Autor Tópico: Medicina e religião  (Lida 2805 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Medicina e religião
« Online: 11 de Fevereiro de 2014, 22:08:01 »
Do ponto de vista ético/profissional,um médico que atende um(a) paciente(seja num consultório,ambulatório ou pronto-socorro),pode discorrer de sua crença(proselitismo ?) ao paciente ? faço essa pergunta pq vi num jornal espírita um anúncio de uma clínica médica.Com certeza os pacientes que são aí atendidos devem ter contato com a doutrina espírita.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2014, 22:11:03 por 4 Ton Mantis »
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
Re:Medicina e religião
« Resposta #1 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 22:20:16 »
Ao meu ver não. Mas não vejo nada de "anti-ético" nisso. Em geral não vejo muito proselitismo por parte dos médicos. Porém, ateus são sempre contrariados com um deus vai te ajudar aqui, um deus é bom ali...
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #2 Online: 12 de Fevereiro de 2014, 02:07:02 »
medicos naõ são proselitistas em relação a propria religião>

mas são em relação a deismo, "é importante ter fé e acreditar em deus"
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline nikita

• Nível 13
  • *
« Resposta #3 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 17:26:56 »
Lembro de uma vez quando levei meu filho adolescente a uma psicóloga e depois de dois dias de terapia ela pediu pra falar comigo. Pasmei quando me disse que meu filho estava tendo influência de vidas passadas, espíritos x y, e a groselha toda. Fomos embora sem falar nada, mas achei de uma falta de ética e profissionalismo cabais. Fomos embora e não voltamos mais. Devia é ter pedido o dinheiro das sessões de volta!  :chorao:

Offline pqdrochabm

• Nível 11
  • *
« Resposta #4 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 17:43:40 »
Lembro de uma vez quando levei meu filho adolescente a uma psicóloga e depois de dois dias de terapia ela pediu pra falar comigo. Pasmei quando me disse que meu filho estava tendo influência de vidas passadas, espíritos x y, e a groselha toda. Fomos embora sem falar nada, mas achei de uma falta de ética e profissionalismo cabais. Fomos embora e não voltamos mais. Devia é ter pedido o dinheiro das sessões de volta!  :chorao:
O problema é que existe uma corrente de psicólogos que se autodenominam psicólogos espiritas, assim como Marisa Lobo se intitula psicóloga cristã...
Como psicólogo fico preocupadíssimo com isso, pois é de conhecimento do CFP e eles nada fazem...
"Somos o projeto final do passado e o esboço do projeto do futuro."

"Não leve a vida muito a sério, pois não sairá vivo dela mesmo!"

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 17:55:41 »
Putz! !

Isso deveria ser mais divulgado, e os "psicólogos" adeptos dessas vertentes alternativas deveriam ser obrigados a deixar isso bem explícito antes de qualquer coisa!

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 18:45:01 »
Falta de profissionalismo misturar crenças e o que aprenderam de psicologia.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 18:59:28 »
que é meio misturar crença com crença (ok vou tomar porrada), mas não me parece que psicologia seja assim.. tão melhor do que explicações ad hocs de vidas passadas.

Tenho gagueira (varia de acordo com período mas pode me incomodar muito principalmente em lingua estrangeira) e psicólogos aos montes me disseram de repressão, pai que interrompeu o processo de aprendizado, irmão que isso e aquilo e no final, acabo descobrindo que tem uma forte composição genética, no sentido de defeitos de alguns genes
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2014, 19:01:33 por Madiba »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 19:30:23 »
É muito próximo de como é com medicina. Tem tanto pesquisa séria/científica, mas muita gente que engole essas coisas de terapias alternativas, homeopatia, etc, etc (havendo até pesquisa disso, por gente formada em coisas como bioquímica, mas que joga tudo isso no lixo e aceita mecanismos simplesmente inexistentes, não baseados em nenhuma química conhecida, só "energias" também desconhecidas/hipotéticas). Algumas, talvez a maioria delas  (ao menos daquelas ainda dentro de placebo), sendo até coisas aceitas por órgãos ou instituições importantes/oficiais. E médicos clínicos defasados.

Mas talvez/provavelmente a proporção das coisas mais populares, especialmente no Brasil (ou, variando de país em país, sem o Brasil especificamente ser "o" pior) acabe sendo bem pior para psicologia.

Offline nikita

• Nível 13
  • *
« Resposta #9 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 20:49:42 »
que é meio misturar crença com crença (ok vou tomar porrada), mas não me parece que psicologia seja assim.. tão melhor do que explicações ad hocs de vidas passadas.

Tenho gagueira (varia de acordo com período mas pode me incomodar muito principalmente em lingua estrangeira) e psicólogos aos montes me disseram de repressão, pai que interrompeu o processo de aprendizado, irmão que isso e aquilo e no final, acabo descobrindo que tem uma forte composição genética, no sentido de defeitos de alguns genes
Você não deixa de ter razão, funciona as vezes com quem acredita ou seja mais sugestionável. Meu filho, por exemplo, foi a tantos psicólogos que não acredita mais que essas sessões tenham algum efeito. Dependendo do problema o que funciona mesmo são os medicamentos...e aí é com o psiquiatra. Não duvido também que quem creia em vidas passadas, energias e outras fantasias realmente se sinta melhor com esses tratamentos alternativos.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #10 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 21:07:02 »
Psicologia já é groselha em si, psicologia espírita é uma grande groselha. A teoria é baseada nas baboseiras de freud. Behavioral psycology talvez tenha algo de concreto. Gagueira se trata com terapeuta de fala, não com psicólogo.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 22:48:39 »
Psicologia já é groselha em si, psicologia espírita é uma grande groselha. A teoria é baseada nas baboseiras de freud. Behavioral psycology talvez tenha algo de concreto. Gagueira se trata com terapeuta de fala, não com psicólogo.

Acho que você estava se referindo à psicanálise. É isso? Se for, concordo com você que seja bullshit.

Gagueira se trata com terapeuta de fala, não com psicólogo.

Pessoas com sistemas fonoaudiologicos perfeitos podem apresentar gagueira devidos a transtornos psicológicos emocionais, traumas experiências de dor e sofrimento, por exemplo, em que sessões com um psicólogo uma sequência de conversas com alguém com experiência nesses casos pode ajudar e até curar.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 22:51:57 »
psicologia é menos bullshit que psicanálise?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 23:23:58 »
psicologia é menos bullshit que psicanálise?

Psicologia não é bullshit. Psicanálise é, sem dúvida, incluindo todas as linhas de estudo que se desenvolveram a partir dela. O problema da psicanálise é que Freud, dentre outras coisas, afirma a existência do Id, Ego e Superego.

O fato de a psicologia não ser uma ciência exata, isso não faz dela uma pseudociência, ou bullshit. Acho interessante começar essa discussão passando a limpo o que se entende por psicologia, antes de perguntar sobre qual "psicologia" você está se referindo, pois você já elogiou entusiasticamente um texto Do Richard Dawkins sobre a Caixa de Skinner, em que ele explica a superstição do ponto de vista da psicologia behaviorista num tópico que abri aqui. Lembra?

../forum/topic=16805.0.html#msg337727

A psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais dos indivíduos (psiquismo). Cabe agora definir tais termos:

Dizer que a psicologia é uma ciência significa que ela é regida pelas mesmas leis do método científico as quais regem as outras ciências: ela busca um conhecimento objetivo, baseado em fatos empíricos. Pelo seu objeto de estudo a psicologia desempenha o papel de elo entre as ciências sociais, como a sociologia e a antropologia, as ciências naturais, como a biologia, e áreas científicas mais recentes como as ciências cognitivas e as ciências da saúde.

Comportamento é a atividade observável (de forma interna ou externa) dos organismos na sua busca de adaptação ao meio em que vivem.

Dizer que o indivíduo é a unidade básica de estudo da psicologia significa dizer que, mesmo ao estudar grupos, o indivíduo permanece o centro de atenção - ao contrário, por exemplo, da sociologia, que estuda a sociedade como um conjunto.

Os processos mentais são a maneira como a mente humana funciona - pensar, planejar, tirar conclusões, fantasiar e sonhar. O comportamento humano não pode ser compreendido sem que se compreendam esses processos mentais, já que eles são a sua base.

Como toda a ciência, o fim da psicologia é a descrição, a explicação, a previsão e o controle do desenvolvimento do seu objeto de estudo.

Como os processos mentais não podem ser observados mas apenas inferidos, torna-se o comportamento o alvo principal dessa descrição, explicação e previsão (mesmo as novas técnicas visuais da neurociência que permitem visualizar o funcionamento do cérebro não permitem a visualização dos processos mentais, mas somente de seus correlatos fisiológicos, ou seja, daquilo que acontece no organismo enquanto os processos mentais se desenrolam).

Descrever o comportamento de um indivíduo significa, em primeiro lugar, o desenvolvimento de métodos de observação e análise que sejam o mais possível objetivos e em seguida a utilização desses métodos para o levantamento de dados confiáveis.

A observação e a análise do comportamento podem ocorrer em diferentes níveis - desde complexos padrões de comportamento, como a personalidade, até a simples reação de uma pessoa a um sinal sonoro ou visual. A introspecção é uma forma especial de observação (ver mais abaixo o estruturalismo).

A partir daquilo que foi observado o psicólogo procura explicar, esclarecer o comportamento. A psicologia parte do princípio de que o comportamento se origina de uma série de fatores distintos: variáveis orgânicas (disposição genética, metabolismo, etc.), disposicionais (temperamento, inteligência, motivação, etc.) e situacionais (influências do meio ambiente, da cultura, dos grupos de que a pessoa faz parte, etc.). As previsões em psicologia procuram expressar, com base nas explicações disponíveis, a probabilidade com que um determinado tipo de comportamento ocorrerá ou não. Com base na capacidade dessas explicações de prever o comportamento futuro se determina a também a sua validade. Controlar o comportamento significa aqui a capacidade de influenciá-lo, com base no conhecimento adquirido. Essa é a parte mais prática da psicologia, que se expressa, entre outras áreas, na psicoterapia.

Para o psicólogo soviético A. R. Luria, um dos fundadores da neuropsicologia, a psicologia do homem deve ocupar-se da análise das formas complexas de representação da realidade, que se constituíram ao longo da história da sociedade e são realizadas pelo cérebro humano, incluindo as formas subjetivas da atividade consciente sem substituí-las pelos estudo dos processos fisiológicos que lhes servem de base nem limitar-se a sua descrição exterior. Segundo esse autor, além de estabelecer as leis da sensação e percepção humana, regulação dos processos de atenção, memorização (tarefa iniciada por Wundt), na análise do pensamento lógico, formação das necessidades complexas e da personalidade, considera esses fenômenos como produto da história social (compartilhando, de certo modo com a proposição da Völkerpsychologie de Wundt (ver mais abaixo "História da Psicologia") e com as proposições de estudo simultâneo dos processos neurofisiológicos e das determinações histórico-culturais, realizadas de modo independente por seu contemporâneo Vigotsky).
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2014, 23:26:42 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 23:28:38 »
bom a descrição não bate muito com os psicólogos que encontrei neste mundão afora.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 23:31:13 »
bom a descrição não bate muito com os psicólogos que encontrei neste mundão afora.

Evidência anedótica.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 23:36:28 »
sim. por definição. Mas você acha que vai encontrar muitos psicólogos com esse perfil?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 23:43:35 »
Isso não interessa ao fato da psicologia não ser bullshit. Ela independe do número de psicólogos que acreditam erroneamente o que ela seja. Nem se pode condenar a psicologia à condição de pseudociência pela baixa qualidade do ensino que a maioria dos psicólogos recebem.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 23:47:23 »
Você admite que foi preconceituoso ao condenar a psicologia como bullshit a partir de uma evidência anedótica sobre a observação de "muitos psicólogos" sem aquele perfil? Que a sua afirmação nesse caso foi leviana?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 23:56:54 »
não,  leviano foi você, você está sendo de novo, preconceituoso. Eu disse apenas que não encontrei profissionais assim, não disse que não eram,  não disse nada sobre a classe,  nada,  você mais uma vez entende o que gostaria de ter lido e não o que leu. Leia e me diga o que mais eu disse fora "eu não conhecer"  e perguntar se você conhece, o que não respondeu.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 14 de Fevereiro de 2014, 00:48:50 »
Você admite que foi preconceituoso ao condenar a psicologia como bullshit a partir de uma evidência anedótica sobre a observação de "muitos psicólogos" sem aquele perfil? Que a sua afirmação nesse caso foi leviana?

Reafirmo o que disse acima. Está bem claro e pode espernear. Nessa o Madiba dançou.

« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2014, 00:50:58 por Gigaview »

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #21 Online: 14 de Fevereiro de 2014, 08:16:23 »

Imagino que vários acreditam e começam um tratamento...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 14 de Fevereiro de 2014, 14:29:13 »

Reafirmo o que disse acima. Está bem claro e pode espernear. Nessa o Madiba dançou.

E eu reafirmo o que disse. Não disse todos.. disse que não encontrei, e ao final, você também evitou responder sobre a qualidade média, percebida por mim, dos psicólogos do mercado. Dançou o Giga.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 14 de Fevereiro de 2014, 14:31:38 »

Imagino que vários acreditam e começam um tratamento...

O problema é você pegar uma doença como a minha que tem um fundo genético e impactos psicológicos e ainda sair com uma história que você tem isso por culpa de seus pais.

É o cúmulo. Apesar de haver procedimentos que podem ser científicos na psicologia, como mostrado em Skinner e outros, acho que no dia a dia a coisa muda. É groselhada para todo lado. Ouço muita gente com o mesmo tipo de preocupação.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 14 de Fevereiro de 2014, 17:26:07 »
Behaviorismo não é lá bom exemplo de "minha nossa, como isso é científico". É mais exemplo de ignorar evidências com base em teoria. Tem mais que "comportamento" por trás do comportamento.

O melhor exemplo do problema que me lembro foi quando pensaram ter encontrado no cérebro de ratos um "centro de prazer", porque, para poder ativar esse estímulo através dos aparatos experimentais, os ratos quase se matavam -- ou talvez até literalmente. Ficavam sem comer, ficavam sendo eletrocutados, desde que pudessem apertar o botão que provocasse o estímulo. Pela aparência comportamental, seria até razoável supor ser mesmo um "centro de prazer", ainda que esse rótulo já seja meio contraditório à intenção de "eliminar" sensações e emoções da abordagem.

Quando esse mesmo centro foi estudado/estimulado em humanos, o que eles reportaram não era sentirem prazer, mas que simplesmente sentiam "vontade", "queriam", "desejavam", mas não obtinham qualquer satisfação -- justamente o contrário, era algo que ativava um desejo de "busca" por essa satisfação, que nunca vinha desse estímulo, nem de ser cessado. As pessoas continuavam querendo intensamente "apertar o botão", protestando quando eram impedidas.

Acho que esse "pequeno" problema é ignorado pelos que defendem a inexistência de consciência fenomenal.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!