Autor Tópico: Chile vai ser país rico em 2020  (Lida 3724 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Skorpios

  • Visitante
Chile vai ser país rico em 2020
« Online: 19 de Julho de 2013, 07:58:44 »
Mai uma evidente mentira da Veja. Querem realmente que acreditemos que tem país da América Latina que seja melhor que nosso paraíso? :hehe:
Citar

Guilherme Amorozo

O Chile vive uma perspectiva de deixar os vizinhos mortos de inveja: a de entrar para o time dos países ricos em curtíssimo prazo. Mantido o ritmo atual de crescimento, faltam apenas doze anos para o país atingir 21.000 dólares de renda per capita. Esse patamar de renda – o triplo do brasileiro – é o mínimo exigido para um país ser considerado de Primeiro Mundo. VEJA foi ao Chile para conferir como vivem os primeiros latino-americanos a alcançar este nível, e conta o que viu em uma reportagem especial de sua edição desta semana.

A previsível mudança de categoria na comunidade internacional é fruto de duas décadas em que a economia chilena cresceu a uma média anual de 5,2%, superior ao índice regional de 2,6%. Nesse período, as taxas de criminalidade e de pobreza tornaram-se as mais baixas da América do Sul. Estima-se que em 2020, quando o país deve entrar no grupo dos desenvolvidos, seus indicadores sociais estejam iguais aos da Nova Zelândia, um dos melhores do mundo.

A receita de sucesso – que bem poderia ser adotada como referência pelos vizinhos – é um modelo econômico e político cuja estabilidade se mantém há duas décadas. O Equador, com a mesma população do Chile, teve sete presidentes nos últimos dez anos. A renda dos equatorianos, que na década de 80 era igual, hoje é um terço da chilena. Desde 1990, os índices de pobreza no Chile despencaram de 38,6% para 13,7% da população e a indigência está próxima de ser erradicada. Cada ponto porcentual de aumento do PIB representou uma diminuição de 1,5 ponto na taxa de pobreza.

Com a redução da pobreza, o Chile conseguiu criar uma classe média robusta. A classe C, considerada a porta de entrada para a sociedade de consumo, representa 51% da população, contra 46% no Brasil. Se morasse aqui, essa parcela de chilenos seria contada como classe A ou B, pois sua renda média familiar é quatro vezes a brasileira (2 500 dólares, contra apenas 620 dólares). Três em cada quatro chilenos moram em casa própria. A desigualdade social, medida pelo índice Gini, ainda é alta, mas está em queda desde 2000. A ascensão da nova classe média chilena pode ser testemunhada nos bairros mais afastados da capital. Em Colina, uma antiga favela na periferia de Santiago, a taxa de pobreza caiu de 29% para 12% em apenas seis anos.

Educação – O foco na educação é o que vai dar sustentação de longo prazo para a redução da pobreza. Hoje, os jovens chilenos de bairros pobres têm 2,5 vezes mais anos de estudo que seus avós e 50% mais que seus pais. A educação primária e a secundária foram universalizadas, e sete em cada dez universitários são os primeiros de suas famílias a alcançar esse nível de ensino. Há no país um sistema que estimula a concorrência de escolas públicas e privadas por alunos e verbas do governo.

As medidas econômicas que colocaram o Chile à frente de seus vizinhos foram impostas em um contexto autoritário pelo general Augusto Pinochet. “A sabedoria dos governos democráticos foi reconhecer a qualidade da política econômica da ditadura e conservá-la”, disse a VEJA o ministro das Relações Exteriores, Alejandro Foxley. Entenda por que na íntegra da reportagem.

FONTE: Veja

O que chama a atenção é que a classe C de lá aqui seria classe A ou B. :'(

Fonte

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Chile vai ser país rico em 2020
« Resposta #1 Online: 19 de Julho de 2013, 09:29:50 »
21 mil dólares é o triplo da renda percapita brasileira de hoje?

E qual vai ser a renda percapita brasileira em 2020?



 :nao3:

« Última modificação: 19 de Julho de 2013, 09:34:32 por _Juca_ »

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re:Chile vai ser país rico em 2020
« Resposta #2 Online: 19 de Julho de 2013, 09:55:36 »
A notícia é de 2008, quando o PIB brasileiro ERA de cerca de $8000 dólares e a do Chile já era de $21000, pré-crise.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Chile vai ser país rico em 2020
« Resposta #3 Online: 19 de Julho de 2013, 09:58:53 »
Ah, pra que requentar notícia de 5 anos atrás?

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.747
  • Sexo: Masculino
Re:Chile vai ser país rico em 2020
« Resposta #4 Online: 19 de Julho de 2013, 10:32:48 »
A notícia é de 2008, quando o PIB brasileiro ERA de cerca de $8000 dólares e a do Chile já era de $21000, pré-crise.


Não era, repare que no próprio texto afirma que deverá ser em 2020 .



.

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.747
  • Sexo: Masculino
Re:Chile vai ser país rico em 2020
« Resposta #5 Online: 19 de Julho de 2013, 10:34:42 »
Ah, pra que requentar notícia de 5 anos atrás?


Porque ela ainda é importante. Porque o Chile continua crescendo com melhores taxas do que o empacado Brasil.  Porque  há algumas coisas positivas na política econômica chilena  que tem dado bons resultados e que poderiam ser feitas no Brasil.  Além do mais é praticamente certo que a maioria dos brasileiros não sabem disso, então quanto mais essas informações forem divulgadas, melhor será. 



.
« Última modificação: 19 de Julho de 2013, 10:40:02 por JJ »

Skorpios

  • Visitante
Re:Chile vai ser país rico em 2020
« Resposta #6 Online: 19 de Julho de 2013, 10:44:13 »
Citar
Ah, pra que requentar notícia de 5 anos atrás?

Nem notei que era notícia antiga. Apareceu hoje no Forças Terrestres. Peço desculpas por isso.

Offline Donatello

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.864
  • Sexo: Masculino
Re:Chile vai ser país rico em 2020
« Resposta #7 Online: 19 de Julho de 2013, 11:17:07 »
O Chile é país de altíssimo índice de desenvolvimento humano - i.e: entre os 40 melhores posicionados - faz um bom tempo, e também Uruguai e Argentina (Se o seu estado fosse um país, Skorpions, seria o quarto IDH do continente, o que demonstra que devem haver outros fatores influenciando esta variável que não a orientação política do governo atual ou dos últimos 20 anos).

Não sei quem tenha dito que o Brasil é o melhor paraíso da América Latina ou sequer que seja um paraíso, poderia nomear?

O Brasil só mudou sua cordenação política duas vezes uma vez nos últimos 20 anos (era Itamar-FHC -> era PT) e mesmo assim, ao contrário do previsto/esperado/temido/propagandeado a diferença mais significativa foi de broche de tucano vs. broche de estrela na lapela dos assessores: as práticas econômicas, sociais e políticas permaneceram (infelizmente) pouco alteradas: a hipótese do funcionário da Veja [douze tiros de canhão for those about to PSDB] para explicar a diferença entre evolução Chile-Equador, se fizer algum sentido, não se aplica a nós.

Citar
Citar
Se morasse aqui, essa parcela de chilenos seria contada como classe A ou B, pois sua renda média familiar é quatro vezes a brasileira (2 500 dólares, contra apenas 620 dólares).
O que chama a atenção é que a classe C de lá aqui seria classe A ou B. [snif]
Eu tinha tido uma trabalheira para verificar estes dados informativos supimpas [salve, salve] e quando ia postar eis que vejo a valiosa informação do Jaf de que a matéria boníssima é de 2008. Sou um desocupado mesmo, pesquisei de novo. Em 2008 havia o critério oficial definido pelo IBGE e o critério alternativo definido pela FGV. A checagem de ambos indica que [das duas uma] o repórter, como boa parte dos brasileiros, tem dificuldade com o significado da palavrota média [dá uma olhada nos comentários desta matéria e divirta-se com meio milhão de leitores se identificando como professores e vociferendo que os dados apresentados como renda média pelo IBGE estão errados porque o salário deles é menor do que aqueles informados, é... digamos... tragicômico ] ou [alternativa e provavelmente] se aproveita desta dificuldade coletiva com o termo para manipular a informação.

Média não é moda, média não é mínima, média não é dado estatístico isolado: média é a divisão da soma de todos os dados isolados pelo número de casos isolados analisados. Não é difícil, mas o brasileiro médio [hehehe] tem muita dificuldade com isso e, se o próprio autor da matéria não for um destes brasileiros médios, ele se aproveitou disso: na época, pelo critério do IBGE, baseado no valor do salário mínimo, a classe C brasileira ia de quem ganhava de 1660 a 4150 reais, o que em câmbio da época dava entre 1037 a 2593 doletas.

Portanto, se o critério utilizado como referência para a matéria foi o publicado pelo IBGE a matéria estava toda errada. Por este critério nem era verdade que a renda média familiar do brasileiro de classe média era de 660 dólares nem era verdade que alguém com renda de 2500 dólares estivesse na classe B ou A. Em 2008 também usava-se o critério da FGV que para a classe C  de 1065 até 4591, notem que este não era o critério oficial, mas possivelmente foi o utilizado (o que já é um erro já que o artigo pretende dar conta da comparação entre os dados oficiais de evolução de cada país) porque bate mais proximamente com o dado apresentado 1065/1,6=665 dólares.

Só que aí a gente volta lá no começo do parágrafo anterior: 665 não era a média de renda da classe C. 665 dólares era a renda mínima para ser incluído na classe C, mínima, média, moda, máxima...

Quando eu fiz comunicação social eu estudei estatística, era do ciclo básico, era obrigatório para se formar em jornalismo, você não saia um nerd com gel no cabelo e aro grosso mas dava pra saber que porras diabo é uma média (se precisasse fazer um curso pra isso). Não creio que o exímio repórter da renomada revista [salve, salve] paulistana desconheça conceitos tão supimpas de simples. Creio mais que ele cruzou a média chilena com a mínima brasileira de propósito para fazer a felicidade de eleitores que acreditam que o Brasil seria o paraíso, isto sim, se o FHC tivesse conseguido continuar mais 12 anos [salve, salve].

Finalmente o jornalista também não deve ter usado dados oficiais chilenos, porque estes, em 2008, já não dividiam as classes em A, B, C... (como fazíamos oficialmente na época da matéria), mas em alta, média e baixa (como fazemos oficialmente agora). Além do mais, e só pra terminar, em 2008 quem ganhava 2.500 dólares no Brasil não era de classe B e muito menos A nem pelos critérios da FGV nem pelos do IBGE já que no primeiro a renda mínima para entrar na B era de 2869 doletas e no segundo de 2593.

Mas que importa a verdade das informações? São apenas notícias (e ainda por cima são da Veja, lisíssima publicação, pra que se dar ao trabalho de duvidar da verdadeiríssima [salve, salve, 12 peidos e uma freada na cueca] bíblia da informação tupiniquim?).
« Última modificação: 19 de Julho de 2013, 11:31:09 por Donatello van Dijck »

Offline Price

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Manjo das putarias
Re:Chile vai ser país rico em 2020
« Resposta #8 Online: 19 de Julho de 2013, 11:37:47 »
Chile estará na merda com o governo populista que certamente ganhará as próximas eleições presidenciais.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Chile vai ser país rico em 2020
« Resposta #9 Online: 19 de Julho de 2013, 12:51:35 »
Chile estará na merda com o governo populista que certamente ganhará as próximas eleições presidenciais.

Talvez seja só retórica.
Foto USGS

Offline Price

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Manjo das putarias
Re:Chile vai ser país rico em 2020
« Resposta #10 Online: 19 de Julho de 2013, 13:06:26 »
Lula também era basicamente retórica e fez muita merda.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re:Chile vai ser país rico em 2020
« Resposta #11 Online: 11 de Novembro de 2013, 00:32:21 »
Sobe
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Liddell Heart

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.237
  • Sexo: Masculino
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
Re:Chile vai ser país rico em 2020
« Resposta #12 Online: 11 de Novembro de 2013, 01:36:10 »
Chile estará na merda com o governo populista que certamente ganhará as próximas eleições presidenciais.

Contexto: Sempre pensei no Chile como um país que foi destroçado pelas políticas neoliberais e que foi reestruturada por uma esquerda bem reformista (pra não dizer reacionária).
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline caerus

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 392
Re:Chile vai ser país rico em 2020
« Resposta #13 Online: 11 de Novembro de 2013, 11:47:36 »
Previsões estranhas, porque a renda per capita do Chile já está em  $18.400, contra 12 mil no Brasil.

Chile estará na merda com o governo populista que certamente ganhará as próximas eleições presidenciais.
Contexto: Sempre pensei no Chile como um país que foi destroçado pelas políticas neoliberais e que foi reestruturada por uma esquerda bem reformista (pra não dizer reacionária).

Dá pra elaborar mais?

Offline mbolda

  • Nível 00
  • *
  • Mensagens: 2
Re:Chile vai ser país rico em 2020
« Resposta #14 Online: 11 de Novembro de 2013, 16:36:00 »
Outro fator que contou favoravelmente ao Chile é o fato da America espanhola ser dividida em países, caso a América espanhola fosse um país unificado, como o Brasil, os chilenos seriam reféns da maioria populista de esquerda(Bolívia, Venezuela, Equador, etc)

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Chile vai ser país rico em 2020
« Resposta #15 Online: 19 de Novembro de 2013, 10:04:29 »
Pra quem acha que o Brasil deve seguir o Chile, eles acabaram por decidir que querem mudanças profundas na política econômica, que liberalizou a economia, garantiu crescimento acima da média, mas produziu grandes diferenças sociais. Agora a Bachelet volta com uma plataforma bem mais à esquerda.

Citar
http://www.ebc.com.br/noticias/internacional/2013/11/reformas-profundas-no-chile-esbarram-em-regras-politicas-da-epoca-da

Reformas profundas no Chile esbarram em regras políticas da época da ditadura
Share on facebookCompartilhar 
URL FIXA:
Versão para impressão
Monica Yanakiew - Correspondente da Agência Brasil18.11.2013 - 21h34 | Atualizado em 19.11.2013 - 08h50
Santiago – No próximo dia 15 de dezembro, os chilenos voltam às urnas para o segundo turno das eleições presidenciais. Se tudo ocorrer tal como se deu no primeiro turno, a probabilidade de a socialista Michelle Bachelet, que obteve 47% dos votos, derrotar a segunda colocada Evelyn Matthei, candidata de direita, é grande. Evelyn ficou com 25% dos votos.

A vantagem, para a própria Bachelet, é que ela fez maioria no Congresso. No Senado, foram eleitos pelo seu partido 20 dos 38 senadores e 57 dos 120 deputados federais.

Leia mais:

Mais que votos, candidatas chilenas disputarão interesse de eleitores em ir às urnas

Adversárias no segundo turno do Chile vão enfrentar a pressão das ruas

É o suficiente para aprovar a reforma tributária – a candidata promete cobrar mais impostos dos ricos para financiar planos sociais e reduzir a desigualdade. Mas o que está em xeque é a capacidade de implementar todas as mudanças necessárias. A reforma tributária, por exemplo, requer apenas maioria simples (metade mais um) – mas todas as outras, graças à Constituição herdada da ditadura, só são possíveis com 60% de votos.

Outra reforma estaria ameaçada, a educacional. Principal reivindicação dos jovens, que contam com o apoio de oito em cada dez chilenos, a reforma do sistema de educação requer os votos de quatro sétimos do Congresso (69 deputados e 22 senadores).

A candidata socialista também quer mudar o sistema eleitoral desenhado pelos militares para garantir um empate entre dois grandes blocos (centro-esquerda e direita). Pelas atuais regras, o governo, qualquer que seja seu mandatário, só tem ampla maioria no Congresso se conseguir obter o dobro dos votos dos adversários. Por isso, em 24 anos de democracia no Chile, todas as mudanças tiveram que ser negociadas e foram graduais.

Mudar o sistema eleitoral requer três quintos dos votos (72 deputados e 23 senadores). Mas tanto a direita quanto a esquerda já perceberam que se se mantiverem as atuais regras, os partidos políticos serão atropelados pelas organizações populares nas ruas, que exigem mudanças mais profundas já.

O mais difícil, porém, analisam especialistas, será mudar a própria Constituição – uma das principais bandeiras da candidata socialista. Para isso, são necessários dois terços do Congresso (80 deputados e 25 senadores).

Apenas 6 milhões, ou seja, menos da metade dos 13,5 milhões de chilenos em idade de votar, foram às urnas. As abstenções, de certa forma, prejudicaram mais Michele Bachelet, que queria maciça participação do povo nas urnas já que o voto jovem é que mudaria o quadro político no Chile.

Até as eleições passadas, quando o voto era obrigatório, 7 milhões de pessoas iam às urnas. Isso porque o voto era obrigatório apenas para os que tinham se registrado para votar alguma vez na vida.

Offline 3libras

  • Nível 25
  • *
  • Mensagens: 1.119
    • http://sidis.multiply.com
Re:Chile vai ser país rico em 2020
« Resposta #16 Online: 22 de Novembro de 2013, 00:53:42 »
Estive no chile ano passado e realmente o pais é super organizado, povo educado e bastante refinado (do tipo que sai para saraus e beber vinho a noite com os amigos).

tudo é muito caro, muito mesmo. coisa de 1 coca  em lata é mil e quinhentos pesos (mais ou menos R$ 6,50) , nos locais mais baratos. 

o custo de vida é impressionantemente alto.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Chile vai ser país rico em 2020
« Resposta #17 Online: 22 de Novembro de 2013, 09:41:46 »
Estive no chile ano passado e realmente o pais é super organizado, povo educado e bastante refinado (do tipo que sai para saraus e beber vinho a noite com os amigos).

tudo é muito caro, muito mesmo. coisa de 1 coca  em lata é mil e quinhentos pesos (mais ou menos R$ 6,50) , nos locais mais baratos. 

o custo de vida é impressionantemente alto.

O que me impressionou no Chile mesmo foi a quantidade de cachorros de rua, e todos muito bem tratados.

Offline Fabrício

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.318
  • Sexo: Masculino
Re:Chile vai ser país rico em 2020
« Resposta #18 Online: 22 de Novembro de 2013, 10:19:26 »
Estive no chile ano passado e realmente o pais é super organizado, povo educado e bastante refinado (do tipo que sai para saraus e beber vinho a noite com os amigos).

tudo é muito caro, muito mesmo. coisa de 1 coca  em lata é mil e quinhentos pesos (mais ou menos R$ 6,50) , nos locais mais baratos. 

o custo de vida é impressionantemente alto.

O que me impressionou no Chile mesmo foi a quantidade de cachorros de rua, e todos muito bem tratados.

É verdade, também reparei nisso  :lol:...

Na Plaza de Armas tem um monte dormindo debaixo das árvores, e realmente bem gordinhos pro padrão "cachorro de rua".
"Deus prefere os ateus"

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Chile vai ser país rico em 2020
« Resposta #19 Online: 22 de Novembro de 2013, 11:52:05 »
Estive no chile ano passado e realmente o pais é super organizado, povo educado e bastante refinado (do tipo que sai para saraus e beber vinho a noite com os amigos).

tudo é muito caro, muito mesmo. coisa de 1 coca  em lata é mil e quinhentos pesos (mais ou menos R$ 6,50) , nos locais mais baratos. 

o custo de vida é impressionantemente alto.

O que me impressionou no Chile mesmo foi a quantidade de cachorros de rua, e todos muito bem tratados.

É verdade, também reparei nisso  :lol:...

Na Plaza de Armas tem um monte dormindo debaixo das árvores, e realmente bem gordinhos pro padrão "cachorro de rua".

Em Santiago eles são bem comuns. E conversando com os nativos, eles afirmaram que tais animais dificilmente são mal-tratados.
Foto USGS

Offline Liddell Heart

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.237
  • Sexo: Masculino
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
Re:Chile vai ser país rico em 2020
« Resposta #20 Online: 23 de Novembro de 2013, 16:15:45 »
Previsões estranhas, porque a renda per capita do Chile já está em  $18.400, contra 12 mil no Brasil.

Chile estará na merda com o governo populista que certamente ganhará as próximas eleições presidenciais.
Contexto: Sempre pensei no Chile como um país que foi destroçado pelas políticas neoliberais e que foi reestruturada por uma esquerda bem reformista (pra não dizer reacionária).

Dá pra elaborar mais?

A economia neoliberal do período ditatorial trouxe estragos sociais enormes. A esquerda assumiu o poder com o intento de mediar o avanço econômico quantitativo e qualitativo. O liberalismo social trouxe mais benefícios sociais e econômicos, grande motor social do Chile.
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline 3libras

  • Nível 25
  • *
  • Mensagens: 1.119
    • http://sidis.multiply.com
Re:Chile vai ser país rico em 2020
« Resposta #21 Online: 23 de Novembro de 2013, 21:33:32 »
Estive no chile ano passado e realmente o pais é super organizado, povo educado e bastante refinado (do tipo que sai para saraus e beber vinho a noite com os amigos).

tudo é muito caro, muito mesmo. coisa de 1 coca  em lata é mil e quinhentos pesos (mais ou menos R$ 6,50) , nos locais mais baratos. 

o custo de vida é impressionantemente alto.

O que me impressionou no Chile mesmo foi a quantidade de cachorros de rua, e todos muito bem tratados.

É verdade, também reparei nisso  :lol:...

Na Plaza de Armas tem um monte dormindo debaixo das árvores, e realmente bem gordinhos pro padrão "cachorro de rua".

Em Santiago eles são bem comuns. E conversando com os nativos, eles afirmaram que tais animais dificilmente são mal-tratados.

acho legal que as pessoas enfeitam os caes de rua também, perguntei para um chileno e ele falou que era por que assim, ficando mais bonito aumentava a chance de alguém alimentá-los ou até mesmo adotá-los.

legal a idéia.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Eremita

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.833
  • Sexo: Masculino
  • Ecce.
Re:Chile vai ser país rico em 2020
« Resposta #22 Online: 24 de Novembro de 2013, 23:08:31 »
Torço para que isso não aconteça, mas o Chile tá me cheirando uma Doença Holandesa logo, logo...
Latebra optima insania est.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!