Autor Tópico: Qualia, Inteligência, Lingaugem e Self  (Lida 1068 vezes)

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
Qualia, Inteligência, Lingaugem e Self
« Online: 30 de Janeiro de 2014, 13:21:16 »
Ola Pessoal,

Além do post de hoje cedo, o chopp de ontem rendeu mais esta viagem.....ou filochopada...hehe

Ramachandran argumenta que a questão do qualia e do sellf estão diretamente conectados. Que a explicação da um está relacionada com a explicação do outro.

Proponho a seguinte hipótese, que é baseado nos qualia como uma parte fundamental da realidade:

A inteligência, associada qualia, possibilita o surgimento (emegencie fraca) de uma "linguagem mental" (que pode ser exteriorizada, de alguma forma, como sons, linguagem de corpo, etc, e tornar-se meio de comunicação entre os membros da mesma espécie, que tendem a uma linguagem mental e "corporal" comum, por meio da imitação e aprendizagem).

O processo evolutivo desenvolveu a inteligência como "arma" de sobrevivência. Assim, o aumento da inteligência promove a evolução da linguagem mental (aumento de complexidade), até o ponto que, além de a capacidade de separar a si próprio do ambiente e se comunicar com outros de sua espécie, o animal começa a refletir sobre ele mesmo e adquire auto-consciência.

Abs
Felipe

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
Re:Qualia, Inteligência, Lingaugem e Self
« Resposta #1 Online: 30 de Janeiro de 2014, 17:38:32 »
Olá, Feliperj.

Tenho visto seu vivo interesse sobre Qualia e assuntos correlatos.
Também tenho visto uma grande quantidade de tópicos abertos tratando do mesmo tema, criados por você mesmo.

Será essa uma boa política de debate? Abrir todos os dias um tópico diferente sobre o mesmo assunto?
Não seria o caso da moderação unir todos eles num único tópico, de forma a facilitar pesquisas futuras e também concentrar o raciocínio acerca do tema num só lugar?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 30 de Janeiro de 2014, 17:57:55 »
Concordo. Acaba facilitando também "consultar" depois, se estiver pensando no assunto e lembrar de algo interessante que leu ou viu "linkado". "Ah, está no tópico de qualia", não "putz... está num daqueles quinze tópicos... sei lá qual... é melhor procurar no google direto".

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #3 Online: 30 de Janeiro de 2014, 19:04:31 »
Coitado do moderador que for unir os tópicos, ainda mais se for unir também os comentários sobre o assunto nos tópicos sobre outros assuntos.  :| 

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 30 de Janeiro de 2014, 20:45:03 »
Não acho que precisa ser feito isso (especialmente pegar posts de outros tópicos e tentar por numa ordem coerente), podem ou não fazer conforme estiverem por acaso lendo e tiverem a impressão que um se encaixa com outro. Mas ainda assim seria aconselhável usar alguns dos já criados daqui por diante, sempre que possível.

Assim como com qualquer outro assunto, de modo geral. Eu simplesmente não consigo entender a aversão que uns têm ao que chamam de "necromancia" de tópicos. Até faz sentido questionar um pouco se é algo como um cara ter perguntado algo meio "prático" em 2006, e responder agora, "ah, para isso você pode usar X, fica muito bom". Mas de modo geral eu acho que "é para isso que os tópicos estão aí", senão são só um arquivo pegando poeira virtual.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #5 Online: 30 de Janeiro de 2014, 21:02:25 »
Felipe: como moderador não ia sequer conseguir juntar os vários tópicos então lhe peço que não abra mais tópicos quando o assunto for o mesmo.

E como colaborador do forum você não me respondeu isto.

Fica difícil continuar outros tópicos sem responder as lacunas antigas :|
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 30 de Janeiro de 2014, 21:16:49 »
Dando uma mãozinha à Moderação, após uma rápida pesquisa eu compilei os tópicos semelhantes do nosso colega fértil em produzi-los:

• Consciência - Qualia:
Qualia, Inteligência, Lingaugem e Self
../forum/topic=28104

Godell, Hawking e Qualia
../forum/topic=28100

A Consciência como Entidade Fundamental da Realidade
../forum/topic=28024

Uma Teoria "Complexa" da Consciência
../forum/topic=28023

• Teoria da Evolução:
Origem da Vida - "Panspermia" Revisitada
../forum/topic=28051

Evolução e "Estagnação"
../forum/topic=28052

Vale notar que alguns tópicos semelhantes foram criados no mesmo dia!
Isso tudo aí foi só no mês de janeiro. Se pesquisar mais para trás, vai ter mais coisa.
Feliperj, procure reaproveitar tópicos já criados. Todos ganham com organização e disciplina.  :ok:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 30 de Janeiro de 2014, 21:28:37 »
Acho que os de teoria da evoluçao são distintos o suficiente e não fazem sentido ser unidos, a menos que se pretendesse ter algo como um "perguntas diversas sobre evolução e origem da vida".

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 30 de Janeiro de 2014, 21:36:47 »
Ouquei!

Não entrei muito na análise, apenas vi ligeiramente os títulos.
E também porque a autoridade aqui nesse assunto não sou eu, mas o senhor, Mr. Buckaroo Banzai. :)

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 30 de Janeiro de 2014, 21:44:19 »
Felipe: como moderador não ia sequer conseguir juntar os vários tópicos então lhe peço que não abra mais tópicos quando o assunto for o mesmo.

Olá FZapp,

Por mim tudo bem.

Só não respondi antes pq o dia foi agjtado no trabalbo.

abs
felipe

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #10 Online: 30 de Janeiro de 2014, 21:49:55 »
Vale notar que alguns tópicos semelhantes foram criados no mesmo dia!
Isso tudo aí foi só no mês de janeiro. Se pesquisar mais para trás, vai ter mais coisa.
Feliperj, procure reaproveitar tópicos já criados. Todos ganham com organização e disciplina.  :ok:

Ola Gabarito,

Vc ja viu organização caminhar junto com criatividade?  :biglol: Mas prometo que vou m3 esforçar.

Alias, acho que a pergunta acima rende um novo tópicos! ! Hehe

Abs
Felipe

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #11 Online: 30 de Janeiro de 2014, 21:54:13 »
Tem um que eu gosto muito, que poderia ser incluído:: um que relaciono consciência e teorias da relatividade.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #12 Online: 30 de Janeiro de 2014, 22:01:46 »
Não acho que precisa ser feito isso (especialmente pegar posts de outros tópicos e tentar por numa ordem coerente), podem ou não fazer conforme estiverem por acaso lendo e tiverem a impressão que um se encaixa com outro. Mas ainda assim seria aconselhável usar alguns dos já criados daqui por diante, sempre que possível.

Assim como com qualquer outro assunto, de modo geral. Eu simplesmente não consigo entender a aversão que uns têm ao que chamam de "necromancia" de tópicos. Até faz sentido questionar um pouco se é algo como um cara ter perguntado algo meio "prático" em 2006, e responder agora, "ah, para isso você pode usar X, fica muito bom". Mas de modo geral eu acho que "é para isso que os tópicos estão aí", senão são só um arquivo pegando poeira virtual.

e buck, temas semelhantes mas não idênticos em um mesmo post podem gerar confusão no debate,  com um falando uma coisa, o outro respondendo coisa do tópico semelhante, mas que nao se aplica no caso, etc. Falo isso pq passei recentemente por esta experiencia em outro forum........especialmente  se tiver muitos topicos semelhantes em um unico. Ou seja, para se evitar q a entropia faca o seu trabalho, os moderadores voa ter que controlar a quantidade maximaa de topicos semelhantes em um mesmo topico.

resunk : as soluções de hoje criam os problemas de amanhã.  :)

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #13 Online: 31 de Janeiro de 2014, 01:10:11 »
Fora isso,

Algum comentário ?

Só para detalhar o que falei da emergência fraca : os qualia seriam, na verdade, os primeiros "simbolos" manipulados e correlacionados pela inteligência , e que dariam origem a esta "linguagem mental", também vivenciada, no mesmo sentido dos qualia, pelo animal.

Quem manda beber 15 chopps e ficar pensando na vida...hehehe

Abs
Felipe

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #14 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 20:02:08 »

Olá FZapp,

Por mim tudo bem.

Só não respondi antes pq o dia foi agjtado no trabalbo.

abs
felipe

E vai responder ou o sábado também está agitado ? :)
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #15 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 20:53:15 »
Ué,

Eu não respondi? Falei que não tinha problema mudar de local....voce perguntou outra coisa?

Abs
Felipe

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #16 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 20:58:11 »

E vai responder ou o sábado também está agitado ? :)

Citação de: FZapp em 27 de Janeiro de 2014, 00:50:49
Citação de: Feliperj em 12 de Janeiro de 2014, 22:30:03
(...)
Na realidade, a minha posição é que associado a todo evento físico está associado um evento fenomenal, um quale.  O desconhecido do Linde é que coloca que a consciência pode ser a mais fundamental de todas
(...)

Felipe: que papel a consciência teria tido nos primeiros 300 mil anos do universo ?

Ola FZapp (o que significa o nick?)

Não nos primeiros 300 mil anos, mas desde o "T0", talvez este :

http://www.closertotruth.com/video-profile/Why-Explore-Consciousness-and-Cosmos-Andrei-Linde-/874

E não acho "o papel" agora, ou antes, relevante nesta questão.

Abs
Felipe

Vc está falando do tópico acima? Ja respondi também.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #17 Online: 02 de Fevereiro de 2014, 00:54:26 »
Ok, respondi lá então ;)
--
Si hemos de salvar o no,

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!