E daí que as plantas respiram, se você aumenta a biomassa total de plantas/fitoplâncton vai ter mais carbono como componente de seres vivos e menos na atmosfera.
Se você aumenta a temperatura aka aumento de CO2 na atmosfera do planeta o fitoplancton morre. Entende o enigma aqui?
Aliás tem toda uma explicação físico-química do porque o aquecimento global faz mal (
) ao fitoplancton, tem a ver com solubilidade de gases na água e aumento de temperatura....
Foi até questão na fuvest. Sobre a sensibilidade do fitoplâncton, pode dar fontes? Você está afirmando que o aumento da temperatura do planeta vai matar todo o fitoplâncton e iremos ser extintos?
Sabendo um pouco sobre vida não humana (biologia em geral), dá pra perceber que os organismos são sensíveis e funcionam melhor em determinadas condições. É um raciocínio lógico aqui: o fitoplâncton produz a maior parte do O2, nós e as plantas respiramos O2, sem o fitoplâncton não tem oxigênio. Sem oxigênio nós morremos....
E o aumento da temperatura
está matando o fitoplâncton. Não to dizendo que todo o fitoplâncton vai desaparecer do dia pra noite, mas diminuindo a quantidade desses organismos, toda a nossa vida vai ser afetada, de um jeito ou de outro.
O que está em negrito não é uma justificativa aceitável. Aliás, é um non sequitur.
É uma lógica matemática, milhões é maior que mil que é maior que dezenas, se jogarmos na atmosfera algo que foi acumulado por milhões de anos em algumas dezenas de anos, dá pra perceber que o nosso planeta vai ficar saturado e as condições que permitem a nossa vida podem mudar drasticamente.
A Inglaterra aprendeu isso
do jeito difícil.