Tipo vejo que ateus falam que religião não ajudam a conhecer nada, mas pensei aqui, religião não ajuda também? Olha o exemplo: Jogo do copo, inventado por algum religioso ou espiritista, ai se tornou famoso por isso, porque o cara falo que espíritos se comunicam assim, então entrou os ateus cientistas, curioso com isso e não ter acreditado nessa historia, pesquisou, e ele descobriu (não sei muito bem os detalhes desculpe hehe) que a mao da pessoa mexe por causa do nervosismo do nosso cérebro, e acaba mexendo involuntariamente por causa disso.
Entendeu? Por causa desse negocio de teista e explicou aquilo que fosse espíritos, despertou a curiosidade dos ateus (que são os cientistas) e foi la pesquisar, agora se não tivesse fama do jogo do copo, iria demorar mais para os cientistas descobrir essa informação.
Outro exemplo: Thor, o deus do trovão , quem viu o trovão falava que existia um deus fazendo isso para eles, tudo bem tudo mundo se conformava com isso, mas até que um dia chegou um ateu critico e resolveu pesquisar a fundo , e viu que o trovão ou raio sei la era feita por alguma coisa (é química ou física ta relacionado) e falou cientificamente isso.
Quer dizer que graças a esse cara falou do Thor e ficou famoso por causa disso, despertou um ateu curioso para contradizer isso e falar de forma realista.
O que tem em comum é que ateu e teista quando se juntam aprende novas coisas, teista vamos dizer assim, que ele deixa o "problema" explicado e espalha para todo mundo, e todo mundo acredita , e como esse problema fico muito conhecido , desperta o senso critico de algumas pessoas (que é raro isso) que são ateus que não se conformam com isso, e acaba explicando isso com o que acontece realmente
Talvez seja sem querer religião faça isso