Cada caso é um caso:
Sou o único ateu de minha família, por outro lado, procuro ser uma pessoa íntegra* e exigo isso de minhas filhas. Minha filha foi até a mercearia e recebeu uma quantidade de dinheiro (troco) maior do que seria o correto, eu fiz com que ela fosse devolver esse dinheiro. Nunca bati nelas, sou justo, coloco de castigo, privo de algumas coisas, mas não as castigo fisicamente. Elas podem negociar o castigo e tentarem me convencer do contrário, às vezes elas conseguem, às vezes meus argumentos vencem. De qualquer maneira elas aceitam a decisão e eu também.
Problemas: TODA minha família é religiosa, minhas filhas são doutrinadas com histórinhas lindas sobre um monte de coisas. Quando elas vem perguntar para mim, sou prático:
- Duzentas mil pessoas morreram num Tsunami, mas sua tia rezou e curou as frieiras... se você fosse Deus, o que você faria?
- Um homem que nunca fez mal a alguém pede em oração pela vida do filho recém-nascido, mesmo assim ele morre. O Fernandinho Beira-Mar se converte e desce do avião algemado com uma bíblia na mão e diz que foi salvo? Legal, né?
- O pai da mãe de vocês (meu sogro...
), nunca deu um tostão para sua mãe e nem a reconheceu como filha, agora virou evangélico e vêm aqui dizer que não quer que sua filha caia em danação, devido a ser casada com um ateu. Lindo, né? O ateu aqui perdeu a conta das noites que passou acordado por estar preocupado com seus filhos, e o infeliz que nunca deu bola para a filha, agora está com dor na consciência por que ela vai para o inferno, e ele será julgado por isso.
Minha frase preferida:
"Minhas filhas, se Deus existir e o papai morrer e for levado a presença Dele para ser julgado.. com toda a certeza eu estarei fudido, porém... enquanto eu estiver aqui darei minha vida por vocês duas, independente de minhas crenças."
* não estou dizendo que os ateus não são íntegros mas, para muitos, somos servos do mal.