Estão esquecendo que a concorrência não se resume só aos consoles de mesa, os PCs também entram nessa. E com 4k Dilmas dá pra montar um PC muito bom.
Tenho acompanhado essa história aí, e pelo que vi o que mais tem sido repetido por aí é "A Sony botou esse preço pra lucrar em cima do brasileiro". Não consigo enxergar muito sentido nisso. Então quer dizer que de todos os países do mundo, a Sony considera os brasileiros o povo mais idiota que existe, a ponto de achar que pode cobrar o preço que quiser que a galera aqui vai comprar?
Como escreveram uns posts atrás, o objetivo de toda empresa é lucrar o máximo possível. Se o único videogame do mundo fosse o PS4, é lógico que o preço seria mais absurdo ainda, só que esse não é o caso, ele tá competindo com outras plataformas, então seria muita burrice por parte da Sony de jogar a margem de lucro lá em cima, muito maior do que a dos seus concorrentes, achando que vai faturar mais. Lembrando que esse preço absurdo é só Brasil, e não no mundo inteiro. Se em todos os países o preço do PS4 fosse muito superior ao dos concorrentes, aí sim poderíamos dizer que a Sony enlouqueceu, mas esse não é o caso. Então deixando o discurso de vira-lata de lado, acho que tá mais do que óbvio que o problema é o Brasil, e não a Sony.
Sem contar que, pelo que eu li em alguns lugares, eles costumam vender o console já com um prejuízo embutido, porque o lucro deles vem mais nos jogos, venda de devkits, acessórios etc. O próprio XOne teve parte do preço subsidiado pela Microsoft, pra também não ficar num preço muito absurdo. E a diferença entre o XOne e o PS4 se deve ao fato de que o segundo vai ser importado, e o primeiro está sendo fabricado/montado por aqui, o que minimiza os custos.
Concluindo, eu acho que a culpa integral desse preço é do governo, graças às medidas protecionistas, carga tributária ridícula, péssima infraestrutura de distribuição entre outros fatores. Basta perceber que TUDO nesse país é mais caro que lá fora. Vi um vídeo do "realidade americana" que ele pegou uma série de produtos que as pessoas costumam comprar quando vão pra uma casa nova (geladeira, lavadora, liquidificador etc), e somou o preço do produto mais barato no Walmart dos EUA e do daqui. A diferença de preço final foi absurda, acho que 4x maior aqui, não teve UM PRODUTO SEQUER que era mais barato aqui no Brasil, em comparação com o salário mínimo.
Ou tem algum problema muito sério aqui no nosso país, ou todos os empresários do mundo, dos mais diversos setores tem plena certeza de que somos um bando de imbecis.