Autor Tópico: Perguntas sobre Ateu e Agnostico  (Lida 5003 vezes)

Offline Wars

• Nível 01
  • *
Perguntas sobre Ateu e Agnostico
« Online: 04 de Dezembro de 2013, 18:32:32 »
Ateu, ele normalmente blasfema contra deus ou deuses (tira sarro de deus)?
E agnóstico, uma pessoa agnóstica pode ser para sempre assim, sem escolher em que se transformar, se é ateu ou teista?
Os grandes ateus e teista argumentadores, passaram por fase de agnosticismo?
O que um agnóstico faz enquanto é um? Ele pesquisa? Fica sem conhecer? Reflete ou o que?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re:Perguntas sobre Ateu e Agnostico
« Resposta #1 Online: 04 de Dezembro de 2013, 19:42:44 »
[Suspiro] Vamos lá:

Falando sério, para você ter ideia do ponto de vista de um ateu, eu lhe pergunto: você blasfema contra Papai Noel? :)

Existem diversos tópicos aqui discutindo as distinções entre agnosticismo e ateísmo. Sugiro que você dê uma olhada neles.

Sobre o que um agnóstico "faz enquanto é um": vou lhe dar uma analogia: eu não sei se existe em algum lugar da superfície de Marte uma rocha que se pareça com a cara da Dilma. Pode ser que exista ou não. Enquanto a gente não sabe disso, a gente faz... nada. Vamos vivendo nossa vida, pagando nossas contas, tomando nossa cerveja e reclamando do nosso time. Se aparecer alguma foto que esclareça isso, ótimo. Antes disso, não há muito o que fazer.

A moral da história é a seguinte: não digo para todos, mas talvez para a maioria dos ateus e agnósticos, a existência ou não de deus não é uma questão muito relevante em suas vidas. Deuses não simplesmente não são importantes. Se a gente aqui discute muito sobre sua existência é mais uma consequência de vivermos em lugares onde a maioria das pessoas é religiosa e (não digo que seja seu caso) insiste em querer impor suas crenças aos outros.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 04 de Dezembro de 2013, 20:06:29 »
Ateu, ele normalmente blasfema contra deus ou deuses (tira sarro de deus)?
Qual a maior blasfema contra Deus? Eu não acreditar nele ou ser um hipócrita que dá boca para fora sai céus, e nos fazeres contradiz tudo que eu falo?

E agnóstico, uma pessoa agnóstica pode ser para sempre assim, sem escolher em que se transformar, se é ateu ou teista?

Não, pois um dia ela morre. Enquanto houver morte, não tem como ela ser para sempre assim.

Os grandes ateus e teista argumentadores, passaram por fase de agnosticismo?
Não seria "os altos ateus"? Não tem essa de grande ou pequeno. Mas sim, assim como fase teísta, fase depressiva, fase cética, fase supersayjin 5 e etc. Pois nós somos ainda um troço chamado "humano".

O que um agnóstico faz enquanto é um? Ele pesquisa? Fica sem conhecer? Reflete ou o que?

Caga, peida, lê, respira, lava o furico, come, trepa, vive e morre.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 04 de Dezembro de 2013, 21:47:07 »
Respondeu tudo, Dr. Manhattan, de forma elegante e se posicionando na ótica do questionador. Acho que o suspiro inicial deve ter refrescado suas ideias para a boa resposta. :)

Mussain! não deixou de ser Mussain! ao responder. Osame2010 pode levar um susto com as sinceridades cruas dele.

Osame2010, passe um tempinho lendo os incontáveis tópicos que o fórum proporciona. Quem sabe lendo um pouco mais, e somando a essas primeiras respostas às suas dúvidas, você consiga ter uma visão melhor sobre o cerne das suas questões.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 05 de Dezembro de 2013, 10:02:31 »
Mussain! não deixou de ser Mussain! ao responder. Osame2010 pode levar um susto com as sinceridades cruas dele.

Obs: Eu não questionei esse negócio de agnóstico, mais uma vez, para não desvirtuar o tópico. Pra mim isso ainda não é claro, e nem lógico.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #5 Online: 05 de Dezembro de 2013, 14:48:58 »
Agnóstico: Bom, eu não tenho certeza se o saci-pererê existe. Pode ser que sim, pode ser que não. Como não tenho certeza , não costumo meter fumo em buraco de árvore.

Ateu: Bom, tenho certeza que saci-pererê não existe, pois tudo indica que se trata de mera invencionice popular. Nunca ninguém viu ou provou que viu um, nem tampouco temos qualquer evidência que algo assim exista. Como não existe saci-pererê  , não costumo meter fumo em buraco de árvore.

Conclusão: na prática, Agnóstico = Ateu.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 05 de Dezembro de 2013, 15:21:57 »
Agnóstico: Bom, eu não tenho certeza se o saci-pererê existe. Pode ser que sim, pode ser que não. Como não tenho certeza , não costumo meter fumo em buraco de árvore.

Ateu: Bom, tenho certeza que saci-pererê não existe, pois tudo indica que se trata de mera invencionice popular. Nunca ninguém viu ou provou que viu um, nem tampouco temos qualquer evidência que algo assim exista. Como não existe saci-pererê  , não costumo meter fumo em buraco de árvore.

Conclusão: na prática, Agnóstico = Ateu.
Concordo plenamente.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #7 Online: 05 de Dezembro de 2013, 16:07:00 »
Depende do que estamos falando. Agnóstico científico é uma coisa, agnóstico filosófico é outra.  Eu sou agnóstico é ateu ao mesmo tempo, e são significado diferentes.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 05 de Dezembro de 2013, 16:43:19 »
E surgem mais variantes cabulosas... Agnóstico científico e agnóstico filosófico.... Ai meu senhor Jesus Cristo, onde vamos parar...

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 05 de Dezembro de 2013, 17:06:03 »
Agnósticos são ateus frouxos  :P...
"Deus prefere os ateus"

Offline Wars

• Nível 01
  • *
« Resposta #10 Online: 05 de Dezembro de 2013, 18:11:40 »
Se o agnóstico não faz nada, então que tipo de agnóstico eu sou? Tipo eu estou em duvida o que vou ser, se é ateu ou teista, ainda indeciso, então me informo ao máximo coisas da bíblia e procuro questionar/criticar a bíblia pra entender melhor ainda, não vou na igreja porque é entediante, prefiro aprender na discussão ou coisas que gosto, mas a pergunta é: Como agnóstico não faz nada enquanto é um sendo que para sair dessa fase tem que conhecer tudo aquilo para depois concluir uma coisa? Quando fala agnóstico é sem conhecimento eu discordo, pois acho agnóstico tem que ter muito conhecimento em dois lados(teista e ateu) e depois decidir que caminho vai

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 05 de Dezembro de 2013, 18:25:59 »
Se o agnóstico não faz nada, então que tipo de agnóstico eu sou? Tipo eu estou em duvida o que vou ser, se é ateu ou teista, ainda indeciso, então me informo ao máximo coisas da bíblia e procuro questionar/criticar a bíblia pra entender melhor ainda, não vou na igreja porque é entediante, prefiro aprender na discussão ou coisas que gosto, mas a pergunta é: Como agnóstico não faz nada enquanto é um sendo que para sair dessa fase tem que conhecer tudo aquilo para depois concluir uma coisa? Quando fala agnóstico é sem conhecimento eu discordo, pois acho agnóstico tem que ter muito conhecimento em dois lados(teista e ateu) e depois decidir que caminho vai

É como o West já falou, na prática, são a mesma coisa. Ora, o fato de proferirem seres ou coisas totalmente inviáveis para a realidade, não quer dizer que vc não pode deixar de acreditar nisso, mesmo sendo impossível provar que não exista tal coisa ou tal ser. Melhor dizendo, o ônus da prova cabe a quem afirma, não o contrário.

Se quer se informar sobre religiões, jamais vá para igrejas ou coisa do tipo... A internet é a melhor fonte. Pesquise sobre apócrifos, avesta e alcorão. Veja que em suma, essa ideia de um ser fodão do bem, outro fodão do mau e o filho do fodão do bem, já existe antes mesmo do que conhecemos como bíblia sagrada, mais ou menos uns 5 mil anos atrás.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #12 Online: 05 de Dezembro de 2013, 20:59:31 »

Agnóstico não é uma "fase" intermediária para nada. No seu caso, você não é nenhum "tipo" de agnóstico, é simplesmente indeciso.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #13 Online: 05 de Dezembro de 2013, 21:24:03 »

Isso eh importante pra vc? Um rotulo, uma definicao do que vc vc eh? Ou eh mais importante saber no que acreditar? Ou nao saber se pode viver sem acreditar?

Como disse o Gaucho, vc esta apenas indeciso (ou meio ansioso e perdido). Relaxe, isso passa.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Wars

• Nível 01
  • *
« Resposta #15 Online: 05 de Dezembro de 2013, 22:51:13 »

Agnóstico não é uma "fase" intermediária para nada. No seu caso, você não é nenhum "tipo" de agnóstico, é simplesmente indeciso.

Me explique como assim não sou agnóstico? Agnostico não é uma fase de indecisão? Estou confuso com isso
Enjolras respondendo a pergunta, sim acho importante me definir, mas graças a isso que conheci algumas coisas, por exemplo não sabia o que era agnóstico até ver o que significa, mas parece que o meu conceito esta errado na parte intermediaria e quero entender porque
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2013, 22:55:59 por osame2010 »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #16 Online: 05 de Dezembro de 2013, 22:58:38 »

E cinza é o preto broxa e não uma cor diferente.  :stunned: :biglol:
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #17 Online: 06 de Dezembro de 2013, 09:57:36 »

Me explique como assim não sou agnóstico? Agnostico não é uma fase de indecisão? Estou confuso com isso
Enjolras respondendo a pergunta, sim acho importante me definir, mas graças a isso que conheci algumas coisas, por exemplo não sabia o que era agnóstico até ver o que significa, mas parece que o meu conceito esta errado na parte intermediaria e quero entender porque

Não, ser agnóstico não é passar por uma fase de indecisão.

Mais uma analogia: pergunte a duas pessoas quem será o campeão do Brasileirão de 2016.
Uma pessoa com posição "teísta" diria assim: "eu sinto, do fundo do meu coração, que o campeão será o Icasa de Juazeiro do Norte. Eu simplesmente SEI disso."
Um "agnóstico" diria: "Não temos como saber se o Icasa será o campeão. Pode ser que sim, pode ser que não."

Note que o agnóstico não está indeciso entre ter certeza ou não na vitória do Icasa. Ele apenas afirma o óbvio: não temos dados para afirmar se ele vai vencer ou não. Note que não é possível argumentar com o teísta que afirma que sua certeza vem de uma convicção interna inabalável. O único argumento que se pode usar é apontar que milhares de pessoas têm a mesma certeza, embora seus deuses e religiões sejam completamente diferentes uns dos outros. É como se um indivíduo tivesse uma certeza profunda, inabalável e trascendente que o Icasa será o campeão, enquanto outros tenham a mesma certeza sobre o Criciúma, outro sobre o Bahia, outro sobre o Coritiba e assim por diante. Se essa certeza é tão confiável, então porque ela aponta para "alvos" diferentes?

Aliás, uma pessoa com posição de "ateísmo" iria mais longe: "Não, não temos dados para saber se o Icasa será o campeão ou não. Porém vendo sua história, podemos concluir que é Muito improvável que ele seja o campeão."

E se um religioso se ofender com a comparação do seu deus a um time da segunda divisão, saiba que para quem já se preocupou em ler um pouco sobre religiões de forma isenta, esses deuses seriam mais justamente comparáveis a times de várzea. Sem goleiros. E com jogadores bêbados. 
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 06 de Dezembro de 2013, 11:12:31 »
Mais uma analogia: pergunte a duas pessoas quem será o campeão do Brasileirão de 2016.
Uma pessoa com posição "teísta" diria assim: "eu sinto, do fundo do meu coração, que o campeão será o Icasa de Juazeiro do Norte. Eu simplesmente SEI disso."
Um "agnóstico" diria: "Não temos como saber se o Icasa será o campeão. Pode ser que sim, pode ser que não."

Ôôô, deixa eu fazer uma analogia também...

Pergunte as mesmas pessoas, se o macaco-cara-de-galinha-inteligente-rosa-invisível-onipotente-onisciente-onipresente, que não quer mostrar sua existência aos humanos, existe ou não?

Teísta: Sinto do fundo do meu coração que o macaco-cara-de-galinha-inteligente-rosa-invisível-onipotente-onisciente-onipresente existe sim.

E o agnóstico...?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 06 de Dezembro de 2013, 12:02:44 »
Essa analogia do Mussain realmente é melhor.

Ao falar de times de futebol e resultados de campeonatos ao menos está se lidando com coisas que sabidamente existem, e as possibilidades estão dentro daquilo que se conhece realmente por "realidade". É um conjunto ou outro de pessoas (seres existentes) ganhando o campeonato (evento existente).

Já no caso de deuses e sobrenatural, bem, é mais como se especular sobre o resultado de campeonatos de times-fantasma de futebol, ou de futebol em outra galáxia. Ou fantasmas futebolistas intergaláticos, é ainda outra "possibilidade".

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 06 de Dezembro de 2013, 12:02:56 »

Exatamente. Agnósticos são cinzas broxas que não tem coragem de serem pretos  :hihi:. "Mimimi, não podemos provar que deus não existe, mimimimi".
"Deus prefere os ateus"

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 06 de Dezembro de 2013, 12:06:29 »
O ateu é geralmente um agnóstico que quer ser mais badboyzinho, que tem fé na inexistência de deuses, mas fica com mimimi quando isso é fraseado como "crença" e não "descrença", como se ele sugerisse não acreditar em nada sobre origem e funcionamento do universo, sem deuses.

"Oh, minha mente é pura e imaculada sobre essas questões, eu não tenho nenhuma opinião sobre a natureza, não creio que o mundo é mecânico e funciona sem deuses, não, sou uma tábula rasa, incorrompida por qualquer crença".

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 06 de Dezembro de 2013, 12:06:48 »

Exatamente. Agnósticos são cinzas broxas que não tem coragem de serem pretos  :hihi:. "Mimimi, não podemos provar que deus não existe, mimimimi".

:lol:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 06 de Dezembro de 2013, 12:13:18 »
que tem fé na inexistência de deuses

Arrependam-seeeeeeeeee!!!!!!!!! Ou o  macaco-cara-de-galinha-inteligente-rosa-invisível-onipotente-onisciente-onipresente vai lascar é todo mundo aqui nessa porra!!!!!!!!!!! [risada-do-mal]Hahahahahahahaha... Hahahahahahahahaha... [/risada-do-mal]

Ou vc tem fé na inexistência do macaco-cara-de-galinha-inteligente-rosa-invisível-onipotente-onisciente-onipresente?!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

« Última modificação: 06 de Dezembro de 2013, 12:16:48 por Mussain! »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #24 Online: 06 de Dezembro de 2013, 12:35:57 »
O ateu é geralmente um agnóstico que quer ser mais badboyzinho, que tem fé na inexistência de deuses, mas fica com mimimi quando isso é fraseado como "crença" e não "descrença", como se ele sugerisse não acreditar em nada sobre origem e funcionamento do universo, sem deuses.

"Oh, minha mente é pura e imaculada sobre essas questões, eu não tenho nenhuma opinião sobre a natureza, não creio que o mundo é mecânico e funciona sem deuses, não, sou uma tábula rasa, incorrompida por qualquer crença".

Exatamente, não sei porque ateus tem tanto problema em assumir que no final das contas tem uma crença

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!