Acho que o perfil médio do desenhista das grandes editoras é pai de família na faixa de 40 anos.
Imagino que nos quadrinhos americanos sim. Nos quadrinhos japoneses mais populares, como são vendidos para adolescentes, há uma cultura que quanto mais jovem, mais você saberá escrever para seu público alvo, e é mal visto começar tarde. Akira Toriyama tinha 24 anos quando criou Doctor Slump (seu melhor quadrinho), Eiichiro Oda criou One Piece com 21 anos, Mitsuru Adachi desenhou Nine com 17 anos, e por aí vai. Digo por curiosidade!

Mas é, apelar para sexualidade deve ser uma forma fácil de vender para autores sem talento, não me estranha que os editores peçam. Nos mangás isto é chamado de
fan service.
Essa conversa me lembra minha irmã, que quando eu estava assistindo um filme disse "ah, é um filme de arte", e perguntei como ela sabia e ela respondeu: "porque tem gente feia".

Isso não é necessariamente o "contrário", se a retratação comum for de que depois elas gostam/consentem.
"Ser uma boa garota", "bem comportada", é uma espécie de "argumento"/racionalização a favor de estupro, de que se trata de uma repressão por imagem e então cabe ao homem ir mais adiante, porque uma "boa garota" não vai admitir que realmente quer fazer sexo.
Verdade, e acho que muito dos animes moé são sexualizados, o que é mal visto nas áreas estrangeiras da internet, porque essas garotas são adolescentes e às vezes até crianças. Por aqui não acredito que haja muita polêmica, pedofilia não parece ser tão execrado.