Se o agnóstico não faz nada, então que tipo de agnóstico eu sou? Tipo eu estou em duvida o que vou ser, se é ateu ou teista, ainda indeciso, então me informo ao máximo coisas da bíblia e procuro questionar/criticar a bíblia pra entender melhor ainda, não vou na igreja porque é entediante, prefiro aprender na discussão ou coisas que gosto, mas a pergunta é: Como agnóstico não faz nada enquanto é um sendo que para sair dessa fase tem que conhecer tudo aquilo para depois concluir uma coisa? Quando fala agnóstico é sem conhecimento eu discordo, pois acho agnóstico tem que ter muito conhecimento em dois lados(teista e ateu) e depois decidir que caminho vai
Agnóstico não é uma "fase" intermediária para nada. No seu caso, você não é nenhum "tipo" de agnóstico, é simplesmente indeciso.
Me explique como assim não sou agnóstico? Agnostico não é uma fase de indecisão? Estou confuso com isso
Enjolras respondendo a pergunta, sim acho importante me definir, mas graças a isso que conheci algumas coisas, por exemplo não sabia o que era agnóstico até ver o que significa, mas parece que o meu conceito esta errado na parte intermediaria e quero entender porque
Não, ser agnóstico não é passar por uma fase de indecisão.
Mais uma analogia: pergunte a duas pessoas quem será o campeão do Brasileirão de 2016.
Uma pessoa com posição "teísta" diria assim: "eu sinto, do fundo do meu coração, que o campeão será o Icasa de Juazeiro do Norte. Eu simplesmente SEI disso."
Um "agnóstico" diria: "Não temos como saber se o Icasa será o campeão. Pode ser que sim, pode ser que não."
Note que o agnóstico não está indeciso entre ter certeza ou não na vitória do Icasa. Ele apenas afirma o óbvio: não temos dados para afirmar se ele vai vencer ou não. Note que não é possível argumentar com o teísta que afirma que sua certeza vem de uma convicção interna inabalável. O único argumento que se pode usar é apontar que milhares de pessoas têm a mesma certeza, embora seus deuses e religiões sejam completamente diferentes uns dos outros. É como se um indivíduo tivesse uma certeza profunda, inabalável e trascendente que o Icasa será o campeão, enquanto outros tenham a mesma certeza sobre o Criciúma, outro sobre o Bahia, outro sobre o Coritiba e assim por diante. Se essa certeza é tão confiável, então porque ela aponta para "alvos" diferentes?
Aliás, uma pessoa com posição de "ateísmo" iria mais longe: "Não, não temos dados para saber se o Icasa será o campeão ou não.
Porém vendo sua história, podemos concluir que é Muito improvável que ele seja o campeão."
E se um religioso se ofender com a comparação do seu deus a um time da segunda divisão, saiba que para quem já se preocupou em ler um pouco sobre religiões de forma isenta, esses deuses seriam mais justamente comparáveis a times de várzea. Sem goleiros. E com jogadores bêbados.