Autor Tópico: Estava pensando aqui, e parece que religiao ajuda a conhecer coisas  (Lida 4390 vezes)

Offline Wars

• Nível 01
  • *
Estava pensando aqui, e parece que religiao ajuda a conhecer coisas
« Online: 05 de Dezembro de 2013, 18:22:55 »
Tipo vejo que ateus falam que religião não ajudam a conhecer nada, mas  pensei aqui, religião não ajuda também? Olha o exemplo: Jogo do copo, inventado por algum religioso ou espiritista, ai se tornou famoso por isso, porque o cara falo que espíritos se comunicam assim, então entrou os ateus cientistas, curioso com isso e não ter acreditado nessa historia, pesquisou, e ele descobriu (não sei muito bem os detalhes desculpe hehe) que a mao da pessoa mexe por causa do nervosismo do nosso cérebro, e acaba mexendo involuntariamente por causa disso.
Entendeu? Por causa desse negocio de teista e explicou aquilo que fosse espíritos, despertou a curiosidade dos ateus (que são os cientistas) e foi la pesquisar, agora se não tivesse fama do jogo do copo, iria demorar mais para os cientistas descobrir essa informação.
Outro exemplo: Thor, o deus do trovão , quem viu o trovão falava que existia um deus fazendo isso para eles, tudo bem tudo mundo se conformava com isso, mas até que um dia chegou um ateu critico e resolveu pesquisar a fundo , e viu que o trovão ou raio sei la era feita por alguma coisa (é química ou física ta relacionado) e falou cientificamente isso.
Quer dizer que graças a esse cara falou do Thor e ficou famoso por causa disso, despertou um ateu curioso para contradizer isso e falar de forma realista.

O que tem em comum é que ateu e teista quando se juntam aprende novas coisas, teista vamos dizer assim, que ele deixa o "problema" explicado e espalha para todo mundo, e todo mundo acredita , e como esse problema fico muito conhecido , desperta o senso critico de algumas pessoas (que é raro isso) que são ateus que não se conformam com isso, e acaba explicando isso com o que acontece realmente
Talvez seja sem querer religião faça isso

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
Re:Estava pensando aqui, e parece que religiao ajuda a conhecer coisas
« Resposta #1 Online: 05 de Dezembro de 2013, 18:34:18 »
Tipo vejo que ateus falam que religião não ajudam a conhecer nada, mas  pensei aqui, religião não ajuda também?

Explique-se melhor...

Offline Wars

• Nível 01
  • *
« Resposta #2 Online: 05 de Dezembro de 2013, 18:38:52 »
Tipo vejo que ateus falam que religião não ajudam a conhecer nada, mas  pensei aqui, religião não ajuda também?

Explique-se melhor...

Tipo ouvi fala que ateu falam que os religiosos são ignorantes e que não ajudam ao conhecimento verdadeiro, isso não é verdade?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 05 de Dezembro de 2013, 18:45:06 »

Explique-se melhor...

Tipo ouvi fala que ateu falam que os religiosos são ignorantes e que não ajudam ao conhecimento verdadeiro, isso não é verdade?

Depende, tu bebe água ou bebe gás?

Offline Wars

• Nível 01
  • *
« Resposta #4 Online: 05 de Dezembro de 2013, 18:45:59 »

Explique-se melhor...

Serio não entendi

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 05 de Dezembro de 2013, 18:49:58 »

Explique-se melhor...

Serio não entendi

Se tu bebe água, a resposta é que qualquer pessoa pode dizer qualquer coisa, mas daí ser um fato é uma coisa totalmente diferente.

Se tu bebe gás, sim, todo ateu na face da terra acredita e fala que os religiosos são ignorantes e que não sabem de nada.

Offline Wars

• Nível 01
  • *
« Resposta #6 Online: 05 de Dezembro de 2013, 18:51:57 »
Ah então pelo jeito , nao é todos ateus dizem isso, mas a maioria acha isso?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 05 de Dezembro de 2013, 21:56:01 »
Acho que o texto "por que sou agnóstico" de Robert Inngersoll, lida um pouco com esse assunto, e é bastante recomendável:

http://www.mphp.org/racionalismo/porque-sou-agnostico---robert-g.-ingersoll.html

Acho que especialmente a partir da parte IV.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #8 Online: 05 de Dezembro de 2013, 22:39:09 »

Ateus é uma generalização inaceitável.  :P  De comum, só se pode afirmar, que não acreditam na existência de deuses. Quanto às religiões podem ser indiferentes, acharem úteis, inúteis, interessantes, aborrecidas. Há ateus que são, inclusive, religiosos, não acreditam nos dogmas, mas acreditam no papel da instituição.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #9 Online: 06 de Dezembro de 2013, 09:13:43 »

Ateus é uma generalização inaceitável.  :P  De comum, só se pode afirmar, que não acreditam na existência de deuses. Quanto às religiões podem ser indiferentes, acharem úteis, inúteis, interessantes, aborrecidas. Há ateus que são, inclusive, religiosos, não acreditam nos dogmas, mas acreditam no papel da instituição.

Como acreditam no papel da instituição? Como isso faz alguém ser religioso?
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2013, 09:27:10 por _Juca_ »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #10 Online: 06 de Dezembro de 2013, 10:06:45 »
(...)

Entendo o seu argumento. Realmente, a religião tenta dar respostas para os enigmas do mundo. O problema é a maneira como ela tenta dar essa resposta: não há como ser mais gentil mas, em geral, o fato é que as religiões inventam respostas, de forma arbitrária e em seguida estabelecem essas respostas como dogmas. Ou seja, elas tentam impedir qualquer questionamento. No caso do copo, já se sabe que se trata de um movimento involuntário há muitos anos. Isso é fácil de demonstrar. Só que muita gente ainda persiste em acreditar que seja causado por fantasmas por motivos religiosos - e isso pode inclusive causar muita dor e sofrimento para quem acredita.

A ciência funciona de forma oposta à religião: toda hipótese científica deve ser questionada. Todo cientista se esforça para e sonha com a possibilidade de derrubar algum princípio estabelecido. Os conceitos que ficaram (teoria da Evolução, teoria da Relatividade, etc.) foram os que resistiram a esses ataques. É por isso que penso que crenças religiosas na verdade atrapalham o progresso científico.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 06 de Dezembro de 2013, 11:00:56 »

Que todos não dizem isso, é mais que óbvio, né não? Ou tu acha que seria inteligente chamar a mãe, irmã, amigos, familiares, colegas de trabalho, de esquina, de balada, da PQP, de completos ignorantes?

Cara, somos a esmagadora minoria e ao mesmo tempo, a "raça" mais odiada do planeta. Somos mais odiados do que negros, judeus e gays. Quer mesmo vim pra esse lado? Eu aconselho que não...

Se maioria diz isso? Pelo menos só conheci um assim, no tempo do RéV, acho que o nome dele era Aurélio ou coisa do tipo...
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2013, 11:03:11 por Mussain! »

Offline Wars

• Nível 01
  • *
« Resposta #12 Online: 06 de Dezembro de 2013, 13:46:06 »

Que todos não dizem isso, é mais que óbvio, né não? Ou tu acha que seria inteligente chamar a mãe, irmã, amigos, familiares, colegas de trabalho, de esquina, de balada, da PQP, de completos ignorantes?

Cara, somos a esmagadora minoria e ao mesmo tempo, a "raça" mais odiada do planeta. Somos mais odiados do que negros, judeus e gays. Quer mesmo vim pra esse lado? Eu aconselho que não...

Se maioria diz isso? Pelo menos só conheci um assim, no tempo do RéV, acho que o nome dele era Aurélio ou coisa do tipo...
Cara frase que gostei muito mesmo foi: "torna-te o que tu és" vi isso no Nietzsche, se eu virar ateu , não tenho medo falar que sou ateu e nem nada, e se eu virar teista, sem problemas pra mim(apesar se eu começar acreditar em deus acho vou mais lado Deista), só não quero mentir pra mim mesmo, e tambem como não me decidi ainda, não concordo nada que ateu brinque com deus , mas tambem acho muito injusto os teistas odiarem ateus por não ter suas crenças e começar a tratar mau por causa de uma crença, e tambem prefiro muito mais confiar num ateu assumido do que num teista, porque pelo menos ateu foi muito sincero por falar no que acredita para todos e sabendo da consequência , mas foi SINCERO , e isso é uma virtude , pois tem muito teista por ai falam ter fé essas coisas, e acabam fazendo tudo o que deus não gosta e se não for isso, fazem coisas boas por causa do que? Porque os dez mandamentos pediu isso... Vou deixar bem claro que não são todos teístas fazem isso tenho até provas que não são todos, mas tem muitos fazem isso, mas parece que tem ateu que tambem discrimina os teista tambem, isso não concordo tambem

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 06 de Dezembro de 2013, 14:23:52 »
Cara frase que gostei muito mesmo foi: "torna-te o que tu és" vi isso no Nietzsche, se eu virar ateu , não tenho medo falar que sou ateu e nem nada, e se eu virar teista, sem problemas pra mim(apesar se eu começar acreditar em deus acho vou mais lado Deista), só não quero mentir pra mim mesmo

Uma das maiores frases que pessoas falam no leito de morte, é justamente isto... “Não queria ter vivido uma vida falsa”.
Mas é legal sim essas idéias desses filósofos, embora futuramente vc encontre que muitos deles não passa de um bando de fimduma égua. Mas é bom pegar as partes boas e levar para si, como vc fez com essa frase.

Desse “Nit” que vc citou, a que mais me impactou foi: “Aquele que se martiriza muito, na verdade, quer ser exaltado”. Essa pra mim pegou bem no meio dos gréu, mah...

Offline Wars

• Nível 01
  • *
« Resposta #14 Online: 06 de Dezembro de 2013, 14:29:35 »
Gostei da frase, faz muito sentido , porque se acha que esses filósofos são fi da égua?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 06 de Dezembro de 2013, 14:36:58 »
Karl Marx, garotão das tapioca do comunismo, obrigou sua filha a casar contra sua vontade com um RICO. Feuerbach, garotão das tapioca ateia, depois vem com essa de buscar a essência humana, de uma maneira bem religiosa e por aí vai... Ou seja, vc vai encontrar sim um bando de fiduma quenga, no meio dessa onda filosófica...

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #16 Online: 07 de Dezembro de 2013, 20:07:57 »
Pela santa madruga! É, ajuda a "conhecer" "coisas" sim...   nem vou dizer quais...

*"Achar"* todo descrente acha, assim como todo crente "acha"/*pensa* coisas abominosas dos descrentes. Dizer é outra coisa. Que importa?

Cara, somos a esmagadora minoria e ao mesmo tempo, a "raça" mais odiada do planeta. Somos mais odiados do que negros, judeus e gays.
Isso é nada. Descrentes são mais odiados que racistas, nazistas e homofóbicos, além de "infiéis" para muçulmanos -- para um muçulmano, diga qualquer coisa: que é judeu extremista anti-islâmico, que "olha lá Alá dando pra..." ou que Alá não existe mas outro deus qualquer sim; jamais diga que não existe nenhum deus!

Quer mesmo vim pra esse lado? Eu aconselho que não...
Se aconselhamento funcionasse eu já teria salvado muita gente nesse mundo, como você, por exemplo, de muita coisa. Ainda mais para crença/descrença. Essa é mesmo das boas...

--Você é crente e está pensando em aderir à descrença? ...Nããão... né uma boa não...  Invista em outros ativos...

--Ah tá. 'Brigado pela dica! Já tava eu indo fazer besteira. Como é bom ter um bom amigo sabido...

Quando eu digo que aqui encontro diversão, não minto ou exagero... Eeehhh rapaziada boooa!

Em que dizer que conheceu ("só") um responde qualquer coisa para "se a maioria diz isso"? Quanta falta de cientificidade...

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #17 Online: 07 de Dezembro de 2013, 23:19:08 »

Como acreditam no papel da instituição? Como isso faz alguém ser religioso?

Acreditam no papel social, educativo, disciplinador, suponho ou no ideal talvez, defendendo (praticando, passando adiante) a tradição. Como no ateísmo cristão,  por exemplo. Isso não é exatamente uma novidade.

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #18 Online: 08 de Dezembro de 2013, 00:43:51 »
To vendo que você foi à igreja e viu alguém cruzar as pernas e descobriu a cor da calcinha.... sim, ajuda! :biglol:
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 08 de Dezembro de 2013, 11:25:52 »
Em que dizer que conheceu ("só") um responde qualquer coisa para "se a maioria diz isso"? Quanta falta de cientificidade...

Ah, e agora precisa da ciência para provar que uma parcela X ou Y da população diz ou não diz alguma coisa? Ah ta...

Então a prova "científica" é a resposta que falei em outro tópico:

Dizer que a própria mãe, namorada, irmãos, pais, parentes, amigos e adjacências são todos ignorantes e que não sabem nada, não é uma atitude lógica. Portanto, não, nem ateu, nem ninguém, proclama esse tipo de coisa, a não ser pessoas totalmente problemáticas.

Descrentes são mais odiados que racistas

Ah sim, é mesmo, "o descrente" é mais odiado do que o "ateu", pois são coisas absolutamente distintas...

Quando eu digo que aqui encontro diversão, não minto ou exagero... Eeehhh rapaziada boooa!

É, eu também sei que vc aprende muito com a gente aqui. Continue assim. Aqui não fazemos distinções de pessoas, para poder ensiná-las alguma coisa útil. Continue aprendendo com a gente, pois nós temos o maior prazer em repassar conhecimento.

« Última modificação: 08 de Dezembro de 2013, 11:39:53 por Mussain! »

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #20 Online: 08 de Dezembro de 2013, 13:53:46 »

Ah, e agora precisa da ciência para provar que uma parcela X ou Y da população diz ou não diz alguma coisa? Ah ta...
Ora...  para um cético cientificista tudo tem que ser evidenciado cientificamente. Que novidade há nisso? Se você não sabia, ficou sabendo agora.

Então a prova "científica" é a resposta que falei em outro tópico:

Dizer que a própria mãe, namorada, irmãos, pais, parentes, amigos e adjacências são todos ignorantes e que não sabem nada, não é uma atitude lógica. Portanto, não, nem ateu, nem ninguém, proclama esse tipo de coisa, a não ser pessoas totalmente problemáticas.
Não. Consulte seus não-pares presentes: uma "prova" científica é aquela produzida por metodologia formatada publicada em periódicos indexados revista por pares timbrados.

Descrentes são mais odiados que racistas

Ah sim, é mesmo, "o descrente" é mais odiado do que o "ateu", pois são coisas absolutamente distintas...
Não, não absolutamente. Há inclusão: o conjunto 'ateus' é universo, o conjunto descrentes é sub. Todo descrente é ateu; nem todo ateu é descrente.

É, eu também sei que vc aprende muito com a gente aqui. Continue assim. Aqui não fazemos distinções de pessoas, para poder ensiná-las alguma coisa útil. Continue aprendendo com a gente, pois nós temos o maior prazer em repassar conhecimento.
Não muita coisa, mas até que aprendi mesmo uma coisa que me surpreendeu! E foi o banido lusitano que me apontou. Outra coisa, não necessariamente "aprendida", mas mais uma sugestão para um novo despertar de ideias me veio do ausente gilberto. Pensando bem...  a julgar pela potencialidade do ambiente, até que chega a ser notável eu ter recebido essas pequenas contribuições daqui. Mais nada, mas já chega a ser surpreendente mesmo. Quem sabe, em algum momento, apareçam mais lusitanos e gilbertos...

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 08 de Dezembro de 2013, 13:55:50 »
Ora...  para um cético cientificista tudo tem que ser evidenciado cientificamente. Que novidade há nisso? Se você não sabia, ficou sabendo agora.
Sinto-lhe informar que vc está, mais uma vez, equivocado.

Não. Consulte seus não-pares presentes: uma "prova" científica é aquela produzida por metodologia formatada publicada em periódicos indexados revista por pares timbrados.
Sinto de novo, ter que dizer que aquilo era uma ironia, por isso está entre aspas.

Não, não absolutamente. Há inclusão: o conjunto 'ateus' é universo, o conjunto descrentes é sub. Todo descrente é ateu; nem todo ateu é descrente.
Sinto mais uma vez, informar que vc só ratificou o que eu disse. Descrente e ateu são a mesma bosta, então não há lógica em dizer que um é mais ou menos alguma coisa que outro.

Não muita coisa, mas até que aprendi mesmo uma coisa que me surpreendeu! E foi o banido lusitano que me apontou. Outra coisa, não necessariamente "aprendida", mas mais uma sugestão para um novo despertar de ideias me veio do ausente gilberto. Pensando bem...  a julgar pela potencialidade do ambiente, até que chega a ser notável eu ter recebido essas pequenas contribuições daqui. Mais nada, mas já chega a ser surpreendente mesmo. Quem sabe, em algum momento, apareçam mais lusitanos e gilbertos...
Eu jurava que vc era um tipo de Deus usuário das ferramentas lero-lero e que sabia tudo, mas acabou de comprovar que não rsrsrs :)

« Última modificação: 08 de Dezembro de 2013, 14:03:38 por Mussain! »

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #22 Online: 08 de Dezembro de 2013, 13:56:58 »
Tá.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 08 de Dezembro de 2013, 19:21:23 »
Caramba... Essa eu não esperava!!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!