Autor Tópico: Vantagem de ser canhoto  (Lida 10707 vezes)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
Vantagem de ser canhoto
« Online: 24 de Junho de 2013, 13:05:45 »
Uma boa quantidade de jogadores de futebol canhotos têm uma característica peculiar: o chute forte de esquerda.

Os foristas não tão jovens devem se lembrar dos pontas esquerdas, laterais esquerdos e meias da seleção brasileira que eram exímios batedores de falta com a bomba de canhota. Dos que eu conheci, segue uma lista:

Eder, ponta esquerda dos selecionados dos anos 80;
Branco, lateral esquerdo dos tetracampeões;
Roberto Carlos, lateral esquerdo pentacampeão (talvez o chute mais forte de todos);
E o mais craque deles, Rivelino, com sua famosa patada atômica.

Como flamenguista, não posso me furtar a falar de Renato Abreu, autor de dezenas de gols de balaços de canhota.

Eu me lembro de somente um destro com chute forte. Nelinho, do Cruzeiro e da seleção de 78. Considerando a amostragem de jogadores de futebol no Brasil, convenhamos, são muito poucos destros com chute forte.

Já nos outros fundamentos: drible, cabeceio, assistência, finalizações, gols, faltas colocadas... Não vejo diferenças entre canhotos e destros.

Como podemos ver, canhotos têm vantagem sobre destros em pelo menos este quesito.
« Última modificação: 24 de Junho de 2013, 13:08:59 por famado »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Vantagem de ser canhoto
« Resposta #1 Online: 24 de Junho de 2013, 13:35:06 »
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #2 Online: 24 de Junho de 2013, 13:50:32 »
Culpa dos destros. Eles construíram um mundo só pra eles. Os coitados dos canhotos morrem de acidente. Não parece ser por causa de alguma tendência maior a doenças.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #3 Online: 24 de Junho de 2013, 14:05:11 »
No mundo atual é imoral ser  canhoto.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #4 Online: 24 de Junho de 2013, 14:08:12 »
Uma boa quantidade de jogadores de futebol canhotos têm uma característica peculiar: o chute forte de esquerda.

Os foristas não tão jovens devem se lembrar dos pontas esquerdas, laterais esquerdos e meias da seleção brasileira que eram exímios batedores de falta com a bomba de canhota. Dos que eu conheci, segue uma lista:

Roberto Carlos, lateral esquerdo pentacampeão (talvez o chute mais forte de todos);

Como flamenguista, não posso me furtar a falar de Renato Abreu, autor de dezenas de gols de balaços de canhota.

Eu me lembro de somente um destro com chute forte. Nelinho, do Cruzeiro e da seleção de 78. Considerando a amostragem de jogadores de futebol no Brasil, convenhamos, são muito poucos destros com chute forte.

Já nos outros fundamentos: drible, cabeceio, assistência, finalizações, gols, faltas colocadas... Não vejo diferenças entre canhotos e destros.

Como podemos ver, canhotos têm vantagem sobre destros em pelo menos este quesito.

Você pode estar certo ou pode estar errado, mas no texto acima você usou de uma falácia bem insidiosa: a falácia da sobrevivência.

O correto a fazer não seria citar o número de canhotos talentosos, mas sim a relação entre o número de canhotos bem-sucedidos no futebol, com o número total de canhotos que pratica esse esporte, sejam bem-sucedidos ou não. Não sei qual é esse número (e creio que nem você sabe), mas digamos que essa razão fosse de 3%, enquanto que para os destros esta fosse 10%? Seu argumento estaria minado.

Mais: além dessa falácia, existe outro erro sutil: o tamanho da amostra estatística. Um fato importante, e pouco divulgado, é que quanto menor o tamanho da amostra, maiores as flutuações*. Exemplo: se existe a prevalência de uma certa doença na população total do país (ou seja, se em média x% das pessoas apresentam essa doença), esse número pode ser muito maior ou muito menor em amostras pequenas (e aleatórias!) da população. Quer dizer, em uma pequena cidade do interior de Minas essa porcentagem pode ser 3x%, enquanto em outra cidade pequena no interior do Paraná ela pode ser 0,1x%. Isso é algo que ocorre de forma aleatória, sem causa definida. O que isso tem a ver com seu argumento? Tudo: existem, em números absolutos, muito menos canhotos que destros. E veja que estamos considerando o grupo dos canhotos que jogam futebol. Assim, é bem possível que, mesmo que o talento com a bola seja em média idêntico ao dos destros, as flutuações estatísticas façam parecer que é maior (e outras características podem parecer piores!)

Em resumo: esse seu argumento é muito fuleiragem.

*Vide: fórmula de De Moivre. A dependência da variância é com o inverso da raiz quadrada do tamanho da amostra.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #5 Online: 24 de Junho de 2013, 14:45:14 »

Você pode estar certo ou pode estar errado, mas no texto acima você usou de uma falácia bem insidiosa: a falácia da sobrevivência.

O correto a fazer não seria citar o número de canhotos talentosos, mas sim a relação entre o número de canhotos bem-sucedidos no futebol, com o número total de canhotos que pratica esse esporte, sejam bem-sucedidos ou não. Não sei qual é esse número (e creio que nem você sabe), mas digamos que essa razão fosse de 3%, enquanto que para os destros esta fosse 10%? Seu argumento estaria minado.
Claro que não. Comparar o fato de ser bem sucedidos não seria a mesma comparação. É notório para quem entende de futebol (como eu entendo) que é comum haver canhotos com patadas de esquerda. Isso é bem conhecido no meio dos boleiros e contra fatos não há argumentos.
Mais: além dessa falácia, existe outro erro sutil: o tamanho da amostra estatística. Um fato importante, e pouco divulgado, é que quanto menor o tamanho da amostra, maiores as flutuações*. Exemplo: se existe a prevalência de uma certa doença na população total do país (ou seja, se em média x% das pessoas apresentam essa doença), esse número pode ser muito maior ou muito menor em amostras pequenas (e aleatórias!) da população. Quer dizer, em uma pequena cidade do interior de Minas essa porcentagem pode ser 3x%, enquanto em outra cidade pequena no interior do Paraná ela pode ser 0,1x%. Isso é algo que ocorre de forma aleatória, sem causa definida. O que isso tem a ver com seu argumento? Tudo: existem, em números absolutos, muito menos canhotos que destros. E veja que estamos considerando o grupo dos canhotos que jogam futebol. Assim, é bem possível que, mesmo que o talento com a bola seja em média idêntico ao dos destros, as flutuações estatísticas façam parecer que é maior (e outras características podem parecer piores!)

Em resumo: esse seu argumento é muito fuleiragem.

*Vide: fórmula de De Moivre. A dependência da variância é com o inverso da raiz quadrada do tamanho da amostra.
Esse texto ficou tão complicado de entender que eu parei lá pela terceira linha. To até agora ofegante. Aff.

Não adianta filho, nessa vc sai perdendo, eu entendo muito de futebol. Conheço o troço desde muito tempo. Acompanho geral. Batedores de falta com balaço são muito mais comum em canhotos.

Desafio a vc citar 5 canhões destros além do Nelinho.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #6 Online: 24 de Junho de 2013, 14:55:30 »
Assim como é de conhecimento geral que batedores de penaltys canhotos são mais previsíveis que destros. E daí?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #7 Online: 24 de Junho de 2013, 15:07:42 »
No mundo atual é imoral ser  canhoto.
Né nada. No mundo atual é um pouco perigoso ser canhoto, mas se for jogador de futebol, é muito valorizado.

O dito maior craque da história é destro: Pelé. O maior driblador era destro: Garrincha. Zico, Zidane, Ronaldo, Romário, Ronaldinho são todos destros. Já Maradona e Messi são canhotos. Não dá pra dizer que canhotos são mais hábeis, mas na patada atômica, são mais comuns.
« Última modificação: 24 de Junho de 2013, 15:18:36 por famado »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #8 Online: 24 de Junho de 2013, 15:12:11 »
Assim como é de conhecimento geral que batedores de penaltys canhotos são mais previsíveis que destros. E daí?
Nunca vi isso. Normalmente, quem cobra o pênalti bate para o lado de dentro do corpo. Destros tenderão a bater para a esquerda e canhotos para a direita. O Goleiro Bruno do Flamengo sabia disso. Daí, ele sempre pulava para o lado correspondente do batedor. Ele pegava muitos pênaltis. Era reconhecido como grande pegador. Fomos campeões em 2009 com muitos pênaltis defendidos por ele.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #9 Online: 24 de Junho de 2013, 15:15:11 »
Então tu não entende tanto de futebol quanto pensa. :)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #10 Online: 24 de Junho de 2013, 15:21:32 »
Entendo sim. Aliás, eu e meus irmãos. Meu irmão mais velho é comentarista da Rádio Tropical (no Rio de Janeiro).

Estou apelando à minha autoridade de boleiro.
« Última modificação: 24 de Junho de 2013, 15:26:43 por famado »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #11 Online: 24 de Junho de 2013, 15:30:34 »
Tinha um cara que era meia esquerda do botafogo nos anos 80, jogou no Rio Branco do Espírito Santo e na seleção brasileira universitária, chamado Mário. Mas depois abandonou o futebol (antes dos trinta anos). Ele tb era canhoto e tinha um balaço de esquerda. Era sua principal característica. Lembro que num jogo ele meteu um canhão na trave que a estrutura ficou tremendo toda.

Teve tb aquele cara que teve traumatismo craniano porque levou um tirambaço de canhota do Roberto Carlos.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 24 de Junho de 2013, 15:34:48 »
Tinha um cara que era meia esquerda do botafogo nos anos 80, jogou no Rio Branco do Espírito Santo e na seleção brasileira universitária, chamado Mário. Mas depois abandonou o futebol (antes dos trinta anos). Ele tb era canhoto e tinha um balaço de esquerda. Era sua principal característica. Lembro que num jogo ele meteu um canhão na trave que a estrutura ficou tremendo toda.

Teve tb aquele cara que teve traumatismo craniano porque levou um tirambaço de canhota do Roberto Carlos.

Mário? Que Mário?  :P

Eu sou destro para escrever, usar garfo, etc., ou seja, com as mãos, mas sou canhoto para chutar. Com relação aos destros, viverei mais, menos ou deve ser feita uma média?
"Deus prefere os ateus"

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #13 Online: 24 de Junho de 2013, 15:36:58 »
Sei lá. As pesquisas apresentam estatísticas, mas não entram em detalhes como este.

Offline Zóio de Vidro

• Nível 10
  • *
  • Houve mão mais poderosa, zombou deles o Brasil
« Resposta #14 Online: 24 de Junho de 2013, 16:30:44 »
Tem coisas que faço com o pé, mão do lado esquerdo, e outras do lado direito, nem sei qual uso mais, escrevo com as duas mãos, jogo tênis com a esquerda e como com a direita....
No porto, os navios americanos entravam os navios russos.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #15 Online: 24 de Junho de 2013, 16:42:55 »
Tinha um jogador no time do Flamengo de 2006 chamado Peralta. Ele era uruguaio. Era um tremendo ambidestro. Batia corner dois dois lados sem nenhuma dificuldade. Foi o maior ambidestro que já conheci. Mas era muito indisciplinado e o Flamengo dispensou ele.

Renato Gaúcho tinha boa ambidestria, assim como Neymar hoje tem.
« Última modificação: 24 de Junho de 2013, 16:46:17 por famado »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #16 Online: 24 de Junho de 2013, 16:53:26 »
Esse texto ficou tão complicado de entender que eu parei lá pela terceira linha. To até agora ofegante. Aff.

Não adianta filho, nessa vc sai perdendo, eu entendo muito de futebol. Conheço o troço desde muito tempo. Acompanho geral. Batedores de falta com balaço são muito mais comum em canhotos.

Vou resumir para você:

Você pode até estar certo.
(...)
O seu argumento é uma bosta.

Olha, talvez você tenha se enganado e confundido esta área com a de Papo Furado.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 24 de Junho de 2013, 19:35:18 »
Acho que a tua observação pode ser válida mesmo, pensando rapidamente em jogadores canhotos, grande parte deles possui o chute forte como característica. Nas minhas peladas isso se confirma também.

O canhoto também tem vantagem na hora o drible, é mais difícil pro defensor destro de pegar a bola.

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #18 Online: 24 de Junho de 2013, 20:58:31 »
Tentando validar o argumento absurdo do outro tópico com outro argumento absurdo?

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 24 de Junho de 2013, 21:26:11 »

Porra famado, você é uma figura!  :lol:
Mas meia dúzia de jogadores não são amostra de nada. Qual a proporção de canhotos no universo de canhotos com a patada forte? E qual a mesma proporção de destros no universo de destros com a patada forte? Suponto que a proporção seja maior, você teria uma vantagem. Mas futebol não se faz só com isso.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #20 Online: 24 de Junho de 2013, 21:33:39 »
E qual a porcentagem dos canhotos que efetivamente fazem sucesso no futebol? É meio como dizer que ter nome feio e moral porque jogador de futebol tem nome feio.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #21 Online: 24 de Junho de 2013, 22:52:42 »
Se for canhoto e homossexual pode até ser ídolo em grandes clubes.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 25 de Junho de 2013, 03:15:56 »
Isso que o famado disse ocorre porque os canhotos são mais perna-de-pau e têm que compensar com zagueirismo de fazenda.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #23 Online: 25 de Junho de 2013, 09:50:05 »

Vou resumir para você:

Você pode até estar certo.
(...)
O seu argumento é uma bosta.
Ainda estou esperando o exemplo de 5 jogadores destros com patada atômica. Vai informar ou tá difícil?

Lembre que eu já exemplifiquei 7 canhotos com super chute. Um, inclusive, quase matou o defensor com um traumatismo craniano

Olha, talvez você tenha se enganado e confundido esta área com a de Papo Furado.

Embora eu dê um ar de gozação ao tópico, ele tem sim um viés científico. O Barata até postou uma pesquisa sobre expectativa de vida de canhotos
« Última modificação: 25 de Junho de 2013, 10:05:51 por famado »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #24 Online: 25 de Junho de 2013, 10:03:27 »
Acho que a tua observação pode ser válida mesmo, pensando rapidamente em jogadores canhotos, grande parte deles possui o chute forte como característica. Nas minhas peladas isso se confirma também.

O canhoto também tem vantagem na hora o drible, é mais difícil pro defensor destro de pegar a bola.
Como tenho dito. É uma confirmação prática. Quem joga bola sabe.

E mais, pugilistas canhotos levam vantagem quando enfrentam destros.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!