Autor Tópico: Fé e crença são a mesma coisa?  (Lida 4831 vezes)

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
Re:Fé e crença são a mesma coisa?
« Resposta #25 Online: 07 de Fevereiro de 2014, 19:46:31 »
Eu acredito que esta discussão não vai levar a nada, mas tem gente que tem , que vai convencer os desavisados, deve ter prometido isto junto com as 20 ave marias, e os 10 pai nossos...  :'(
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 07 de Fevereiro de 2014, 20:00:31 »
Eu SEI que isso não vai dar em nada, o que é diferente de "acreditar". A crença se dá na ausência de evidências, mas o tópico já as forneceu satisfatoriamente.

Podem argumentar que eu apenas "acredito saber" disso e outros então contestarem que isso é um oxímoro, pois "acreditar saber" implica em não saber de fato. E então considerar-se-á a hipótese da pessoa que julga saber, que julga estar ciente de um fato, poder estar errada em seu julgamento, e, então, sob sua persepctiva, ter certeza de algo, que é na verdade incerto. Outros contestarão esse fraseamento.

E isso será apenas comprovação do que eu estou dizendo. 

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #27 Online: 07 de Fevereiro de 2014, 21:02:17 »
se falar eu acho alguma coisa é sinal de crença. Minha impressão é que crença seria dizer eu sei,  mas sem evidências.
Se você considera uma proposição verdadeira com base em evidências isso também é uma crença. Crença aqui não é o método que se usa para se chegar na verdade (empírico, positivista, racionalista ou tanto faz), mas o estado mental que se manifesta no momento em que aceitamos uma proposição como verdadeira ou falsa independente do critério que utilizamos para validar a proposição.

Se o "estado mental" é cético ainda temos uma crença? Se temos evidência, é uma crença? Uau, é uma maneira bem ampla de se utilizar a palavra e um bom jeito de igualar crentes e céticos. Mas, só que não.
O estado mental de um cético sobre uma questão ou uma proposição que pretende chegar a resolução de como as coisas são em si mesmas é a suspensão do juízo, neste caso não há assentimento, mas ausência de julgamento.

Mas para evitar uma filosofia de inação, após suspender o juízo sobre as proposições que pretendem dizer como as coisas são em si mesmas, o cético opta por uma vida comum e prática guiada por aquilo que lhe parece segundo suas impressões verificadas pela experiência.

Como um exemplo, mediante a experiência, parece a ele que, um corpo em repouso tende a permanecer em repouso caso as forças que atuam sobre este corpo sejam nulas, e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento caso as forças que atuam sobre este corpo sejam nulas.

Diferentemente de um empirista, que consideraria esta proposição uma verdade em si mesma, factual e final após testa-la e constata-la empiricamente, o cético, após investiga-la e verifica-la, e perceber sua utilidade prática, a consideraria aparente e útil, mas não uma verdade em si mesma, factual e final como o empirista.

Aqueles que afirmam verdades, mesmo que com bases empíricas e positivistas, podem no máximo serem chamados de empíricos ou positivistas, mas não céticos. E esta informação pode ser constatada em qualquer obra que realize uma analise comparada entre ceticismo e empirismo.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2014, 21:11:04 por Skeptikós »
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 08 de Fevereiro de 2014, 00:53:45 »
e no que raios isso confirma sua afirmação que ter conhecimento é uma crença?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #29 Online: 08 de Fevereiro de 2014, 02:04:32 »
Eu não disse isso, disse que aceitar ou rejeitar uma proposição como verdadeira é um estado (mental) de crença, independente dos meios que você usou para validar ou rejeitar esta proposição como verdadeira.

Um cientista empirista quando valida uma proposição como verdadeira após verificação e testes empíricos, o estado mental de considera-la verdadeira é o que chamamos de crença. E isso poder ser confirmado em qualquer livro de psicologia.

Conhecimento é considerado por alguns filósofos como crença verdadeira justificada, isso quando evidência e razão dão suporte a proposição em questão aceita como verdadeira.

O cético ao contrário examina, investiga, verifica e no entanto não afirma nada sobre a verdade, permanece na dúvida, suspende o juízo e somente age quando for preciso, visando utilidade prática, sempre de acordo com aquilo que lhe parece, nunca presumindo estar de posse da verdade.

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #30 Online: 08 de Fevereiro de 2014, 22:45:53 »
Não existem evidências da não-existência de praticamente nada. Dragão na Garagem. Isso é ceticismo 101.

E qual a posição científica sobre o Dragão na garagem? Você pode afirmar cientificamente que ele não existe ou só pode afirmar que não existem evidencias de sua existência?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline NandoR

• Nível 11
  • *
« Resposta #31 Online: 24 de Fevereiro de 2014, 15:09:47 »
Na minha opinião pessoal, penso que a crença e a fé não são conceitos assim tão diferentes um do outro, nem devem ser tão lineares. Penso que cada pessoa, de acordo com a sua experiência pessoal e vivências durante o percurso da sua vida, acredita ou quer acreditar em algo para a ajudar a superar os obstáculos que encontra nessa caminhada. Nesse caso a religião apenas classificou e direcionou o conceito de fé e crença para algo que ela defende.
Sou jovem! Sou cetico! E adoro jogar nas slots!

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #32 Online: 24 de Fevereiro de 2014, 16:54:51 »
Na minha opinião pessoal, penso que a crença e a fé não são conceitos assim tão diferentes um do outro, nem devem ser tão lineares. Penso que cada pessoa, de acordo com a sua experiência pessoal e vivências durante o percurso da sua vida, acredita ou quer acreditar em algo para a ajudar a superar os obstáculos que encontra nessa caminhada. Nesse caso a religião apenas classificou e direcionou o conceito de fé e crença para algo que ela defende.
Sim, ela fez isso chamando suas crenças de fé. O significado de "fé" é acreditar mesmo sem evidência ou razão que justifique a sua crença. E é isso que a fé religiosa exige, principalmente no que diz respeito a existência de Deus por exemplo, não há nada além de escrituras e testemunhos de fé de outras pessoas que sustentam a sua existência.

Por isso fé é um conceito mais estrito, é crença no sentido religiosos da palavra, logo toda fé é crença, mas como o conceito crença é mais abrangente, nem toda crença sera fé.

A crença cientifica e filosófica por exemplo, sustentada por evidência ou lógica ainda assim é crença, pelo fato de "crença" significa o estado mental na qual toda e qualquer opinião é acompanhada por uma convicção a aceitar algo como falso ou verdadeiro. Seja este algo uma proposição cientifica, filosófica, ou mesmo confissões religiosas.

A única diferença fundamental entre a crença no sentido religioso (fé) que despensa razão e evidência e se sustenta na tradição e autoridade dos escritos sagrados e nos testemunhos de fé de outras pessoas,  a crença cientifica ou filosófica que a exigi evidência ou lógica para ser validada sendo assim classificada de acordo com Platão como "crença verdadeira justificada".

O que esta lógica nos leva a concluir é que, não importa o meio pelo qual validamos uma informação, o nome a que se dá esta validação intima é "crença".

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!