Autor Tópico: Primeira escola a adotar cardápio 100% vegetariano comemora rendimento dos aluno  (Lida 2730 vezes)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
Re:Primeira escola a adotar cardápio 100% vegetariano comemora rendimento dos aluno
« Resposta #25 Online: 25 de Outubro de 2013, 10:43:53 »
É incrível como vcs discutem essas porcarias, ao mesmo tempo que diversas crianças e jovens acham um milagre ter "batgut" (Bebida láctea) e cremcracker (Bolacha de água e sal) no lanche da escola pública...

O que tem a ver uma coisa com a outra?
Ora, não foi óbvio? Não é lógico que estou sustentando a preocupação de todos em relação a alimentação das criancinhas que prejudicam muiiiiiiito, mais muiiiito mesmo, o ensino das bichinhas coitadinhas? Vc sabia, barata, que eles comem carne?!!!! Comem carne!!!! Mais que absurdo.... Mais que desperdício de ensino... Estamos prejudicando muito essas crianças... Ah, meu Deus.... Só Jesus na causa...
« Última modificação: 25 de Outubro de 2013, 10:46:05 por Mussain! »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Primeira escola a adotar cardápio 100% vegetariano comemora rendimento dos aluno
« Resposta #26 Online: 25 de Outubro de 2013, 12:04:54 »
Dizer que  comida vegetariana é mais leve e de fácil digestão é uma generalização enorme, um prato indiano vegetariano cheio de curry da muito mais trabalho pra digestão que um prato de arroz, feijão, salada e um file de peixe.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #27 Online: 25 de Outubro de 2013, 12:08:43 »
É incrível como vcs discutem essas porcarias, ao mesmo tempo que diversas crianças e jovens acham um milagre ter "batgut" (Bebida láctea) e cremcracker (Bolacha de água e sal) no lanche da escola pública...

Ora, não foi óbvio? Não é lógico que estou sustentando a preocupação de todos em relação a alimentação das criancinhas que prejudicam muiiiiiiito, mais muiiiito mesmo, o ensino das bichinhas coitadinhas? Vc sabia, barata, que eles comem carne?!!!! Comem carne!!!! Mais que absurdo.... Mais que desperdício de ensino... Estamos prejudicando muito essas crianças... Ah, meu Deus.... Só Jesus na causa...

Usar crianças que passam fome pra justificar o consumo de carne é tão falacioso quanto justificar a dieta vegetariana dizendo que as crianças só comem coxinha e coca cola. O diálogo tem que ser feito pelo meio e não usando extremos como exemplo. Bater em espantalho é fácil.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 25 de Outubro de 2013, 13:55:18 »
É incrível como o Mussain levanta o problema de crianças e jovens que não têm sempre merenda escolar na escola pública, quando no mundo tem tantas crianças, jovens, adultos e idosos que não têm nem escola, ou não tiveram (analfabetos), muito menos merenda! Passam fome!

Agora um fala de quem não tem nem água...

E coloque-se essa discussão em todo e qualquer tópico que não for originalmente sobre miséria.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 25 de Outubro de 2013, 13:58:19 »
Não, backurroo banzai, segue motivo:

Usar crianças que passam fome pra justificar o consumo de carne é tão falacioso quanto justificar a dieta vegetariana dizendo que as crianças só comem coxinha e coca cola. O diálogo tem que ser feito pelo meio e não usando extremos como exemplo. Bater em espantalho é fácil.

É sério que vou ter que desenhar...?

Não estou falando que se deve comer ou não comer carne e isto seja ou não fator de aprendizagem nas escolas, embora eu seja totalmente contra abolir ou deixar de abolir alimentos de qualquer natureza dentro de qualquer ambiente, mas claro, se este alimento não tiver tido contato com a aranha radioativa do homem-aranha... Proibir coisas, inventar coisas sobre elas não ajuda em nada. Alertar sobre as coisas, mostrar o que realmente acontece com a ingestão dessas mesmas coisas, sim, deveria ser feito, mas jamais proibir.

O que me intriga é ver discussões que em relação a humanidade, tem o mesmo fator da discussão sobre o sexo dos anjos, ou seja, enquanto há centenas de milhares de fatores sociais, políticos, familiares, estruturais, educanionais, etc, etc, etc. ainda ver gente discutindo que "as crianças vão aprender muito mais comendo o banana-de-pijama" ao invés de ver o óbvio, que são diversos fatores de diversas naturezas, uma mais grave do que a outra, é foda...

É o tipo de pessoa que defende pobres, mas não sabe merda nenhuma do que existe numa favela. É o tipo de pessoa que defende os idosos, mas nunca viu um todo cagado dentro de uma asilo pedindo que vc traga o filho dele só para uma simples visita. Esse negócio de hipocrisia e bancar o poser, eu tenho nojo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 25 de Outubro de 2013, 14:18:19 »
Essas coisas são bem mais complicadas do que "só explicar".

Geralmente mudanças comportamentais exigem algo mais drástico.

As pessoas podem até aceitar que determinadas opções são mais saudáveis e deveriam ser mais freqüentes na dieta, mas é empiricamente verificado que ter essas opções mais saudáveis no cardápio ao mesmo tempo pode fazer as pessoas comerem mais das piores opções, ter o efeito oposto. A explicação suposta é que as pessoas vêem a possibilidade de futuramente corrigirem o comportamento como licença para indulgência no presente. "Ah, que bom, opção de salada. Certamente vou comer de vez em quando, muito saudável. Mas por hoje vou ficar só com o hamburgão, coca, e fritas mesmo." E essa opção de "só hoje" é essencialmente "sempre".

Outra coisa que ocorre e também deve contribuir é que essas opções como saladas acabam tendo o efeito doido de fazer as pessoas imaginarem irracionalmente que hambúrguer+salada tem menos calorias do que o hambúrguer sozinho. Isso vale até (ou até mais, se não me engano) para as pessoas meio acostumadas em estimar calorias do que consomem.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #31 Online: 25 de Outubro de 2013, 14:25:00 »
Então devem vender pinga em pré escolas e só alertar contra o uso da mesma? Isso não faz sentido, se algo faz mal deve ser proibido e é esse o debate aqui, se o consumo de carne faz mal ou não.

Então não de deve debater nada que não tenha abrangência total de variáveis? Não devemos debater bebida e direção se não levarmos em conta buracos, toda a engenharia de trafego, motoristas incapazes, tempo, angulo de curvas e qualquer outra variável que possa causar um acidente? Isso não faz o menor sentido, um assunto ser complexo não impede que se debatam e implemente melhorias em algumas das variáveis.

Ai voce esta criando um espantalho e usando um ad hominem, quem disse que quem defende os pobres não conhece pobreza? É um fator comprovado, todo mundo que defende pobres não conhece favela?Todo mundo que defende idosos perdeu os pais ainda jovens? Julgue os argumentos e não se pessoa é pobre ou rica, se visitou asilo ou não.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 25 de Outubro de 2013, 14:46:46 »
Então devem vender pinga em pré escolas e só alertar contra o uso da mesma?
Cara, se fosse na minha escola eu diria "SIM!!!!"... Mas pinga não é alimento, chapinha...

Isso não faz sentido, se algo faz mal deve ser proibido e é esse o debate aqui, se o consumo de carne faz mal ou não.
Ah, por isso está sendo proibido nas ESCOLAS, né...? Hummmm... Acho que seria mais eficiente proibí-las nos supermercados e todo e qualquer tipo de venda deste...

Então não de deve debater nada que não tenha abrangência total de variáveis?
Deve-se.

Não devemos debater bebida e direção se não levarmos em conta buracos, toda a engenharia de trafego, motoristas incapazes, tempo, angulo de curvas e qualquer outra variável que possa causar um acidente? Isso não faz o menor sentido, um assunto ser complexo não impede que se debatam e implemente melhorias em algumas das variáveis.
O principal motivo de acidentes no trânsito é justamente o consumo de álcool. Isto por si só invalida seu argumento.

Ai voce esta criando um espantalho e usando um ad hominem, quem disse que quem defende os pobres não conhece pobreza? É um fator comprovado, todo mundo que defende pobres não conhece favela?Todo mundo que defende idosos perdeu os pais ainda jovens? Julgue os argumentos e não se pessoa é pobre ou rica, se visitou asilo ou não.
Esse negócio de hipocrisia e bancar o poser, eu tenho nojo.

Essa minha frase serve para rico, classe média, pobre, alienígenas e a Gretchen.
« Última modificação: 25 de Outubro de 2013, 14:49:46 por Mussain! »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #33 Online: 25 de Outubro de 2013, 15:04:09 »
Então devem vender pinga em pré escolas e só alertar contra o uso da mesma?
Cara, se fosse na minha escola eu diria "SIM!!!!"... Mas pinga não é alimento, chapinha...

Escolha qualquer equivalente e coloque no lugar. A lógica é a mesma, algo que comprovadamente fa mal deve ser vendido? Porque?

Isso não faz sentido, se algo faz mal deve ser proibido e é esse o debate aqui, se o consumo de carne faz mal ou não.
Ah, por isso está sendo proibido nas ESCOLAS, né...? Hummmm... Acho que seria mais eficiente proibí-las nos supermercados e todo e qualquer tipo de venda deste...

Porque adultos tem a capacidade de escolher, crianças não. Tão difícil ver a diferença?

Então não de deve debater nada que não tenha abrangência total de variáveis?
Deve-se.
É o que estamos fazendo

Não devemos debater bebida e direção se não levarmos em conta buracos, toda a engenharia de trafego, motoristas incapazes, tempo, angulo de curvas e qualquer outra variável que possa causar um acidente? Isso não faz o menor sentido, um assunto ser complexo não impede que se debatam e implemente melhorias em algumas das variáveis.
O principal motivo de acidentes no trânsito é justamente o consumo de álcool. Isto por si só invalida seu argumento.

Não, não é, as masiores causas de acidentes de transito são em sequencia, imprudencia, excesso de velocidade, desrespeito a sinalização e depois consumo de alcool. Ja doenças cardíacas causadas por má alimentação são a maior causa de mortes no Brasil.

Esse negócio de hipocrisia e bancar o poser, eu tenho nojo.

Essa minha frase serve para rico, classe média, pobre, alienígenas e a Gretchen.

Continua sendo um ad hominem, uma falacia imbecil onde se julga o interlocutor e não o argumento.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 25 de Outubro de 2013, 17:07:37 »
Escolha qualquer equivalente e coloque no lugar. A lógica é a mesma, algo que comprovadamente fa mal deve ser vendido? Porque?
Escolhe vc, ora. Pra quem escolheu pinga como alimento, eu não consigo acompanhar o raciocínio.

Porque adultos tem a capacidade de escolher, crianças não. Tão difícil ver a diferença?
Âââââââââ.... Isso foi um argumento...?

É o que estamos fazendo
Sim, eu sei. De forma extremamente equivocada e com extrema falta de foco. Não é isso que estou criticando, homem?

Não, não é, as masiores causas de acidentes de transito são em sequencia, imprudencia, excesso de velocidade, desrespeito a sinalização e depois consumo de alcool. Ja doenças cardíacas causadas por má alimentação são a maior causa de mortes no Brasil.
Que seja... Quer realmente colocar na mesma categoria uma pessoa alcoolizada dirigindo um carro/arma e um pedaço de carne no lanche escolar no mesmo grau prejudicial para a sociedade? Que idiotice.

Continua sendo um ad hominem, uma falacia imbecil onde se julga o interlocutor e não o argumento.

Adoro quando vcs usam isso de "ad porra pra cá", "ad chibata pra lá" kkkkk. É como se ninguém tivesse mais opinião. Tudo é "ad"... Acho que vou comprar um e fazer um colar...

E é justamente a pessoa que estou atacando, barata, não ficou claro? A atitude e as pessoas.  As mesmas que utilizam dessa prática hipócrita a qual falei. Em NENHUM momento eu disse que carne faz mal, faz bem, faz o x-man ou o naruto. Em relação ao propósito, de tirar das escolas, de afirmar que 'melhora a educação", de que "faz mal", pouco me importa um assunto tão fútil. Em relação a educação, temos diversos fatores, ou seja, se vc ebtupisse as crianças de banana-de-pijama, isso não mudaria quase nada ou nada.

Acorde, o problema da educação não está no que as crianças e jovens comem no horário escolar. Essa frase é tão óbvio que soa como ridícula.

« Última modificação: 25 de Outubro de 2013, 17:24:22 por Mussain! »

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 27 de Outubro de 2013, 12:09:40 »
A medida implantada no início de 2013 faz com que as cantinas e o refeitório ofereçam hambúrgeres e cachorros-quentes de tofu, saladas e outros pratos saudáveis para as crianças.

Desde quando hambúrguer e cachorro-quente são pratos saudáveis, independente de serem feitos com carne ou proteína vegetal?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 27 de Outubro de 2013, 13:15:11 »
Da "carne" do hamburguer? Depende de quem fez. Hamburguer caseiro pode ser feito com carne moída duas vezes, temperada e formatada em rodelas. Os feitos a baixo preço, geralmente vendidos para escolas e bandejões também levam farinha de rosca e outros produtos no meio para baratear. Um feito de tofu ou outra proteína vegetal vai precisar de algo para dar liga também.

Mas o mais importante é que, a menos que você queira comer uma sola de sapato seca, o hamburguer vai precisar de gordura na composição para dar sabor e maciez. O que transforma hamburger e hot-dog em junk food não é a carne, mas a combinação mortal de gordura e carboidrato de rápida absorção, do pão. Não adianta você trocar a proteína e continuar com essa mistura. É como vender o sofá quando flagra sua esposa com o Ricardão nele.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 27 de Outubro de 2013, 14:37:45 »
Bem, era justamente isso que eu imaginava que fosse a principal diferença, em vez da origem da proteína em si.

Nunca comi hambúrguer vegetariano, mas não acho que o caseiro precise de gordura adicionada para ficar bom, só tempero e alguma farinha, e acho muito melhor que os que se compra por aí. Mas talvez isso venha parcialmente de uma aversão à gordura, que possivelmente influencia na apreciação do sabor. Hoje em dia parece que todos têm umas bolsas de gordura internas que você espreme e tira uma colher de sopa inteira de "suco" da coisa. A maioria não chega a ter um gosto ruim, mas há uns anos (ou, nos anos 90), tinha uma marca em particular que tinha um cheiro que nem sugeria algo que fosse comestível (Bordon).

Eu simplesmente assumi que o vegetariano fosse ser melhor em gordura, porque é difícil ser pior que a maioria dos que eu já vi, que em muitos casos tem mais gordura que proteína (assim como salsichas).

O google agora dá "nutrition facts" ao lado para algumas pesquisas, interessante:

Amount Per 1 pattie (70 g)
Calories 124
% Daily Value*
Total Fat 4.4 g      6%
Saturated fat 1 g   5%
Polyunsaturated fat 1.4 g   
Monounsaturated fat 1.2 g   
Cholesterol 4 mg   1%

Sodium 398 mg   16%
Potassium 233 mg   6%
Total Carbohydrate 10 g   3%
Dietary fiber 3.4 g   13%
Sugar 0.8 g   
Protein 11 g   22%

Por isso apenas, parece melhor que qualquer hambúrguer bovino que eu me lembre, acho que só vi um ou outro que tivesse mais proteína do que gordura, ou até gordura saturada especificamente, não lembro bem.

Humm, o não-vegetariano do google ainda parece melhor do que aqueles que eu me lembro vagamente:

Amount Per 1 item (120 g)
Calories 354
Total Fat 17 g   26%
Saturated fat 6 g   30%
Polyunsaturated fat 0.5 g   
Monounsaturated fat 7 g   
Trans fat 1 g   
Cholesterol 56 mg   18%
Sodium 497 mg   20%
Potassium 271 mg   7%
Total Carbohydrate 29 g   9%
Dietary fiber 1.1 g   4%
Sugar 5 g   
Protein 20 g

O vegetariano também fica melhor quanto ao sódio, mas acho que talvez não faça diferença positiva para quem não tenha hipertensão.

Mas têm pesos diferentes. Sempre achei isso irritante, deveria ser mais padronizado isso.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 27 de Outubro de 2013, 18:39:44 »
É correto mesmo falar em "proibição"?

Não foi uma mudança no cardápio da escola, e não proibição, ainda permitindo trazerem alimentos de casa?

1° Proibições totais geralmente começam assim... Só nisso ou aquilo, depois pra todo este setor, e depois para todos os setores.

2° Sim, é uma proibição: É proibido ter carne nas lanchonetes das escolas.

3° Reforço: É uma preocupação inútil em relação aos reais problemas de aprendizado destas crianças e jovens.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 27 de Outubro de 2013, 21:18:13 »
1 - falácia de declive escorregadio

2 - não parece que é proibido, só que não servem

3 - falsa dicotomia, pensar nisso não implica em negligenciar outras causas. E pode não ser tão inútil quanto se poderia supor. Pessoas obesas tendem a ter menor QI e tem outros achados correlacionando "junk food" com mau rendimento escolar (dentre outras coisas, como até comportamento agressivo). Mas é uma questão complicada, e não se pode dizer que há certamente uma causação significativa, e mesmo havendo, pode ainda não ser o caso de estar se observando resultado de ter se corrigido isso, nesse caso em questão aqui.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 27 de Outubro de 2013, 21:44:39 »
1° Por quê? As próprias leis vão nascendo assim. Bater em escravo tem problema não, depois tem problema sim, é proibido. LSD tem problema não, depois tem problema sim, é proibido. E etc. para não se entender. E esse negócio de escorregar aí é contigo, num me bota nessa parada não, mah... Aqui é nordeste, meu fi, cabra macho!

2° Ah, já não é mais de proibições que estamos falando não...? Se não for, tenho nada contra e nada a questionar ou criticar, já que no fim, será apenas babaquice de achismos e vontades reprimidas de imposições de quesito pessoal encima de outras pessoas, ora. O ser humano é um ser tão surpreendente que muitos deles se importam de tal forma com o outro, que querem obrigar os outros comer o que eles comem e até que utilizem seus órgãos genitais e o cu, da forma que eles querem.

Acho que os outros animais são mais superiores quanto a isto rsrsrs

3° Meu deus, já disse isso e repito.... Armas não matam pessoas, pessoas matam pessoas. Se ser gordo te deixa mais burro, como vc informou aí, proibir alimentos gordurosos nas escolas e bosta são a mesma coisa. Se vc proibir sua filha de não namorar em casa, ela vai namorar no meio do mundo ou na casa do namorado, se tiver sorte.... O que eu quero dizer, e até já disse, é que isto é um ponto tão imbecil de se preocupar que fulano come carne, que isto soa como ridículo, o tipo de pessoa que teria mais eficiência se pegasse um lavagem de roupa...
« Última modificação: 27 de Outubro de 2013, 21:48:16 por Mussain! »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 27 de Outubro de 2013, 22:40:38 »
1 - so quis dizer que não é inevitável, nem "provável", que de alguma medida do tipo acabe surgindo uma ditadura vegetariana

2 - bem, acho que "nunca estávamos" falando de proibição, aparentemente você que trouxe isso

3 - eu não "sei" o que deve ser feito, só sei que tem estudos que sugerem uma série de associações entre coisas, e há a possibilidade de se testar o efeito de políticas informadas por esses estudos. De modo geral é algo bom de se tentar fazer, apesar do risco de populismo e conclusões apressadas. Contra isso, são necessários estudos, e cautela em tirar conclusões de casos como esse. Até posso ter meus palpites, de caso em caso, mas vão ser só achismos um pouco mais ou menos informados por alguma coisa meio próxima que tenha lido a respeito. Tento sempre desconsiderar/não esperar muita coisa daqueles que eu tenha (ou outros tenham) a partir de pura intuição, ou observações mais casuais, em vez de leitura sobre estudos mais metódicos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!