Autor Tópico: Fé e crença são a mesma coisa?  (Lida 4830 vezes)

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
Fé e crença são a mesma coisa?
« Online: 31 de Janeiro de 2014, 13:39:22 »
Muito se confunde a respeito de fé e crença, alguns ateus em geral negam que sua posição sobre a existência ou não de um deus pessoal seja uma crença, provavelmente porque estão acostumados a ouvir o termo 'crença' apenas no contexto religioso. Porém, a palavra 'crença' não é restrita ao uso religioso, para o uso religioso, ela se designa 'fé', mas de forma geral uma crença abarca um significado muito mais amplo do que o do sentido religioso.

O que se deve saber é o seguinte, toda fé é crença, mas nem toda crença é fé.

Entenda-se crença como toda e qualquer opinião acompanhada por uma convicção íntima a considerar algo falso ou verdadeiro. Neste caso se encaixa tanto a crença religiosa (fé), como crenças cientificas (empírica e racionalmente justificadas).

A diferença é que a fé, é um tipo bem especifico de crença, que tomada no sentido religioso significa acreditar em algo, ou seja, toma-lo como verdadeiro apesar de não existirem evidências ou lógica racional que apoiem está decisão.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
Re:Fé e crença são a mesma coisa?
« Resposta #1 Online: 31 de Janeiro de 2014, 13:49:32 »
Acho que "fé" no sentido religioso não é algo como "crença sem justificativa", ou ao menos não apenas isso. Entendo como algo análogo a uma revelação no seu íntimo, o que não pode ser dito sem evidência, mas uma evidência que você não possa replicar e apresentar a outras pessoas.

É como o amor, aliás: você sente, você sabe que ama uma pessoa, mas você não pode demonstrar, e muitas pessoas não entenderam porque você se sente assim.

Fico curioso para saber qual é a posição oficial da Igreja.

Offline Rafael Barretão

• Nível 03
  • *
  • Civilizador Psiconômico
    • Civilizadores Psiconômicos
« Resposta #2 Online: 31 de Janeiro de 2014, 14:06:08 »
Complementanto os conceitos de crença e fé trazidos pelo Skeptikós, pode-se considerar também que:
  • Uma sabedoria milenar hindu diz que o amor resultante da crença é aquele no qual se acredita que o objeto de seu amor te corresponda por amá-lo com tanto amor quanto você dedica a este. A crença então seria equivalente a estar apaixonado, inclusive no sentido de sofrer (do grego pathos) pelo objeto de sua crença. Crença seria então o equivalente de paixão por algo ou alguém.
  • Quanto à fé, sua etimologia é a mesma de fiança e, portanto, de confiança. Ter fé equivaleria a confiar em algo ou alguém.
Percebe-se então que tanto a crença quanto a fé têm forte investimento emocional por parte de quem crê ou tem fé, mais do que uma simples opinião, uma convicção pessoal.
"Nossos corpos existem, nossos 'eu mesmos' não, somos meras ficções orgânicas."

"O sábio maior ouve sobre o Sentido, sente-se obrigado a segui-lo;
O sábio em formação ouve sobre o Sentido, enche-se de dúvidas;
Os leigos ouvem sobre o Sentido, e caem na gargalhada,
Se não riem o suficiente, não trata-se do Sentido verdadeiro."
Tao Te King, capítulo 41

Visite os Civilizadores Psiconômicos!

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 31 de Janeiro de 2014, 14:06:19 »
Olá, Sképtikós, seja bem-vindo.

Pedindo licença à Moderação, já que não sou moderador, eu faço algumas pequenas e ligeiras sugestões ao estimado colega recém-chegado.
O Fórum do Clube Cético tem dezenas, senão centenas de tópicos já abertos acerca dos temas recentemente abordados por você.
Somente hoje, com diferença de minutos entre eles, você abriu três tópicos que abordam, em linhas gerais, o mesmo assunto.
Foram eles:

Ateísmo é fundamentado numa crença
../forum/topic=28107.0.html

O ateísmo é uma doutrina?
../forum/topic=28108.0.html

Fé e crença são a mesma coisa?
../forum/topic=28109.0.html

E ontem, o tópico também semelhante foi esse:

Ceticismo Filosófico - Descrição Simples
../forum/topic=28103.0.html

Se você tiver a curiosidade de pesquisar um pouco nos milhares de tópicos do fórum vai se maravilhar com a enorme quantidade de respostas já dadas a esses assuntos. Caso não se sinta satisfeito com elas, pode colocar suas novas questões lá mesmo, nos inúmeros tópicos já existentes sobre esses temas.

Dessa forma, teremos um lugar mais organizado, como um supermercado, onde as prateleiras agrupam itens semelhantes, facilitando a busca e consultas futuras.
Por outro lado, sair criando tópicos novos sobre assuntos velhos, todo dia, vai gerar uma montanha de confusão para todos que frequentam o lugar.

P.S.:
Se a Moderação não concorda com as minhas sugestões, que o novo colega Sképtikós ignore-as.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4 Online: 31 de Janeiro de 2014, 14:19:01 »
Acho que "fé" no sentido religioso não é algo como "crença sem justificativa", ou ao menos não apenas isso. Entendo como algo análogo a uma revelação no seu íntimo, o que não pode ser dito sem evidência, mas uma evidência que você não possa replicar e apresentar a outras pessoas.

É como o amor, aliás: você sente, você sabe que ama uma pessoa, mas você não pode demonstrar, e muitas pessoas não entenderam porque você se sente assim.

Fico curioso para saber qual é a posição oficial da Igreja.

Existe uma doutrina teleológica chamada fideísmo. O fideísmo é calcado na fé, como mostra a etimologia da palavra; do francês 'fideísme', pelo latim 'fides', que significa fé, somado ao radical 'deus' e ao sufixo '-ismo' com sentido de ideologia ou doutrina. O fideísmo é a doutrina teleológica que despreza a razão e as evidencias empíricas, considerando a existência de verdades absolutas fundamentadas nas revelação das escrituras sagradas ou nos testemunho de outras pessoas de fé.

Não é que a fé não precisa de justificativas, mas sim que, ela não precisa de justificativas apoiadas por evidências empíricas ou uma estrutura lógica racional para ser validada. E a fé é sim, também, como você disse, algo que sentimos em nosso intimo, e isso seria a convicção intima da definição de crença.

Agradeço a opinião do Rafael Barretão.

Gabarito, obrigado elas boas vindas, e levarei em consideração suas observações.

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Rafael Barretão

• Nível 03
  • *
« Resposta #5 Online: 31 de Janeiro de 2014, 14:42:33 »
O problema de se confiar (ter fé) numa divindade sobrenatural e de se crer que essa confiança e esse amor investido na divindade serão devidamente correspondidos é o mesmo problema respondido pelos experimentos comportamentais com pombos dentro de caixas de Skinner que ofereciam recompensas aleatoriamente: os pombos acabam se apegando a comportamentos "supersticiosos" de acordo com o que estavam fazendo quando receberam a recompensa.

O mesmo ocorre com o crente nalguma divindade sobrenatural imerso num mundo composto pelo acaso, pois tudo que lhe acontecer de bom o crente atribuirá à divindade a quem é devoto e continuará a agir da mesma forma até obter uma nova "prova de amor" por parte de seu objeto de devoção.

E sempre que lhe acontece algo de ruim, haverá sempre a desculpa de que a divindade age de forma misteriosa e com uma sabedoria que não pode ser alcançada pelo devoto.

Isso também significa que, para qualquer crença supersticiosa, o que você crer será sempre verdade (pelo menos) para você.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2014, 14:47:02 por Rafael Barretão »

Tao Te King, capítulo 41

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #6 Online: 31 de Janeiro de 2014, 14:59:55 »
Desprezar evidências empíricas a favor da "experiência interna" me parece algo defensável, por mais que não seja minha praia.

Offline Rafael Barretão

• Nível 03
  • *
« Resposta #7 Online: 31 de Janeiro de 2014, 15:24:08 »
Desprezar evidências empíricas a favor da "experiência interna" me parece algo defensável, por mais que não seja minha praia.

"Experiência interna" essa que, segundo o Behaviorismo mais restrito, não passa também de um comportamento encoberto, um "movimento da mente" na direção dessa crença, e como qualquer comportamento, pode ser condicionado ("aprendido"), exercitado, e extinto ("esquecido").
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2014, 15:29:05 por Rafael Barretão »

Tao Te King, capítulo 41

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #8 Online: 31 de Janeiro de 2014, 15:55:03 »
Em parte poderia tentar se defender assim:

O que você disse é como dizer que o amor por uma garota é causado porque ela é bonita, inteligente, etc; não deixa de ser verdade, mas isso não nos leva a crer que seu amor não seja verdadeiro, ou o que o objeto de seu amor não exista. Então assim como uma garota pode usar um belo vestido para lhe atrair, Deus pode usar diversas formas no mundo.

A analogia se quebra porque a garota existe no mundo da experiência, mas Deus não. Deus é uma intuição; como intuimos espaço e tempo, sem duvidar, já que tal foi nos revelado por Ele.  :lol:

Ou:

Você está partindo da suposição que existe um mundo externo e ele "explica" a mente.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2014, 15:58:25 por Rocky Joe »

Offline Rafael Barretão

• Nível 03
  • *
« Resposta #9 Online: 31 de Janeiro de 2014, 16:09:10 »
Você está partindo da suposição que existe um mundo externo e ele "explica" a mente.

Não é exatamente a mera existência de um mundo externo que "explica" a mente, mas sim a interação entre esse mundo externo e o "mundo interno" do sistema neuroendócrino do organismo vivo. Essa interação explica inclusive a tal da "intuição" de que exista um Deus sobrenatural, pois dizemos que algo é intuitivo quando ocorre por tentativa e erro.

Tao Te King, capítulo 41

Offline Sandrine

• Nível 02
  • *
  • A existência não é um problema para ser resolvido.
« Resposta #10 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 13:58:11 »
As opiniões primeiras de Rocky Joe e Rafael traduzem bem o que eu penso. Um dia, li que "a fé é um oceano, a crença é um pequeno lago". A fé é uma experiência puramente pessoal e emocional, por isso inquestionável. A crença encontra-se em outro nível, por mais que tenha ligação com essa fé, em sua maioria. As crenças, muitas vezes, não são formuladas a partir da subjetividade.
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2014, 14:04:27 por Sandrine »

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #11 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 14:16:36 »
As opiniões primeiras de Rocky Joe e Rafael traduzem bem o que eu penso. Um dia, li que "a fé é um oceano, a crença é um pequeno lago". A fé é uma experiência puramente pessoal e emocional, por isso inquestionável. A crença encontra-se em outro nível, por mais que tenha ligação com essa fé, em sua maioria. As crenças, muitas vezes, não são formuladas a partir da subjetividade.
Eu diria que esta definição esta equivocada. "Crença" é um conceito muito mais abrangente do que "fé" e por isso maior do o de fé.

Crença envolve uma convicção a considerar algo falso ou verdadeiro. Compreende como isso é abrangente.

Fé seria crença no sentido religioso e envolve dispensar evidências e razão para aceitar uma proposição como verdadeira, a fé geralmente se baseia em testemunhos de fé de outras pessoas, em escrituras sagradas, ou simplesmente em uma intuição sem nenhum respaldo. Percebe como é um conceito mais estrito?

Se a minha crença for suportada por evidência e lógica então ela não pode mais ser chamada de fé (isso novamente mostra como o conceito de "fé" é estrito). Quando uma crença é justificada por evidências e lógica chamamos está crença de crença verdadeira justificada (Geralmente usada no contexto cientifico e filosófico) sendo este também um conceito estrito.

Mas quando digo simplesmente crença posso estar me referido a um número variado de tipos de crença, por isso "crença" engloba algo maior do que "fé". Podemos separar crenças em crença de senso comum, crença religiosa (fé) e por exemplo em crença verdadeira justificada (cientifica e filosófica).

Logo, se fé é um tipo de crença bem especifico, enquanto crença de forma geral é muito mais abrangente e engloba vários outros tipos não faz sentido dizer que "a fé é um oceano, a crença é um pequeno lago". Isso é uma falácia, e parte de premissas falsas.

Se toda fé é crença, mas nem toda crença é fé, isso já demonstra que a anedota citada por você e que tenta sobrepor a fé sobre a crença parte de premissas falsas.

Offline Sandrine

• Nível 02
  • *
  • A existência não é um problema para ser resolvido.
« Resposta #12 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 14:28:11 »
Entendo a sua abordagem. Entretanto, a crença é um estado mental a respeito de algo ser verdadeiro ou não. Falar sobre a amplitude de uma crença em relação à fé, pra mim, está apenas a nível de disseminação. Crença se passa de um para o outro, e não necessariamente exige a tal experiência subjetiva.  A fé está a nível de experiência e emoção. Para um único indivíduo, a fé é algo muito superior.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 17:51:39 »
"Fé" e "crença" são palavras, que não têm sentidos absolutos e invariáveis no decorrer da história e mesmo no texto de diferentes autores. Você tem que interpretar o que a pessoa quer dizer exatamente por "fé" ou "crença" de acordo com o contexto.

Offline Rafael Barretão

• Nível 03
  • *
« Resposta #14 Online: 05 de Fevereiro de 2014, 18:35:23 »
Eu diria que esta definição esta equivocada. "Crença" é um conceito muito mais abrangente do que "fé" e por isso maior do o de fé.

Entendo a sua abordagem. Entretanto, a crença é um estado mental a respeito de algo ser verdadeiro ou não. Falar sobre a amplitude de uma crença em relação à fé, pra mim, está apenas a nível de disseminação. Crença se passa de um para o outro, e não necessariamente exige a tal experiência subjetiva.  A fé está a nível de experiência e emoção. Para um único indivíduo, a fé é algo muito superior.

Então, sintetizando o que vocês parecem ter dito, a crença é mais ampla que a fé, porém a é mais intensa que uma mera crença.

Tao Te King, capítulo 41

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #15 Online: 05 de Fevereiro de 2014, 20:25:53 »
Eu não diria isso, pois já que de acordo com as premissas tomadas; toda fé é crença, dizer algo como "a fé é mais intensa do que a crença" seria dizer algo contraditório. Mas como nem toda crença é fé, o que posso dizer é que a fé pode ser mais emocionalmente carregada do que alguns outros tipos de crenças.

Neste caso "mera crença" deveria ser definida para um tipo especifico de crença, para podermos só então comparar sua definição com a definição de "fé", além claro de definir o que é "intensidade" e como medi-la para realizarmos nossa comparação de qual das duas crenças, "A mera" ou a de "fé" seria afinal a mais intensa.
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2014, 20:29:56 por Skeptikós »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 05 de Fevereiro de 2014, 22:40:22 »
eu diria que quem tem fé está iludido e quem tem crença, mal informado.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #17 Online: 06 de Fevereiro de 2014, 11:08:20 »
O problema de se confiar (ter fé) numa divindade sobrenatural e de se crer que essa confiança e esse amor investido na divindade serão devidamente correspondidos é o mesmo problema respondido pelos experimentos comportamentais com pombos dentro de caixas de Skinner que ofereciam recompensas aleatoriamente: os pombos acabam se apegando a comportamentos "supersticiosos" de acordo com o que estavam fazendo quando receberam a recompensa.

O mesmo ocorre com o crente nalguma divindade sobrenatural imerso num mundo composto pelo acaso, pois tudo que lhe acontecer de bom o crente atribuirá à divindade a quem é devoto e continuará a agir da mesma forma até obter uma nova "prova de amor" por parte de seu objeto de devoção.

E sempre que lhe acontece algo de ruim, haverá sempre a desculpa de que a divindade age de forma misteriosa e com uma sabedoria que não pode ser alcançada pelo devoto.

Isso também significa que, para qualquer crença supersticiosa, o que você crer será sempre verdade (pelo menos) para você.
Muito boa análise.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #18 Online: 06 de Fevereiro de 2014, 15:19:44 »

Voce não tem crença nenhuma?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 06 de Fevereiro de 2014, 21:28:18 »

Voce não tem crença nenhuma?

Ele acha que não tem crença nenhuma . Para ele é proibido pensar ou falar ou escrever:

- Eu acredito ...

.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 06 de Fevereiro de 2014, 21:49:10 »
se falar eu acho alguma coisa é sinal de crença. Minha impressão é que crença seria dizer eu sei,  mas sem evidências.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #21 Online: 07 de Fevereiro de 2014, 01:17:33 »
se falar eu acho alguma coisa é sinal de crença. Minha impressão é que crença seria dizer eu sei,  mas sem evidências.

Então, se crença é dizer "eu acho" ou  "eu sei" sem evidencias, e ja que não existem evidencias da não-existencia de deus, quem diz que quem acha que deus não existe e quem diz que sabe que deus não existe, são crentes?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #22 Online: 07 de Fevereiro de 2014, 08:11:58 »
Não existem evidências da não-existência de praticamente nada. Dragão na Garagem. Isso é ceticismo 101.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #23 Online: 07 de Fevereiro de 2014, 15:23:29 »
Se você considera uma proposição verdadeira com base em evidências isso também é uma crença. Crença aqui não é o método que se usa para se chegar na verdade (empírico, positivista, racionalista ou tanto faz), mas o estado mental que se manifesta no momento em que aceitamos uma proposição como verdadeira ou falsa independente do critério que utilizamos para validar a proposição.

Não existem evidências da não-existência de praticamente nada. Dragão na Garagem. Isso é ceticismo 101.
Se evidência é aquilo que aparece, e algo que não existe não aparece, logo é impossível encontrar evidência de não-existência.

Então, se crença é dizer "eu acho" ou  "eu sei" sem evidencias, e ja que não existem evidencias da não-existencia de deus, quem diz que quem acha que deus não existe e quem diz que sabe que deus não existe, são crentes?
Quem afirma que "Deus não existe" não pode provar, mas independente disso é uma crença de aceitação pelo fato da pessoa considerar a proposição verdadeira. Ou de negação quando ela considera a proposição contrária, a de que "Deus existe", falsa.

"crente" é aquele que acredita, independente do que seja ou do que valide sua crença, o termo pode se aplicar a qualquer contexto onde uma proposição é aceita ou rejeitada como verdadeira, então pode ser aplicado tanto num contexto de proposições cientificas como num contexto de confissões religiosas.

Porém pelo fato de o termo ter sido muito associado ao contexto religioso, a maioria das pessoas acreditam que crença se refere apenas a algo semelhante ao contexto religioso, enquanto na verdade se refere a vários outros contextos, inclusive o cientifico.

Crença no contexto religioso possui um significado bem estrito, diferente de simplesmente "crença" que é algo muito mais abrangente. Crença no sentido religioso significa "fé", e fé é aceitar as asseverações religiosas verdadeiras, dispensando evidência e lógica como critério de validação, e se sustentando apenas no que é dito nas escrituras sagradas, no que é dito pelas autoridades religiosa e no testemunho de fé de outras pessoas.

Mas todos aqueles que acreditam em alguma coisa são crentes naquilo que acreditam, porém um cientista que acredita na teoria da evolução não manifesta o mesmo tipo de crença que um fiel cristão que acredita nos milagres de Jesus Cristo. Enquanto a crença do fiel cristão é sustentada apenas por escritos sagrados e testemunhos de fé sem nenhuma lógica ou evidência, a crença do cientista é baseada em evidências e numa lógica racional.

Ambos são crentes naquilo que acreditam, mas a estrutura de validação da crença de cada um é diferente, As crenças são divididas em muitos sub-tipos, das que usei acima como exemplo podemos separa-las em duas, uma é chamada "fé" (crença religiosa), a outra pode ser chamada "crença verdadeira justificada" (crença cientifica).

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 07 de Fevereiro de 2014, 17:09:23 »
Se você considera uma proposição verdadeira com base em evidências isso também é uma crença. Crença aqui não é o método que se usa para se chegar na verdade (empírico, positivista, racionalista ou tanto faz), mas o estado mental que se manifesta no momento em que aceitamos uma proposição como verdadeira ou falsa independente do critério que utilizamos para validar a proposição.

Se o "estado mental" é cético ainda temos uma crença? Se temos evidência, é uma crença? Uau, é uma maneira bem ampla de se utilizar a palavra e um bom jeito de igualar crentes e céticos. Mas, só que não.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!