A pedra fundamental do marxismo é o conceito de mais-valia, ou seja, a idéia de que apenas explorando mão-de-obra humana é possível juntar riquezas. Todo o desenvolvimento posterior da teoria, toda cadeia de raciocínio que leva à tese da necessidade ou inevitabilidade do socialismo deriva disso.
O pensamento marxista perpassa por uma série de conceitos econômicos, filosóficos e sociológicos.
A mais-valia, que é o "método da exploração burguesa industrial ou comercial" (não é toda a gênese da exploração do capital industrial, nem é o único método exploração), e só ganhou destaque no campo acadêmico pois é o centro da ~microeconomia, ou melhor, economia política marxista~. Ela não é a causa do capitalismo industrial, nem é o motivo que leva a necessidade da alternativa socialista, achar isso é negar as reais pedras angulares do pensamento marxista, o
materialismo histórico e sua
dialética (materialista) das contradições (contradições como retrato da realidade material e luta de classes como um derivado dessa contradição).
Qual a importância da mais-valia? Se na fase do capitalismo industrial/comercial o burguês explora o proletário/trabalhador, ele usa um "método". Esse método seria a mais-valia. Não quer dizer nem que essa seja a base do pensamento marxista (talvez do
marxismo econômico), basta ler "O Manifesto", sua obra mais simples, e notar que o método da exploração burguesa-comercial/industrial sobre o proletariado é só apenas um, dentre a dezena de conceitos que mais tarde ele ousa destrinchar, todos igualmente importantes. Mais valia é um conceito da acumulação de capital, esse sim um conceito importante do afã socialista. É interessante notar que a acumulação de capital também é encontrada no pensamento anarquista contemporâneo a Marx, mas eles não se utilizam do conceito de mais-valia. Proudhon, por exemplo, prefere se centrar na acumulação de propriedade. Enfim, quero dizer que
mais-valia é um importante conceito da acumulação de riquezas, mas esse processo de acumulação de riquezas não é de todo dependente da validação do conceito de mais-valia, a exemplo de outros teóricos socialistas que buscaram legitimar a luta socialista por outras vias econômicas.Recorrendo ao capital, para uma definição mais exata de mais valia: "O processo de produção, quando unidade do processo de trabalho e do processo de produzir valor, é processo de produção de mercadorias; quando unidade do processo de trabalho e do processo de produzir mais valia, é processo capitalista de produção,
forma capitalista da produção de mercadorias." Mais-valia não entra, de forma alguma, no debate de legitimação revolucionária, isso já se deu na
dialética marxista (superação da contradição de classes). Além do mais, o materialismo histórico, em suma, busca encontrar o determinismo econômico através da evolução histórica, daí a importância da obra "A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado". Ela sim é a
validação científica do marxismo, pois o trabalho de Lewis H. Morgan teria chegado às mesmas conclusões marxistas utilizando um método diferente, em outra parte do globo.