Enquete

Voce se enquadra em alguma classificacao dada pelo estudo mostrado neste topico? Se sim, marca ai, se nao, te vira ai pra se explicar :D

Intellectual atheist/agnostic
Activist
Seeker-agnostic
Anti-theist
Non-theist
Ritual atheist
I don't know.

Autor Tópico: Os seis tipos de ateistas  (Lida 4010 vezes)

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
Re:Os seis tipos de ateistas
« Resposta #25 Online: 14 de Setembro de 2013, 12:30:37 »
Bem pode ter uma outra forma de pensar Deus, como algo eterno ou não que transforma a substância do universo que não foi criada(que sempre existiu ou não como deus), algo como Platão pensava ou resumindo deus é artífice da matéria não o criador dela . Esta forma de pensar deus criando do nada é judaico cristão.

Certo, mas esse deus é outro deus..., Assim como a aceitação de que tudo é deus é, por sua vez, um novo deus... para cada definição temos um deus diferente. Foi sempre essa a minha posição, por isso sempre resisti quando, inclusive aqui neste fórum, me quiseram "impor" uma só definição de Deus em debates antigos...

Talvez seja essa a razão para eu ter pouco apetência pelo ateísmo global, não preciso disso, mas apenas de uma definição em que me encaixe e a do panteísmo naturalista serve-me. Apenas me declaro ateu (e no mero sentido de descrente) relativamente a um deus concreto, a uma definição concreta de Deus, e não globalmente..., não sinto inclinação para tal, parece-me inútil.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2013, 12:37:53 por Pagão »
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
Re:Os seis tipos de ateistas
« Resposta #26 Online: 16 de Setembro de 2013, 02:53:18 »
Geralmente eu sou o número 5, mas, algumas vezes, eu gosto de discutir (1), principalmente com religiosos com a cabeça aberta e instruídos. E, dependendo do dia e/ou motivo, eu vou, também, falar contra a religião, e, em certa escala, eu vejo a religião como ignorância (4).

E agora, o que eu marco?

Marque o "I don't know" pq vc parece ser um jovenzinho que nao se identificou e nao gosta de ser rotulado pelos padroes sociais, eh tipo um pos-humano :P

Marcado :lol:

Tipo de ateísta, de acordo com dois pesquisadores da Universidade do Tennessee, não é um rótulo, é algo completamente arbitrário e inócuo.

Tipo aquelas listas das 10 coisas mais x dos ultimos y anos.

Nao vejo como algo arbitrario e inocuo. Os caras coletaram dados (nao lembro agora quantas pessoas ou de onde) e identificaram padroes de comportamento. Muitos de nos aqui ja perceberam algum desses padroes nas discussoes em diversos topicos. Nao eh disso que se trata uma pesquisa cientifica, identificar um padrao?

So porque a pesquisa lida com algo que diz respeito ao ser humano, ao nosso comportamento ou forma de pensar algumas pessoas podem se sentir desconfortaveis com isso.

Na minha opiniao, a classificacao dada retrata bem a maioria dos comportamentos dos ateus no mundo. Alguns deles, na minha opiniao, sao apenas por falta de maturidade.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!