Houston... !
Famado, por certo tens muita, muita dificuldade em ciência. Para afirmar que não há uma definição muito acima até do consensual para entropia, sendo que afirmas ter formação em engenharia e doutorado na área. Considerando, ademais, que exige a dispensa da expressão matemática, que nada mais é que uma das muitas formas de representar o que, inexoravelmente, de qualquer outra possível expressibilidade com correspondência real oferecerá a mesma representação. Por fim, vendo que insiste nisso... tem mesmo.
Não sei, realmente, porque veio com "that's my badge". Talvez para impressionar, o que, comigo, nenhuma chance de emplacar tem. Talvez para oferecer um background a um meu possível plano de ensino para você (nenhum efeito, de qualquer forma; nem faria diferença se você trabalha em estruturas ou com máquinas, diante de sua posição quanto ao tema). Talvez outra razão qualquer.
"Palavras simples"? O que seria isso? Algo como, por exemplo, sim? Não? Sim, você está errado. Não, você não está certo. Acha que é simples te mostrar como/porque? ...Vamos tentar o seguinte:
Fundamentos fundamentais. Conhece aquela situação dos filosofadores compulsivos irremediáveis de identificar toda atividade cerebral mais que vegetativa como filosofia? Para esses pensadores, tudo é filosofia. Então, criam subcategorizações filosóficas; uma delas, dizem que é ciência. Você parece estar atuando dessa forma sem perceber que, pela sua própria definição DE *exemplaridade*, TUDO é exemplo de entropia. A xícara/café que esfria, o sistema trocador que recebe o calor tranferido eventualmente esquentando, um sistema em equilíbrio térmico até! O que não seria um exemplo de "entropia em ação"? Sim, "entropia em ação", segundo você, sua "conceituação", porque essa "*sua*" "entropia" lembra muito aqueles conceitos etéreos de calórico, flogisto, vis viva, humores e... o diacho. Ou, lembra algo consciente decisório a determinar a direção (sentido) de processos físicos.
Isso é muito difícil para você? Capta alguma coisa aqui? Vejamos se você percebe o resto por si mesmo e me ajuda a te ajudar.
Editado para incluir ponto de interrogação que faltou em "O que não seria um exemplo de "entropia em ação"?" mais outros detalhes.