Autor Tópico: Diga não à hipocrisia  (Lida 1920 vezes)

Offline sandrocem

• Nível 00
  • *
  • A crença no absurdo nos torna absurdos também
Diga não à hipocrisia
« Online: 15 de Julho de 2013, 21:55:42 »
Quando eu ainda era criança aprendi a sufocar meus desejos, sonhos e opiniões, pois sempre que eu tentava dizer algo, alguém logo interferia, admoestando-me a ficar em silêncio. Assim, cresci acreditando que o mundo era mais importante do que eu e, por isso, fiquei mudo por muito tempo apenas observando as coisas e as pessoas, deixando-me levar pelo rumo dos acontecimentos. Entretanto, hoje, após o meio dia da minha vida, rompi o silêncio, mas as pessoas continuam pedindo para que me cale, não mais por acharem que não sei o que digo, mas por deixá-los perturbados com meus argumentos e objeções. No entanto, há apenas um problema, ou seja, depois que aprendi a falar esqueci-me de como se fica mudo. Minhas palavras, entretanto, não se baseiam apenas naquilo que as pessoas querem ouvir, mas antes no que eu imagino ser verdade. Isto porque penso que já há muita hipocrisia no mundo e eu não pretendo engrossar a fila dos hipócritas e ainda que eu vá para a fogueira por minhas ideias, opiniões e crenças (e descrenças), isso não me incomoda mais do que o fato de ser impedido de manifestá-las. Ninguém é dono da verdade, por isso ninguém deve sentir-se magoado ou diminuído porque um parente, um amigo ou mesmo um estranho tenha ideias, crenças e opiniões diferentes. As diferenças são importantes pois nos dão a oportunidade de equilibrarmos nossas escolhas e vislumbrarmos novas possibilidades de crescimento, mas para tanto é necessário termos, sempre, a mente aberta e acima de tudo, estarmos preparados para aceitar a relatividade de tudo. Alguém discorda de que devemos ser autênticos, ainda que isso nos custe o convívio social?
sandrocem

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Diga não à hipocrisia
« Resposta #1 Online: 15 de Julho de 2013, 22:16:13 »
Seja bem vindo sandrocem.

[...]
Alguém discorda de que devemos ser autênticos, ainda que isso nos custe o convívio social?

Depende.

Tens família ou pessoas que dependem de você?
Foto USGS

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 15 de Julho de 2013, 22:29:36 »

[...]
Alguém discorda de que devemos ser autênticos, ainda que isso nos custe o convívio social?

Depende.

Eu acrescentaria: você é assalariado e depende desse trabalho?

Eu decidi, alguns anos atrás, o seguinte: ser cordial e educado com todos (e olha que detesto a companhia de outros seres humanos na maioria das vezes), não erguer a voz com ninguém, evitar fofocas e confusões. Porque, acho eu, estou sendo hipócrita agindo assim? Simplesmente porque faz parte do meu trabalho* ouvir as pessoas, caso contrário eu passaria de bom grado o dia inteiro em frente a meu computador, ouvindo Beethoven, Mozart, ACDC, Metallica, podcasts variados enquanto faço o meu trabalho.

Pode verificar que eu evito confusão até por aqui e não me envolvo em polêmicas.

* sou servidor público e acho que é meu dever tratar o público que necessita dos serviços públicos com educação e cordialidade (vocês podem até não acreditar, mas é verdade).
« Última modificação: 15 de Julho de 2013, 22:41:55 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #3 Online: 15 de Julho de 2013, 22:59:32 »

[...]

Depende.

Obrigações irrelevantes se o indivíduo busca a quebra da normalidade no convívio social.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline sandrocem

• Nível 00
  • *
  • A crença no absurdo nos torna absurdos também
« Resposta #4 Online: 15 de Julho de 2013, 23:11:12 »
Não acho hipocrisia tratarmos a todos com respeito e cordialidade, mas acho que agimos hipocritamente qdo concordamos com as pessoas apenas por covardia, para não revelarmos nossos verdadeiros pensamentos, afinal, se as pessoas têm o direito de pensar e dizer o que querem, também temos esse mesmo direito. Somos hipócritas, muitas vezes, porque imaginamos que se demonstrássemos o que pensamos não seríamos compreendidos e imaginamos que isso poderia gerar um inconveniente.Logo, somos hipócritas em benefício da paz social, da harmonia, simplesmente porque as pessoas não estão preparadas para ouvir um não como resposta, tipo você acredita em deus? Se eu digo não, as pessoas ficam perturbadas; se digo sim, ficam contentes, todas no mundinho dourado em que vivem, na ilusão de que estão vencendo o demônio, pois que o número de crentes está crescendo. Eu tenho vontade de gritar bem alto que sou ateu, que não preciso de deus, demonio, anjos ou de qualquer outra estupidez sobrenatural para consolar-me de minha condição mortal e limitada, mas ainda sou hipócrita o suficiente para recear que a ignorância deles cale a minha boca, então minto.
sandrocem

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #5 Online: 15 de Julho de 2013, 23:37:31 »
Quando eu ainda era criança aprendi a sufocar meus desejos, sonhos e opiniões, pois sempre que eu tentava dizer algo, alguém logo interferia, admoestando-me a ficar em silêncio. Assim, cresci acreditando que o mundo era mais importante do que eu e, por isso, fiquei mudo por muito tempo apenas observando as coisas e as pessoas, deixando-me levar pelo rumo dos acontecimentos. Entretanto, hoje, após o meio dia da minha vida, rompi o silêncio, mas as pessoas continuam pedindo para que me cale, não mais por acharem que não sei o que digo, mas por deixá-los perturbados com meus argumentos e objeções. No entanto, há apenas um problema, ou seja, depois que aprendi a falar esqueci-me de como se fica mudo. Minhas palavras, entretanto, não se baseiam apenas naquilo que as pessoas querem ouvir, mas antes no que eu imagino ser verdade. Isto porque penso que já há muita hipocrisia no mundo e eu não pretendo engrossar a fila dos hipócritas e ainda que eu vá para a fogueira por minhas ideias, opiniões e crenças (e descrenças), isso não me incomoda mais do que o fato de ser impedido de manifestá-las. Ninguém é dono da verdade, por isso ninguém deve sentir-se magoado ou diminuído porque um parente, um amigo ou mesmo um estranho tenha ideias, crenças e opiniões diferentes. As diferenças são importantes pois nos dão a oportunidade de equilibrarmos nossas escolhas e vislumbrarmos novas possibilidades de crescimento, mas para tanto é necessário termos, sempre, a mente aberta e acima de tudo, estarmos preparados para aceitar a relatividade de tudo. Alguém discorda de que devemos ser autênticos, ainda que isso nos custe o convívio social?

É uma questão política antes de mais nada. Não dá pra sair por aí enfrentado dogmas e conceitos enraizados ( acho que é o seu caso) falando tudo o que pensa, batendo de frente com quem quer que seja. No meu caso, somente quando identifico que haverá certa tolerância à quebra de ordem, caso contrário não compensa a exposição gratuita, mas nunca me furto se interpelado sobre o que penso.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 16 de Julho de 2013, 02:39:43 »

[...]

Depende.

Obrigações irrelevantes se o indivíduo busca a quebra da normalidade no convívio social.

"Obrigações irrelevantes"?

Não!

Escolha de prioridades.
Foto USGS

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #7 Online: 16 de Julho de 2013, 02:49:00 »
Não.

hehehe Isso foi só meu atendimento-resposta à solicitação.

Nem acredito que li esse drama, mas, já que li, afinal, você já descobriu que é mais importante que o mundo? Se não for, é boa medida ficar quietinho no seu canto, que esse mundo é dos crentes e estúpidos. Esses são até uma evidência de inexistência de deuses criadores -- não é esperável que seres tão grandiosos em todos os sentidos gerassem um só desses, quanto mais tantos. É o paradoxo maior: um deus não criaria um crente! Vê se pode uma coisa dessas?! hahahahaha...

Eu, que já descobri que sou o ser mais importante do mundo, mais importante que o mundo... o mais importantão de todos (aliás, você vai ter muito mais trabalho para ser mais importante que eu que de todo o resto), não sou besta de não fazer o bom uso diplomático da hipocrisia. Olhe bem atentamente para esse ambiente aqui e descubra como isso é útil. Imagine "lá fora".

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #8 Online: 16 de Julho de 2013, 09:22:06 »
"Dizer o que se pensa é um prazer que se paga caro." - Anatole France

"O que cuida das suas palavras guarda-se a si mesmo, o que solta a língua expõe-se à ruína" - Provérbios 13 (Bíblia)
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 16 de Julho de 2013, 12:49:55 »

O grau de sinceridade que você irá adotar dependerá muito de seu atual poder,  riqueza e de seus objetivos (onde você quer chegar? O que você quer ter? ). Pois a manutenção ou expansão de sua riqueza, poder, e a conquista de vários objetivos é muito relacionada às relações sociais que você tem ou pretende ter. 
De forma geral eu lhe digo que quanto mais poder,  riqueza e influência você quiser ter  , menos você deve ficar  contrariando e batendo de frente com as pessoas as quais você se relaciona e pretende se relacionar. E especificamente no que tange a crenças, contrariá-las pode se converter num tremendo tiro no pé.

Lembre-se que você está no Brasil onde a esmagadora maioria das pessoas tem crenças místicas/religiosas.  Aqui não é a Suécia, Japão ou a República Tcheca.

.
« Última modificação: 16 de Julho de 2013, 12:52:35 por JJ »

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #10 Online: 16 de Julho de 2013, 12:54:21 »

[...]

Depende.

Não!

Escolha de prioridades.

E o que você quer dizer com isso? Prioridades só existem quanto existem obrigações que as demandam.
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 16 de Julho de 2013, 12:59:28 »
Logo, somos hipócritas em benefício da paz social, da harmonia, simplesmente porque as pessoas não estão preparadas para ouvir um não como resposta, tipo você acredita em deus? Se eu digo não, as pessoas ficam perturbadas; se digo sim, ficam contentes, todas no mundinho dourado em que vivem, na ilusão de que estão vencendo o demônio, pois que o número de crentes está crescendo. Eu tenho vontade de gritar bem alto que sou ateu, que não preciso de deus, demonio, anjos ou de qualquer outra estupidez sobrenatural para consolar-me de minha condição mortal e limitada, mas ainda sou hipócrita o suficiente para recear que a ignorância deles cale a minha boca, então minto.

Acho que sou o maior dos anti-sociais do planeta e devo conversar pouco com as pessoas (e realmente isso acontece :hihi:), porque pouquíssimas vezes alguém me perguntou se acredito em deus... e nestas poucas vezes falei que não, e não aconteceu nenhum drama. Claro, o camarada que pergunta geralmente acha estranho, mas nem por isso passou a me  discriminar ou me evitar.

Citação de: sandrocen
Eu tenho vontade de gritar bem alto que sou ateu, que não preciso de deus, demonio, anjos ou de qualquer outra estupidez sobrenatural para consolar-me de minha condição mortal e limitada, mas ainda sou hipócrita o suficiente para recear que a ignorância deles cale a minha boca, então minto.

Não precisa mentir, mas também para quê "gritar bem alto que é ateu, que não precisa de deus, demônio, blá, blá blá"? Não basta você ter consciência disso?

Até porque, se queremos gritar para todo mundo que somos ateus, nos sujeitamos a ouvir os gritos dos que não são... e eles costumam gritar alto pra caramba, basta passar em frente a uma igreja evangélica em dia de culto que você vai ter uma prova disso  :P.

"Deus prefere os ateus"

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 16 de Julho de 2013, 22:29:27 »

[...]

Depende.

Não!

Escolha de prioridades.

E o que você quer dizer com isso? Prioridades só existem quanto existem obrigações que as demandam.

Nem acho irrelevantes, Price. É uma variável tão determinante do que você faz da sua vida que qualquer ação sua, mesmo essa de "quebra da normalidade no convívio social" é afetada por uma família.
Não sei como alguém pretende a quebra, mas isto afeta a família e é afetada por ela.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #13 Online: 16 de Julho de 2013, 22:40:05 »

[...]

Depende.

Não!

Escolha de prioridades.

Nem acho irrelevantes, Price. É uma variável tão determinante do que você faz da sua vida que qualquer ação sua, mesmo essa de "quebra da normalidade no convívio social" é afetada por uma família.
Não sei como alguém pretende a quebra, mas isto afeta a família e é afetada por ela.

É afetada pela família se o indivíduo a considera como digna de obrigações. Se ele está afim de descumprir qualquer obrigação que lhe parecer desnecessária a existência de uma família não tem relevância.
Autores como Murray Rothbard ou Ayn Rand defendem, por exemplo, a não obrigatoriedade dos pais de cuidar dos filhos, se um indivíduo considera uma atitude desse tipo como válida o que eu disse é justamente o que ocorre.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 16 de Julho de 2013, 22:48:21 »
Cara, se os pais, principalmente a mãe, não considera um filho digno de suas obrigações, conduta esta em muito determinada geneticamente, ainda que não em todo, pois por diversas situações pode ser subtraída, o cara não me é confiável. :P

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #15 Online: 16 de Julho de 2013, 23:46:13 »
Pois é, não te é confiável justamente porque você acredita na obrigação social de cuidar dos filhos. :)

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 17 de Julho de 2013, 12:30:20 »
Pois é, não te é confiável justamente porque você acredita na obrigação social de cuidar dos filhos. :)

Isso não tem  a ver com acreditar e sim com ter como valor positivo. O  dois autores  citados   não tinham  como valor positivo o cuidado com os filhos.

.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #17 Online: 17 de Julho de 2013, 13:21:54 »

Isso não tem  a ver com acreditar e sim com ter como valor positivo. O  dois autores  citados   não tinham  como valor positivo o cuidado com os filhos.

.

Obrigação social = obrigação positiva.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 17 de Julho de 2013, 23:19:15 »
O que é pra você uma obrigação social?

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #19 Online: 17 de Julho de 2013, 23:45:13 »
O que é pra você uma obrigação social?

Algo como um compromisso imposto pela sociedade mediante lei e/ou normatividade informal realizável por meio de ações decididas e executadas conforme valores determinados para atingir o objetivo de manter a ordem [ou a situação]* social.

*Nem sempre a manutenção da situação é desejável, esse trecho não é obrigatório.

Obs.; Quanto afirmo que "obrigação social = obrigação positiva" quero dizer especificamente que a obrigação é positiva enquanto social.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 18 de Julho de 2013, 21:08:47 »
Nascemos com a predisposição de cuidar de filhos, eu sequer considerei o fato como uma obrigação social, ainda que o possa ser. Assim, quem vai contra esta característica, demasiada humana, em geral não mereceria minha confiança por causa das motivações subjacentes. Renegar um filho, que é diferente de não querer ter filhos, exige circunstâncias raramente louváveis (evidência anedótica).
Mas lógico, tem que ver o que o fulano pretende com o "quebra da normalidade no convívio social". Se o cara resolver apenas ser mais sincero, falar a verdade doa a quem doer, putz, nenhum problema.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 18 de Julho de 2013, 21:51:35 »

O grau de sinceridade que você irá adotar dependerá muito de seu atual poder,  riqueza e de seus objetivos (onde você quer chegar? O que você quer ter? ). Pois a manutenção ou expansão de sua riqueza, poder, e a conquista de vários objetivos é muito relacionada às relações sociais que você tem ou pretende ter. 
De forma geral eu lhe digo que quanto mais poder,  riqueza e influência você quiser ter  , menos você deve ficar  contrariando e batendo de frente com as pessoas as quais você se relaciona e pretende se relacionar. E especificamente no que tange a crenças, contrariá-las pode se converter num tremendo tiro no pé.

Lembre-se que você está no Brasil onde a esmagadora maioria das pessoas tem crenças místicas/religiosas.  Aqui não é a Suécia, Japão ou a República Tcheca.

.

concordo
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #22 Online: 18 de Julho de 2013, 21:53:52 »
Nascemos com a predisposição de cuidar de filhos, eu sequer considerei o fato como uma obrigação social, ainda que o possa ser. Assim, quem vai contra esta característica, demasiada humana, em geral não mereceria minha confiança por causa das motivações subjacentes. Renegar um filho, que é diferente de não querer ter filhos, exige circunstâncias raramente louváveis (evidência anedótica).
Mas lógico, tem que ver o que o fulano pretende com o "quebra da normalidade no convívio social". Se o cara resolver apenas ser mais sincero, falar a verdade doa a quem doer, putz, nenhum problema.

Predisposição genética? Se for até posso imaginar uma lógica em desconfiar quem não cuida dos filhos, se for condicionamento social não faz diferença.

E falar o que pensa não é efetivamente uma quebra da normalidade tão ampla como deixar de cumprir com obrigações sociais como as citadas, ainda mais quanto compara-se a frequencia que ambos ocorrem.
« Última modificação: 18 de Julho de 2013, 21:56:14 por Price »

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 18 de Julho de 2013, 22:18:35 »
Então não entendi o que seria "quebra de normalidade", sinceridade foi o que me passou pela cabeça. O cara do texto em epígrafe diz, em suma, que deveríamos ser autênticos.
No que você pensa quando diz "quebra da normalidade no convívio social"?

Predisposição genética? Se for até posso imaginar uma lógica em desconfiar quem não cuida dos filhos, se for condicionamento social não faz diferença.

Pelo que tenho lido a tábula não é tããão rasa assim a ponto de uma característica ancestral, principalmente uma compartilhada por todos os primatas, ser mero condicionamento social; muito menos tal característica tem variações suficientes na história da humanidade, como são variáveis outros aspectos da nossa cultura, a ponto de você poder afirmar ser mero condicionamento social. Toda criança nasce com medo do escuro, o que você vê ali depende de onde você nasceu. Todo mundo que nasce, gosta de música; o tipo depende também de onde você nasceu, dos seus pais, de sua relação com eles.

Pode ser mero condiconamento? Pode! Eu duvido. :P

Obs.: "todo" no sentido de "normalmente visto em todas as culturas". http://condor.depaul.edu/mfiddler/hyphen/humunivers.htm

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #24 Online: 18 de Julho de 2013, 22:55:28 »
Então não entendi o que seria "quebra de normalidade", sinceridade foi o que me passou pela cabeça. O cara do texto em epígrafe diz, em suma, que deveríamos ser autênticos.
No que você pensa quando diz "quebra da normalidade no convívio social"?
O que quis dizer é que, em comparação ao descumprimento de obrigações positivas, ser sincero pode não ser considerado uma quebra de conduta em amplo sentido por uma questão de proporcionalidade e frequência ou risco que o indivíduo pode correr, assim como pode ou não ser uma anormalidade, vai depender sobre o que será a sinceridade.

Pelo que tenho lido a tábula não é tããão rasa assim a ponto de uma característica ancestral, principalmente uma compartilhada por todos os primatas, ser mero condicionamento social; muito menos tal característica tem variações suficientes na história da humanidade, como são variáveis outros aspectos da nossa cultura, a ponto de você poder afirmar ser mero condicionamento social. Toda criança nasce com medo do escuro, o que você vê ali depende de onde você nasceu. Todo mundo que nasce, gosta de música; o tipo depende também de onde você nasceu, dos seus pais, de sua relação com eles.

Pode ser mero condiconamento? Pode! Eu duvido. :P

Obs.: "todo" no sentido de "normalmente visto em todas as culturas". http://condor.depaul.edu/mfiddler/hyphen/humunivers.htm
Eu estou perguntando sobre humanos, criaturas como eu e você, há alguma predisposição genética ou que não seja condicionada de forma social?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!