Autor Tópico: Carl Sagan: Ateu ou Agnóstico?  (Lida 6539 vezes)

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
Re.: Carl Sagan: Ateu ou Agnóstico?
« Resposta #25 Online: 06 de Setembro de 2005, 14:40:08 »
Aqueles que levantam questões sobre a hipótese de Deus e a hipótese da alma não são de modo nenhum ateus. Um ateu é alguém que tem a certeza de que Deus não existe, alguém que possui provas convincentes contra a existência de Deus. Não conheço nenhuma dessas provas convincentes. Porque Deus pode ser relegado para tempos e lugares remotos e para causas finais, teríamos de saber bastante mais do que sabemos sobre o universo para ter a certeza de que Deus não existe. Estarmos certos da existência de Deus e estarmos certos da inexistência de Deus parecem-me ser os extremos confiantes num assunto tornado tão misterioso pela dúvida e pela incerteza que inspira na verdade muito pouca confiança. Parece admissível uma larga gama de posições intermédias e, considerando as enormes energias emocionais investidas no assunto, um espírito aberto, corajoso e inquisitivo parece ser a ferramenta essencial para estreitar a gama da nossa ignorância colectiva sobre o tema da existência de Deus.

Não encontrei muita referência na internet sobre esse "O Universo  Amniótico". Poderia citar uma fonte confiável?
Achei estranho o texto. O autor comete equívocos conceituais básicos, como o de associar a cogitação da hipótese da existência de alma como uma impossibilidade em ser ateu. Ora, o ateísmo em si mesmo significa apenas: sem deus(es).
Outro erro é reduzir o ateu a uma "pessoa que tem provas convincentes de que Deus não existe". Que deus ele se referia? Não ficou claro para mim se seria apenas o deus cristão ou todos os deuses. Além do mais, não preciso ter convicção e certeza total para descrer em algum deus, do mesmo modo que não preciso de provas convincentes de que dragões não existem para ficar na dúvida quanto a existência destes.
Ele não me parece agnóstico nesse texto, mesmo porque faltam as informações sobre quais divindades ele se referia e agnóstico, pelo que eu sei hoje, está relacionado a conhecer a realidade última das coisas. O termo "Deus" utilizado por ele é muito vago. Ele me parece apenas alguém indeciso quanto ao teísmo e o ateísmo. Se for realmente um texto do Sagan, deve ter sido antigo. Em suas publicações mais maduras ele transmitia idéias bem mais lúcidas a respeito do tema.
Who cares?

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Re: Re.: Carl Sagan: Ateu ou Agnóstico?
« Resposta #26 Online: 06 de Setembro de 2005, 15:14:35 »
Citação de: bruno
não é preciso ter religião pra ter espiritualidade.

Qual seria a definição para espiritualidade nesse caso?

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #27 Online: 06 de Setembro de 2005, 16:06:03 »
Citação de: Marcelo Terra
Citação de: bruno
não é preciso ter religião pra ter espiritualidade.

Qual seria a definição para espiritualidade nesse caso?

Segundo Robert Solomon, uma definição seria "amor reflexivo à vida".
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #28 Online: 06 de Setembro de 2005, 22:41:57 »
Citação de: O Pensador
Isso me faz pensar que ele era muito mais religioso do que pensava.De fato,como o L.Dantas e Apodman falaram, ele devia ser um panteísta.

Que mania de chamar ateus de panteístas, Pensador!
O APOD disse que acredita que ele namorava o panteísmo, e eu que ele podia concebivelmente ser.  Nenhum de nós dois disse que ele "devia" ser panteísta.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline McDuck

• Nível 04
  • *
« Resposta #29 Online: 14 de Setembro de 2005, 15:00:33 »
Pelo que já li dele, me pareceu agnóstico. "Mas eu posso estar errado."
"A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda." - Mário Quintana

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #30 Online: 23 de Novembro de 2005, 00:51:56 »
os dois!!!
If you don't live for something you'll die for nothing.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!