Bem pode ter uma outra forma de pensar Deus, como algo eterno ou não que transforma a substância do universo que não foi criada(que sempre existiu ou não como deus), algo como Platão pensava ou resumindo deus é artífice da matéria não o criador dela . Esta forma de pensar deus criando do nada é judaico cristão.
Certo, mas esse deus é outro deus..., Assim como a aceitação de que tudo é deus é, por sua vez, um novo deus... para cada definição temos um deus diferente. Foi sempre essa a minha posição, por isso sempre resisti quando, inclusive aqui neste fórum, me quiseram "impor" uma só definição de Deus em debates antigos...
Talvez seja essa a razão para eu ter pouco apetência pelo ateísmo global, não preciso disso, mas apenas de uma definição em que me encaixe e a do panteísmo naturalista serve-me. Apenas me declaro ateu (e no mero sentido de descrente) relativamente a um deus concreto, a uma definição concreta de Deus, e não globalmente..., não sinto inclinação para tal, parece-me inútil.