E porque. Essas são as perguntas. Veja que não estou perguntando quais são os melhores livros que você conheceu, mas os que mais lhe influenciaram. Por exemplo, um dos meus livros favoritos é Grande Sertão: Veredas, mas não creio que ele tenha mudado minha visão do mundo.
No meu caso, são tantos que fica difícil fazer uma lista, mas aqui vai uma parcial:
Livros:
Abatedouro 5, Kurt Vonnegut,
Mudou minha concepção do tempo. Ajudou a ver as ações dos aliados na Segunda Guerra de forma mais cínica.
Goedel, Escher, Bach, an eternal golden braid, Douglas Hofstadter.
Mudou minha concepção de mente e da relação entre arte e ciência.
Starmaker, Olaf Stapledon.
Equivalente à última parte de 2001, uma odisséia no espaço na forma de um romance. Um liquidificador mental.
O Nome da Rosa, Umberto Eco.
Esse me ensinou que a Idade Média foi Muito Mais do que simplesmente cavaleiros e castelos. Equivalente a uma viagem no tempo.
A Fire Upon the Deep, Vernor Vinge.
Um romance de ficção científica cheio de aventura e explosões, mas também com algumas ideias incríveis sobre a Singularidade e inteligência, que me fez mudar minhas ideias sobre a consciência e a morte (talvez não fosse a intenção do autor, mas foi o que aconteceu
![Smile :)](../forum/Smileys/default/icon_smile.gif)
)
Permutation City, Quarantine, Diaspora e na verdade quase tudo de Greg Egan.
Ideias a granel, mas a leitura dos seus livros exige uma certa base, como um certo conhecimento de Mecânica Quântica e matemática avançada, mas ele é capaz de desmontar seu cérebro e montar de novo de forma mais eficiente.
Histórias, Heródoto de Helicarnasso.
O original. Não aceite imitações. Esse nos faz lembrar que vivemos em uma pequena fatia de um grande pedaço de tempo. Enquanto eu lia, tinha que fazer umas pausas de vez em quando para limpar a mente de tanta guerra e morte. Mas a História é isso aí, com toda sua glória e sangue.
1822, Laurentino Gomes,
Best seller, mas merecido. Esse livro me fez olhar a história do Brasil com outros olhos. Aprendi que Pedro I foi uma figura fascinante e contraditória, e que José Bonifácio e família foram muito mais interessantes e admiráveis do que se ensina por aí. Não li os outros ainda, mas espero corrigir isso em breve.
Por enquanto é só. Conforme for lembrando, acrescento mais.