Autor Tópico: Carl Sagan: Ateu ou Agnóstico?  (Lida 6538 vezes)

Rhyan

• Visitante
Carl Sagan: Ateu ou Agnóstico?
« Online: 27 de Agosto de 2005, 17:55:12 »
Então pessoal, tô com uma dúvida superimportante.
 :P

Carl Sagan era ateu ou agnóstico?

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
Re.: Carl Sagan: Ateu ou Agnóstico?
« Resposta #1 Online: 27 de Agosto de 2005, 18:06:13 »
Olha, achei isso aqui:

"O astrônomo norte-americano Carl Sagan (1934-1996) tornou-se uma celebridade no fim dos anos 70 como autor e apresentador da série Cosmos, levada pela TV para o mundo todo. Muitos dos telespectadores se chocaram com o ateísmo do cientista esboçado na série, mas cada vez mais claro em livros, como O Mundo Assombrado pelos Demônios."

:?

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #2 Online: 27 de Agosto de 2005, 18:19:29 »
Ateu
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #3 Online: 27 de Agosto de 2005, 18:42:48 »
Eu também voto em ateu.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 27 de Agosto de 2005, 20:01:20 »
Aproveitando o tópico, alguém sabe se o Érico Veríssimo era ateu?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 27 de Agosto de 2005, 20:38:42 »
Todo agnóstico é um ateu.  :idea:

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #6 Online: 27 de Agosto de 2005, 20:56:18 »
O Poindexter afirma ser agnóstico teísta.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Rhyan

• Visitante
Re: Re.: Carl Sagan: Ateu ou Agnóstico?
« Resposta #7 Online: 27 de Agosto de 2005, 22:00:09 »
Citação de: Ricardo M
Olha, achei isso aqui:

"O astrônomo norte-americano Carl Sagan (1934-1996) tornou-se uma celebridade no fim dos anos 70 como autor e apresentador da série Cosmos, levada pela TV para o mundo todo. Muitos dos telespectadores se chocaram com o ateísmo do cientista esboçado na série, mas cada vez mais claro em livros, como O Mundo Assombrado pelos Demônios."

Acho que teria mais sentido se em vez de 'ateísmo' estivesse 'descrença'. Pelo menos até onde eu li, no livro, não há nenhuma parte explícita sobre sua opinião ateista. Sobre a série eu não sei nada mesmo, infelizmente.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #8 Online: 27 de Agosto de 2005, 23:43:52 »
Por 'Contato' e 'Bilhões e Bilhoes' (a parte final), ele mostrou uma visão mais agnóstica que ateista! Pelos menos no meu ponto de vista!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

ukrainian

• Visitante
« Resposta #9 Online: 28 de Agosto de 2005, 02:44:18 »
Exatamente... o final de "Contato" deixa claro que pelo menos ateu ele não é.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 28 de Agosto de 2005, 08:52:30 »
"Contato" é uma obra de ficção.  É realmente curioso que o mundo que ela retrata reforce a perspectiva teísta (coisa rara vinda de Sagan).  Mas daí a mostrar que ele próprio não é ateu vai uma distância significativa.

O discurso de Carl Sagan, em seus livros de não-ficção, é claramente agnóstico.  O que não impede que ele possa ser também ateu ou teísta, possivelmente panteísta.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 28 de Agosto de 2005, 13:55:43 »
Citação de: Snake
O Poindexter afirma ser agnóstico teísta.

Só nesse caso que não.  :wink:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 28 de Agosto de 2005, 14:14:36 »
Agnóstico é quem acredita não ser possível conhecer a verdade sobre determinada coisa. Alguém que não acredita ser possível saber a verdade sobre a existência de um determinado deus, é agnóstico. Pode ainda assim, acreditar que existe, admitindo nào poder realmente ter como saber disso, seria um agnóstico teísta. Um agnóstico ateu admite não poder saber a verdade sobre a existência de certos deuses, mas mesmo assim, não vê motivos para acreditar em algum(ns) dele(s).

Todos somos meio que obrigatoriamente agnósticos quanto a coisas impossíveis de serem testadas, o que independe de acreditarmos ou não nessas coisas. Todos monoteístas são "ateus", agnósticos ou não, quanto a todos os outros deuses, exceto em relação aquele em que acredita (agnosticamente ou não).

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #13 Online: 28 de Agosto de 2005, 18:56:25 »
agnóstico ateu
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

APODman

• Visitante
« Resposta #14 Online: 29 de Agosto de 2005, 13:49:07 »
Concordo com o Stefano.

E até entendo o ponto de vista de Sagan:

- Ateu por um ponto de vista pessoal.
- Agnóstico por não poder provar pela existência de Deus, mas sabendo que isto tb não demonstra sua inexistência.

E ao longo de suas obras ele demonstra os dois pontos.

- Mundo Assombrado: Ateu
- Pálido Ponto Azul,  Contato e Bilhões e Bilhoes: Agnóstico

Em Pálido Ponto Azul ele ainda expõe:

"In some respects, science has far surpassed religion in delivering awe. How is it that hardly any major religion has looked at science and concluded, "This is better than we thought! The Universe is much bigger than our prophets said, grander, more subtle, more elegant. God must be even greater than we dreamed"? Instead they say, "No, no, no! My god is a little god, and I want him to stay that way." A religion, old or new, that stressed the magnificence of the Universe as revealed by modern science might be able to draw forth reserves of reverence and awe hardly tapped by the conventional faiths. Sooner or later, such a religion will emerge."

[ ]´s

APODman

• Visitante
« Resposta #15 Online: 29 de Agosto de 2005, 23:22:45 »
Citação de: Luis Dantas
O que não impede que ele possa ser também ateu ou teísta, possivelmente panteísta.

Realmente Dantas,

Considero que ele flertava com o Panteismo.

[ ]´s

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #16 Online: 29 de Agosto de 2005, 23:33:00 »
Aliás, devo encomendar esse na Amazon:

"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
    • http://www.perineo.cjb.net
« Resposta #17 Online: 31 de Agosto de 2005, 08:27:39 »
Citação de: Atman
Exatamente... o final de "Contato" deixa claro que pelo menos ateu ele não é.

Discordo. Ele pode simplesmente ter usado um eufemismo, evitando ser rígido demais no desfecho da estória.

Se "ser ateu em público" hoje em dia ainda é as vezes difícil, imaginem na década de 70...  :x
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #18 Online: 01 de Setembro de 2005, 16:21:50 »
Além de não entender o sentido da pergunta*, não vejo relevância nela. O simples fato de ele não compartilhar de nenhuma visão religiosa abrâamica do mundo já é o suficiente para eu admirar sua postura, crendo ele em algum tipo de divindade ou não.

* ateísmo e agnosticismo são coisas conceitualmente diferentes. Um aborda a exclusão dos deuses e o outro a impossibilidade em se conhecer a realidade última das coisas.
Who cares?

O Pensador

• Visitante
« Resposta #19 Online: 04 de Setembro de 2005, 07:26:20 »
Citação de: Ricardo M
Olha, achei isso aqui:

Este programa era muito estranho e controverso.Carl Sagan parece ter criado sua própria religiâo, com sua própria catedral,sacramentos e ligurgia.

Ele enfeitou o cenário do programa com fotos espetaculosas do universo e parecia cultivar uma devoçâo religiosa pelo que denominava de Cosmos(com letras maiúsculas,nunca com minúsculas).

Isso me faz pensar que ele era muito mais religioso do que pensava.De fato,como o L.Dantas e Apodman falaram,ele devia ser um panteísta.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 04 de Setembro de 2005, 12:58:09 »
Também não precisa viajar, Pensador. Só porque o cara é poético e dramático ao falar do Cosmos não significa que todo dia antes de dormir ele se ajoelhava e levantava as mãos para o céu.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #21 Online: 05 de Setembro de 2005, 19:07:33 »
Salve, Pessoal!

Estou lendo "O Cérebro de Broca"; transcrevo um trecho que pode interessar:

Citação de: SAGAN, Carl. Broca Brain. Capítulo XV - O Universo Amniótico
(...)

Aqueles que levantam questões sobre a hipótese de Deus e a hipótese da alma não são de modo nenhum ateus. Um ateu é alguém que tem a certeza de que Deus não existe, alguém que possui provas convincentes contra a existência de Deus. Não conheço nenhuma dessas provas convincentes. Porque Deus pode ser relegado para tempos e lugares remotos e para causas finais, teríamos de saber bastante mais do que sabemos sobre o universo para ter a certeza de que Deus não existe. Estarmos certos da existência de Deus e estarmos certos da inexistência de Deus parecem-me ser os extremos confiantes num assunto tornado tão misterioso pela dúvida e pela incerteza que inspira na verdade muito pouca confiança. Parece admissível uma larga gama de posições intermédias e, considerando as enormes energias emocionais investidas no assunto, um espírito aberto, corajoso e inquisitivo parece ser a ferramenta essencial para estreitar a gama da nossa ignorância colectiva sobre o tema da existência de Deus.

Quando faço palestras sobre as ciências marginais, pseudociências ou ciências populares (segundo as linhas dos caps. V a VIII deste livro), perguntam-me por vezes se não deve ser aplicado um espírito crítico semelhante à doutrina religiosa. A minha resposta, claro, é sim. A liberdade de religião, uma das rochas sobre as quais se fundaram os Estados Unidos, é essencial para um livre inquérito. Mas ela não arrasta consigo nenhuma imunidade à crítica ou à reinterpretação das próprias religiões. As palavras "pergunta" e "investigação" estão relacionadas. Somente através do inquérito se pode descobrir a verdade. Eu não insisto em que essas relações entre a religião e a experiência perinatal são corretas ou originais. Muitas delas estão, pelo menos, implícitas nas idéias de Stanislav Grof e na escola psicanalista de psiquiatria, em particular Otto Rank, Sandor Ferenczi e Sigmund Freud. Mas vale à pena pensar nelas.

A origem da religião implica, certamente, muito mais do que o que estas simples idéias sugerem. Não proponho que a teologia coincide inteiramente com a fisiologia. Mas seria espantoso, admitindo que podemos realmente recordar as nossas experiências perinatais, que elas não afetassem do modo mais profundo as nossas atitudes sobre o nascimento e a morte, o sexo e a infância, sobre as finalidades e a ética, sobre a causalidade e Deus.

(...)

Aqui ele é Agnóstico...

Saudações!

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 05 de Setembro de 2005, 19:30:54 »
Salve, Nightmare! Seja bem-vindo ao fórum.

Este livo que está lendo tem algo a ver com a área o cérebro apelidada de Broca por causa do cientista Broca?

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #23 Online: 05 de Setembro de 2005, 20:19:09 »
Citação de: Fernando
Salve, Nightmare! Seja bem-vindo ao fórum.

:D

Citação de: Fernando
Este livo que está lendo tem algo a ver com a área o cérebro apelidada de Broca por causa do cientista Broca?

Sim e não.

O livro tem mais a ver com o cientista do que com a a tal área cerebral. É uma espécie de homenagem a Broca, que fundou uma sociedade de livres pensadores, e atuou muito em áreas consideradas hereges pela religião (neurologia, antropologia...) e, por isso, foi também muito perseguido pelo Estado, pela polícia, pela I.C.A.R... Sagan começa o livro com uma breve biografia de Broca.

P.S.: Tenho o livro em e-book também, se quiser, envio-lhe.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 05 de Setembro de 2005, 21:12:23 »
Isso me faz pensar que ele era muito mais religioso do que pensava.De fato,como o L.Dantas e Apodman falaram,ele devia ser um panteísta.

não é preciso ter religião pra ter espiritualidade.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!