Como os distingue de pássaros?
Não os distingue.
Bem, alguns deles (talvez todos, só acho que esse jinsengopteryx da vida que era, não lembro) são realmente aves, "não" dinossauros, ou, não "dinossauros não-avianos".
E aquela história que o T-Rex, não era predador p...nenhuma?
Então os outros tiranossauros também não o eram, pois são em tudo semelhantes ao T-Rex exceto nas dimensões... Então quais eram os predadores que caçavam as grandes presas que os tiranossauros comeriam apenas enquanto necrófafos? Ou os tiranossauros tinham de esperar pela morte natural dos grandes herbívoros? (impossível)
Há alguns anos lançaram umas hipóteses ou publicaram artigo(s) suportando a hipótese de haver uma série de especializações entre os tiranossauros, baseado em diferenças na dentição. Não sei exatamente quais são essas diferenças e quais seriam as supostas especializações. Fico mais curioso em saber como teriam inferido ser especialização versus "efeito colateral" de qualquer outra diferença (como tamanho ou robustez), ou mesmo apenas algo aleatório (deriva). Acho que deve ser complicado ter algo com um bom embasamento estatístico, se falando de fósseis.
A maioria dos paleontólogos especialistas em dinossauros entendem que o T-Rex era um predador mas também um oportunista. Ele não desperdiçava a caça de outros predadores menores e nem desprezava carniça.
Isso parece ser o mais razoável... Contra presas bem armadas, especialmente os ceratopsídeos como o triceratopo, há quem defenda que poderia quebrar os dentes e, por isso, seria essencialmente necrófago e não predador, mas julgo que dependeria da capacidade do T-Rex em usar a suas poderosas patas e respetivas garras para golpear e derrubar o ceratopídeo e só depois usar os dentes para matar. Se apenas pudesse usar as patas para andar e não para lutar, então talvez fosse muito difícil abater animais protegidos com placas e cornos (embora tenha ouvido ou lido algo sobre o uso do peso/impacto da grande cabeça do T-Rex).
Não sei se há conclusões científicas sobre as possibilidades de ação das patas traseiras pelo T-Rex...
Mas a hipótese de especialização como necrófago não tinha como base justamente que ele teria dentes grossos, justamente para quebrar ossos/não quebrarem-se tanto ao morder ossos, algo análogo a hienas? Ao mesmo tempo, se não me engano se supõe ou se sabe que os dentes voltavam a nascer quando perdidos.
Eu particularmente sou bastante agnóstico quanto a essas especulações todas. É pouco o que se tem para confirmar uma coisa ou outra, e ao mesmo tempo, observando o comportamento de potenciais análogos atuais, se vê considerável flexibilidade, mesmo se tendo só algo como menos de dois séculos de estudos bem cuidadosos. Essas espécies viveram por milhões de anos, daí a variação pode também ter sido tremenda. De vez em quando generalistas, de vez em quando super-predadores, de vez em quando carniceiros exclusivos, mas provavelmente na maior parte do tempo um meio termo e desvios regionais para uma direção ou outra.
Um exemplo interessante que acho que vi uma vez era que o lobo-guará é 60% frugívoro. Mas por dados anatômicos apenas, só poderiamos dizer que é um predador, talvez arriscando alguma especialização baseada em porte. A comparação feita é que o Velociraptor (o "de verdade", que é bem menor que o dos filmes, cujo nome certo mesmo seria Deinonychus) também bem poderia ser. Daí talvez essas tentativas de reconstruções muito precisas de comportamentos e nichos sejam na melhor das hipóteses talvez não algo que pudesse ser muito generalizado, e na pior, algo que se confunde com ficção científica.