Mas a punição há uns 4 ou 5 anos era bem pesada.
Esse "mas" em resposta ao meu post me passou a impressão que eu passei a impressão de que achasse que as penas devessem ser pesadas... mas não... penso que talvez quase só apreensão dos CDs/DVDs piratas talvez já seria o bastante. Talvez junto com uma multa que também não fosse lá grande coisa. Fosse só uma desvantagem palpável para quem optasse por isso, a ponto de desencorajar.
Acho que punições mais pesadas talvez incentivem esquemas de vista grossa e propinas.
Mas talvez mais importante, ou parte complementar fundamental da estratégia fosse alguma forma de subsídio (nada extravagante, Rouanetesco, como empréstimo para alguma "tiragem" inicial, sei lá) para a "pirataria oficial" de produções menores, de produtores/artistas que de fato aceitem distribuição nessas condições.
Me pergunto se alguém já teria tentado isso por iniciativa própria. Ter sua banda e tal, e em vez de apenas querer ir atrás das grandes gravadoras, gravasse uns discos e tentasse negociar com os camelôs para que fossem pontos de venda. Acho que o lance das bandas do nordeste que eu vi não foi bem assim, a pirataria começou espontaneamente, não foi iniciada pelos autores, só ignorada ou aproveitada.