Isso é desculpa, locadoras de dvds estão indo a falência simplesmente porque as pessoas preferem comprar um filme, que vão assistir uma vez só, ao invés de alugar pelo mesmo preço.
Que eu saiba, as locadoras de dvds nos EUA estão indo a falência por causa da Netflix.
O problema da pirataria de filmes é que ela pode indiretamente estar levando a uma piora da qualidade dos filmes de Hollywood. Hoje os estúdios jogam suas fichas em filmes caros, mas que prometam dar retorno certo, não só no mercado americano como também no exterior. Filmes que agradem ao maior número possível de pessoas, de preferência de todas as idades. Quem perde com isso são os diretores que querem filmes menores, mais ousados e mais autorais.
Eu ia colocar algo mais ou menos assim respondendo à preocupação do DDV sobre o fim das superproduções.
Alguns anos atrás, debatemos esse assunto e alguns (não lembro quem, mas eu era um deles) defendiam a ideia que o mercado deveria se reinventar. Bom, pelo jeito isso está acontecendo, o google já disponibiliza alguns filmes (a empresa, nãos os usuários) de forma legal.
Melhorando a banda larga aqui no Brasil, a Netflix vai acabar com as locadoras em cidades de médio e grande porte.
Na minha cidade tem uma coisa interessante, onde a internet não chega, ou a que chega é muito ruim (via rádio, 3G que não é 3G... hehehe), e isso acontece principalmente em loteamentos novos, acaba não surgindo nenhuma locadora de vídeo*, e sim ambulantes de porta em porta vendendo dvds.
* não sei o tamanho da cidade de vocês, mas aqui era assim, aparecia um loteamento (com o Minha Casa Minha Vida isso explodiu), logo aparecia uma mercearia, um açougue, uma padaria, um salão, uma sorveteria, uma lan house e uma locadora de vídeo. As lan houses estão sumindo e as locadoras não são viáveis