Autor Tópico: Preço do playstation 4 no Brasil  (Lida 3738 vezes)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re:Preço do playstation 4 no Brasil
« Resposta #25 Online: 25 de Outubro de 2013, 14:50:42 »
[...]
Podemos achar que a Sony está errada, mas só o futuro dirá. No fundo importa mais o mercado em si do que o quão "malvada" a Sony é, ela só está fazendo o que se espera de toda e qualquer empresa: lucrando o máximo que consegue.

Exatamente.

Cabe ao cidadão analisar se vale a pena desembolsar um valor tão significativo em algo que é totalmente dispensável.

Para muita gente é uma boa forma de entretenimento e para criança uma brincadeira incrível, praticamente todas querem,  hoje em dia ele não é totalmente dispensável, aliás para os que amam jogos é bem o contrário.

E são esses que pagam 4 mil e fazem com que esse preço se mantenha. A melhor forma de fazer com que um produto/serviço baixe de preço é não comprando/usando ou indo ao concorrente mais barato, se vários fizerem isso o preço cai.

Não existe no mundo produto 100% indispensável ou que você seja obrigado a consumir, existe sim produtos mais indispensáveis que outros, nós quais a alternativa é bastante custosa ou desconfortável.

E é por isso que o Xbox tem dominado aqui no Brasil. Ele baixou de preço antes do PS3.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #26 Online: 25 de Outubro de 2013, 15:05:52 »
Exatamente, era o que se espera. Mas se o Xbox vender menos que 33% a mais que o PS4, a Sony estava certa: ganhou mais dinheiro.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 25 de Outubro de 2013, 16:31:26 »
Se existisse apenas o Playstation no mercado, a Sony ia se dar bem. Mas com um concorrente de peso pela metade do preço, acho bem arriscado a estratégia deles.

O público infantil pode ser facilmente convencido pelos pais a usar o Xbox, molecada quer é jogar, pouco importa o console; os gamers maníacos adolescentes são normalmente meio quebrados, vão pensar duas vezes antes de comprar o PS4 tendo o Xbox pela metade do preço; e quem gosta de videogame para jogar eventualmente (eu me incluo nesta categoria) não vai dar 4.000 em um console tendo outro bem parecido pela metade do preço.

Sobram os fanboys incondicionais do Playstation, e com muito dinheiro no bolso.
"Deus prefere os ateus"

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #28 Online: 25 de Outubro de 2013, 16:32:54 »
Crianças com até 12 anos, qualquer coisa acima de um SNES é exagero e desnecessário. :lol:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 25 de Outubro de 2013, 16:33:24 »
Crianças com até 12 anos, qualquer coisa acima de um SNES é exagero e desnecessário. :lol:

Até ATARI serve  :biglol:
"Deus prefere os ateus"

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #30 Online: 25 de Outubro de 2013, 16:45:39 »
só lembrando que ao comprar de fora, tu pode ser tributado, e a tributação é em cima do preço de mercado do produto.

ou seja, tu vai pagar mais que o valor dele de tributo.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #31 Online: 25 de Outubro de 2013, 16:47:24 »
só lembrando que ao comprar de fora, tu pode ser tributado, e a tributação é em cima do preço de mercado do produto.

Ou seja, metade do preço cobrado pela Sony.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 25 de Outubro de 2013, 16:50:33 »

A tributação é em cima do preço que ele vem dos EUA, ou seja, US$ 399 = R$ 917 (dólar a 2,3).

O imposto de importação é de 60%, logo vai dar R$ 917 x 60% = R$ 550,2

Total do console = R$ 1.467,20.

O que vai encarecer bem mais esta conta vai ser o frete e o valor do imposto sobre o frete, mas não chega a R$ 3.999 não.
"Deus prefere os ateus"

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 25 de Outubro de 2013, 16:52:23 »

A tributação é em cima do preço que ele vem dos EUA, ou seja, US$ 399 = R$ 917 (dólar a 2,3).

O que vai encarecer bem mais esta conta vai ser o frete e o valor do imposto sobre o frete, mas não chega a R$ 3.999 não.

Tem o iof de 6% também.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 25 de Outubro de 2013, 16:54:39 »

Tem o iof de 6% também.

Bem lembrado. Ouvi dizer que em alguns estados é cobrado ainda o ICMS, mas aqui no ES eu sempre recebi encomendas internacionais que quando foram taxadas só teve cobrança do imposto de importação (e do IOF, como lembrou o Juca).
"Deus prefere os ateus"

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 25 de Outubro de 2013, 17:00:19 »

Tem o iof de 6% também.

Bem lembrado. Ouvi dizer que em alguns estados é cobrado ainda o ICMS, mas aqui no ES eu sempre recebi encomendas internacionais que quando foram taxadas só teve cobrança do imposto de importação (e do IOF, como lembrou o Juca).

O ICMS não é cobrado aí, porque o Espírito Santo não existe pra muita gente... :hihi:

Eu nunca fui taxado com ICMS aqui em SP.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 25 de Outubro de 2013, 17:00:37 »
Eu fiz a conta em outro tópico:

Minha solução? Importe você mesmo pela Amazon.uk.

Preço: U$399
Frete: U$80

Tota: U$479

U$479 x 2.28 = 1092,12 reais
+ 6,38% IOF = 69,68 reais (Imposto cobrado no catão de credito)
+ 60% Imposto de importação = $479 x 2.18 + 60% = 626,53 reais

Total 1788,33 reais (VALOR FINAL COM TODOS IMPOSTOS PAGOS).

Neste mesmo assunto, hoje tem promoção de passagens para Miami por R$741,00. Ou seja, agora é oficial: ir até os EUA comprar o videogame sai pela METADE do preço.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #37 Online: 25 de Outubro de 2013, 17:22:27 »
Exatamente, era o que se espera. Mas se o Xbox vender menos que 33% a mais que o PS4, a Sony estava certa: ganhou mais dinheiro.

Tem também a venda de software para se levar em conta, mas é.

Para crianças tem também o Wii U, o 3DS, e por aí vai.

Eu estou retrocedendo cada vez mais nos meus gostos - tenho jogado jogos de NES, Castlevania, Mega Man, etc... Quando sair a próxima geração estarei jogando Atari... :P

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 25 de Outubro de 2013, 17:51:52 »
Eu estou tão por fora que tenho medo de sair de casa e entrar por acidente numa projeção meio "holodeck" de alguns moleques jogando video-game na rua.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 25 de Outubro de 2013, 17:56:36 »
Eu estou tão por fora que tenho medo de sair de casa e entrar por acidente numa projeção meio "holodeck" de alguns moleques jogando video-game na rua.

Jogando videogame na rua? :hein:   :biglol:

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #40 Online: 25 de Outubro de 2013, 18:00:06 »

:histeria:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 25 de Outubro de 2013, 18:07:38 »

Jogando videogame na rua? :hein:   :biglol:

É, em vez de mini-games portáteis e brincadeiras low-tech como pipas e arminhas de plástico, logo vão ter uns wees e kinetics da vida que usam um sistema de GPS/celular para criar um ambiente virtual multiplayer. Inicialmente serima provavelmente só coisas como um paintball sem tinta, mas depois vão ter óculos que criam o cenário virtual em cima da geografia real, e depois projeções holográficas, com algum periférico adicional. Estamos perdidos.

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #42 Online: 25 de Outubro de 2013, 18:10:37 »
Estão esquecendo que a concorrência não se resume só aos consoles de mesa, os PCs também entram nessa. E com 4k Dilmas dá pra montar um PC muito bom.

Tenho acompanhado essa história aí, e pelo que vi o que mais tem sido repetido por aí é "A Sony botou esse preço pra lucrar em cima do brasileiro". Não consigo enxergar muito sentido nisso. Então quer dizer que de todos os países do mundo, a Sony considera os brasileiros o povo mais idiota que existe, a ponto de achar que pode cobrar o preço que quiser que a galera aqui vai comprar?
Como escreveram uns posts atrás, o objetivo de toda empresa é lucrar o máximo possível. Se o único videogame do mundo fosse o PS4, é lógico que o preço seria mais absurdo ainda, só que esse não é o caso, ele tá competindo com outras plataformas, então seria muita burrice por parte da Sony de jogar a margem de lucro lá em cima, muito maior do que a dos seus concorrentes, achando que vai faturar mais. Lembrando que esse preço absurdo é só Brasil, e não no mundo inteiro. Se em todos os países o preço do PS4 fosse muito superior ao dos concorrentes, aí sim poderíamos dizer que a Sony enlouqueceu, mas esse não é o caso. Então deixando o discurso de vira-lata de lado, acho que tá mais do que óbvio que o problema é o Brasil, e não a Sony.

Sem contar que, pelo que eu li em alguns lugares, eles costumam vender o console já com um prejuízo embutido, porque o lucro deles vem mais nos jogos, venda de devkits, acessórios etc. O próprio XOne teve parte do preço subsidiado pela Microsoft, pra também não ficar num preço muito absurdo. E a diferença entre o XOne e o PS4 se deve ao fato de que o segundo vai ser importado, e o primeiro está sendo fabricado/montado por aqui, o que minimiza os custos.

Concluindo, eu acho que a culpa integral desse preço é do governo, graças às medidas protecionistas, carga tributária ridícula, péssima infraestrutura de distribuição entre outros fatores. Basta perceber que TUDO nesse país é mais caro que lá fora. Vi um vídeo do "realidade americana" que ele pegou uma série de produtos que as pessoas costumam comprar quando vão pra uma casa nova (geladeira, lavadora, liquidificador etc), e somou o preço do produto mais barato no Walmart dos EUA e do daqui. A diferença de preço final foi absurda, acho que 4x maior aqui, não teve UM PRODUTO SEQUER que era mais barato aqui no Brasil, em comparação com o salário mínimo.

Ou tem algum problema muito sério aqui no nosso país, ou todos os empresários do mundo, dos mais diversos setores tem plena certeza de que somos um bando de imbecis.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 25 de Outubro de 2013, 18:14:38 »
Estão esquecendo que a concorrência não se resume só aos consoles de mesa, os PCs também entram nessa. E com 4k Dilmas dá pra montar um PC muito bom.

Tenho acompanhado essa história aí, e pelo que vi o que mais tem sido repetido por aí é "A Sony botou esse preço pra lucrar em cima do brasileiro". Não consigo enxergar muito sentido nisso. Então quer dizer que de todos os países do mundo, a Sony considera os brasileiros o povo mais idiota que existe, a ponto de achar que pode cobrar o preço que quiser que a galera aqui vai comprar?
Como escreveram uns posts atrás, o objetivo de toda empresa é lucrar o máximo possível. Se o único videogame do mundo fosse o PS4, é lógico que o preço seria mais absurdo ainda, só que esse não é o caso, ele tá competindo com outras plataformas, então seria muita burrice por parte da Sony de jogar a margem de lucro lá em cima, muito maior do que a dos seus concorrentes, achando que vai faturar mais. Lembrando que esse preço absurdo é só Brasil, e não no mundo inteiro. Se em todos os países o preço do PS4 fosse muito superior ao dos concorrentes, aí sim poderíamos dizer que a Sony enlouqueceu, mas esse não é o caso. Então deixando o discurso de vira-lata de lado, acho que tá mais do que óbvio que o problema é o Brasil, e não a Sony.

Sem contar que, pelo que eu li em alguns lugares, eles costumam vender o console já com um prejuízo embutido, porque o lucro deles vem mais nos jogos, venda de devkits, acessórios etc. O próprio XOne teve parte do preço subsidiado pela Microsoft, pra também não ficar num preço muito absurdo. E a diferença entre o XOne e o PS4 se deve ao fato de que o segundo vai ser importado, e o primeiro está sendo fabricado/montado por aqui, o que minimiza os custos.

Concluindo, eu acho que a culpa integral desse preço é do governo, graças às medidas protecionistas, carga tributária ridícula, péssima infraestrutura de distribuição entre outros fatores. Basta perceber que TUDO nesse país é mais caro que lá fora. Vi um vídeo do "realidade americana" que ele pegou uma série de produtos que as pessoas costumam comprar quando vão pra uma casa nova (geladeira, lavadora, liquidificador etc), e somou o preço do produto mais barato no Walmart dos EUA e do daqui. A diferença de preço final foi absurda, acho que 4x maior aqui, não teve UM PRODUTO SEQUER que era mais barato aqui no Brasil, em comparação com o salário mínimo.

Ou tem algum problema muito sério aqui no nosso país, ou todos os empresários do mundo, dos mais diversos setores tem plena certeza de que somos um bando de imbecis.

Diego, os impostos não justificam os preços, já ficou provado umas trocentas vezes nesse tópico.

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #44 Online: 25 de Outubro de 2013, 18:15:43 »
O vídeo que falei

<a href="http://www.youtube.com/v/Ubov57-6iF8" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/Ubov57-6iF8</a>

Preço final de todos os produtos no EUA : $ 467,88 (1/3 do salário mínimo)
Preço final de todos os produtos no Huezil : R$ 2.928,08 (4.5 salários mínimos)

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #45 Online: 25 de Outubro de 2013, 18:19:15 »

Diego, os impostos não justificam os preços, já ficou provado umas trocentas vezes nesse tópico.

Eu li o tópico inteiro, e não vi onde provaram isso.
O que fizeram foi calcular quanto ficaria se importassem o console lá dos EUA, mas é muito diferente eu entrar no Amazon, comprar o console, converter o valor de lá em R$, pagar os 60% de imposto e receber o produto em casa, e um varejista daqui fazer esse mesmo processo, montar toda a logística de estocagem, de distribuição etc.

O imposto que uma pessoa física paga nessa importação não é a mesma que um varejista vai pagar.

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #46 Online: 25 de Outubro de 2013, 18:22:44 »
Usando aquela imagem que a Sony divulgou como exemplo, você importando o console dos EUA não vai pagar aqueles impostos descritos ali, o ICMS-ST e Impostos de MVA, ICMS Estadual, COFINS, PIS, IPI. Não vai ter a margem do varejista nem a margem do distribuidor. Não tem embutido aí os custos de distribuição e estocagem do varejista. É só pegar o valor dos EUA, converter pra Real, botar 60% de imposto de importação e pronto, você tem o preço final (pode até incluir o IOF aí).

Se você acha que os impostos não justificam esse preço, então só sobra a outra alternativa, a de que a todo o restante do preço é a margem de lucro que a Sony resolveu botar. Você realmente acha que a Sony continuaria com essa política mesmo depois da óbvia propaganda negativa que isso tá gerando? E porque o Brasil seria o único país do mundo onde ela faria isso?

Ah, e antes que me acusem de estar defendendo a Sony por ser fanboy, nunca tive um Playstation na vida, e nem pretendo comprar o PS4, prefiro PC. :histeria:
« Última modificação: 25 de Outubro de 2013, 18:26:56 por Diego Velloso »

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 25 de Outubro de 2013, 18:29:59 »
Não tem como levar a sério aquela imagem da Sony, visto que ela faz todos esses cálculos em cima do preço de varejo do console nos EUA, e não o preço de fabricação. Alias, uma empresa do tamanho da Sony divulgar algo com erros tão estúpidos não entra na minha cabeça.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #48 Online: 25 de Outubro de 2013, 20:35:27 »
Yep, achei que estava se referindo a um recorde de vendas no Brasil.

Ops... Mal aê!  :vergonha:

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #49 Online: 25 de Outubro de 2013, 20:42:40 »
Usando aquela imagem que a Sony divulgou como exemplo, você importando o console dos EUA não vai pagar aqueles impostos descritos ali, o ICMS-ST e Impostos de MVA, ICMS Estadual, COFINS, PIS, IPI. Não vai ter a margem do varejista nem a margem do distribuidor. Não tem embutido aí os custos de distribuição e estocagem do varejista. É só pegar o valor dos EUA, converter pra Real, botar 60% de imposto de importação e pronto, você tem o preço final (pode até incluir o IOF aí).

Diego,

Acredito que há uma pequena confusão no seu post:

a) Quando se trata de importação direta (você trazendo dos EUA, por exemplo), os 60% e o IOF estão corretos;

b) Mas quando se trata de venda interna de um Distribuidor para um Revendedor, então entra na conta o ICMS Substituto Tributário, o ICMS Próprio, o IPI (como impostos diretos), o COFINS, o PIS e o PASEP (como impostos indiretos) e dependendo do Estado, o frete CIF ou FOB;

Logo, para o Mercado Interno cujo produto sofreu um desembaraço fiscal para nacionalização, a carga tributária é de fato bem pesada. E claro, o Logista vai calcular sua margem de lucro para seu desempenho operacional (lucro, folha de pagamento, impostos e outras mil coisas).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!