Ola Thiago,
Ainda nao vou ter como responder tudo o que voce colocou, mas seguem mais algumas obsevações :
A meu ver a emergência é uma forma de se entender como as pequenas partes de um sistema complexo aberto, ao interagirem, adquirem novas propriedades. Ex: o trânsito é um sistema complexo aberto; é impossível prevê-lo apenas sabendo como um carro funciona. É da interação de diversas outras variáveis que o trânsito surge.
Segundo a wiki:
In philosophy, systems theory, science, and art, emergence is the way complex systems and patterns arise out of a multiplicity of relatively simple interactions.
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Emergence
O conceito de emergência é bastante complicado e ainda não existe consenso sobre o mesmo. Até hoje, todos os exemplos que vi de emergência estão mais relacionados a "emergência fraca" (aliás, o único forte que conheço é o aplicado à consciência). E muitos deles são bem "problemáticos".
Voce citou o trânsito como propriedade emergente; esta emergencia está relacionada ao conceito fraco de emergencia; não é algo realmente novo, que não pode ser explicado pelas partes (até porque exsite a engenharia de tráfego, que consegue trabalhar muito bem e prever o comportamento do transito em função de alterações nas partes).
Outro exemplo clássico é o "molhado da água"; bom, em primeiro lugar o molhado a água é uma percepção, um quale. Assim, o que está se analisando em termos de emergencia é qual estado físico um conjunto de moléculas de água possui a uma da temperatura e pressão, considerando-se a estrutura molecular e as forças envolvidas, o que é muito bem explicado também pelas propriedades das partes.
Este vídeo é bem interessante e trata exatamente do que coloquei, de uma forma muito mais correta, é claro
http://www.closertotruth.com/video-profile/Why-is-Emergence-Significant-David-Chalmers-/97Repare o que Chalmers fala sobe o "perigo" do uso da emergencia forte como explicação para fenomenos, particularmente a consciência; foi o que chamei de "Explicação das Lacunas" . Repare também que a emergencia forte pode nos indicar a existência de uma nova entidade fundamental.
obs : tem outros videos sobre o mesmo tema, de diferentes cientistas/filosofos.
Abs
Felipe