Autor Tópico: Brasileiro não sabe quanto é R$ 100 + 2%  (Lida 5577 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Brasileiro não sabe quanto é R$ 100 + 2%
« Resposta #50 Online: 08 de Novembro de 2013, 17:01:22 »

Eu nem sabia que calculadoras já interpretavam assim, embora fosse a minha interpretação "verbal".

Eu sempre usaria algo como " 2 * 100 % ", resultando em 2, e então somaria.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 08 de Novembro de 2013, 19:58:29 »
Na minha régua de cálculo deu 101,8.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 08 de Novembro de 2013, 20:17:30 »
Verificamos, empiricamente, que nem mesmo as ciências ditas "exatas" são de fato. A "exatidão" alegada não é nada além de uma forma de justificar a opressão de classes.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 08 de Novembro de 2013, 22:43:54 »
O mundo exato booleano é facista.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #54 Online: 09 de Novembro de 2013, 00:23:20 »
Liberdade é acreditar que dois mais dois é igual a quatro.

Porque todo mundo sabe que tá errado.

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #55 Online: 10 de Novembro de 2013, 23:41:49 »
Faltou um detalhe importante. A expressão no título é "R$ 100 + 2%", que é diferente de "100 + 2%" porque há uma unidade na primeira quantidade e não está explícito na expressão que aos 2% deve-se multiplicar a quantidade R$100 antes de operar a soma. Então mesmo a resposta 100,02 está errada, pois aparece após a soma de dois objetos de unidades diferentes, o que não é permitido.

Lendo o texto, a resposta é obviamente R$102,00.

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #56 Online: 12 de Novembro de 2013, 01:13:28 »

Sim, é 22, mas acredito que não!
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #57 Online: 12 de Novembro de 2013, 07:08:18 »

Depende a quem se pergunta. Se for para um contador, ele vai responder:
-Quanto você quer que dê?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 12 de Novembro de 2013, 09:47:39 »

Depende a quem se pergunta. Se for para um contador, ele vai responder:
-Quanto você quer que dê?

kkkkkk ô vida essa da gente, né skorpios? kkkkk

Offline Asilo_Driver

• Nível 00
  • *
« Resposta #59 Online: 12 de Novembro de 2013, 15:30:44 »
Depois de tanto tempo sem ler o Clube Cético, é meio desanimador dar de cara com um cidadão implicando com uma conta 100 + 2% = 102. Ou será que ele apenas não tem o que fazer, mesmo?

PS- Acho que quem programou o Forum também é da mesma linha de "pensamento", o mecanismo se recusa a aceitar que minha reposta "16" para 2 x 8 está correta e impedia minha postagem.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 12 de Novembro de 2013, 15:44:16 »
É mesmo, até porque só tem esse tópico no fórum todinho, né...? É desanimador mesmo.

Offline Asilo_Driver

• Nível 00
  • *
« Resposta #61 Online: 12 de Novembro de 2013, 16:05:04 »
Não é porque existem outros tópicos que precisa imbecilizar este.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 12 de Novembro de 2013, 16:17:26 »
Não é porque existem outros tópicos que precisa imbecilizar este.

Concordo. Então pare. rsrsrsr

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 12 de Novembro de 2013, 16:57:47 »
Depois de tanto tempo sem ler o Clube Cético, é meio desanimador dar de cara com um cidadão implicando com uma conta 100 + 2% = 102. Ou será que ele apenas não tem o que fazer, mesmo?

PS- Acho que quem programou o Forum também é da mesma linha de "pensamento", o mecanismo se recusa a aceitar que minha reposta "16" para 2 x 8 está correta e impedia minha postagem.

Seja bem vindo Asilo_Driver.

Espero que você fique mais satisfeito nas suas próximas participações.
Foto USGS

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 12 de Novembro de 2013, 17:02:17 »
Sugestões? Boneca inflável para dispersar as tensões...? rsrsrs :lol:

Skorpios

• Visitante
« Resposta #65 Online: 12 de Novembro de 2013, 18:15:43 »
Olá, Asilo_Driver. Se quiser dê uma passada no tópico de apresentações.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #66 Online: 13 de Novembro de 2013, 16:21:57 »

Desânimo infundado, afinal, dessa "implicância" descobriu-se, para quem não sabia, como eu, por exemplo, que o resultado pode variar conforme a calculadora.  ::)

O que não teria acontecido se um sem ter o que fazer  :P o Mussain não tivesse questionado o óbvio e outro mais sem ter o que fazer que um  :P Caerus não tivesse testado. Ciência acidental.  :lol:

Uma importante descoberta para quem usa calculadora constantemente, mas nunca para contas que, como esta, dispensam a calculadora, não desconfiando assim do problema e mais dificilmente ainda cogitaria a possibilidade/necessidade de fazer contas do tipo para testar a calculadora ou de consultar uma segunda ou terceira calculadoras.  :)   

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 13 de Novembro de 2013, 16:54:23 »

Desânimo infundado, afinal, dessa "implicância" descobriu-se, para quem não sabia, como eu, por exemplo, que o resultado pode variar conforme a calculadora.   

O que não teria acontecido se um sem ter o que fazer   o Mussain não tivesse questionado o óbvio e outro mais sem ter o que fazer que um   Caerus não tivesse testado. Ciência acidental.   

Uma importante descoberta para quem usa calculadora constantemente, mas nunca para contas que, como esta, dispensam a calculadora, não desconfiando assim do problema e mais dificilmente ainda cogitaria a possibilidade/necessidade de fazer contas do tipo para testar a calculadora ou de consultar uma segunda ou terceira calculadoras.     

Bom, vimos um exemplo vivo (Eu) de que sua observação evidencia a realidade que eu sou o garotão da bosta preta aqui. :cool:
« Última modificação: 13 de Novembro de 2013, 16:56:35 por Mussain! »

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #68 Online: 14 de Novembro de 2013, 17:14:46 »
É isso, vamos transformar as ciências exatas em humanas. E o golpe será na mais exata de todas: a matemática. Até as contas simples são passíveis de interpretação. É o "pós-positivismo matemático". Já temos três correntes sobre qual é o resultado de 100 +2%:
a) 102;
b) 100,02;
c) A pergunta não tem sentido ou está mal formulada;
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #69 Online: 14 de Novembro de 2013, 21:21:31 »
É isso, vamos transformar as ciências exatas em humanas. E o golpe será na mais exata de todas: a matemática. Até as contas simples são passíveis de interpretação. É o "pós-positivismo matemático". Já temos três correntes sobre qual é o resultado de 100 +2%:
a) 102;
b) 100,02;

Eu juro que fiquei desapontado quando vi que o google interpreta 2% como 2% do que foi escrito antes, e não 2÷100. E pra piorar, a expressão "50 + 100 + 2%" resulta em 152 e pra forçar os 2% se aplicarem a tudo o que foi escrito antes preciso digitar "(50 + 100) + 2%" e só assim o resultado é 153. Eu até entendo que em matemática financeira possa ser conveniente supor que somar uma porcentagem a um valor deva ser subentendido como somar 2% daquele valor, mas não entendo porque só o último termo.

E pra piorar ainda mais. A expressão "100 + 2% + 1%" resulta em 102,01. Eu esperaria 100,03 ou 103,02, mas não 102,01 como o google respondeu. Isso me pareceu dois pesos e duas medidas (ou um peso e duas medidas como alguns preferem).

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #70 Online: 16 de Novembro de 2013, 00:20:53 »
É isso, vamos transformar as ciências exatas em humanasso. E o golpe será na mais exata de todas: a matemática. Até as contas simples são passíveis de interpretação. É o "pós-positivismo matemático". Já temos três correntes sobre qual é o resultado de 100 +2%:
a) 102;
b) 100,02;

Pós-positivismo matemático, no caso, é 100+2%, já que nem todas as calculdoras aceitam essa interpretação do cálculo ou é o fato de estar justamente no título daquele texto? Porque muitos daqueles 52% de brasileiros que não sabem quanto é 100+2% continuarão sem saber se fizerem o cálculo dessa forma. O que possivelmente também surpreenderia parte dos outro 48%.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #71 Online: 16 de Novembro de 2013, 06:22:48 »
Brasileiro não sabe quanto é R$ 100 + 2%

Maurício Renner // terça, 11/06/2013 12:04

Mais da metade (52%) dos brasileiros  não sabe (24%) ou não acerta (28%) a conta de quanto teriam numa aplicação financeira de R$ 100 com juros de 2% após um ano (R$ 102, pessoal).

[...]

Nao sei, eh so um achismo, mas acho que o pessoal errou mais pq a pergunta envolve juros. Creio que o povo se embana quando falam de juros, talve fiquem imaginando coisas como juros compostos e outros calculos malucos. Se a pergunta fosse estritamente apenas "quanto eh 100 + 2%" acho que muito mais gente iria acerta.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Alexssc

• Nível 08
  • *
    • Digressões Filosóficas
« Resposta #72 Online: 16 de Novembro de 2013, 16:05:10 »
"Mais da metade (52%) dos brasileiros  não sabe (24%) ou não acerta (28%) a conta de quanto teriam numa aplicação financeira de R$ 100 com juros de 2% após um ano (R$ 102, pessoal)."

Muito provavelmente eu teria errado, pois teria feito mês a mês, já que a matéria não especifica que os juros são "2% ANUAIS após um ano".
"A vida é prá valer. E não se engane não... Tem uma só. Duas mesmo, que é bom, ninguém vai me dizer que tem sem provar muito bem provado, com certidão passada em cartório no céu, e assinado embaixo: Deus. E com firma reconhecida!"
Vinícius de Moraes & Baden Powell - Samba da Bênção/1967.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #73 Online: 17 de Novembro de 2013, 13:55:14 »
Isso tudo que se vê, em "debate" aqui, é de um dos mais incríveis su(I)rrealismos que se pode testemunhar!  ImprEssionante...  e muito divertido de se ver!

Também...

Estou impressionado em ser informado de que calculadoras interpretam coisas e servem como referência pura para a realidade matemática (ou, melhor dizendo, matemática realística), podendo respaldar argumentos. Ainda mais 'contando' (hahahahahaha...) o fato de que há variedades de programação para seus funcionamentos diversos em diversos modelos físicos e "virtuais"...  O que jamais muda a matemática dentro do limite do rigor não filosófico (antes, a reinclui/reutiliza), já que calculadoras são construídas de acordo com ela e não o contrário.

3+3=6 nos casos em que é. Nos casos em que não é, não é. Distinguir uma situação da outra é trabalho expressável em linguagem matemática também. Só quem não conhece profunda e amplamente matemática e/ou não pensa cientificamente tem dificuldade com isto. Existe mais que matemática, muitos desconsideram. Existe realidade (coisa que matemática não é imanentemente, nem, muito menos, transcende); e muitas outras coisas entre ela e matemática, tornando cada representabilidade numérica uma (representação de uma) qualidade única em si, que crê-se apenas quantitativamente relativa a outras. Matemática é só linguagem e aqui pode-se testemunhar um pouco do corrompimento filosófico dela.

Agora, mais próximo dos pobres mortais...  onde está a dificuldade em entender que a questão é para uma projeção financeira ridiculamente simples onde não há espaço para não entender que os 2% são relativos ao montante inicial? Apenas a última postagem diretamente aqui acima inclui uma indefinição válida do problema. Se a pessoa não pode esclarecer se os juros são mensais ou no total de um ano, não pode saber qual cálculo fazer. Mas isso resolve-se fácil: calculem-se os dois resultados. Se há indefinição, o avaliador tem que aceitar os resultados se corretos. Ainda mais considerando-se que o objetivo é verificar o óbvio: a burrice do brasileiro.

Offline NandoR

• Nível 11
  • *
« Resposta #74 Online: 27 de Novembro de 2013, 08:49:57 »
Eu acho que teria errado também, agora lendo fica mais fácil.  :vergonha:
Sou jovem! Sou cetico! E adoro jogar nas slots!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!