Autor Tópico: O paradoxo de Supplee  (Lida 2407 vezes)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re:O paradoxo de Supplee
« Resposta #25 Online: 16 de Setembro de 2013, 00:56:50 »
Pessoal tenho uma dúvida e como tem gente entendida envolvida,lá vai:

Se pudéssemos entrar em um feixe de luz,e nele nos movermos no mesmo sentido digamos a mach1,estaríamos mais rápidos que a própria luz para um observador de fora,mas em relação ao feixe estaríamos mais lentos que a luz.

O que aconteceria?

O feixe de luz não é como um "rio" cuja corrente passamos a acompanhar à mesma velocidade. Você parece supor que a nave utilizaria uma espécie de vela solar para pegar momento da luz e, eventualmente, passar a se mover à mesma velocidade. Isso é impossível pois, para acelerar um corpo à velocidade da luz, seria necessária energia infinita, ou seja, a vela solar precisaria capturar energia da luz por um tempo infinito.

Resumindo: você está perguntando o que acontece com alguém que está se deslocando á velocidade da luz e então acelera mais. Essa pergunta não faz muito sentido porque não dá pra satisfazer a condição inicial.

Mas para você entender melhor como funciona a adição de velocidades em termos relativísitcos, sugiro que você dê uma olhada nas transformações de Lorentz. Uma consequência interessante é que a velocidade da luz é um invariante: independentemente da sua velocidade em relação a qualquer referencial, a velocidade da luz (no vácuo) vai ser sempre a mesma: c.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #26 Online: 28 de Setembro de 2013, 22:24:01 »
 :(
Essas coisas de uma realidade diferente dependente do referencial, em vez de uma realidade absoluta/única parece algo tão absurdo.

Vc vai pirar então : imagine uma caixa onde um observador parado em relação a ela observa um vacuo absoluto; outro, em movimento acelerado, irá observar uma mar de partículas. Ou seja, o estado de movimento cria/destrói partículas!!

Muito sinistro!(se não entendi errado o que repito aqui)

Abs
Felipe

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #27 Online: 01 de Outubro de 2013, 14:21:29 »
?
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #28 Online: 01 de Outubro de 2013, 15:50:07 »
O Felipe está falando do Efeito Unruh.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #29 Online: 01 de Outubro de 2013, 16:25:23 »
O Felipe está falando do Efeito Unruh.

Pois é.

Aliás, foi pensando sobre o efeito Unruh que acabei mudando de ideia acerca de uma ideia do Roger Penrose. É o seguinte: ao analisar o problema da medição na MQ, o Penrose sugeriu que efeitos gravitacionais podem ser relevantes. Ele mencionou (deixando bem claro que não se trata de uma teoria, mas apenas de uma sugestão) que algum tipo de colapso da função de onda poderia ser causado pela emissão de grávitons [1]. Quando ouvi isso, achei uma ideia meio ridícula, mas pensando sobre o efeito Unruh me fez mudar de ideia.

Para entender o porquê, vamos imaginar um experimento que dependa de coerência de fase, como a interferência de elétrons em uma dupla fenda, feita num vácuo. Devido a esse efeito, uma experiência desse tipo feita em um referencial acelerado poderia, em princípio, fazer com que houvesse descoerência devido à interação dos elétrons com os fótons do banho térmico que surge devido à aceleração. Se juntarmos a isso o Princípio de Equivalência, teremos que a gravidade, por sí só pode ser uma fonte de descoerência [3]. Isso talvez indique que a gravidade tenha um caráter especial, distinto das outras forças e pode ser que ela também deva ser levada em conta para a questão do problema da medição (talvez não da forma que o Penrose sugeriu originalmente). Mas isso tudo é especulação em cima de especulação.

[1] Se me lembro bem. Faz vários anos que ele me falou sobre isso. [2]
[2]  8-)
[3] Isso também acontece para um observador próximo a um buraco negro, devido à radiação de Hawking.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #30 Online: 01 de Outubro de 2013, 17:25:12 »
Você conversou sobre isso com o Penrose pessoalmente? Que legal! Penrose é pop-star da física. :P

No mais, que idéia legal! Simples e lógica. Mas não sei se resolve o problema da medida já que, se não me engano*, a descoerência apenas deixa os ramos da função de onda bem definidos, sem interação com outros ramos, mas não há 'colapso' para dar um resultado bem definido ao experimento.

* Um dia desses tenho que fazer as contas da descoerência para entendê-la. Livros de ótica quântica normalmente tem capítulos sobre isso.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #31 Online: 02 de Outubro de 2013, 11:08:18 »
Foi quando eu fazia doutorado e ele veio dar uma palestra lá na Universidade. Depois ele veio bater um papo com a gente. Cara simpático.

E sobre essa ideia: não se trata de invocar um colapso, mas só indicar que o resultado de uma medida previsto pela MQ pode depender da aceleração do referencial/gravidade. Uma rápida googlada mostra que outros já pensaram nisso:

http://arxiv.org/abs/gr-qc/9508016
http://iopscience.iop.org/1742-6596/67/1/012012
etc.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!