Autor Tópico: Caixa alterou Bolsa Família na véspera de boato sobre programa  (Lida 3503 vezes)

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
Re:Caixa alterou Bolsa Família na véspera de boato sobre programa
« Resposta #25 Online: 25 de Maio de 2013, 19:21:25 »
Isso mesmo, foi um negócio engendrado mesmo. mandaram sms e tudo mais.

também não duvido que tenham tido acesso a base de dados da caixa pra pegar os contatos dos beneficiários

Acho que a empresa de telemarketing ficou ligando aleatoriamente nas casas das pessoas e acertava de vez em quando a casa de um beneficiário.  ::)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #26 Online: 25 de Maio de 2013, 19:25:39 »
Isso mesmo, foi um negócio engendrado mesmo. mandaram sms e tudo mais.

também não duvido que tenham tido acesso a base de dados da caixa pra pegar os contatos dos beneficiários

Não precisa. O cadastro é controlado pelas prefeituras.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 25 de Maio de 2013, 19:46:04 »
Por que a Folha censura "bolsa família" sem hífen, nos comentários? (Segundo comentário). Qual é a estratégia do PiG aqui? :hein:

Até que seja divulgada a mensagem da gravação, nós não saberemos o que foi dito. O que é estranho é como esse boato se espalhou e tão rápido.

Estranho mesmo é a Caixa ter mantido uma versão falsa sobre a alteração no BF que havia feito.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #28 Online: 25 de Maio de 2013, 20:23:30 »
E...

Se for verdade não lhe parece óbvio?

Após os tumultos registrados nas agências da CEF, o governo petista veio à mídia e acusou de maneira indireta a oposição por "espalhar um boato".

Mas se houve uma mudança uma semana antes quem você acha que foi o responsável pelo boato senão o próprio governo?

Você percebe que a sua acusação tem o mesmo teor da acusação da ministra? Ou seja base nenhuma.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 25 de Maio de 2013, 20:25:08 »
E o governo adivinhou o tumulto? O governo culpa a oposição pelo boato, mas como ele sabia que ia acontecer?

O governo sabia que ia acontecer os boatos?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 25 de Maio de 2013, 20:44:01 »
[...]
E eu também não entendi nada sobre as roupas dos beneficiários.
[...]
É alardeado que o usuário primordial do BF é alguém de baixíssima renda. Os que aparecem na foto não aparentam estar nesta condição de penúria.
Você é capaz de identificar roupas caras ou algo assim? O que mais sugeriria que teriam renda maior do que a estabelecida para o programa?
Não não sou capaz de identificar 'roupas caras', mesmo porque isto não significa automaticamente que o seu usuário seja uma pessoa de posses ou de grande renda. Não é a questão de ter roupas caras e sim pelo aspecto geral dos indivíduos que parecem ser trabalhadores ou autônomos com renda que os colocariam acima do limite para o BF.
Lembrando que a renda desta pessoa não pode ultrapassar R$ 140,00 por mês ou R$ 560,00 se for considerada uma família com quatro pessoas.
Eu simplesmente não tenho essa habilidade de ver as pessoas andando e poder intuir sobre sua área de trabalho e renda.

Buck

Você leu o que eu escrevi?

Reparastes que eu ressaltei em itálico a palavra parecem?
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 25 de Maio de 2013, 20:52:08 »
E...

Após os tumultos registrados nas agências da CEF, o governo petista veio à mídia e acusou de maneira indireta a oposição por "espalhar um boato".

Mas se houve uma mudança uma semana antes quem você acha que foi o responsável pelo boato senão o próprio governo?
Você percebe que a sua acusação tem o mesmo teor da acusação da ministra? Ou seja base nenhuma.

Pela madrugada.

Ponha o viés partidário de lado e re-leia com atenção a minha postagem:

O início já ressalta uma hipótese condicionante e não uma premissa sensu strictu.

Os outros dois parágrafos apenas são desdobramentos lógicos SE a hipótese condicionante for verdadeira.

Nada mais.
Foto USGS

Temma

• Visitante
« Resposta #32 Online: 25 de Maio de 2013, 20:53:42 »
http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/05/caixa-antecipou-saques-do-bolsa-familia-um-dia-antes-de-boatos.html

Pela nota da caixa, a antecipação ocorre em alguns casos específicos, e essa já estaria prevista desde março. Não me parece algo que tenha tanto sigilo, ainda mais esses aspectos técnicos.

Quem teve acesso a essa informação pôde se antecipar e planejar o boato.

E o PSDB, independente de quão inocente é essa história, deveria ser menos mongo e ficar na dele em vez de se promoverem tão na cara sobre o episódio, emitindo notinha exigindo explicações.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 25 de Maio de 2013, 20:55:22 »
E o governo adivinhou o tumulto? O governo culpa a oposição pelo boato, mas como ele sabia que ia acontecer?

Não sei mas se há algum culpado neste incidente, a menor possibilidade é de que seja da oposição.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 25 de Maio de 2013, 20:57:50 »
[...]
E o PSDB, independente de quão inocente é essa história, deveria ser menos mongo e ficar na dele em vez de se promoverem tão na cara sobre o episódio, emitindo notinha exigindo explicações.

Concordo.

Mesmo porque ele está repetindo ipsis literis a medicocridade petista dos anos 80 e 90.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 25 de Maio de 2013, 21:03:18 »

Pela madrugada.

Sem problema , você também coloca o seu e a gente empata.  :ok:

O início já ressalta uma hipótese condicionante e não uma premissa sensu strictu.

Mas é verdade que a Caixa alterou o BF na véspera foi ela mesma que admitiu, mas o que me parece é que mudou os vencimentos, coisa que já aconteceu outras vezes, e não tem nada haver como o que os boatos diziam.

Os outros dois parágrafos apenas são desdobramentos lógicos SE a hipótese condicionante for verdadeira.

Nada mais.

A frase em negrito me pareceu uma afirmação pura e simples, porque houve mudanças.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 25 de Maio de 2013, 21:07:12 »
Pela madrugada.

Sem problema , você também coloca o seu e a gente empata.  :ok:
[...]

Certo. Vou fazê-lo.

E o resto da postagem?

Você entendeu?
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 26 de Maio de 2013, 03:01:07 »
[...]
E eu também não entendi nada sobre as roupas dos beneficiários.
[...]
É alardeado que o usuário primordial do BF é alguém de baixíssima renda. Os que aparecem na foto não aparentam estar nesta condição de penúria.
Você é capaz de identificar roupas caras ou algo assim? O que mais sugeriria que teriam renda maior do que a estabelecida para o programa?
Não não sou capaz de identificar 'roupas caras', mesmo porque isto não significa automaticamente que o seu usuário seja uma pessoa de posses ou de grande renda. Não é a questão de ter roupas caras e sim pelo aspecto geral dos indivíduos que parecem ser trabalhadores ou autônomos com renda que os colocariam acima do limite para o BF.
Lembrando que a renda desta pessoa não pode ultrapassar R$ 140,00 por mês ou R$ 560,00 se for considerada uma família com quatro pessoas.
Eu simplesmente não tenho essa habilidade de ver as pessoas andando e poder intuir sobre sua área de trabalho e renda.

Buck

Você leu o que eu escrevi?

Reparastes que eu ressaltei em itálico a palavra parecem?

Sim, eu diria então que não sei como "se parecem" autônomos que ganhem mais do que o limite para o BF.

Eu consigo imaginar como podem parecer pessoas que quase sem dúvida ganham abaixo do limite (aparência de mendigos), mas acho que é perfeitamente possível as pessoas terem aquela aparência e ainda terem renda suficientemente baixa, ainda que elas sejam visualmente indistintas de pessoas que tenham renda superior. Sem que para isso elas estejam esbanjando dinheiro em roupas.

Não sei mas se há algum culpado neste incidente, a menor possibilidade é de que seja da oposição. 

Não sei não, talvez o Serra tenha ficado seqüelado com aquela bolinha de papel que jogaram em sua cabeça.

Também foi songo-monguice da Dilma e de todos os petistas pedir explicação e o estardalhaço em torno da "ficha falsa"?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 26 de Maio de 2013, 09:04:37 »
Sim, eu diria então que não sei como "se parecem" autônomos que ganhem mais do que o limite para o BF.

Eu consigo imaginar como podem parecer pessoas que quase sem dúvida ganham abaixo do limite (aparência de mendigos), mas acho que é perfeitamente possível as pessoas terem aquela aparência e ainda terem renda suficientemente baixa, ainda que elas sejam visualmente indistintas de pessoas que tenham renda superior. Sem que para isso elas estejam esbanjando dinheiro em roupas.

As pessoas realmente miseráveis que conheço usam roupas esfarrapadas.

Não sei não, talvez o Serra tenha ficado seqüelado com aquela bolinha de papel que jogaram em sua cabeça.

A única sequela que ele teve foi moral.
Foto USGS

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #39 Online: 26 de Maio de 2013, 14:00:38 »
http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/05/caixa-antecipou-saques-do-bolsa-familia-um-dia-antes-de-boatos.html

Pela nota da caixa, a antecipação ocorre em alguns casos específicos, e essa já estaria prevista desde março. Não me parece algo que tenha tanto sigilo, ainda mais esses aspectos técnicos.

Quem teve acesso a essa informação pôde se antecipar e planejar o boato.
Até aí parece que se alguém tinha uma informação sobre quando a Caixa faria isso poderia espalhar o boato e não ser da base governista, tipo a "oposição". Mas tem um grande porém, quem tem acesso aos dados dos cadastrados? Vi que ligaram até pra líder comunitária que faz esse papel de repassar informações do Bolsa Família em comunidades rurais e pobres.

Quem tem acesso a esses dados é o governo, e não a "oposição".
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Temma

• Visitante
« Resposta #40 Online: 26 de Maio de 2013, 14:12:40 »
Fabi,

O DiegoJaf já me corrigiu sobre isso, o cadastro é controlado pelas prefeituras. Assim como a fiscalização quanto aos requisitos para entrar no programa.

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #41 Online: 26 de Maio de 2013, 16:53:22 »
Fora que esses cadastros não tem a menor proteção aqui no Brasil
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 26 de Maio de 2013, 18:46:02 »

O programa não contempla apenas os miseráveis, e a maioria daqueles que foram beneficiados já saíram da miséria.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 26 de Maio de 2013, 21:06:01 »
Se estivessem todos maltrapilhos, a reclamação seria, "vejam só, eles estão ganhando esmola vinda do meu dinheiro há um tempão, e até hoje não compraram umas roupas melhorzinhas, não lavam a roupa, não tomam banho, apenas gastam tudo em cachaça!"

O programa não contempla apenas os miseráveis, e a maioria daqueles que foram beneficiados já saíram da miséria.

13 mil famílias deixam lista da miséria após extra de R$ 2

http://www1.folha.uol.com.br/poder/1225000-13-mil-familias-deixam-lista-da-miseria-apos-extra-de-r-2.shtml

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #44 Online: 26 de Maio de 2013, 21:19:51 »
Se estivessem todos maltrapilhos, a reclamação seria, "vejam só, eles estão ganhando esmola vinda do meu dinheiro há um tempão, e até hoje não compraram umas roupas melhorzinhas, não lavam a roupa, não tomam banho, apenas gastam tudo em cachaça!"

Ou seria assim:
Olha lá, todos esfarrapados! Com certeza foram pagos pelo governo para simular o miserê. Na verdade são petistas disfarçados.
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 26 de Maio de 2013, 22:53:05 »
Ou seria assim:
Olha lá, todos esfarrapados! Com certeza foram pagos pelo governo para simular o miserê. Na verdade são petistas disfarçados.

Não, nem precisa disto.

Basta redefinir qual é faixa de renda mensal para deixar de ser "miserável", afinal de contas chegamos ao "paraíso" visto que quem ganha acima de R$ 2.480,00 é considerado rico, segundo a SAE.
Foto USGS

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #46 Online: 26 de Maio de 2013, 23:07:20 »
o cadastro é controlado pelas prefeituras. Assim como a fiscalização quanto aos requisitos para entrar no programa.
Irrelevante, você está praticamente dizendo que quem fez isso teria que ter contato em mais de mil cidades diferentes, controladas por partidos diferentes. Os cadastros devem ir para uma base do governo que controla o cadastro realizado pelas prefeituras em todos os estados. 

Fora que esses cadastros não tem a menor proteção aqui no Brasil
Pode ser, mas seriam mais de mil cidades. O cadastro que as prefeituras fazem deve ser centralizado em algum lugar, até pra controlar melhor o dinheiro do bolsa família, esse "cadastro central" deve ser bem guardado, diferente dos que estão em cada prefeitura.

Imagine como seria mais fácil desviar o dinheiro do bolsa família se o cadastro não fosse controlado pelo governo, aquele papinho de "ah, mas são as prefeituras que checam os dados e nós(governo) não fazemos nada só entregamos o dinheiro" é puro papo furado pra acalmar a população, senão o bolsa família seria um grande meio de desviar bilhões e bilhões de reais, os políticos não precisariam das licitações e propinas pra fazerem isso.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 26 de Maio de 2013, 23:08:28 »
Ou seria assim:

Não, nem precisa disto.

Basta redefinir qual é faixa de renda mensal para deixar de ser "miserável", afinal de contas chegamos ao "paraíso" visto que quem ganha acima de R$ 2.480,00 é considerado rico, segundo a SAE.

Acho que o critério de "riqueza" não é no sentido "social", de ter um iate e acender charutos com cédulas, mas algo meio como "estar seguramente acima da linha de pobreza e ter condições de guardar N% da renda que resta das despesas mensais". O que não é nenhuma atrocidade de definição.

É de qualquer forma extrema desonestidade criar programas que "tiram da miséria" as pessoas ao dar R$ 2,00, completando R$ 70,00 per capita, dá praticamente na mesma que considerar "miséria" como apenas abaixo de R$ 60,00 per capita.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 27 de Maio de 2013, 10:05:51 »
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/05/1285016-maior-renda-nao-erradicou-miseria-social.shtml

Maior renda não erradicou miséria social
PUBLICIDADE

JOÃO CARLOS MAGALHÃES
BRENO COSTA
DE BRASÍLIA

O governo Dilma Rousseff melhorou a renda dos pobres, mas não solucionou seus níveis miseráveis de acesso a emprego e educação.

É o que revela um indicador que o próprio governo federal usa para analisar a pobreza no país, cuja base de dados de dezembro de 2012 a Folha obteve por meio da Lei de Acesso à Informação.

Análise: Pobreza e renda são só parte da agenda que merece atenção

Chamado de Índice de Desenvolvimento da Família (IDF), ele é aplicado ao Cadastro Único (banco de dados federal sobre famílias de baixa renda) e possibilita uma mensuração detalhada da situação do pobres.

Em vez de definir a pobreza só pela renda, como faz a propaganda oficial, o IDF a divide em seis dimensões: vulnerabilidade da família, disponibilidade de recursos (renda), desenvolvimento infantil, condições habitacionais, acesso ao trabalho e acesso ao conhecimento.

Cada uma delas ganha uma nota, que varia de 0 a 1, onde 1 significa que a família tem todos os direitos fundamentais ligado a cada dimensão garantidos, e 0 significa que tem todos eles violados.

Juntas, essas seis notas criam uma média geral --que, no caso dos pobres brasileiros, está em 0,61.

Editoria de Arte/Folhapress   

O índice de renda, por exemplo, está acima da média: 0,63. Essa performance tem relação com as mudanças feitas no Bolsa Família, que elevaram o orçamento do programa em cerca de 67%, chegando a R$ 24 bilhões.

A última ampliação, feita em 2013 e portanto não captada pelos dados obtidos pela reportagem, concedeu um complemento para quem tivesse rendimento mensal per capita inferior a R$ 70 --considerado pelo governo teto para caracterizar a miséria.

CAMPANHA

Essa erradicação monetária da pobreza extrema cadastrada motivou uma campanha publicitária que anunciou que "o fim da miséria é só um começo".

Eco da promessa feita por Dilma em 2010 de acabar com a extrema pobreza, o mote estará em sua campanha pela reeleição no ano que vem.

O que contradiz o slogan é o desempenho das dimensões "acesso ao conhecimento" e "acesso ao trabalho". O índice da primeira, que capta a situação de adultos e de parte dos jovens, está em 0,38. O da segunda, em 0,29.

É difícil fazer uma análise comparativa dessas notas, uma vez que não existem cálculos recentes do IDF para toda a população.

No entanto, uma maneira de traduzir as notas é pensar que o IDF foi concebido no segundo governo Fernando Henrique Cardoso para medir o grau de acesso a direitos fundamentais por meio de perguntas objetivas --a cada "sim" a nota aumenta, e a cada "não", diminui.

Aplicando essa ideia à nota geral, é como dizer que os pobres brasileiros têm acesso a 61% de todos os seus direitos fundamentais e são privados de 39% deles.

Em relação às notas mais baixas, é como dizer que eles acessam 29% dos direitos ligados ao trabalho e 38% dos relativos ao conhecimento. Alguns componentes detalham essas dimensões. Por exemplo, a proporção de famílias pobres com ao menos um adulto analfabeto, que supera os 80%.

Como o país experimenta algo próximo do pleno emprego, uma possível explicação é que a falta de formação nessa fatia da população é o maior limitador para que ela encontre trabalho.

A baixa nota das duas dimensões indica também que o número de pessoas que precisa do Bolsa Família não deve diminuir tão cedo, porque o emprego e a educação são tidas como as principais "portas de saída" do programa.

OUTRO LADO

O Ministério do Desenvolvimento Social afirmou que o país experimenta "inegáveis" avanços na educação e no trabalho, que não necessariamente são captados pelo Índice de Desenvolvimento da Família (IDF).

"O Cadastro Único tem particularidades, entre elas o fato de as pessoas buscarem o cadastramento exatamente quando enfrentam períodos de dificuldades socioeconômicas e choques negativos, como perda de emprego", afirmou a pasta.

"Dessa maneira, os inegáveis avanços que o país teve nas áreas de educação e trabalho são muito mais bem capturados por meio de fontes de dados voltadas especificamente a esses temas, como, por exemplo, o Censo da Educação Básica."

Em relação à dimensão "acesso ao conhecimento", a pasta informou que ela está "focada na escolaridade dos adultos e não das crianças e adolescentes, público-alvo do acompanhamento das condicionalidades do Bolsa Família". A dimensão que mede o grau de desenvolvimento infantil obteve a melhor nota no IDF, alcançando 0,85. (JCM e BC)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 27 de Maio de 2013, 18:56:14 »
Sobre esse boato, o que me parece foi que ocorreu o chamado efeito manada. Algo similar já ocorreu nos EUA durante a quebra da bolsa de 1929. Milhares de pessoas correram aos bancos para sacar seu dinheiro e isso foi um dos motivos para quebradeira bancária. Lembro de ter lido em algum lugar que começou com uma pessoa que estava dizendo que o banco não queria deixá-lo sacar seu dinheiro e isso virou uma bola de neve pelo país todo. O fato de poucos dias antes ter havido a quebra da bolsa pesou para aumentar o clima de medo que levou ao efeito manada.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!