Bem, se eles têm cores diferentes, provavelmente têm composições diferentes e possivelmente o estado antes da retirada da partição teria um gradiente de potencial químico. Já aviso que Mecânica Estatística é meu calcanhar de Aquiles e espero não estar falando besteira.
Acho que ele pensou num gás de "bolas de bilhar" com apenas a cor diferente, ou seja, alguma propriedade que não influencie a dinâmica.
Isso, isso.
Buckaroo, para tentar explicar melhor a situação, imagine que temos N hidrogênios em uma caixa. Para calcular a entropia, nós calculamos as formas de organização possíveis do sistema. Quanto mais formas ele tem de se organizar, mais "desordenado" ele parecerá para nós se tirarmos uma foto ou coisa do gênero. Voltemos a caix, e ensemos nas energias dos hidrogênios. Uma forma das energias dos hidrogênios se disporem é com N - 1 partículas no estado fundamental (energia mais baixa), com a partícula que chamarei de Bob no primeiro estado excitado. Ainda outra forma é com N - 1 partículas no estado fundamental, incluindo Bob, e outra, que chamarei de Alice, no primeiro estado excitado. E por aí a história continua: poderíamos pensar ainda N - 2 possibilidades com a mesma energia total; poderíamos ter cada uma das N partículas no primeiro excitado, enquanto todas as outras estão no primeiro estado excitado.
O que acontece é que, para bater com resultados, nós temos que considerar TODAS essas possibilidades como sendo uma só. Para a natureza, não importa se é Bob ou Alice estão no primeiro estado excitado: dizemos que a partícula é indistuingüível. Essa é uma reação típica de um físico:
http://www.youtube.com/v/a9bY5tnNvGUA primeira pergunta que se faz é: indistinguível para quem? Como pode a natureza não distinguir uma coisa da outra? Isso sugere até um tipo de "poder da consciência" - o fato de para nós indubitavelmente as partículas serem indistinguíveis (não temos como experimentalmente diferenciar uma situação da outra: todos elétrons são iguais), faz com que "a realidade" também se comporte como se as partículas fossem indistinguíveis.
Voltando ao exemplo da caixa, embora, em princípio há uma diferença entre as partículas (há partículas vermelhas e azuis, assim como no meu exemplo há Bob, Alice, etc), na realidade isso não ocorre: a entropia não aumenta.
A charada é matada pela Teoria Quântica de Campos, eu acho.