São tempos diferentes. Se a Merkel estivesse na posição da Dilma (mesmo tempo político), provavelmente também não iria.
Com essa afirmação você não está, em nenhum momento, melhorando a cara de Dilma na fotografia. Pelo contrário, está
descendo Angela Merkel ao nível da nossa presidente.
Eu não posso dizer o que faria Angela Merkel se estivesse no lugar de Dilma. Eu não sou Angela Merkel para saber.
Você também não pode dizer o que faria Angela Merkel se estivesse no lugar de Dilma. Acho que você não é Angela Merkel.
Mas eu posso dizer o que faz um estadista, que pensa no povo que representa e que pode sentar numa mesa com o presidente de um país poderoso e que pode proporcionar negócios, convênios, parcerias que possam trazer boas coisas para o seu próprio país.
Esse estadista, esse presidente com estatura de estadista, deixa as arengas, intrigas e fofocas de lado, deixa orgulho e vaidade pessoais de lado, não se comporta como menina zangada que derrubaram o sorvete dela e vai lá, vai cumprir obrigações de chefe de estado e participar de visitas oficiais, sim!
É isso o que faz um estadista, um Presidente com letra maiúscula.
São tempos diferentes. Se a Merkel estivesse na posição da Dilma (mesmo tempo político), provavelmente também não iria.
Agora vamos às semelhanças:
Ambos os casos se deram nas mesmíssimas condições, ambas são presidentes de países, ambas são mulheres, ambas foram espionadas nas mesmíssimas condições, grampo em telefone, os casos se deram em meio às mesmas acusações feitas pelo ex-analista Snowden, a diferença temporal é de poucos meses. Tudo, tudo igual.
Claro, os países são diferentes, as envolvidas pertencem a países diferentes, na Alemanha tem neve, aqui não tem, na Alemanha tem povo civilizado, aqui quase não tem, e por aí vai.
Mas quem não quer ver o sol, pode usar a peneira que quiser.