Correios, tá aí uma empresa pública da qual de fato não gosto nem um pouco.
Algo que acho curioso é que me lembro muito bem que até entre uma ou duas décadas atrás a ECT era considerada a empresa mais confiável do país. Foi perdendo a credibilidade muito rapidamente nos últimos anos.
Da minha parte eu tenho uma raiva pessoal dos Correios pelo seguinte: como já falei muitas vezes aqui, moro há anos em uma favela. A favela onde moro em muitos aspectos nem parece uma favela, as ruas são todas urbanizadas, largas (não há becos), têm nomes bem definidos (não têm esse negócio de rua 1, rua 2, rua 4, beco 3 que sempre dá zica pra se achar dentro de uma favela) e nunca teve tráfico de entorpecentes (até dois anos atrás quando as UPPs instaladas em áreas mais centrais expulsaram parte dos amigos pra cá) mas é uma favela e por isso... os Correios não fazem entrega de correspondência de porta em porta como em qualquer outro local, deixam tudo na associação de moradores onde os moradores têm que ficar indo de quando em quando pra ver se chegou alguma coisa.
A "justificativa" é que estas áreas representam riscos para os funcionários e para as encomendas: balela, empresas de telefonia acessam minha residência sem nenhum problema, a de energia idem (essas costumam ter problemas quando vão cortar a luz de inadimplentes favelados, pra falar a verdade, mas é o único caso em que sei que o fator "área de risco" se manifesta), as de eletrodomésticos e materiais de construção? todas elas entram e fazem entregas nas "comunidades" sem problema algum.
A que eu moro especificamente até dois anos atrás sequer possuia crime organizado que justificasse a ideia de que é uma "área de risco".
Se pensar que 30% aproximadamente do Rio de Janeiro mora em favelas e que serviço de Correios é um serviço essencial então tem 30% de cariocas que têm dificuldades de receber faturas, segundas vias de cartão de crédito, encomendas de determinados produtos (os que só são enviados por SEDEX)... a título de... sei lá... uma ausência de concorrência.
Eu não sei qual seria minha avaliação desta empresa se eu morasse em um bairro "urbanizado" mas morando numa favela acaba que os Correios representam pra mim a coisa mais constrangedora de se viver aqui, é extremamente... sei lá... ter que pedir a um primo para encaminhar as faturas de cartão de crédito (porque eu não confio na idoneidade e controle de segurança da Associação de Moradores) ou a um colega para receber um SEDEX pra mim porque na minha casa os Correios não vão.
E saber que a razão dada é desculpa esfarrapada mantida apenas pela falta de concorrência porque Casas Bahia, Ponto Frio, Light, Oi, C&C, Leroy Merlin, Claro, GVT e o caralho a quatro fazem atendimento em qualquer lugar sem problema nenhum.