Autor Tópico: Universo saberemos um dia a verdade???  (Lida 2768 vezes)

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
Re:Universo saberemos um dia a verdade???
« Resposta #25 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 07:48:40 »
Esse tópico me lembra um pouco um do AleXSatyS.
É verdade. Por onde andará o rapaz.

Foi banido.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #26 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 17:46:44 »
Uma pergunta curiosa sobre a questão se a matemática é descoberta/criada é a pergunta "um dia a matemática se esgotará?" (ou, ao menos, todos os ramos ficarão bem delineados, e só faltará pequenos detalhes). Parece que de acordo com o primeiro ponto de vista sim, e de acordo com o segundo não.

Sendo descoberta ou criação, acho que não temos como responder. Pois sendo descoberta, podemos ter infinitos campos de matematica; sendo criação, nada impede que logicamente seja possivel aos matematicos criar infinitos novos axiomas, que resultarão em novos teoremas, nova matemática...

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #27 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 17:50:25 »
A matemática não é uma língua. Uma língua é algo que você usa quando você quer comunicar algo, certo? Você pode utilizar matemática para comunicar leis do mundo, mas a matemática é completamente independente disso.

E há muita coisa da matemática que não serve para descrever nada no mundo real. Eu como estudante de física só conheço a matemática que serve (então não estou conseguindo pensar em exemplos), mas estou citando o Penrose aqui.

Na visão materilistica, anti-qualia , a matemática não é nada; não existe linguagem...isto tudo é ilusório (incluindo a matemática)...a matemática (ou qualquer outra linguagem) é apenas um padrão de distribuição de carga elétrica em um sistema.....são implusos eletricos que percorrem uma rede espacial.... :biglol:

Qualquer coisa diferente disso, é groselha... :hihi:

Offline Adun Toridas

• Nível 01
  • *
« Resposta #28 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 19:36:10 »
A mim esses questionamentos são equivalentes a se questionar como essas coisas existiram sem que houvessem ainda palavras para explicá-las ou dar nome.

Sem palavras ou linguagem existem fenômenos naturais, agora para que o universo ou a singularidade surgir é preciso que antes deles já existam outros fenômenos naturais (que atendam a determinadas regras dá física) que levaram ao surgimento do universo ou da singularidade. Logo os fenômenos naturais explicados pela física e matemática sempre existiram???
“Nós, [homem comum] que vivemos aqui, somos os bichinhos microscópicos que
vivem na base dos pêlos do coelho. Mas os filósofos tentam subir da base para a ponta dos
finos pêlos, a fim de poder olhar bem dentro dos olhos do grande mágico.” - Jostein Gaarder.

Precisamos chegar lá e ver se há magico ou apenas a mágica.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #29 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 19:41:48 »
Antes de responder, vou explicar pela mais que ducentésima vez por todo esse lugar forístico que matemática ÉÉ linguagem e pode compor línguas, do contrário, entre tantas e tantas e tantíssimas obviedades às quais só a fuga de pensador mágico pode fazer vista grossa, não daria para conversar com computadores.

Agora, vamos lá que essas perguntas estão divertidas!

Universo saberemos um dia a verdade???
Essa pergunta é direcionada especialmente ao universo e só faltou uma vírgula, ou é para responderem aqui (também)?

O que existe além do universo???
Tem gente que acha que sabe que ninguém sabe (normalmente, o mesmo tipo de gente que acha herético dizer algo como "todos os cisnes são brancos", convenientemente validando as sentenças conforme os próprios interesses mentais), mas o fato mesmo é que você pode perfeitamente decidir isso (pelo menos que existe um "além do universo") por si próprio, o que mudará coisa alguma de nada.

Se existe um universo existem outros?????
Tem gente que acha que sabe que ninguém sabe (...bom, já expliquei que gentes são essas...), mas o fato é que você pode decidir isso por si mesmo da mesma forma anterior (aliás, é a mesma decisão, realmente).

Entender o universo e outras estruturas além é uma tarefa realizável???
(Impressionante, mas... mesmo nesse caso, tem gente que acha que sabe que ninguém sabe! Nesse caso, nem sei que explicação salvadora para esse pessoal eu poderia arranjar...  ...não tem salvação mesmo nos outros casos, qualquer caso, é verdade...)

Claro, tanto que é feito! (E é válido ainda que você tome aquela decisão de decidir que "outras estruturas além" não são universo também.)

Em que momento a matemática (física) surgiu?
Matemática ou física? A matemática surgiu num momento (precisamente em cronologia, *para o homem*, considero muito difícil localizar, mas alguns inferem pela adoção de métodos e dispositivos de cálculo encontrados em achados paleoantropológicos) em que o sistema cognitivo de máquinas humanas começou a minimizar sua linguistificação da realidade, reduzindo sua filosofização imediata -- mais tarde, muito da matemática degringolou para filosofação também... Física surgiu muito mais que provavelmente quando tais máquinas começaram a associar esta linguistificação retificada com uma apreciação objetivamente empírica do ambiente, ou, se quiser uma palavra de ideia mais abrangente, natureza.

Obs.: Quando especifiquei *máquinas humanas* especifiquei especificamente *máquinas humanas*. Isto é mais generalizador, aplicando-se para o caso de outras máquinas, não humanas.

Ela sempre existiu???
Matemática ou física? (É só para frisar que são coisas diferentes, ...embora uma mesma resposta aplique-se bastante às duas.) Não, nenhuma das duas existiu sempre, para a máquina humana do histórico natural humano conhecido neste período. Entretanto, pela generalização das máquinas cognitivas, se o universo existiu sempre da maneira como é (caso que entendo como tal), então máquinas cognitivas existiram sempre e matemática e física existiram sempre também. No final, nenhuma dessas questões tem a mais mínima importância para qualquer coisa grande o bastante para ter significados reais.

Gostaria de ouvir as opiniões dos colegas foristas sobre estas perguntas!!!!!
Para isso eu teria que fornecer, pelo menos, uma gravação da minha voz, no meu caso; cada um dos outros também...    rsrsrsrsrsrsrsrs.

Por enquanto vai só a escrita.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #30 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 19:45:15 »
A mim esses questionamentos são equivalentes a se questionar como essas coisas existiram sem que houvessem ainda palavras para explicá-las ou dar nome.

Sem palavras ou linguagem existem fenômenos naturais, agora para que o universo ou a singularidade surgir é preciso que antes deles já existam outros fenômenos naturais (que atendam a determinadas regras dá física) que levaram ao surgimento do universo ou da singularidade. Logo os fenômenos naturais explicados pela física e matemática sempre existiram???
Assim como esses três pontos de interrogação!!! E pode parecer irônico, pode até ser um pouco mesmo... na mistura das coisas, mas estou falando sério. Dirão que sou "adepto do determinismo", mas já está tudo determinado mesmo...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 19:56:59 »

Acho que essa noção de "singularidade" exclui a existência de qualquer "antes" na definição.

Teoricamente tudo que veio em seguida poderia decorrer OU necessariamente de variáveis que já estavam lá de alguma forma, OU poderia haver espaço para aleatoriedades que poderiam ter resultado em todo um "zoológico" diferente de fenômenos posteriores.

Não sei o que se pensa ser mais provável. Acho que as idéias de "multiverso" até cogitam que não são coisas mutuamente excludentes, ou, m outras palavras que é o segundo caso, mas com frações do universo total que são esses "sub-universos" cujas aleatoriedades já se concretizaram e daí por diante é tudo determinista.

Ou foi isso que entendi de um ou outro livro que li há muito tempo, e que pode bem ser uma tremenda bobagem.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!