Autor Tópico: As primeiras vidas  (Lida 5758 vezes)

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
Re:As primeiras vidas
« Resposta #50 Online: 19 de Março de 2017, 19:50:16 »
podemos considerar a sua vontade apenas quimica?
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Shadow

• Nível 28
  • *
  • "Alguns teóricos dos antigos astronautas...."
« Resposta #51 Online: 20 de Março de 2017, 08:06:57 »
podemos considerar a sua vontade apenas quimica?

Não estávamos falando de formas de vida primordiais?

"Who knows what evil lurks in the hearts of men? The Shadow knows..."

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #52 Online: 20 de Março de 2017, 15:59:54 »
Sim! de onde vieram, seu argumento é que celulas se agrupam apenas por força quimica, questionei se a sua vontade é também apenas pela força da química?

Offline Shadow

• Nível 28
  • *
  • "Alguns teóricos dos antigos astronautas...."
« Resposta #53 Online: 20 de Março de 2017, 16:05:28 »
Sim! de onde vieram, seu argumento é que celulas se agrupam apenas por força quimica, questionei se a sua vontade é também apenas pela força da química?

Creio que uma boa parte, não? Quais os fenômenos químicos disparados quando nos sentimos atraídos por alguém, por alguma comida, por um carro....? Não saberia dizer. Em sua opinião seria o quê?
"Who knows what evil lurks in the hearts of men? The Shadow knows..."

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #54 Online: 20 de Março de 2017, 16:43:33 »
Em sua opinião seria o quê?

Segundo a opinião dele, só há uma explicação, prezado Sombra: dels... :)
GNOSE

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #55 Online: 20 de Março de 2017, 20:10:22 »

Creio que uma boa parte, não? Quais os fenômenos químicos disparados quando nos sentimos atraídos por alguém, por alguma comida, por um carro....? Não saberia dizer. Em sua opinião seria o quê?

existe uma química homossexual, ou seja tem como provar que o desejo vem de processos quimicos do organismo, ou simplesmente trata-se da personalidade? 
por comparação o mesmo sexo se atrai por uma questão química ou por possuírem o mesmo desejo?
no geral em condições normais os processos quimicos não variam muito de um ser humano para outro, logo a vontade que determina suas ações é mais uma questão da personalidade!

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #56 Online: 20 de Março de 2017, 20:16:07 »
de fato células primitivas são mecanicas, mas obviamente houve um dia que elas passaram a ter vontade própria!
Digamos que quanto maior o poder de esboçar vontade própria maior humanidade!

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #57 Online: 20 de Março de 2017, 20:55:48 »
de fato células primitivas são mecanicas, mas obviamente houve um dia que elas passaram a ter vontade própria!
Não sei... acho que as células nunca terão vontade, mas poderão obedecer a outros  impositivos que não sejam apenas químicos; talvez, eletromagnéticos. Pensando bem, até a atração química resulta da polaridade magnética - elétrons de valência?
Então voltamos ao início do laço: o que é a fome senão uma reação química. Existem sinalizadores no organismo que detectam a ausência do alimento, gerando a produção de substâncias que atuam no cérebro, etc.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #58 Online: 21 de Março de 2017, 07:14:01 »
Não sei... acho que as células nunca terão vontade, mas poderão obedecer a outros  impositivos que não sejam apenas químicos; talvez, eletromagnéticos. Pensando bem, até a atração química resulta da polaridade magnética - elétrons de valência?
Então voltamos ao início do laço: o que é a fome senão uma reação química. Existem sinalizadores no organismo que detectam a ausência do alimento, gerando a produção de substâncias que atuam no cérebro, etc.
Como não? Voce não passa de um aglomerado de células cheias de vontade própria!  :biglol:
a questão é: "seres vivos não são apenas maquinas" no seu caso digamos que a vontade de comer seja realmente da maquina, mas a decisão de não comer seja do ser humano! Moral da história : "Quanto mais voce menos maquina" :ok:

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #59 Online: 21 de Março de 2017, 07:19:26 »
tái o motivo porque a psicologia analítica falha miseravelmente em querer robotizar personalidades humanas  descrevendo as como maquinas, pois em condições normais, nenhuma química impedirá o ser diferente!

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #60 Online: 21 de Março de 2017, 12:03:31 »
Como não? Voce não passa de um aglomerado de células cheias de vontade própria!  :biglol:
a questão é: "seres vivos não são apenas maquinas" no seu caso digamos que a vontade de comer seja realmente da maquina, mas a decisão de não comer seja do ser humano! Moral da história : "Quanto mais voce menos maquina" :ok:
Certo; principalmente se falamos de reações biológicas tipo, sono ou fome.
Mas existem atividades cerebrais, normais e patológicas, absolutamente independentes de ações orgânicas, e estas definem nossa personalidade e comportamento. O amor à arte, a moralidade, a maturidade emocional, etc

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #61 Online: 21 de Março de 2017, 16:08:48 »
Mas existem atividades cerebrais, normais e patológicas, absolutamente independentes de ações orgânicas, e estas definem nossa personalidade e comportamento. O amor à arte, a moralidade, a maturidade emocional, etc

aparentemente e segundo uma linha filosófica somos seres duais, o corpo  mecânico e uma essência inteligente.

uma maquina automatizada  puramente mecânica tem la suas ações repetitivas e limitadas!
implementado um cérebro eletrônico ela evolui ao passo de poder  simular vontade e decisões de uma essência viva.
assim  é que defendo que a inteligencia e vontade não são frutos da matéria e sim da essência da vida!

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 21 de Março de 2017, 16:13:51 »

aparentemente e segundo uma linha filosófica somos seres duais, o corpo  mecânico e uma essência inteligente.

uma maquina automatizada  puramente mecânica tem la suas ações repetitivas e limitadas!
implementado um cérebro eletrônico ela evolui ao passo de poder  simular vontade e decisões de uma essência viva.
assim  é que defendo que a inteligencia e vontade não são frutos da matéria e sim da essência da vida!

E a vida vem de onde senão da matéria?
Foto USGS

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #63 Online: 21 de Março de 2017, 20:13:22 »
isso seria o mesmo que dizer que uma IA possui vontade própria,vinda da matéria!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 22 de Março de 2017, 14:07:11 »

As células não têm "vontade" individualmente, a menos que você esteja usando uma linguagem infantilizada para fins didáticos, como dizer que o ar "quer sair" do balão onde está apertado. É da mesma forma exata que reações químicas, não tem "vontade" dos átomos em fazer o que fazem.

Uma célula não se reproduz por ter "vontade", e nem "se suicida" (apoptose, morte programada, necessária para o funcionamento normal de macroorganismos) por depressão.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #65 Online: 23 de Março de 2017, 07:47:13 »

As células não têm "vontade" individualmente, a menos que você esteja usando uma linguagem infantilizada para fins didáticos, como dizer que o ar "quer sair" do balão onde está apertado. É da mesma forma exata que reações químicas, não tem "vontade" dos átomos em fazer o que fazem.

Uma célula não se reproduz por ter "vontade", e nem "se suicida" (apoptose, morte programada, necessária para o funcionamento normal de macroorganismos) por depressão.

ok! exatamente! os seres vivos que possuem  sistemas de celulas mais complexo, são seres duais ou seja das ações mecânicas e das  inteligentes.
assim na parte mecânica temos  o sistema nervoso autônomo  responsável pelas ações involuntárias das células.
questiono , se nossa vontade é apenas fruto da matéria se sim, seria ilógico em alguns casos ela esta se contrariando, por exemplo se a vontade de  comer são geradas pelas células que compõe o conjunto estomago cérebro, a decisão de não comer são geradas por quais células , as do cérebro?
vejo ai uma contradição ilógica de células cerebrais  masoquistas....hihihihihihihi
mais lógico crer que exista uma outra vontade independente da materia.

palavra  da salvação cetica segundo São Criaturos cap 171 vers 07-04

« Última modificação: 23 de Março de 2017, 07:50:43 por Criaturo »

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #66 Online: 29 de Maio de 2017, 23:31:01 »
Na onda da explicação sobre a origem da vida pela perspectiva da energia disponível, trago outro artigo muito interessante (não é sobre a origem em si, mas correlato) explicando a evolução sob essa mesma ótica de energia disponível.

Basicamente, o autor divide a cronologia da evolução em 5 grandes épocas, classificadas conforme a fonte de energia disponível: energia geotermica, luz do sol, oxigênio, carne e fogo.

Interessante notar que a diversidade biológica cresce conforme crescem as fontes de energia disponível. Isso é perfeitamente coerente com a tese do outro artigo no qual afirma-se que a organização da materia e sua auto-replicação ajuda a dissipar o excesso de energia. Ora, quanto mais energia disponível, mais provável surgirem novas formas de organização.

The history of the life–Earth system can be divided into five ‘energetic’ epochs, each featuring the evolution of life forms that can exploit a new source of energy. These sources are: geochemical energy, sunlight, oxygen, flesh and fire. The first two were present at the start, but oxygen, flesh and fire are all consequences of evolutionary events. Since no category of energy source has disappeared, this has, over time, resulted in an expanding realm of the sources of energy available to living organisms and a concomitant increase in the diversity and complexity of ecosystems. These energy expansions have also mediated the transformation of key aspects of the planetary environment, which have in turn mediated the future course of evolutionary change. Using energy as a lens thus illuminates patterns in the entwined histories of life and Earth, and may also provide a framework for considering the potential trajectories of life–planet systems elsewhere.

Free energy is a universal requirement for life. It drives mechanical motion and chemical reactions—which in biology can change a cell or an organism1,2. Over the course of Earth history, the harnessing of free energy by organisms has had a dramatic impact on the planetary environment3,​4,​5,​6,​7. Yet the variety of free-energy sources available to living organisms has expanded over time. These expansions are consequences of events in the evolution of life, and they have mediated the transformation of the planet from an anoxic world that could support only microbial life, to one that boasts the rich geology and diversity of life present today. Here, I review these energy expansions, discuss how they map onto the biological and geological development of Earth, and consider what this could mean for the trajectories of life–planet systems elsewhere.

(i) Life emerges; epoch of geochemistry begins. (ii) Anoxygenic photosynthesis: start of energy epoch 2, sunlight. (iii) Emergence of cyanobacteria. (iv) Great Oxidation Event: energy epoch 3, oxygen. (v) Probable eukaryotic fossils appear. (vi) Fossils of red algae appear. (vii) Start of energy epoch 4, flesh. (viii) Vascular plants colonize land; fire appears on Earth. Finally, the burning logs indicate the start of energy epoch 5, fire.
https://www.nature.com/articles/s41559-017-0138
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 31 de Maio de 2017, 15:40:56 »
Daí podemos concluir que, outros planetas que receberam o mesmo input solar ou maior, na verdade são bases de captação de energia de civilizações avançadas, que a transmitem de maneira ainda obscura, impedindo que a vida tenha se formado em outros planetas além da Terra, nos arredores.

É consistente com a teoria de que somos seres num "zoológico" alienígena. Ou talvez numa "placa de Petri".

Ou, talvez, pensar só em energia, pode ser o maior nível de superficialidade com que se pode abordar o tema.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #68 Online: 01 de Junho de 2017, 12:47:16 »
Quanto mais simples o tema, mas ingente e insolúvel, acaba por circunscrever-se em tentativas exóticas ou bizarras para sua explicação.
Isto acontece com a origem da vida e do Universo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 03 de Novembro de 2019, 17:43:17 »
Cientistas encontraram, no Noroeste da Austrália, um complexo sistema fossilizado de micróbios com perto de 3500 milhões de anos, que acreditam ser uma das provas mais antigas de vida no planeta. Estas estruturas sedimentárias podem ser a prova mais antiga de existência da vida na Terra, segundo o cientista da Universidade da Austrália Ocidental, David Wacey. Referiu que quando estes micróbios estavam vivos interagiam com os sedimentos nos quais viviam e criavam pequenas comunidades de entreajuda para sobreviver naquele que deveria ser um ambiente muito difícil. As rochas onde foram encontrados os restos destes micróbios são, provavelmente, as mais antigas e mais bem preservadas da Terra, disse.

Jornal "Diário de Notícias" de 14 de Novembro de 2013

<a href="https://www.youtube.com/v/idfv7Lw4Y_s" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/idfv7Lw4Y_s</a>

Exactly when and where did life on Earth begin? Scientists have long thought that it emerged three billion years ago in the ocean -- until astrobiologist Tara Djokic and her team made an unexpected discovery in the western Australian desert. Learn how an ancient rock found near a hot volcanic pool is shifting our understanding of the origin-of-life puzzle.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!