se falar eu acho alguma coisa é sinal de crença. Minha impressão é que crença seria dizer eu sei, mas sem evidências.
Se você considera uma proposição verdadeira com base em evidências isso também é uma crença. Crença aqui não é o método que se usa para se chegar na verdade (empírico, positivista, racionalista ou tanto faz), mas o estado mental que se manifesta no momento em que aceitamos uma proposição como verdadeira ou falsa independente do critério que utilizamos para validar a proposição.
Não existem evidências da não-existência de praticamente nada. Dragão na Garagem. Isso é ceticismo 101.
Se evidência é aquilo que aparece, e algo que não existe não aparece, logo é impossível encontrar evidência de não-existência.
Então, se crença é dizer "eu acho" ou "eu sei" sem evidencias, e ja que não existem evidencias da não-existencia de deus, quem diz que quem acha que deus não existe e quem diz que sabe que deus não existe, são crentes?
Quem afirma que "Deus não existe" não pode provar, mas independente disso é uma crença de aceitação pelo fato da pessoa considerar a proposição verdadeira. Ou de negação quando ela considera a proposição contrária, a de que "Deus existe", falsa.
"crente" é aquele que acredita, independente do que seja ou do que valide sua crença, o termo pode se aplicar a qualquer contexto onde uma proposição é aceita ou rejeitada como verdadeira, então pode ser aplicado tanto num contexto de proposições cientificas como num contexto de confissões religiosas.
Porém pelo fato de o termo ter sido muito associado ao contexto religioso, a maioria das pessoas acreditam que crença se refere apenas a algo semelhante ao contexto religioso, enquanto na verdade se refere a vários outros contextos, inclusive o cientifico.
Crença no contexto religioso possui um significado bem estrito, diferente de simplesmente "crença" que é algo muito mais abrangente. Crença no sentido religioso significa "fé", e fé é aceitar as asseverações religiosas verdadeiras, dispensando evidência e lógica como critério de validação, e se sustentando apenas no que é dito nas escrituras sagradas, no que é dito pelas autoridades religiosa e no testemunho de fé de outras pessoas.
Mas todos aqueles que acreditam em alguma coisa são crentes naquilo que acreditam, porém um cientista que acredita na teoria da evolução não manifesta o mesmo tipo de crença que um fiel cristão que acredita nos milagres de Jesus Cristo. Enquanto a crença do fiel cristão é sustentada apenas por escritos sagrados e testemunhos de fé sem nenhuma lógica ou evidência, a crença do cientista é baseada em evidências e numa lógica racional.
Ambos são crentes naquilo que acreditam, mas a estrutura de validação da crença de cada um é diferente, As crenças são divididas em muitos sub-tipos, das que usei acima como exemplo podemos separa-las em duas, uma é chamada "fé" (crença religiosa), a outra pode ser chamada "crença verdadeira justificada" (crença cientifica).