Autor Tópico: Brasileiro não sabe quanto é R$ 100 + 2%  (Lida 5575 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Brasileiro não sabe quanto é R$ 100 + 2%
« Online: 06 de Novembro de 2013, 14:25:27 »
Brasileiro não sabe quanto é R$ 100 + 2%

Maurício Renner // terça, 11/06/2013 12:04

Mais da metade (52%) dos brasileiros  não sabe (24%) ou não acerta (28%) a conta de quanto teriam numa aplicação financeira de R$ 100 com juros de 2% após um ano (R$ 102, pessoal).

O resultado faz parte de uma pesquisa feita pela Serasa Experian no primeiro trimestre de 2013 com 2002 pessoas em 142 cidades de todos os Estados brasileiros e Distrito Federal, incluindo capitais, periferia e interior.

Dos 48% que responderam corretamente, a maioria tem curso superior e renda mensal acima de 10 salários mínimos.

Pouco surpreendentemente, ao não entender o retorno de economizar, o brasileiro não poupa.

Dados do levantamento apontam que 69% dos brasileiros não poupa, 35% dos sente mais prazer em gastar imediatamente do que em economizar e 30% dos entrevistados confessam comprar por impulso.

Economizar e conseguir desconto no pagamento à vista não está nos planos de 38% dos consultados, que optam pelo parcelamento.

A pesquisa não revela esse dado, mas parece bastante óbvio que os brasileiros também não entendem os juros embutidos nos longos financiamentos a prazo oferecidos no varejo.

As condutas não variam de acordo com a classe social, renda ou escolaridade, diz a Serasa Experian, sem revelar dados.

Ainda de acordo com a pesquisa, os moradores do Sul declaram ter mais controle sobre as finanças do que aqueles que vivem em outras regiões do país. A Serasa também não dá mais detalhes sobre essa questão, sem dúvida interessante.

FUTURO
Se tudo isso não fosse deprimente o bastante, vale destacar que não há sinais que as futuras gerações serão melhor preparadas para cuidar dos próprios interesses financeiros do que a atual.

De acordo com dados do relatório De Olho nas Metas do movimento Todos pela Educação divulgados nesta terça-feira, 06, apenas 10,3% dos estudantes entre 4 e 17 anos no Brasil sabem matemática proporcionalmente ao seu ano de ensino.

As cifras estão abaixo das metas estabelecidas como adequadas pela entidade, que estabeleciam o objetivo de alunos com o conhecimento no nível do ano de ensino em 19,6%.

E os estudantes não estão melhorando. No relatório divulgado em 2011, com dados de 2009, a porcentagem de estudantes com conhecimento adequado ao 3º ano do ensino médio era 11%, inferior à meta de 14,3%.

Os dados são oriundos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil de 2011.

Fonte: http://www.baguete.com.br/noticias/11/06/2013/brasileiro-nao-sabe-quanto-e-r-100-2
« Última modificação: 06 de Novembro de 2013, 14:27:28 por Südenbauer »

Offline Jovem Cético

• Nível 14
  • *
  • Não há sofrimento real sem esperança.
Re:Brasileiro não sabe quanto é R$ 100 + 2%
« Resposta #2 Online: 06 de Novembro de 2013, 18:01:59 »
Acho que muitas pessoas erraram por nervosismo ou não esperavam uma pergunta tão fácil.

A educação pode estar ruim, mas a pergunta é fácil demais para 52%, não saber ou ter errado.
Afirmativas extraordinárias, exigem provas extraordinárias. Carl Sagan

Offline Eu

• Nível 15
  • *
« Resposta #3 Online: 07 de Novembro de 2013, 12:54:02 »
Acho que muitas pessoas erraram por nervosismo ou não esperavam uma pergunta tão fácil.

A educação pode estar ruim, mas a pergunta é fácil demais para 52%, não saber ou ter errado.

É fácil para quem tem noção de porcentagem.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #4 Online: 07 de Novembro de 2013, 13:06:04 »

Sério que isso te surpreendeu? Eu achei magnífico que quase metade das pessoas tinham noção de porcentagem. Lembre-se, você vive em um país onde 75% da população é analfabeta funcional.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 07 de Novembro de 2013, 15:02:19 »
Então sou burro pra caráleo, porque não sei quanto é "R$ 100 + 2%"... Quanto que dá isso?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #6 Online: 07 de Novembro de 2013, 15:09:25 »
Então sou burro pra caráleo, porque não sei quanto é "R$ 100 + 2%"... Quanto que dá isso?

Voce não trabalha com contabilidade?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 07 de Novembro de 2013, 15:12:40 »

Sim. Computo centenas de milhares de números sequenciados em leiautes específicos, tanto do programa internno quanto dos sistemas SPEDs da Receita Federal, de diversas empresas, de várias tributações e regidas por vários decretos, e verifico se tudo ta em ordem. Por quê?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #8 Online: 07 de Novembro de 2013, 15:16:18 »

Sim. Computo centenas de milhares de números sequenciados em leiautes específicos, tanto do programa internno quanto dos sistemas SPEDs da Receita Federal, de diversas empresas, de várias tributações e regidas por vários decretos, e verifico se tudo ta em ordem. Por quê?

E não sabe quanto é R$100,00 mais 2%?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 07 de Novembro de 2013, 15:18:29 »

E não sabe quanto é R$100,00 mais 2%?

Ó aqui, ó:

Responde aê, mah. Tu sabe?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 07 de Novembro de 2013, 15:23:28 »
Tem a resposta no primeiro parágrafo do texto.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 07 de Novembro de 2013, 15:27:43 »
Ahhhhhh sim, "quanto teriam numa aplicação financeira de R$ 100 com juros de 2% após um ano".

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #12 Online: 07 de Novembro de 2013, 15:52:11 »
Bom, vimos um exemplo vivo de que a pesquisa reflete a realidade.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 07 de Novembro de 2013, 16:00:23 »
Esse tipo de coisa não indica que o ensino, do primário até o colegial, talvez devesse ser muito mais concentrado em questões mais fundamentais, em vez de se diluir tentando ser abrangente?

Acho que já li críticas nesse sentido. Que nas escolas brasileiras o currículo troca assimilação com solidez em questões fundamentais por abrangência superficial e descartável, comparado a outros países.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 07 de Novembro de 2013, 16:05:03 »

Baaaayyysomeeeeenossss, sr. barata, bayyyyysooomenos....

Mesmo assim, eu ainda estou achando a pergunta confusa (É sério).

E dizer "R$ 100 + 2%" não faz sentido algum.

Eu lembro que eu uma vez peguei um quebra-pau com o uinilli, sobre a pergunta "se eu jogar uma moeda para cima".... Po to procurando aqui no CC, mas não acho.... Eu lembro que não tinha solução e ele disse que tinha....

Vou procurar mais um pouquinho aqui rsrsrsrs
Um momentim...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 07 de Novembro de 2013, 16:09:44 »
[...]quanto teriam numa aplicação financeira de R$ 100 com juros de 2% após um ano[...]

Qual é a confusão? Você queria um "a.a" após o 2%? Isso é simples má vontade, visto que é óbvio que se não está especificado na pergunta, mas ela fala em "após um ano", podemos supor que o juros é anual. De qualquer forma, se isto não ficasse claro para a pessoa que responde a pergunta, mas ela soubesse responder, ela simplesmente perguntaria se o juros incide anualmente, mensalmente, trimestralmente, etc.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 07 de Novembro de 2013, 16:18:34 »
[...]quanto teriam numa aplicação financeira de R$ 100 com juros de 2% após um ano[...]

Qual é a confusão? Você queria um "a.a" após o 2%? Isso é simples má vontade, visto que é óbvio que se não está especificado na pergunta, mas ela fala em "após um ano", podemos supor que o juros é anual. De qualquer forma, se isto não ficasse claro para a pessoa que responde a pergunta, mas ela soubesse responder, ela simplesmente perguntaria se o juros incide anualmente, mensalmente, trimestralmente, etc.
É só uma forma de dizer "100 + 2% de 100", reais.

Eu sei, mas não disse. Matemática é uma matéria exata, e não interpretativa como o português. Sou meio brucutu quanto a isto.

Eu poderia responder 104. Porque considero que é 2% de R$ 200,00 ou 101, porque considero 50 dos 100 que estão usando como exemplo. Sabe-se lá quanto eu tenho em conta ou quanto do valor o juros vai cair. É algo que fica subentendido, mas não acho correto.

Matemática é preto no branco e pronto.

E se deu margem para interpretação, tem que aceitar a interpretação de quem responde a pergunta.
« Última modificação: 07 de Novembro de 2013, 16:21:07 por Mussain! »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #18 Online: 07 de Novembro de 2013, 16:31:47 »

Eu sei, mas não disse. Matemática é uma matéria exata, e não interpretativa como o português. Sou meio brucutu quanto a isto.

Eu poderia responder 104. Porque considero que é 2% de R$ 200,00 ou 101, porque considero 50 dos 100 que estão usando como exemplo. Sabe-se lá quanto eu tenho em conta ou quanto do valor o juros vai cair. É algo que fica subentendido, mas não acho correto.

E se deu margem para interpretação, tem que aceitar a interpretação de quem responde a pergunta.

Quer exatidão?

1-Pegue uma calculadora. Qualquer uma.pode ser a barra de pesquisa do google.
2-tecle 100
3-tecle o sinal de adição.
4-tecle 2
5-tecle o sinal de porcentagem
6-tecle o sinal de igualdade. (Se for no google, tecle enter)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 07 de Novembro de 2013, 16:32:48 »

Baaaayyysomeeeeenossss, sr. barata, bayyyyysooomenos....

Mesmo assim, eu ainda estou achando a pergunta confusa (É sério).

E dizer "R$ 100 + 2%" não faz sentido algum.

Eu lembro que eu uma vez peguei um quebra-pau com o uinilli, sobre a pergunta "se eu jogar uma moeda para cima".... Po to procurando aqui no CC, mas não acho.... Eu lembro que não tinha solução e ele disse que tinha....

Vou procurar mais um pouquinho aqui rsrsrsrs
Um momentim...

Pronto, achei essa chibata...

"Qual a possibilidade de se tirar 15 vezes a mesma face numa moeda?"

../forum/topic=11784.2025.html

Uilinili deu a resposta:

"É o seguinte: a probabilidade de um evento acontecer é o número de eventos favoráveis dividido pelo número de eventos possíveis. Por exemplo, digamos que você queira tirar um número menor do que três num arremesso de dado. Há dois números menores do que três: 1 e 2. Por outro lado há seis resultados possíveis, 1, 2, 3, 4, 5 e 6. As chances de você conseguir um número menor que 3 são de 2/6, ou sejam uma chance em três.

Para o lançamento de dados, se você quer tirar 15 coroas seguidas: no primeiro lançamento você tem 50 % de chances, ou seja, uma chance em duas (1/2). Para conseguir tirar coroa de novo suas chances são novamente de 50 %, uma para duas. Multiplicando 1/2 do primeiro lançamento por 1/2 do segundo lançamento, suas chances de tirar duas coroas seguidas são de (1/2)^2 = 1/4, vejam só:

Possibilidades:
Você pode tirar CA/CA ou CA/CO ou CO/CA ou CO/CO.
Das quatro possibilidades, só uma interessa, a última, por isso a probabilidade é de 1/4.

Para três lançamentos o raciocínio é o mesmo, a chance de conseguir coroa de novo é 1/2, multiplicando isso pelo 1/4 de chances que você tinha de conseguir duas coroas antes, a probabilidade é de (1/2)^2 * (1/2) = (1/2)^3 = 1/8:

Você pode tirar: CA/CA/CA ou CA/CA/CO ou CA/CO/CA ou CA/CO/CO ou CO/CA/CA ou CO/CA/CO ou CO/CO/CA ou CO/CO/CO. Agora das oito possibilidades, só uma interessa, logo as chances são de um para oito.

... e assim por diante, até chegarmos a 15 lançamentos, quando a probabilidade de só dar coroas será de (1/2)^15, que é uma chance em 32 768".

E aí, qual tua resposta, barata? Qual a possibilidade de se tirar 15 vezes a mesma face numa moeda?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 07 de Novembro de 2013, 16:35:11 »

Quer exatidão?

1-Pegue uma calculadora. Qualquer uma.pode ser a barra de pesquisa do google.
2-tecle 100
3-tecle o sinal de adição.
4-tecle 2
5-tecle o sinal de porcentagem
6-tecle o sinal de igualdade. (Se for no google, tecle enter)

Traduzindo, "dois porcento de cem". Já "100 + 2%" não faz sentido.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 07 de Novembro de 2013, 16:41:08 »
Como não faz sentido, se foi exatamente o que ele fez com a calculadora?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 07 de Novembro de 2013, 16:51:57 »

A calculadora foi programada para entender assim. Se vc digitar, nesse modelo "simples", 5 + 5 +, ela já da 10 (óóóóó). Numa científica, ainda vai ser 5 + 5 + seja-lá-que-número-ou-equação-vc-venha-a-colocar-agora. O que a calculadora faz, é correto, mas a pergunta, não.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 07 de Novembro de 2013, 16:53:39 »
No google não precisa colocar o sinal de igualdade para fazer as contas. "100+2%", enter, aparece a calculadora com o resultado.

Também pode colocar "100 plus 2% of 100".

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #24 Online: 07 de Novembro de 2013, 16:57:57 »

A calculadora foi programada para entender assim. Se vc digitar, nesse modelo "simples", 5 + 5 +, ela já da 10 (óóóóó). Numa científica, ainda vai ser 5 + 5 + seja-lá-que-número-ou-equação-vc-venha-a-colocar-agora. O que a calculadora faz, é correto, mas a pergunta, não.

Óbvio que a calculadora foi programada pra fazer isso, assim como ela foi programada pra dizer que 2+2=4. Se formos discutir semantica, 2+2 nem sempre é 4, mas dizer que 2+2=4 não faz sentido é forçar a barra pra ter razão num debate perdido.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!