Autor Tópico: Perguntas sobre Ateu e Agnostico  (Lida 5004 vezes)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re:Perguntas sobre Ateu e Agnostico
« Resposta #25 Online: 06 de Dezembro de 2013, 12:48:25 »
O rapaz é novo no fórum, vocês podiam ao menos usar uns smiles :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Wars

• Nível 01
  • *
« Resposta #26 Online: 06 de Dezembro de 2013, 13:31:33 »
Vlw Dr.Manhattan gostei da analogia entendi já, eu devo esta na indecisão mesmo, por exemplo eu costumo ser muito teimoso quando compreendo do meu jeito, e isso não bate com agnosticismo, porque agnóstico pelo jeito tem mente muito aberta, já eu não , então estou na fase intermediaria entre teista e ateísta, ainda nem criei uma opinião concreta sobre isso. Tomara um dia eu escolha qual lado ir, afinal todos passam por fases assim? Ou ateu nasce ateu e teista nasce teista? E no meu caso então? O que acontece?
E essa de ateu badboyzinho seria como o que por exemplo?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 06 de Dezembro de 2013, 13:44:33 »
Vlw Dr.Manhattan gostei da analogia entendi já, eu devo esta na indecisão mesmo, por exemplo eu costumo ser muito teimoso quando compreendo do meu jeito, e isso não bate com agnosticismo, porque agnóstico pelo jeito tem mente muito aberta, já eu não , então estou na fase intermediaria entre teista e ateísta, ainda nem criei uma opinião concreta sobre isso. Tomara um dia eu escolha qual lado ir, afinal todos passam por fases assim? Ou ateu nasce ateu e teista nasce teista? E no meu caso então? O que acontece?

Vamos por partes então... Vc tem ou teve alguma religião? Acredita ou deixou de acreditar ou está duvidando de algo? E por quê?

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 06 de Dezembro de 2013, 13:56:23 »
O ateu é geralmente um agnóstico que quer ser mais badboyzinho, que tem fé na inexistência de deuses, mas fica com mimimi quando isso é fraseado como "crença" e não "descrença", como se ele sugerisse não acreditar em nada sobre origem e funcionamento do universo, sem deuses.

"Oh, minha mente é pura e imaculada sobre essas questões, eu não tenho nenhuma opinião sobre a natureza, não creio que o mundo é mecânico e funciona sem deuses, não, sou uma tábula rasa, incorrompida por qualquer crença".

:biglol:
"Deus prefere os ateus"

Offline Wars

• Nível 01
  • *
« Resposta #29 Online: 06 de Dezembro de 2013, 13:58:13 »

Vamos por partes então... Vc tem ou teve alguma religião? Acredita ou deixou de acreditar ou está duvidando de algo? E por quê?
Olha , religião não sei te responder , por que quando eu era pequeno , como de sempre os filhos não escolhem religião, é sempre os pais que dao religião para os filhos, mas minha mae ela não me obrigou, eu que pensei era evangélico porque era filho e ela era evangélica, mas tipo com um tempo fui percebendo que eu não tinha aquele sentimento forte em fé de deus, não era muito forte, mas teve uma parte que acreditava em deus, então no momento estou duvidando muito de deus por causa primeiro porque eu não tenho sentimento de fé intenso e segundo acho que a ciência responde as coisas com mais logica e da mais "sentido" as coisas, só que tem a parte teista meu que tenho medo de espíritos, não sei porque, mas tenho (deve ser por causa dos filmes de terror, odeio espíritos) e também tenho crença em vidas passadas, se me perguntar porque, seria boa pergunta porque não entendo isso, então não sei o que eu sou, acho continuo indeciso

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 06 de Dezembro de 2013, 14:12:26 »
só que tem a parte teista meu que tenho medo de espíritos, não sei porque, mas tenho (deve ser por causa dos filmes de terror, odeio espíritos)

Fobias são normais, vc só deve trabalhar esse lado.

e também tenho crença em vidas passadas

Uma hora tu é evangélico, outra espírita... Ta brabo mesmo essa indecisão viu... Leia mais sobre o espiritismo, Alan Kardec, umbral, passes, essas coisas. Vc mata as duas coiass, medo de espíritos e crença em vidas passadas.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 06 de Dezembro de 2013, 14:35:17 »
só que tem a parte teista meu que tenho medo de espíritos, não sei porque, mas tenho (deve ser por causa dos filmes de terror, odeio espíritos)

Fobias são normais, vc só deve trabalhar esse lado.

e também tenho crença em vidas passadas

Uma hora tu é evangélico, outra espírita... Ta brabo mesmo essa indecisão viu... Leia mais sobre o espiritismo, Alan Kardec, umbral, passes, essas coisas. Vc mata as duas coiass, medo de espíritos e crença em vidas passadas.

Isso, leia sobre espiritismo, chegue à conclusão de que é tudo uma enorme bobagem, e esqueça essa besteirada de "espíritos". :quevedo:
"Deus prefere os ateus"

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #32 Online: 07 de Dezembro de 2013, 19:40:30 »
Ateu, ele normalmente blasfema contra deus ou deuses (tira sarro de deus)?
Descrentes podem eventualmente fazer isso. Não se trata exatamente de uma 'profissão'.

E agnóstico, uma pessoa agnóstica pode ser para sempre assim, sem escolher em que se transformar, se é ateu ou teista?
Nunca vi um agnóstico que deixasse de ser, nem declaradamente ao menos (coisa que não é evidência mesmo de nada que se possa aceitar como suficiente). Já vi autodeclarados ex-ateístas, ex-teístas...  Nunca ex-agnósticos. Se vir/conhecer algum, peço o obséquio de que me aponte, ainda que só por curiosidade.

A razão é muito simples: é a posição crente que proporciona a maior sensação de arrogante conforto, ou arrogância confortável.

Os grandes ateus e teista argumentadores, passaram por fase de agnosticismo?
Coisa com coisa nenhuma isso aí, mas...

Vide acima.

Entretanto, é necessário esclarecer que "agnósticos argumentadores" é o que mais há. Aqui você pode encontrar vários (que, pelo menos, declaram-se assim).

O que um agnóstico faz enquanto é um?
Bom... isso aqui...  não tem como não render um pouquinho.

Crê, profunda e piamente, que chegou à melhor possível relação de compromisso entre a crença dele e o que considera a crença alheia, ou seja, crê como qualquer crente, no ponto mais inexpugnavelmente fulcral da crença -- que há alguma possibilidade do suposto objeto da crença **de-le** ser real.

Não se trata de algo que seja passível de comparabilidades como a famigerada com o saci, pois trata-se de atributos: o que é o saci? Um garoto negro de uma perna só? Nada de extraordinário há nisso. Some e aparece virando fumaça? Efeitos especiais de cinema ou de arte/técnica mágica podem imagear isso. Some magicamente da forma descrita, sem efeitos especiais? Então, que diferença fundamental de atributo há entre isso e qualquer mágica? Por que exemplificar com o saci? Nada significa isso.

Usa-se, também, muito frequentemente, argumentos probabilísticos totalmente prováveis, como os famigerados de objetos ordinários orbitando planetas ou em qualquer lugar prontamente inacessível. Os objetos podem existir (existem e os conhecemos). Que comparabilidade há nisso? Há alguma "dúvida equivalentemente possível" entre quaisquer dessas coisas e um projetado deus criador de/do universo? Um agnóstico é só o crente que crê que há comparabilidade entre essas coisas. O faz, conscientemente ou não (não importa), para aproximar seu objeto mágico acalentadamente crido para a possibilidade de realidade, quando nenhuma há. Não há, absolutamente, nenhuma possibilidade de qualquer deus existir.

Ele pesquisa?
Não, deixa isso para os outros, porque sabe que não há o que pesquisar (e nisso está o cerne de sua arrogância desmedida). Não é um falseador, como, contraditoriamente, costuma "respaldar-se".

Fica sem conhecer?
É, basicamente, a posição adotada, não é?

Reflete ou o que?
É agnóstico, o crente dos crentes, não espelho...

Offline FredLC

• Nível 10
  • *
« Resposta #33 Online: 15 de Dezembro de 2013, 09:14:12 »
Hmmm... Você abriu dois tópicos com praticamente a mesma pergunta...

Respondi no outro, e remeto para a resposta lá, mas, basicamente, existe muita confusão sobre o que é agnosticismo, e na verdade, não é dúvida, mas a convicção na inadequação das provas para formar um determinado tipo de opinião.

Você não me parece um agnóstico, mas sim, uma pessoa ainda indecisa. Na minha opinião, seu tempo será melhor gasto aprendendo sobre as opções do que se preocupando em rotular-se. Talvez o rótulo faça parte dessa busca, não sei, mas garanto que você vai ter firmado uma posição, para um lado ou outro, muito antes de sentir-se confortável com qualquer denominação.

Não vou defender que o ateísmo é a escolha mais sensata, porque esse não é o objeto de questionamento aqui. Mas eu sugiro coerência, e como isso é o que realmente se faz necessário para a eventual rejeição dessas tolas supernaturalidades, me saindo quase como se tivesse defendido.

Mas optar por uma lente para ver o mundo é algo que somente você pode fazer.

Att.

FredLC.
…There would be no atheism if there were no god…"

G.K. Chesterton.

"Deal"

FredLC

Links para minhas galerias de arte

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #34 Online: 16 de Dezembro de 2013, 01:15:17 »
Nenhum tempo é melhor gasto aprendendo sobre supostas "opções" quando há só duas possibilidades: ou se crê ou não.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 16 de Dezembro de 2013, 18:58:04 »
O ateu é geralmente um agnóstico que quer ser mais badboyzinho, que tem fé na inexistência de deuses, mas fica com mimimi quando isso é fraseado como "crença" e não "descrença", como se ele sugerisse não acreditar em nada sobre origem e funcionamento do universo, sem deuses.

"Oh, minha mente é pura e imaculada sobre essas questões, eu não tenho nenhuma opinião sobre a natureza, não creio que o mundo é mecânico e funciona sem deuses, não, sou uma tábula rasa, incorrompida por qualquer crença".

Exatamente, não sei porque ateus tem tanto problema em assumir que no final das contas tem uma crença

O problema não é "crença", mas evidência, ou falta dela.

Colete a prova de balas talvez pare balas, mas "deus" nenhum vai fazer isso [, certo, mano?].

Offline Otto, niilista-clássico

• Nível 02
  • *
  • Todo poder emana da verdade.
« Resposta #36 Online: 23 de Dezembro de 2013, 10:25:45 »
Ateu, ele normalmente blasfema contra deus ou deuses (tira sarro de deus)?
E agnóstico, uma pessoa agnóstica pode ser para sempre assim, sem escolher em que se transformar, se é ateu ou teista?
Os grandes ateus e teista argumentadores, passaram por fase de agnosticismo?
O que um agnóstico faz enquanto é um? Ele pesquisa? Fica sem conhecer? Reflete ou o que?

As vezes eu tiro sarro, sim. Nada pessoal, eu não gosto de perder a piada, mesmo.

Não sei se sou um grande argumentador ateu, mas responderei por mim. Eu deixei o cristianismo e fui para o deísmo. Do deísmo para o ateísmo. Não necessariamente passei pelo agnosticismo.

« Última modificação: 24 de Dezembro de 2013, 04:32:11 por Otto »
A vontade justifica os fins e os fins justificam os meios.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #37 Online: 24 de Dezembro de 2013, 01:45:31 »
Puxa...  Cheguei a pensar, em dado momento, que encontraria um ex-agnóstico...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!