum dia te falar que sabe a resposta, não acredite.

Bom, como vcs viram, não fui categórico, deixei a dúvida....

O que vcs acham??

Achei excelente!

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 29 de Julho de 2008, 00:11:49 »

Bom, mesmo depois de ter virado ateu, minha dor pela perda de entes queridos (e não foram poucos) não diminuiu. Me entristeci, chorei, fiquei com raiva pela impotência diante do inevitável, enfim, mas não escondi essas emoções de minhas filhas.
Acredito que elas terão um comportamento parecido, independente de suas convicções.
Alfred E. Newman

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #14 Online: 29 de Julho de 2008, 00:21:24 »

Este tópico me lembrou da carta que Dawkins escreveu para sua filha de 10 anos, se não me engano ele colocou no livro Capelão do Diabo.

Infelizmente não achei a versão em português (tinha uma na STR, mas os links estão todos quebrados).

http://www.rationalresponders.com/richard_dawkins_letter_to_his_10_year_old_daughter_how_to_warn_your_child_about_this_irrational_world

"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #15 Online: 29 de Julho de 2008, 06:12:04 »
ainda não cheguei a nenhuma conclusão sobre como porceder quando eu for pai, mas as opiniões aqui vão me ajudar a decidir.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 29 de Julho de 2008, 10:22:46 »
Obrigado a todos, gostei do que ouvi aqui...  e nem precisei pagar uma terapia em grupo  :-)

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #17 Online: 29 de Julho de 2008, 11:14:01 »
Agnostico...
Eu gostaria de dizer que estou muito feliz por sua resposta. Você deu uma lição de liberdade e respeito que nunca vi em inúmeros posts que li. Eu não sou ateu e sou taxado como "inimigo da ciência", entretanto o seu conceito de "livre-pensar" que deu a sua filha foi muito legal. Exatamente como Dbohr disse: "Você é um excelente pai."  :ok:
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
  • O que não me mata... me torna mais forte...
« Resposta #18 Online: 29 de Julho de 2008, 11:18:07 »
faço das palavras do mancha a minha!!! e mancha tem como voce me enviar esta imagem achei ela muito show

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #19 Online: 29 de Julho de 2008, 11:30:05 »
faço das palavras do mancha a minha!!! e mancha tem como voce me enviar esta imagem achei ela muito show

http://www.harrypotterfanzone.com/downloads/avatars/poa025.jpg

Eu achei essa imagem numa dessas caçadas para procurar imagens para o fórum. Era de Harry Potter, mas como lembrava o "Mancha Negra"...  ::)
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
  • O que não me mata... me torna mais forte...
« Resposta #20 Online: 29 de Julho de 2008, 11:46:50 »
valeu :ok:

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #21 Online: 29 de Julho de 2008, 12:23:12 »
Vocês se merecem, sua filha muito inteligente e você papai, fantástico!

Muitos beijos para você Papai Agnóstico!
« Última modificação: 29 de Julho de 2008, 12:43:08 por Laura Demarchi »
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #22 Online: 29 de Julho de 2008, 12:37:08 »
Quando eu crescer, quero ser igual ao Agnóstico e ao Dodo! :)

Eu só acrescentaria (para uma filha ou filho meu):
"Saiba que existe um pouco de mim em você, nas suas lembranças de mim. Mesmo que eu vá embora, enquanto eu for lembrado
por vocês, vou continuar existindo, nem que seja em suas mentes."
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #23 Online: 29 de Julho de 2008, 12:52:22 »
Eu esperaria mais um anos para dar esse complemento, mas ele é bem legal também!

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 29 de Julho de 2008, 14:17:32 »
Obrigado a todos, gostei do que ouvi aqui...  e nem precisei pagar uma terapia em grupo  :-)

Como asssim. não precisou pagar?

Mandei minha conta corrente por MP, passa 50 mangos aí!!!
Alfred E. Newman

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!