Autor Tópico: Quais livros mudaram sua visão de mundo?  (Lida 4602 vezes)

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
Re:Quais livros mudaram sua visão de mundo?
« Resposta #25 Online: 07 de Fevereiro de 2014, 22:29:19 »
Todos que li provocaram alguma mudança na minha interpretação do mundo, inclusive aqueles que considerei ruins ou pouco proveitosos, pois como disse certa vez Albert Einstein; "A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original".
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #26 Online: 29 de Dezembro de 2015, 21:24:33 »
(Google falhou em encontrar a imagem correta)

Meu pai tinha uma coleção de livros em capa dura dos anos 60, chamada Matemática sem Problemas. Não eram livros-texto de matemática, mas faziam um apanhado geral do assunto, de forma simples. Quando era pivete devorei a todos e foi neles que aprendi noções de geometria analítica, notação binária e topologia. Recentemente, meus pais mudaram de apartamento e eu me apossei desses livros (yay!). Menos um dos volumes, que se perdeu :(.  Mas posso dizer com segurança que eles me fizeram apreciar realmente a Matemática.

Dr. Manhattan, passeando pelo tópico me ocorreu de sugerir que o volume perdido provavelmente pode ser achado nos sebos da Estante Virtual.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #27 Online: 29 de Dezembro de 2015, 21:29:41 »
Os Livros do Carlos Castañeda, por revelarem uma dimensão psicológica do mundo por ela mesma.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #28 Online: 29 de Dezembro de 2015, 21:40:54 »
Os Livros do Carlos Castañeda, por revelarem uma dimensão psicológica do mundo por ela mesma.
Tem uma passagem num dos livros, que agora não me ocorre qual, que fala de uma condição sensorial(revelação) onde o protagonista segue por um caminho deserto qualquer (não me lembro agora os detalhes) e vê um "bicho" que de repente não era mais do que um simples "saco plástico"(no livro não tenho certeza se é o que eu aspei é bem isso, mas vou colocar nesses termos) "agitado pelo vento" então ele lembra das palavras do "xamã" de que aquilo era uma "revelação"... Várias vezes eu vi objetos que por um momento pareceram outra coisa (em termos estritamente racionais por algum equívoco cognitivo), o que me fazia lembrar essa passagem do Castañeda.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 29 de Dezembro de 2015, 23:02:36 »
Tem uma passagem num dos livros, que agora não me ocorre qual, que fala de uma condição sensorial(revelação) onde o protagonista segue por um caminho deserto qualquer (não me lembro agora os detalhes) e vê um "bicho" que de repente não era mais do que um simples "saco plástico"(no livro não tenho certeza se é o que eu aspei é bem isso, mas vou colocar nesses termos) "agitado pelo vento" então ele lembra das palavras do "xamã" de que aquilo era uma "revelação"... Várias vezes eu vi objetos que por um momento pareceram outra coisa (em termos estritamente racionais por algum equívoco cognitivo), o que me fazia lembrar essa passagem do Castañeda.

Passei por essa ilusão também durante minha puberdade.

Com o passar dos anos foram para o lado bullshit da estante até desaparecerem numa venda a quilo para um sebo local junto com alguns livros do Lobsang Rampa e outras coisas do gênero.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 29 de Dezembro de 2015, 23:21:10 »
O que mudou minha vida foi ter acesso direto e irrestrito a todas as boas bibliotecas que passaram pela minha vida, incluindo aquelas dos pais dos meus melhores amigos. Tive a sorte de conhecer gente culta e bibliotecárias amigas e sensíveis à minha curiosidade, a quem agradeço eternamente. Todos os livros foram importantes no momento em que foram lidos e relidos, até aqueles que hoje considero bullshit destilado.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #31 Online: 29 de Dezembro de 2015, 23:37:50 »

Com o passar dos anos foram para o lado bullshit da estante até desaparecerem numa venda a quilo para um sebo local junto com alguns livros do Lobsang Rampa e outras coisas do gênero.
É, quando li Castañeda, ali pelos 16, 17 anos, já há muito havia tentado ler mais que duas páginas do Lobsang Rampa. Nunca consegui, mesmo adiantando para a página 30 ou 50... Tive um desses dele guardado dentro de uma caixa de papelão por mais de 20 anos. Acabei pondo pro lixeiro carregar. Acho que fiz mais bem à humanidade que você, afinal...

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #32 Online: 18 de Janeiro de 2016, 23:18:33 »

É, quando li Castañeda, ali pelos 16, 17 anos, já há muito havia tentado ler mais que duas páginas do Lobsang Rampa. Nunca consegui, mesmo adiantando para a página 30 ou 50... Tive um desses dele guardado dentro de uma caixa de papelão por mais de 20 anos. Acabei pondo pro lixeiro carregar. Acho que fiz mais bem à humanidade que você, afinal...

Lamento muito ter perdido meus livros do Castañeda em alguma mudança. Mesmo desacreditando de realidades transcendentais a figura de Don Juan, um bruxo que não acredita em pós-vida, me fascinou. A descrição dele de como seria quando a morte viesse buscá-lo ( ele  com seu poder a forçaria a esperar enquanto dançaria pela última vez na Terra) é bonita pra c...

Os livros que mudaram minha visão de mundo foram alguns mas  primeiro , na infância, foi a obra de Monteiro Lobato. Eu li e reli todos, como muitos fiquei com uma tendência emiliana ( e um pendor para a cultura clássica).

As Memórias de Adriano é meu livro preferido. A história do imperador que se move em um período onde os deuses morreram e o cristianismo ainda não dá as cartas, em que tem que se guiar apenas pela razão humana, me marcou muito.

Pequeno Tratado das Grandes Virtudes de André Comte-Sponville. Me deu um exemplo de um filosofar coloquial , longe do jargão acadẽmico e me apresentando algo que me fazia falta: uma reflexão ética ateista.

O Homem e seus Símbolos de Jung. Apesar do desvio idealista ( e da idiotice dos junguianos new-age) Jung foi fundamental para minha visão das religiões como fenômeno humano.

Spinoza- Thought as an atribute of Substance de Evald Ilyenkov. Não é um livro mas o capítulo de um livro, o que me fez sair de um deísmo frouxo para um ateísmo consequente. Provavelmente o texto que mais teve impacto para mim e definiu, além disso, minha visão de Spinoza.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #33 Online: 19 de Janeiro de 2016, 12:25:10 »
A metamorfose, de Franz Kafka, e principalmente vários textos de Schopenhauer que eu li mais ou menos na mesma época, foram fundamentais pra criar uma camada nova no meu espírito e modos de enxergar as coisas.

Recentemente Marco Aurélio e Sêneca também ajudaram bastante a acabar de cunhar a trajetória que já vinha se formando.

Offline Peter Joseph

• Nível 32
  • *
  • Ela, a Entropia!
« Resposta #34 Online: 19 de Janeiro de 2016, 15:05:40 »
OS DRAGÕES DO ÉDEN, do Carl Sagan, foi básico pra mim.
"Não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade doente." - Krishnamurti

"O progresso é a concretização de Utopias." – Oscar Wilde
O Minhocário - https://ominhocario.wordpress.com/

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #35 Online: 19 de Janeiro de 2016, 17:26:48 »

Eu achava os livros do Castañeda um porre. Provavelmente só fez sucesso por causa da temática alucinógena, que gerava muito interesse nos anos 60.

Mas Viagem a Ixtlan é maravilhoso. Nesse livro ele abandonou aquela bobagem de fingir que estava fazendo um trabalho de antropologia e faz algumas das reflexões mais interessantes que já li.

- Parar o mundo
- Apagar a história pessoal
- Ser inacessível
- Ter a morte como conselheira
- Romper as rotinas
- Não fazer

Pouquíssimas pessoas que leram entenderam as mensagens metafóricas embrulhadas naqueles contos de realidade fantástica. Mas pra quem entendeu é um livro impactante.

Foi um sujeito interessante o Castañeda, acho que li em algum lugar que ele nasceu no Brasil.
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2016, 17:32:48 por Pedro Reis »

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #36 Online: 20 de Janeiro de 2016, 12:32:55 »
O Ponto de Mutação - Mudei completamente a visão, acreditando em uma integração cósmica, "holística", acreditando que culturas tradicionais que foram menosprezadas tinham intuído um tipo de saber que só agora a ciência conseguia descobrir, etc.

O Mundo Assombrado pelos Demonios - desfez tudo o que eu tinha acreditado com a leitura do livro do Fritjopf Capra, e muito mais: me mostrou o caminho do ceticismo científico, o real valor da ciência e do racionalismo, do humanismo secular...

Crime e Castigo: Li ainda muito jovem, e com ele pude ter uma visão de quão complexa é a mente do ser humano, do que se passa nos subterrâneos da "alma", abandonar a visão maniqueísta a respeito das pessoas.

Aproveitando pra pegar sugestões de leitura.
Já encomendei:  A Invenção das Tradições, As Memórias de Adriano, Pequeno Tratado das Grandes Virtudes (esse último na estante virtual. Tá fora de catálogo.)
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2016, 12:35:03 por João da Ega »
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #37 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 03:10:48 »
Sobre Castañeda e Lobsang Rampa: são livros interessantes; sim, há muita baboseirada mística, mas está acompanhada de um simbolismo interessante.

Mas o que marcou mais minha visão do mundo foram as distopias. 1984, Nós, Admirável Mundo Novo...

...e A Ilha. Que é um livro pelo qual tenho um carinho imenso, ensinou-me a ver as coisas de um jeito que antes não via. Não vou dar muitos detalhes porque é algo que gostaria que vocês lessem, mas muda a concepção do que "deve ser" a sociedade e o indivíduo.
Latebra optima insania est.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #38 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 13:12:33 »
Admirável Mundo Novo também mudou minha visão de mundo. Na minha opinião, o recado mais importante desse livro é: na sociedade ocidental, a busca pela felicidade pessoal é enfatizada, seja lá como se defina essa felicidade (ver a Declaração de Independência americana). Mas o que é essa felicidade? Seria a pura satisfação dos desejos sensuais? E se houvesse uma sociedade na qual houvesse uma droga que fosse capaz de satisfazer todos esses desejos. Seria essa uma sociedade feliz e utópica? Seria esse o fim da História? A resposta do autor parece ser não (pelo menos para um dos personagens). Ou seja, existem nuances e sutilezas no que se refere aos objetivos de vida das pessoas. A "felicidade" vai além do contentamento puro e simples, e envolve coisas como a sensação de agência e de superação.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #39 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 13:38:32 »
O Evangelho Segundo o Espiritismo.  :P

Parece brincadeira mas não é. Hoje olhando a minha vida em perspectiva, eu considero que este livro foi o pontapé inicial que me levou ao ateísmo. Na época que eu li eu o considerei algo que totalmente revelador --"o mais importante livro que eu já li", foi o que eu pensei na época. Eu tinha uma visão espiritualista de mundo (apesar de ter crescido em uma casa onde espiritualidade era ridicularizada) e depois dele virei espírita.

Durou uns três meses. Depois eu comecei a achar que a essência do espiritismo era certa mas o lance de mediunidade era besteira e dai para um agnosticismo foi um passo.

Hoje me considero um ateu.

1984 foi um livro que me assustou e A Metamorfose eu considerei um bom passatempo mas nada mais que isso.

Agora eu to terminando On the Road e vou começar "O Processo" do Kafka. 

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #40 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 15:51:54 »
Mas o que é essa felicidade? Seria a pura satisfação dos desejos sensuais? E se houvesse uma sociedade na qual houvesse uma droga que fosse capaz de satisfazer todos esses desejos. Seria essa uma sociedade feliz e utópica? Seria esse o fim da História? A resposta do autor parece ser não (pelo menos para um dos personagens).
De qual dos três personagens você está falando? John, Mustafa Mond ou Helmholtz? Aparentemente, os três chegaram a essa conclusão (mas Bernard Marx não).

E o legal d'A Ilha é que o Huxley explora melhor esse tema da felicidade... no AMN, ele dá uma de Nietzsche e desconstrói a concepção ocidental de felicidade; n'A Ilha, oferece algo para ser construído no lugar.

Hoje olhando a minha vida em perspectiva, eu considero que este livro foi o pontapé inicial que me levou ao ateísmo.
Sei como é... no meu caso, boa parte do meu ateísmo surgiu devido às coisas hipongas nova-era.

[E para O Processo, uma dica: pegue uma tradução boa, e atente ao uso de diminutivos.]

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #41 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 17:02:20 »
Mas o que é essa felicidade? Seria a pura satisfação dos desejos sensuais? E se houvesse uma sociedade na qual houvesse uma droga que fosse capaz de satisfazer todos esses desejos. Seria essa uma sociedade feliz e utópica? Seria esse o fim da História? A resposta do autor parece ser não (pelo menos para um dos personagens).
De qual dos três personagens você está falando? John, Mustafa Mond ou Helmholtz? Aparentemente, os três chegaram a essa conclusão (mas Bernard Marx não).

E o legal d'A Ilha é que o Huxley explora melhor esse tema da felicidade... no AMN, ele dá uma de Nietzsche e desconstrói a concepção ocidental de felicidade; n'A Ilha, oferece algo para ser construído no lugar.

Na verdade, não lembro ao certo, pois faz vários anos que li esse livro. Tenho vontade de ler também 1984, mas ao mesmo tempo hoje em dia tenho certa aversão a livros deprimentes (aliás, nessa classe incluo O Processo).
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #42 Online: 12 de Fevereiro de 2016, 20:46:18 »
Sobre Castañeda e Lobsang Rampa: são livros interessantes; sim, há muita baboseirada mística, mas está acompanhada de um simbolismo interessante.

Mas o que marcou mais minha visão do mundo foram as distopias. 1984, Nós, Admirável Mundo Novo...

...e A Ilha. Que é um livro pelo qual tenho um carinho imenso, ensinou-me a ver as coisas de um jeito que antes não via. Não vou dar muitos detalhes porque é algo que gostaria que vocês lessem, mas muda a concepção do que "deve ser" a sociedade e o indivíduo.

Eu concordo tamto com Castaneda (que gostei muito mais de ler do que os lugares comuns de Lobsang Rampa) quanto com "A ilha" de Huxley.

Lembro sempre do papagaio que gritava "Atenção!" :)

Li 1984 completo mais de velho, li Admirável Mundo Novo , são distopias diferentes, um pela dor, outro pelo desejo, mas que leve a uma excessiva uniformização da espécie, o que é bastante provável a longo prazo.

Acho que já o citei mas um livro que me marcou bastante na adolescência foi "Fahrenheint 45" de Ray Bradbury, também outra distopia. E quem não tem paciência ou não gosta de ler, pode ver o filme , de Truffaut, que é muito bom, mesmo que haja ironia nas minhas palavras!

--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 12 de Fevereiro de 2016, 22:02:04 »
Nenhum papel usado em livros pega fogo e queima a 45 graus Fahrenheint.  :hihi:

Antes que os nerds avancem, nem a 451 F. A temperatura certa é 842 F. O consolo é que até Bradbury estava errado. :lol:
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2016, 22:06:59 por Gigaview »

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #44 Online: 14 de Fevereiro de 2016, 22:42:54 »
:)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #45 Online: 15 de Fevereiro de 2016, 11:25:30 »
Acho que já o citei mas um livro que me marcou bastante na adolescência foi "Fahrenheint 45" de Ray Bradbury, também outra distopia. E quem não tem paciência ou não gosta de ler, pode ver o filme , de Truffaut, que é muito bom, mesmo que haja ironia nas minhas palavras!
O Fahrenheit 451 é excelente... não cheguei a ver o filme [só li o livro], mas vou seguir sua recomendação :D

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!