O Felipe está falando do Efeito Unruh.
Pois é.
Aliás, foi pensando sobre o efeito Unruh que acabei mudando de ideia acerca de uma ideia do Roger Penrose. É o seguinte: ao analisar o problema da medição na MQ, o Penrose sugeriu que efeitos gravitacionais podem ser relevantes. Ele mencionou (deixando bem claro que não se trata de uma teoria, mas apenas de uma sugestão) que algum tipo de colapso da função de onda poderia ser causado pela emissão de grávitons [1]. Quando ouvi isso, achei uma ideia meio ridícula, mas pensando sobre o efeito Unruh me fez mudar de ideia.
Para entender o porquê, vamos imaginar um experimento que dependa de coerência de fase, como a interferência de elétrons em uma dupla fenda, feita num vácuo. Devido a esse efeito, uma experiência desse tipo feita em um referencial acelerado poderia, em princípio, fazer com que houvesse descoerência devido à interação dos elétrons com os fótons do banho térmico que surge devido à aceleração. Se juntarmos a isso o Princípio de Equivalência, teremos que a gravidade, por sí só pode ser uma fonte de descoerência [3]. Isso
talvez indique que a gravidade tenha um caráter especial, distinto das outras forças e pode ser que ela também deva ser levada em conta para a questão do problema da medição (talvez não da forma que o Penrose sugeriu originalmente). Mas isso tudo é especulação em cima de especulação.
[1] Se me lembro bem. Faz vários anos que ele me falou sobre isso. [2]
[2]
[3] Isso também acontece para um observador próximo a um buraco negro, devido à radiação de Hawking.