Acho que algumas coisas tem que ser repetidas ad eternum mesmo. Quem é que define o que é bom e ruim "em si"? Cada um com suas percepções subjetivas, que, numa democracia, irão impor coletivamente os valores predominantes ao resto da população, assim como fazem em teocracias os líderes religiosos.
O que é bom ? Boa pergunta, vamos supor algumas situações:
João pega um martelo e desfere um forte golpe na cabeça do caeros provocando uma fratura grave no crânio dele (sem que o caeros estivesse oferecendo nenhuma ameaça real a vida dele ou de outro ser senciente , nem tampouco estivesse cometendo furto ou assalto ).
Marque um X na resposta que acha correta, você consideraria o ato de João um ato :
BOM ( ) MAU ( )
O caeros sofre um acidente de carro, o carro em que ele estava capota num barranco a beira de uma rodovia ( e o caeros não teve intenção de provocar o ocorrido, ele não tinha nenhuma intenção suicida) , ele está ferido e precisando de socorro urgente, mas ele está sem condições de se movimentar e pedir socorro por conta própria, uma pessoa desconhecida que estava próximo ao local do acidente vê o ocorrido, e imediatamente liga para um serviço de urgência , o qual chega a tempo de salvar a vida do caeros. O caeros é atendido, é salvo, e se reestabelece completamente. Se não fosse o ato do desconhecido o caeros teria ido a óbito .
Marque um X na resposta que acha correta, você consideraria o ato do desconhecido um ato :
BOM ( ) MAU ( )
.