Credibilidade é a propriedade do que justifica crença. Piorou a situação.
Crença é crer.
Ciência é não crer.
Tudo muito mais simples, não?
Resumindo, a palavra chave e' CREDIBILIDADE. A Ciencia tem credibilidade suficiente para fazer com que eu aceite uma explicacao de um fenomeno que nao entendo direito, mesmo que eu nao entenda bem a explicacao. Isso e' ser crente? Nao, isso e' apenas credibilidade ante um vasto historico de coisas que funcionam, sao previstas e explicadas pela Ciencia.
Como o cientista diz aqui você se complica, pois credibilidade vem de crer que se relaciona a crença.
Quando eu falei 'credibilidade' eu me referi a esta acepcao:
"Significado de Credibilidade
s.f. Qualidade do que é crível; verossimilhança."
"Significado de Crivel
adj. Que se pode crer; acreditável, verossímil."
Não sei quais são suas fontes, as minhas são as seguintes:
Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa V.3.0:
credibilidades.f. (1679)
1 atributo, qualidade, característica de quem ou do que é crível; confiabilidade
2 p.us. m.q.
CREDULIDADE ('crença') <
era fácil lograr sua c.>
¤ ETIM lat.tar.
credibilìtas,átis 'o que é de acreditar, o que é de confiança'
¤ ant incredibilidade.
críveladj.2g. (1651) que se pode crer, passível de se crer; acreditável
¤ gram sup.abs.sint.:
credibilíssimo ¤ ETIM lat.
credibìlis,e 'que é para crer, confiável'
¤ sin/var credível ¤ ant incrível.
Dicionário Eletrônico Aurélio da Língua Portuguesa V.5.0.40:
credibilidade[Do lat. escolástico credibilitate.] Substantivo feminino. 1.Qualidade do que é crível (q. v.): “Estas mesmas novelas possuem credibilidade logo à primeira vista, mais um sinal por que se reconhece a obra de ficção de real valor.” (Paulo Rónai, Encontros com o Brasil, p. 134.).
crível[Do lat. credibile.] Adjetivo de dois gêneros. 1.Que se pode crer; acreditável. [Pl.: críveis; superl. abs. sint.: credibilíssimo. Cf. criveis, do v. crivar.]
Estes são considerados pela crítica como os dois principais dicionários da língua portuguesa, e nenhum deles relaciona
credibilidade com
verossimilhança, mas todos eles relacionam insistentemente
credibilidade com
crível, que vem de
crer, que esta diretamente ligado a
acreditar, verbo do substantivo
crença.
Logo
credibilidade é de acordo com os dicionários diretamente relacionado com
crença.
Sua própria fonte nos diz isso, reservando apenas a última palavra que dá significado a
crível e
credibilidade como
verossimilhança.
E mesmo
verossimilhança esta de acordo com sua definição relacionado com
verdade, o que remete novamente a crença, no caráter de crença ser justamente o que se faz quando se aceita algo como verdadeiro.
Então meu amigo, você se complicou sim quando usou o termo
credibilidade, pois seu conceito esta de todas as formas relacionado com o conceito de
crença, não existindo agora jogada que seja capaz de escapar disso.
A meu ver, a ciência é antes (e nisso se baseia) uma prática e um método. Ela (e não sei até que ponto) se baseia em observações e fatos. Indiferente à sua crença na mecânica Newtoniana, você consegue observar até que ponto ela funciona. Não entendi o que a crença tem a ver aqui.
Já foi explicado que ciência não é baseado na crença, isso foi um erro do autor.
A ciência como já dito por mim se guia através da metodologia de elaboração lógica (da teoria) e da metodologia de comprovação científica (da teoria).
A crença neste contexto científico é somente o estado mental manifestado pelo cientista quando este aceita uma proposição científica como verdadeira.
Esta crença no contexto científico é sustentada por evidências e razão, diferentemente da crença religiosa que é sustentada pela fé.
No entanto, não deixa de ser crença o fato de um cientista aceitar como verdadeiro qualquer proposição cientifica, seja ela sustentada ou não por evidências e lógica racional.
Abraços!