Sobre psicanálise, (não tenho os dados e a fonte aqui agora) já li que depois de 600 sessões de psicanálise, 33% dos pacientes se "curaram" ou se recuperaram. Então, mesmo que sendo um número absurdo de sessões para uma taxa de um teço de cura, os resultados mostram que a psicanálise funciona em alguns casos. Por isso eu não a chamaria de pseudo-alguma coisa.
Evidentemente não é ciência como as ciências naturais, mas a psicologia, ou muito da psicologia também não o é, ou ao menos esta distante mesmo daquilo que possamos chamar de ciências da mente.
Eu não compactuo da ideologia cientificista, de que somente aquilo que é considerado ciência seja merecedor de crédito, ou que somente a ciência é capaz de produzir conhecimento válido e confiável. Na minha opinião se limitar a pensar assim limita não só nossas escolhas e alternativas, mas também os nossos resultados obtidos.
Existe muita coisa projetada para determinadas situações, e que apesar de não serem ideias cientificas, alcançam os resultados prometidos. A Hipnose é uma delas, a PNL outra, a Psicanálise uma outra e por ai vai.
Meditação é um grande exemplo, a ciência já demonstrou que ela é capaz de diminuir os níveis de stress, e aumentar os níveis de prazer de forma incrível.
Mas não era preciso esperar a ciência provar para aceita-la como válida, porque não testar apesar de não ser cientificamente reconhecido.
Monges budistas conseguem neutralizar a dor, assim como hipnólogos, casos onde nem mesmo a morfina é capaz de agir com a mesma eficiência. Claro, a ciência vem estudando estas coisas, mas não acredito que seja preciso esperar os resultados científicos antes de se beneficiar destes conhecimentos.
Eu não tomo nada disso como verdade, mas como útil evidentemente, mas quando se trata de verdade e realidade, nem mesmo o que a ciência diz é por mim considerado realmente real, mas apenas como instrumento útil para a prática.